Orientações Básicas

Lista de orientações e dicas básicas para quem está começando a jogar agora e conhece pouco da classe sacerdote, ou do jogo em geral.

Começando agora como sacerdote? Ou nem tem certeza se quer jogar como sacerdote? Leia esta página.

Conceitos básicos

  • DoT é a sigla em inglês para Damage over Time, que significa todo ataque com dano periódico, ou seja, um ataque que põe um efeito no inimigo que vai “tirando vida” dele a cada x segundos durante um tempo. Sacerdotes Sombra são uma especialização com foco em dots, sendo eles Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico.
  • HoT é a sigla em inglês para Heal over Time. Similar ao dot mas são curas ao invés de dano. Todo efeito que vai curando um jogador aos poucos (Ex: X de cura por segundo durante Y segundos) é um hot.
  • Filler é o ataque que você usa quando não tem outro mais importante a usar; no caso de Sombra Açoite Mental é seu filler.
  • Pré-pot é o nome dado a uma poção que aumenta seu atributo principal por alguns segundos, ou causa algum efeito de dano por alguns segundos. Ela é chamada assim por causa da prática de usar a poção 1 ou 2 segundos antes do tank começar a luta, assim a poção terá 1 minuto de recarga e você poderá usá-la novamente no final da luta ou em outro momento crítico. Essa prática contribui para aumentar seu dano, mas lembre de levar sempre várias poções dessas pois você vai gastá-las bastante (você pode evitar usar essas poções em masmorras que não sejam míticas para economizar). O nome vem da prática de usar a poção antes do pull do tank, ou seja, pre-potion (também usam o termo “prepotar”).
  • Cooldown é a palavra em inglês para recarga, mas geralmente é usada para se referir às suas habilidades com tempo de recarga mais alto (de 2 minutos para cima) e que aumentam seu dano ou cura. Por exemplo,  Hino Divino é o cooldown de cura de sacerdotes sagrados.
  • Execute é o “apelido” de todo ataque usado apenas quando o alvo tem pouca vida; esse nome vem da habilidade Executar de guerreiros. Sacerdotes sombra têm o talento Palavra Sombria: Morte, que pode ser usado quando o alvo tem menos de 20% de vida, e tem 2 cargas, ou seja pode ser usado duas vezes em seqüência.
  • É comum um DPS tentar alinhar efeitos que aumentam seu dano, ou um healer fazer o mesmo com curas. Por exemplo, aguardar o proc de um berloque para usar um ataque com tempo de recarga de 2 ou 3 minutos, para tirar o máximo proveito do ataque. Ou usar uma poção de aumento de intelecto no momento do proc, etc.
  • Rotação é o termo usado para definir sua seqüência de ataques. Ela pode variar com a situação, talentos escolhidos, etc.
  • Buff é um efeito “benigno”, um efeito que te ajuda. Por exemplo, Palavra de Poder: Fortitude é um buff que sacerdotes podem prover para o grupo/raid. Também há buffs temporários; por exemplo Expiação, aplicado por Disciplina com curas diretas, e que dura poucos segundos. Inimigos podem ter certos buffs que precisem ser removidos, sacerdotes podem usar Dissipar Magia ou Dissipação em Massa para remover buffs de inimigos.
  • Debuff é o oposto de buff, ou seja, um efeito “maligno”, algo que atrapalha, causa dano ou diminui o desempenho de quem o recebe. Há inimigos que aplicam debuffs em você ou aliados e que precisam ser removidos; Disciplina e Sagrado podem usar Purificar para remover debuffs mágicos e de doença; Sombra pode usar Purificar Doença; e as três specs podem usar Dissipação em Massa. Há debuffs que os jogadores aplicam nos inimigos.
  • Proc é o apelido em inglês para o efeito aleatório de um berloque ou outro item. Por exemplo, o berloque Insígnia da Lua Negra Profanada tem uma chance de aumentar seu intelecto por 20s. Isso é chamado de “proc” desse berloque. Quando isso acontece, você verá que seu personagem ganhou o buff Signo da Lua Negra, no jargão do jogo se diz que o berloque “procou”. Esse é um bom momento de usar ataques que causam mais dano, ou aproveitar para ter curas maiores.

Addons para raids

Existe uma infinidade de addons, que cada jogador usa conforme seu gosto, mas tem apenas um que é considerado obrigatório para quem for fazer raids: o DBM (ou sua alternativa, BigWigs, que eu uso). Ele te dá alertas sobre quando os chefes de raid vão usar suas habilidades. Por favor note que isso não substitui seu conhecimento das lutas. se for jogar em uma raid ou masmorra que nunca jogou antes, leia pelo menos o Almanaque de Masmorras antes para ter uma ideia de que tipo de ataques os chefes vão usar.

Outro addon útil é o WeakAuras, você pode configurar alertas diversos com ele: quando acaba a recarga de uma habilidade, quando um proc acontece, etc.

Outro addon que eu recomendo é o ElvUI, mas isso depende de sua preferência pessoal. Ele muda toda a sua interface do WoW.

Monitorando os seus buffs

Os seus buffs (procs de berloque, de talentos, etc.) aparecem por padrão como ícones no canto superior direito da sua tela. Há addons para facilitar a visualização de buffs importantes. Por exemplo, eu uso o ElvUI como meu addon de interface; a imagem abaixo mostra ele configurado para mostrar o buff de Divindade (Divinity) em laranja:

divinity proc elvui

Você também pode monitorar seus buffs usando a interface padrão do WoW; os ícones de buffs aparecem no canto direito superior da tela. Embora esta forma de monitorar buffs seja bem limitada.

Ícones de buffs no canto superior direito da tela

Outra opção excelente para isso é o já mencionado addon WeakAuras. Nos guias específicos de cada especialização eu indico links com configurações já prontas para ele. Veja ainda o site Wago, com dezenas de opções diferentes de WeakAuras prontas.

Healer: primeiros passos

Este tópico é mais útil para as especializações de cura, Disciplina e Sagrado.

Antes de mais nada, confira se seus quadros de grupo e de raid (party frames e raid frames) mostram buffs e debuffs de forma que você possa identificar prontamente (bônus e penalidades). Você pode usar os quadros padrão do WoW, ou usar algum addon qualquer que mude esses quadros; mas o importante é ter eles corretamente configurados para um healer.

Como existem muitos addons diferentes, eu vou só dar um exemplo simples com os quadros de raid padrão:

Raid frames
Raid frames

Na imagem acima, estão marcados dois buffs em um tank: Clareza de Vontade e Palavra de Poder: Escudo (PP:E). Além disso, tem um debuff marcado, “Alma Enfraquecida”. Note também que no resto da raid tem várias pessoas com um debuff marcado com um ícone amarelo (que no caso é um DoT).

Como healer, você precisa estar atento a esses detalhes, para saber quais buffs aplicar ou reaplicar, e quais debuffs remover – alguns debuffs podem ser removidos com Purificar.

Se você nunca jogou como healer e está começando agora, sugiro você tentar uma destas duas coisas:

  • Testar um addon que facilite curar.
  • Usar macros mouseover para curar.

Se quiser usar um addon, não sei indicar um pois não uso; procure sugestões com seus companheiros de guilda, um deles pode conhecer um bom addon para isso e te ensinar a usar. Mas, se você preferir a segunda opção – usar macros – então eu posso dar algumas dicas.

Simulando DPS

Esta dica vale não apenas para sacerdotes sombra, mas para qualquer especialização DPS do jogo.

Em geral você encontra sites, guias, listas de melhores berloques e itens para otimizar seu DPS, mas nem sempre você conseguirá os itens exatos dessas listas, ou eles podem vir com níveis diferentes, ou com bônus diferentes (soquete extra, titanforged, etc.). A melhor forma de decidir se um item novo vai aumentar ou não seu DPS é testá-lo. A forma mais simples de fazer isso é atacar um boneco de treinamento por alguns minutos, usando itens diferentes a cada vez, e constatar quais te dão um DPS maior. Porém este tipo de teste é muito básico; por exemplo numa raid você pode precisar se movimentar constantemente, o que atrapalha a execução da sua rotação, coisa que você não tem no boneco de treinamento. Outro detalhe diferente é que a “vida” do boneco não cai abaixo de 35% (ou cai rápido demais) para você testar efeitos como o talento Virada do Destino.

A segunda forma é você usar uma simulação do DPS do seu personagem com diferentes berloques e em diferentes situações. O jeito mais simples de fazer isso é sair do jogo deixando seu personagem com os berloques desejados, ir no site RaidBots e usar a opção “Quick Sim”. Ele vai ler os dados do seu personagem e rodar uma simulação do DPS máximo teórico. Note que há perfis para vários tipos de luta (Fight Style). O perfil Patchwerk é de um boss que nunca se movimenta, onde você apenas fica parado repetindo sua rotação (igual ao boneco de treinamento), logo esse não é um bom perfil para testar (embora ele diminua a “vida” do chefe de teste corretamente). Experimente os perfis de luta com pouco e muito movimento (Light Movement e Heavy Movement) e o que inclui adds na luta (Hectic Add Cleave). A presença de adds pode fazer uma boa diferença principalmente para sacerdotes sombra, devido à nossa capacidade de colocar dots, e também no caso de berloques que causam dano em área.

Nota: o DPS indicado nesta simulação é teórico e bem difícil de se obter na vida real, então não desanime se seu DPS na prática não chegar ao mesmo da simulação. A simulação sempre fica diferente da “vida real”, use-a como parâmetro para decidir entre berloques, itens, talentos, etc. para diferentes tipos de luta.

 

Views: 75 desde outubro/2019.