Dicas para masmorras míticas+ (BfA)

Dicas para sacerdotes em M+ no BfA. Atualizado 25/08/19: interrupts em Repouso do Rei.

Este não é um guia completo de masmorras míticas, apenas um complemento voltado para sacerdotes indicando onde nossas habilidades/utilidades podem ser usadas.

Não tem todas as masmorras ainda, vou atualizar este artigo com o tempo.

Orientações gerais

A forma de se jogar dentro de uma masmorra mítica+ é diferente de jogar em uma raid. Os guias específicos de cada spec (Disciplina, Sagrado, Sombra) têm orientações sobre como jogar tanto em raid quanto em masmorras. Além disso as páginas sobre azerita indicam quais as melhores características de azerita para masmorras (a lista principal é para raids mas logo abaixo há indicações para masmorras). É extremamente importante usar as características corretas de azerita para masmorras, para assegurar um bom desempenho.

Ainda assim aqui vão algumas dicas resumidas, por spec, de como jogar em masmorras míticas+.

Atenção healers, Disciplina ou Sagrado: lembre de levar sempre um bom estoque de água, ou se tiver um mago no grupo lembre de pedir a comida conjurada antes da masmorra começar. Como você pode parar para beber ou comer a qualquer momento depois de uma luta ou grupo de inimigos, em masmorras você não precisa se preocupar tanto em poupar mana, pelo contrário – se for necessário para manter seu grupo vivo “queime” sua mana totalmente. Quando a batalha acabar, restaure a mana bebendo ou comendo.

Disciplina

  • No geral você vai focar mais em cura direta (ou seja, Recomposição Sombria) do que apenas em curas via Expiação e Recomposição Sombria (RS) raramente. Em masmorras você usará RS com frequência.
  • Apesar disso, procure manter Expiação sempre no tank, e em quem for receber dano. Procure conhecer o “ritmo” de cada masmorra para poder se antever ao dano dos inimigos e já ter Expiação nos seus aliados conforme necessário.
  • Enlevo é um cooldown excelente em preparação para dano alto, e sua recarga é de apenas 1 minuto e meio. Use com frequência. Não esqueça também de Palavra de Poder: Barreira e Supressão de Dor, use livremente.
  • Em masmorras você não usará o “Combo Evangelismo” comentado no guia de Disciplina, e seu uso de Palavra de Poder: Resplendor também será pouco (geralmente PP:R é usado aqui antes de uma luta onde você sabe que todo mundo pode receber dano e portanto já quer deixar Expiação pronto no grupo inteiro).
  • Outro “truque” para se jogar como Disciplina em masmorras é ter Expurgar o Mal espalhado em vários alvos se possível, pois o dano constante deles gerará também cura constante através de Expiação. Você não precisa necessariamente colocar este dot em cada um dos inimigos que aparecer, já que ele se espalha sozinho devido a Penitência; mas mesmo assim procure se possível colocá-lo em mais de um inimigo quando puder.
  • Você vai aprender a se alternar entre usar Recomposição Sombria e atacar com Punição. Este “balanço” entre curar diretamente e atacar será necessário.
  • Em semanas com afixo Sanguínea você pode usar Força Rutilante no tank para ajudá-lo a mover um grupo de inimigos de cima das poças de sangue (obviamente isso tem que ser combinado previamente com o tank).
  • Em semanas com Estilhaçante sugiro usar Virada do Destino. Se antecipe à morte de um inimigo em um grupo lançando Expiação no grupo inteiro, principalmente quando já estiverem todos com 1 ou 2 stacks de Estouro.
  • Recentemente escrevi este post sobre jogar em M+ como Disciplina.

Dicas baseadas no guia do Wowhead pelo AutomaticJak.

