Disciplina JxJ (PvP)

Algumas dicas para Disciplina em JxJ, primariamente para Campos de Batalha.

Baseado no guia do Wowhead.

Pena Angelical é sua única opção de mobilidade sob demanda, mas como você será alvo com frequência de vários inimigos ao mesmo tempo, investir em Masoquismo pode valer a pena.

Palavra de Poder: Consolo é sugerido como padrão, mas Dobramentes também é útil: serve como mini-cooldown de dano e portanto cura, é instantâneo e custa apenas um apertar de tecla a cada minuto. No entanto o Dobramentes pode receber CC (Crowd Control), root/snare, etc. Escolha pessoal (eu pessoalmente prefiro PP:C ao DM).

Força Rutilante é mais útil em campos de batalha do que Voz Psíquica, principalmente para jogar inimigos do penhasco da serraria na Bacia Arathi ou do meio do campo em Olho da Tormenta, ou afastar rapidamente um grupo de atacantes de perto da bandeira ou do seu carregador de bandeira (lembre que FR pode ser usado em um aliado, ou seja, usando ele no carregador da bandeira o efeito será aplicado ao redor dele, não ao seu redor).

Quanto aos talentos JxJ: Medalhão do Gladiador geralmente é a opção mais recomendada para qualquer JxJ já que deixa você decidir qual CC você vai quebrar com ele. Opcionalmente, você também pode escolher Incansável; principalmente porque como healer em campos de batalha você deverá passar boa parte do seu tempo sendo alvo de CC.

Dicas

Use Premonição com frequência. Com um pouco de treino é possível usar o auto-dano dele para você se livrar de alguns CCs (por exemplo, se um mago estiver lançando Polimorfia em você, quando estiver perto de terminar o lançamento use Premonição; o dano deve “quebrar” o efeito de Polimorfia).

Lembre que seu Palavra de Poder: Resplendor é instantâneo devido a Resplendor Definitivo. Além de ser prático para aplicar Expiações no grupo, a cura de PP:R que geralmente é muito baixa passa a ser interessante; abuse disso. No entanto observe sua mana já que PP:R vai gastá-la bem rápido, e seu maior problema como Disciplina em JxJ será justamente sua mana, principalmente em lutas longas.

Se possível guarde Supressão de Dor para um último recurso; se seus inimigos notarem que você o usou, vão esperar o efeito acabar para aplicarem todos os seus CDs de dano em você. Também não esqueça de Palavra de Poder: Barreira, use em cima de você mesmo se for necessário para sobreviver.

Azerita

Quando você entra em JxJ (arena, campos de batalha) o jogo “nivela” o nível de item dos jogadores, de forma que é mais importante você escolher itens de azerita que tenham características úteis em JxJ do que pegar o item de nível mais alto. Ainda assim, pelo que andei lendo no Reddit worldofpvp, parece que esse nivelamento não é muito eficiente em alguns casos extremos; por exemplo usar um item de nível 340 com uma característica de azerita muito boa não é melhor do que usar um item de nível 370 com uma característica não tão boa. Já se o item for do nível 355 ou acima vale a pena trocar. Alguns jogadores na comunidade recomendaram testar você mesmo e ver os resultados.

Como regra geral acho que vale adotar a regra dos 15 níveis: se você conseguir um item de azerita (cabeça, ombros, torso) que tenha uma característica melhor do que o item atual, e ele for até 15 níveis abaixo, vale a pena trocar.

Características de azerita recomendadas para JxJ como sacerdote disciplina:

As dicas nesta página são mais voltadas para Campos de Batalha. Se seu interesse são arenas, sugiro ler o guia original do Wowhead, ver os vídeos do Skill Capped, e streams de jogadores no Twitch.