Azerita (Disciplina)

Atualizado em 26/10/19: lista simplificada de Azerita e de Essências.

Cada anel de um item influenciado por Azerita permite uma escolha de um efeito. O anel verde só aparece em itens com nível acima de 340. Os efeitos se acumulam, então se você escolher o mesmo efeito em dois itens diferentes, o efeito será aumentado (nota: há exceções para alguns efeitos).

Abaixo estão sugestões de efeitos relacionados à spec indicando o quão bons eles são. Tenha em mente que a definição de uma característica ser melhor ou pior que outra leva em consideração itens de nível similar. Para conferir a diferença entre itens com níveis diferentes, consulte este gráfico do Discord do WarcraftPriests.

Itens de Azerita

Ombros, cabeça e torso:

Anel 0 e 1 para Raids

Demais características: se o item não tiver essas acima, use uma dessas abaixo, de acordo com esta ordem de prioridade:

Maquinações Meticulosas > Rito de Sangue > Turbilhão de Areia > Infusão Filha da PragaRevelação Súbita > Coração Arcano > Homilia > Por Bem ou Por Mal > Catalisador Instável > Momento de Repouso

Anel 0 e 1 para M+

Em masmorras míticas+ você pode seguir a lista acima para raids, mas dando ainda mais preferência a Espasmos de Morte e Profundezas das Sombras. Não use Luminescência Persistente nem Leal até o Fim.

Outras duas opções excelentes para Disciplina em M+ são Rito de Sangue e Marés Ondulantes.

No caso de Espasmos de Morte, sugiro usar 3 deles e Expurgar o Mal, procurando sempre espalhar o dot em alguns alvos no começo de uma luta.

Anel 2

Crescimento Sinergístico. É muito bom para raids onde será ativado ao usar PP:R num Combo Evangelismo. Em M+ não é recomendada.

Recomposição Concentrada > Presságios Abençoados > Sifão de Sangue > Poder Subjugador > A Caminho > Atador de Feridas > Vínculo Terreno > Salvador

Anel 3

Proteção Retumbante > Feição Impassível > Gemhide > Sacrário (se você usar Desvanecer, claro) > Velocidade Vampírica > Longstrider > Twist Magic

Em masmorras míticas+ Velocidade Vampírica pode ser muito útil.

Essências de Azerita

Essências de Azerita são itens que você pode obter para “incrementar” seu colar lendário, do patch 8.2 em diante. No nível 35 do colar você pode colocar uma essência no meio, ativando o efeito “maior” (em quase todas as essências isso te dá uma nova habilidade). Nos níveis 55 e 65 do colar você abre os encaixes para os poderes “menores” de duas essências.

A essência colocada no meio te dá uma habilidade (poder maior) e também um efeito passivo (poder menor). As outras duas essências só ativarão os seus poderes menores. Logo você pode escolher uma essência “maior” pelo seus poderes maior e menor, e mais duas essências complementares apenas pelos seus poderes menores.

Note que cada essência pode individualmente ser melhorada do grau 1 (rank) até o grau 4, aumentando seu efeito. O grau 4 apenas adiciona um efeito visual, e para consegui-lo, é preciso ter o grau 3.

Essências e poderes maiores

Como Disciplina, dê preferência a estas abaixo. Veja onde obter cada uma no final da página.

  • A Maré Ascendente (Tablet of the Balancing Tides): ótima tanto para raids quanto para masmorras míticas+. Note que ela vai aumentando progressivamente sua cura/dano nos próximos segundos.
    • Exemplos de uso: numa masmorra você pode usar Overcharge Mana no começo de um pull e começar a lançar Expurgar o Mal em vários inimigos, assim quando seu tank ou grupo começar a precisar de cura forte você já juntou alguns stacks do buff de cura. Ou simplesmente prosseguir com sua “rotação” normal, qualquer habilidade vão produzir stacks.
    • Nota: perceba que esta essência gasta bastante mana, principalmente se você usar o tempo todo (recarga de 30s). Em M+ você pode contornar isso bebendo água ou comendo comida conjurada de mago depois de cada grupo de inimigos; em raids você deverá ser um pouco mais cuidadoso, tendo alguma forma externa de regeneração de mana (paladino, druida, etc) ou usando uma poção de mana, ou simplesmente não usando ela a cada 30s.
  • Memória de Sonhos Lúcidos (Pearl of Lucid Dreams): use esta em raids se regeneração de mana for um problema. Não dá um aumento de cura tão bom quanto as outras, mas dá uma boa regeneração de mana a cada 2 min.
  • Poço da Existência (Reactive Existence Battery): use em masmorras míticas+, se sentir necessidade de uma cura direta com recarga baixa (ex: semanas com afixo Tirânico e/ou Necrótico). Note que a cura dela depende de quanta “sobrecura” foi acumulada. Manter curas constantes (por exemplo, com Expurgar o Mal em vários alvos) e Expiação em mais de um aliado pode ajudar a garantir alguma sobrecura.
    • Sempre que houver overheal acumulado, uma esfera vai ficar flutuando perto de você. Ela é uma indicação visual de quanto você tem acumulado; ela vai enchendo como se fosse azerita líquida dentro de uma esfera transparente. Assim você tem uma ideia do quanto de cura o poder maior (Tonificação) vai curar.
  • Caldeira das Chamas (Escama de Ébano Petrificado): use em masmorras míticas+ pelo mesmo motivo que a essência acima (precisar de uma cura direta com recarga baixa), embora na verdade seja um HoT. Não requer acúmulo de sobrecura para funcionar bem. Além disso tem duas cargas, e a cada vez que é usada, aumenta o efeito do próximo uso (“zerando” após o terceiro uso). Também pode ser usada para causar dano, e isto sempre é útil em M+.
    • Para Disciplina em M+, considero a Caldeira das Chamas uma opção melhor do que o Poço da Existência, como opção de uma cura direta/HoT.

Essências e poderes menores

Dependendo de qual essência maior você escolheu, você pode usar as outras como essência menor: A Maré Ascendente (Tablet of the Balancing Tides), Memória de Sonhos Lúcidos (Pearl of Lucid Dreams), Poço da Existência (Reactive Existence Battery).

Outras opções boas de poderes menores:

  • Invocação da Mãe da Vida (Semente da Vida Explosiva): ótimo para acrescentar um HoT nas suas curas. Indicado para masmorras míticas+ onde haja dano no grupo inteiro (ex: Estilhaçante ou Atroz), ou raids onde haja dano constante na mesma.

Essências: onde pegar

Atualizações

  • Original: baseado no guia do Wowhead e guia do Icy Veins.
  • 26/09: baseado no gráfico do Discord do FocusedWill.
  • 23/01: mudanças do patch 8.1, baseado no guia do Icy Veins.
  • 24/01: refeita a lista baseada no guia do Wowhead.
  • 15/03: Atualizações na planilha.
  • 25/06: lista de Essências do patch 8.2, de acordo com o guia do Wowhead: guia do Wowhead.
  • 04/07/19: Formatação do texto sobre Essências.
  • 12/07/19: Explicação correta sobre Maré Ascendente para Disciplina.
  • 11/08/19: prioridades das características de Azerita, de acordo com o guia do Wowhead e Icy Veins.
  • 14/08/19: dica de Azerita para disc em M+ (Rito de Sangue).
  • 16/08/19: comentário sobre Leal até o Fim em M+ (não use).
  • 22/10/19: Simplifiquei a lista de características de Azerita, e a de Essências de Azerita. Agora as listas vão direto ao assunto.

Views: 132 desde outubro/2019.