Sagrado

  • Você vai focar muito em curas diretas, geralmente abusando de Cura Célere. Note que seu atributo secundário mais importante em masmorras é Aceleração justamente por causa disso (ao contrário de raids onde Aceleração é um dos seus atributos menos valorizado). Aqui você pode, e deve, curar rápido e gastar mana à vontade.
  • Você também deve usar Apoteose, faça uso frequente dele em grupos de inimigos mais difíceis. A recarga é relativamente baixa, de apenas 2 minutos, então não deixe este cooldown parado e use constantemente.
  • Abuse também de Espírito Guardião, use constantemente no tank sempre que a cura nele estiver difícil, já que você estará com o talento Anjo da Guarda. Não hesite em usar Espírito Guardião até a cada grupo de inimigos se for necessário.
  • Algumas masmorras possuem lutas que te obrigam a se manter em movimento constante, atrapalhando um pouco sua cura já que suas únicas alternativas de cura instantânea são as Palavras Sagradas (se estiverem fora da recarga) e Renovar. Por isso eu recomendo Círculo de Cura, embora Torrente de Luz também seja uma boa ideia, mas eu pessoalmente prefiro o Círculo.
  • Em momentos onde pouca cura seja necessária você pode usar Punição para ajudar um pouco no DPS. Note que, se estiver usando o talento Torrente de Luz, Punição também pode “procar” este talento.
  • Observe o efeito de azerita Promessa de Libertação (você deverá ter pelo menos um desses) e tire proveito dele enquanto estiver ativo.
  • Tipicamente você usará pouco Prece de Cura, exceto em semanas com o afixo Estilhaçante ou Atroz, onde você vai sentir necessiade de usar mais essa cura.
  • Em semanas com afixo Sanguínea você pode usar Força Rutilante no tank para ajudá-lo a mover um grupo de inimigos de cima das poças de sangue (obviamente isso tem que ser combinado previamente com o tank).

Sombra

  • Geralmente você vai dar preferência a talentos que melhoram seu ataque em área, como Padecimento, Caos Sombrio, Colisão de Sombras, Ascensão Sombria. Você também deverá usar bastante Calcinação Mental, com dano amplificado pelas características de azerita Ceifador de Pensamentos e Diálogo Calcinante. Note porém que quanto mais você focar seus talentos e azerita em dano de área, pior ficará seu dano de alvo único (ou seja, chefes). Porém no geral esta troca compensa, principalmente em semanas com Fortificada, e mais ainda se for Fortificada e Encorajadora.
  • Em grupos de inimigos (trash packs) geralmente você nem vai usar Impacto Mental, recorrendo mais a Calcinação Mental, mantendo prioridade de Seta Caótica, e (re)aplicando dots ou usando talento de dano em área.
  • Para uma melhor escolha dos talentos consulte o guia de Sombra, mas aqui vão algumas orientações rápidas:
    • Use Caos Sombrio como padrão. Ele será útil até em lutas de alvo único (single target, ST) pois mesmo dando pouco dano em ST ele gera uma boa quantidade de insanidade.
    • Use Padecimento se os grupos de inimigos forem pequenos (sem afixo Apinhada ou porque a masmorra tem poucos mesmo), ou geralmente ficam espalhados.
    • Em chaves muito altas, onde mesmo trash packs demorem bastante para morrer, pode ser que Virada do Destino se mantenha ativo boa parte da luta e portanto seja uma boa escolha.
    • Prefira Espíritos Auspiciosos a Colisão de Sombras. Motivos: tem uma boa sinergia com Caos Sombrio (os inimigos que receberem Palavra Sombria: Dor imediatamente serão atacados pelas aparições sombrias), e te deixa livre para usar Calcinação Mental com mais frequência (dependendo das suas escolhas de azerita). Colisão de Sombras é bom para um dano em área rápido para grupos de inimigos que morrem rapidamente, ou se você ainda não tiver bons itens de azerita que aumentem o dano de Calcinação.
    • Ascensão Sombria tem a vantagem de, além de permitir a você entrar na Forma do Caos quando quiser, também dá um bom dano em área (o mesmo dano de Erupção do Caos). Se começar a atacar um grupo ainda fora da Forma do Caos mas já tiver bastante insanidade, use Erupção do Caos e logo depois Ascensão Sombria para um dano forte em área. Melhor ainda: se o grupo de inimigos viver o suficiente, experimente o combo Caos Sombrio + Erupção do Caos + Ascensão Sombria.

Termos usados

Nas dicas abaixo, notem estes termos:

  • Dispel ofensivo: se refere à remoção de buffs em inimigos com Dissipar Magia ou Dissipação em Massa.
  • Dispel defensivo: para healers (Disciplina e Sagrado) Purificar, ou para todas as specs Dissipação em Massa. Sombra também tem Purificar Doença.
    • Dispel defensivo tipicamente é responsabilidade do healer, mas mesmo jogando como Sombra não hesite em usar Dissipação em Massa ou Purificar Doença se preciso.
    • Jogadores de Sombra: prestem atenção em todos os debuffs indicados como Dispel defensivo (doença), pois nesses vocês podem ajudar.
  • Interrupt: interromper uma magia sendo lançada por um inimigo. Geralmente isso cabe apenas a Sombra com Silêncio, mas se estiver na recarga e ninguém mais no grupo tiver um interrupt disponível, Grito Psíquico pode servir (use com cuidado), e neste caso mesmo Disciplina ou Sagrado podem ajudar. Alguns inimigos podem ser afetados por Palavra Sagrada: Castigar também.
  • Stun (atordoamento): Sombra com talento Terror Psíquico, Sagrado com talento Censura
  • Incapacitar: Sagrado com Palavra Sagrada: Castigar, ou qualquer spec com Grito Psíquico
  • Slow (lentidão): Sombra com Açoite Mental. Qualquer spec pode usar também Agrilhoar Morto-vivo em inimigos morto-vivos apenas (na verdade isso não é um slow mas um root, já que o inimigo fica parado no lugar).
  • Knockback (repelir): Disciplina ou Sagrado com o talento Força Rutilante, joga os inimigos para trás e aplica um efeito de lentidão. Note que este talento pode ser usado em um aliado (por ex. o tank), então vai jogar para trás os inimigos ao redor dele.
  • Termos marcados em negrito são prioridade.

Angra do Facão

Atal’Dazar

Talentos recomendados:

  • Disciplina e Sagrado: Força Rutilante
  • Sombra: Última Palavra
  • Sagrado: Círculo de Cura. Nos inimigos que soltam poças de veneno você precisará se movimentar continuamente, o que vai quase te impedir de lançar curas. Círculo de Cura virá a calhar para esses momentos. O problema é que você irá abrir mão de Torrente de Luz, que ajuda bastante a manter o tank vivo. Para compensar procure ter as características de Azerita Brilho Permeante e Promessa de Libertação nos itens que usar em masmorras como Sagrado.

Esta masmorra tem alguns inimigos que são mortos-vivos, então Agrilhoar Morto-vivo pode ser usado neles (ex: Escudeiro de Zul, Reanimated Honor Guard).

Cerco de Boralus

Talentos recomendados: Barreira Luminosa para Disciplina, Círculo de Cura para Sagrado, Última Palavra para Sombra.

Mansão Capelo

Talentos recomendados: Última Palavra para Sombra.

MEGAMINA!!!

Talentos recomendados: Voz Psíquica para Disciplina e Sagrado, Última Palavra para Sombra.

Há vários momentos nesta masmorra que exigem dispel tanto ofensivo quanto defensivo, às vezes mais de um. Essas situações podem ser boas para Dissipação em Massa.

Repouso do Rei

Talentos sugeridos:

  • Sombra: Padecimento
  • Sagrado: Círculo de Cura. Há mais de uma situação aqui em que você precisa se manter em movimento (particularmente o último chefe) o que vai te atrapalhar muito ao lançar curas. Círculo de Cura virá a calhar para esses momentos. O problema é que você irá abrir mão de Torrente de Luz, que ajuda bastante a manter o tank vivo. Para compensar procure ter as características de Azerita Brilho Permeante e Promessa de Libertação nos itens que usar em masmorras como Sagrado.

Lacaio de Zul: quando vir um grupo desses inimigos (tem um logo no começo da masmorra), use Dissipação em Massa.

Outra coisa: esta masmorra é cheia de inimigos do tipo morto-vivo, portanto Agrilhoar Morto-vivo pode ser bastante usado aqui. Geralmente vocês irão usar em certos inimigos antes do combate; boas escolhas para Agrilhoar são Sacerdote Bagateiro Espectral e berserker Espectral.

Santuário da Tempestade

Talentos sugeridos: Última Palavra para Sombra.

Templo de Sethraliss

Talentos sugeridos: Padecimento para Sombra.

Terra Podre

Talentos sugeridos: Força Rutilante para Disciplina (leia abaixo), Força Rutilante ou Censura para Sagrado (leia abaixo), Estrela Divina para Disciplina e Sagrado, Última Palavra para Sombra.

Disciplina e Sagrado podem usar Força Rutilante para se livrar dos Tique Sangrento durante o chefe Goela-de-pedra, o infestado. Também pode ser útil para os inimigos que usar fixar em você. No resto, basta tomar cuidado para não usar Força Rutilante para escapar de um inimigo mas acabar empurrando outro e atrapalhando o tank.

Tol Dagor

Talentos recomendados: Voz Psíquica para Disciplina e Sagrado, Última Palavra para Sombra.

dispel ofensivo é uma coisa constante nesta masmorra, esteja sempre atento aos buffs nos inimigos. Em algumas situações com vários inimigos e mais de um buff, use Dissipação em Massa.

 

Views: 8539 desde novembro/2019.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *