Guia: curando como Disciplina

Power Word: ShieldGuia de como curar com Sacerdote Disciplina no patch 8.1 (BfA). Atualizado em 29/01.

Você jogou durante o Legion e quer uma lista do que mudou? Leia aqui.

Veja o que mudou no patch 8.1 aqui. Principais mudanças:

  • Palavra de Poder: Escudo agora aplica Alma Enfraquecida (mais detalhes abaixo em “Como funciona”) e teve seu custo de mana aumentado.
  • Efeito de Expiação ligeiramente diminuído.
  • Dano ligeiramente diminuído.
  • Recarga de Evangelismo aumentada para 1 minuto e meio (mesmo assim continua sendo indicado para raids).
  • Em geral, sua seleção de talentos e uso de habilidades/cooldowns permanecerá mais ou menos o mesmo. Em raids você deverá usar Recomposição Sombria com mais freqüência do que antes.

Atacando e curando

Sacerdotes Disciplina são a única especialização focada exclusivamente em curar através de ataques. Por causa disso, o jogador terá que se acostumar a pensar ao mesmo tempo como um healer e como um DPS. Se não te agrada a ideia de ter que “pensar como um DPS” (gerenciar dots, recargas de ataques, escolher inimigos/alvos, etc), além de fazer tudo o que um healer “normal” já faz, então não jogue como disciplina.

Se você resolver encarar o desafio, continue lendo. Disciplina é uma spec de healer divertida de se jogar.

Como funciona

A “mecânica” básica de funcionamento da spec Disciplina é: aplicar o buff Expiação nos seus aliados e depois atacar o chefe/inimigos, pois seus ataques vão causar cura em quem estiver com Expiação. Porém ela só dura alguns segundos, logo você vai alternar seu tempo entre colocar/renovar Expiação nos aliados e atacar inimigos.

Palavra de Poder: EscudoRecomposição Sombria e Palavra de Poder: Resplendor aplicam Expiação. Ataques como Penitência, Punição e Palavra Sombria: Dor causam dano que será convertido em cura nos aliados com Expiação.

Note que Penitência pode ser usado tanto como ataque em um inimigo, como usado diretamente em um aliado (uma cura direta). Geralmente você vai dar preferência em usá-lo como ataque, mas mantenha em mente este fato.

Um detalhe importante sobre Palavra de Poder: Escudo (PP:E): ao usá-lo, além de ele aplicar o buff Expiação no alvo por 15s, ele também aplica um debuff chamado Alma Enfraquecida por 7.5s (diminuído de acordo com sua Aceleração). Este debuff te impede de reaplicar PP:E no mesmo alvo, ou seja enquanto Alma Enfraquecida estiver ativo no alvo você não poderá usar PP:E novamente nele. Isto não afeta nem a duração nem o efeito de Expiação, apenas o uso de PP:E. O cooldown Enlevo te permite ignorar esse debuff, além de seu efeito de aumentar a absorção de PP:E.

Alma Enfraquecida não afeta PP:E lançado por outros jogadores (ou seja, você pode ter mais de um Sacerdote Disciplina curando sua raid sem problemas).

Talentos

Dicas de talentos para duas situações, raids e masmorras. Boas alternativas estão marcadas em azul.

Talentos para raids

Cisma é sugerido como padrão para raids pois dá mais burst heal; se a luta requer mais cura deste tipo, e você conseguir usar bem o talento, será a melhor opção. O uso de Cisma lembra um pouco o uso de Ira da Luz no Legion, no sentido de que você vai se “preparar” espalhando Expiações antes de usar Cisma para burst, e assim conseguir uma boa cura em área. Lembre que Cisma pode alterar sua rotação, dependendo dos outros talentos escolhidos. Virada do Destino é uma ótima alternativa para lutas de progressão, mais difíceis. A escolha entre eles dois depende de quantas vezes acontece de alguém na raid ficar com menos de 35% de vida; se isso acontecer com muita frequência pode dar preferência a Virada do Destino. Tipicamente em lutas de progressão, onde seu time ainda está com dificuldade em derrotar um chefe, ele será uma escolha melhor.

Palavra de Poder: Consolo é sugerido como padrão, tem uma sinergia muito boa com Cisma e dá mais retorno de mana. Opcionalmente Dobramentes serve como um mini-cooldown de dano, com apenas um minuto, e também regenera mana.

Pecado de Muitos é uma opção boa para raids, apesar do aumento de dano ser pequeno em momentos com muitas Expiações, porque tem uma sinergia forte com Cisma e Palavra de Poder: Consolo, o estilo mais “agressivo” de jogo nas raids, usando Cisma e “combo Evangelismo” para burst heal. Durante os momentos com poucas Expiações também dá um bom aumento no dano. Como alternativa Sabá das Sombras tem sido bastante usado ultimamente em raids, devido ao baixo custo de mana em relação à cura gerada. Só lembre que você tem que levar em conta a absorção de cura posterior a seu uso.

Halo é a melhor opção para raids, cura forte em área. Caso seja uma luta onde a raid inteira fique “stackada” a maior parte do tempo, você pode optar por Estrela Divina.

Evangelismo continua sendo a opção padrão para raids, já que te permite “esticar” a duração de Expiação e tem uma recarga relativamente baixa, muito útil em raids assim como foi no Legion. Permite o “combo Evangelismo” e burst heal. Como alternativa, em lutas onde houver dano constante na raid, Brandura pode ser usado. Barreira Luminosa pode ser útil em lutas onde todos estejam muito espalhados, mas na maioria dos casos Evangelismo será mais útil.

Talentos para masmorras

Estou colocando duas sugestões diferentes para masmorras: uma mais defensiva, outra mais ofensiva.

Use a opção defensiva nestes casos:

  • Você ainda não conhece bem a masmorra, ou não tem boa prática com as mecânicas das lutas dela
  • Você está jogando com um grupo aleatório (via localizador) e não sabe se eles vão seguir direitinho as mecânicas (ou seja, se você vai precisar de um pouco de cura “reativa”)
  • Você ainda não está bem acostumado com Disciplina

Se você conhecer bem a masmorra, as lutas, e estiver jogando com amigos ou com um grupo coordenado, ou simplesmente já conhece bem a spec e quer optar por uma build de talentos mais ofensiva, então use a segunda sugestão.

Talentos para masmorras: defensivo

A ideia é ter uma opção de cura em área sob demanda forte (Sabá das Sombras) e possibilidade de reagir rapidamente ao dano nos momentos em que o grupo ficar com pouca vida (Virada do Destino).

Talentos para masmorras: ofensivo

A ideia aqui é melhorar seu dano para que a maior parte de sua cura venha dos ataques. Curas defensivas serão exceções.

Comentários

Castigo é uma escolha simples, melhora seu Penitência tanto ofensiva quanto defensivamente, mas pouco recomendada. Cisma vai te dar mais dano e serve como um “mini-cooldown” de dano. Se a masmorra mítica+ for particularmente difícil, ou estiver jogando defensivamente, use Virada do Destino.

Na linha 45: como em masmorras o consumo de mana é uma preocupação menor do que em raids, escolha seu talento aqui não pelo retorno de mana mas pelo “estilo” de jogo. Dobramentes serve como um “mini-cooldown” de dano e não altera sua rotação. Palavra de Poder: Consolo dá um pequeno dano a mais, porém você vai ter que lembrar de usá-lo sempre na recarga para ser bem efetivo.

Sobre a linha 60: só temos talentos de controle (“CC”) aqui, então vai depender do que seu grupo vai precisar. Mente Dominante é ótimo em masmorras para “anular” inimigos mais problemáticos. Força Rutilante também tem utilidade, mas não deixe de “combinar” seu uso com os outros membros do grupo, principalmente o tank. Na dúvida use Voz Psíquica que pode ser usado como um “pseudo interrupt“, ou para dar uma trégua ao tank num momento de desespero.

Sobre a linha 75, a escolha é óbvia entre os estilos ofensivo e defensivo. Mas note que em ambos os casos Sabá das Sombras pode ser escolhido; isso porque para certos afixos de masmorras míticas+ (Atrocidade principalmente) ele será quase obrigatório. Este talento tem uma “pegadinha” que é a absorção de cura nos 6s seguintes, então fique atento a isto.

Não sugeri Halo na linha 90 porque nas masmorras atuais seu uso é meio perigoso, um descuido e ele pode “aggrar” inimigos próximos que não estavam em combate. Tendo dito isto, Halo é um ótimo talento com boa cura em área e pode ser usado, contanto que você esteja seguro de que não vai “aggrar” mais inimigos.

Por fim, a sugestão de Evangelismo pode parecer estranha, já que o uso dele é obviamente muito bom para raids, mas para masmorras não parece grande coisa. Em masmorras ele é útil na seguinte situação: quando você estiver curando mais ofensivamente do que defensivamente, e em um dado momento as Expiações de seu grupo estiverem perto de expirar mas você não pode parar de atacar porque eles continuam precisando de cura constante; ao invés de parar de atacar para poder reaplicar Expiação no grupo, simplesmente use Evangelismo e continue atacando. Isso tem uma sinergia boa com o uso de Cisma para burst de dano e cura.

Detalhando os talentos

O talento nível 15 mais simples é Castigo. Aumenta o dano de Penitência em 33% (um raio de luz a mais, além dos 3 que Penitência já dispara). Só tome cuidado para não “cortar” o lançamento de Penitência, usando outro feitiço antes dele acabar de canalizar. Esse aumento melhora Penitência tanto ofensiva quanto defensivamente.

Virada do Destino é uma opção melhor em conteúdos mais difíceis, tipo lutas de raid de progressão, onde seu time ainda está com dificuldade em matar o chefe, ou masmorras míticas+ de nível alto e com muito dano. Isso vai depender de quantas vezes acontece de alguém na raid ficar com menos de 35% de vida; se isso acontecer com muita frequência Virada do Destino será a melhor opção. Veja os logs da sua luta para conferir, se o uptime de Virada do Destino em uma luta for maior do que 30%, então ele será preferencial.

Cisma é a opção melhor nesta linha porque te dá mais burst heal. Com uma recarga baixa, ela aumenta seu dano ao alvo durante 9s. Útil tanto sendo usado sempre que sair da recarga, quanto esperando um pouco para antes espalhar várias Expiações na raid e dar cura forte (burst heal) em muitos aliados. Ou seja, opção similar à Ira da Luz no Legion.

Corpo e Alma é uma boa alternativa a Pena Angelical, porém mesmo que Palavra de Poder: Escudo não tenha mais recarga, ele agora põe o debuff Alma Enfraquecida no alvo, impedindo você de “spammar” PP:E no mesmo alvo. E como PP:E é um de seus principais aplicadores de Expiação, pode ser que na hora em que você precise usá-lo para dar mais velocidade ao alvo você não possa por causa do debuff. Por isso este talento é menos interessante do que a pena, embora possa ser bem útil dependendo da situação.

Masoquismo só serve como aumento de sobrevivência. Agora que Disciplina possui Prece Desesperada, ele tem menos utilidade. Pegue ele se, e somente se, você realmente precisa se curar com freqüência durante uma luta difícil onde receba muito dano (ou uma masmorra mítica+ difícil), e se puder abrir mão de aumento de velocidade. Se este for o caso, e você estiver considerando apenas usar Penitência em você mesmo se precisar (principalmente combinado com Contrição), note que Masoquismo também te dá 10% de redução de dano por 10s, e isso não é de se jogar fora em uma masmorra mítica+ com muito dano em área.

Por fim, Pena Angelical é o padrão nesta linha. Aumento de velocidade consistente e sob demanda, coisa que você precisa em diversas situações. Além disso você pode usar a pena tanto para você mesmo, como colocá-la no chão para ajudar outra pessoa. Pra facilitar, se quiser uma macro que usa a pena diretamente onde você está, sem precisar clicar no chão, use esta:

/cast [@player] Pena Angelical
/stopspelltarget

Disciplina do Escudo é uma opção razoável para raids devido ao alto retorno potencial de mana, mas não é a melhor opção aqui.

Dobramentes serve como um mini-cooldown de dano, com apenas um minuto, e também regenera mana. É a melhor opção para masmorras, e também para raids se mana não for problema.

Palavra de Poder: Consolo é a melhor opção nesta linha para retorno de mana, se conseguir usá-lo sempre que sair da recarga. Ele adiciona mais um feitiço à sua rotação e isso pode atrapalhar, mas vale a pena aprender a usá-lo; não só pelo retorno de mana mas também por mais uma opção de ataque, sendo ele instantâneo. Tem uma boa sinergia com Cisma, usando um estilo de jogo mais focado em dano e burst heal.

Voz Psíquica diminui pela metade a recarga do seu “medo em área”, Grito Psíquico. Boa opção para jogar sozinho fazendo missões, mas seu uso em PvE (JxA) é mais limitado. Isso porque inimigos com efeito de medo saem correndo, e potencialmente podem “aggrar” outros inimigos mais distantes que não estavam em combate. Ainda assim pode ter uso em masmorras míticas+, se seu uso for bem combinado com as outras pessoas do grupo.

Mente Dominante te permite usar seu feitiço Controle Mental e ainda continuar controlando seu personagem, essencialmente transformando o inimigo em um pet temporário (embora não funcione em outros jogadores). Pode ter bons usos em masmorras míticas+, onde por exemplo você tenha um grupo de inimigos onde um deles é um healer ou causa um dano mais forte que os outros; usando Controle Mental nesse inimigo com este talento vai anular o risco de enfrentá-lo junto com o resto do grupo e de quebra o próprio inimigo vai ajudar atacando os outros. Note que, quando o efeito acabar, o inimigo controlado vai imediatamente atacar você, então esteja preparado para usar Desvanecer e/ou esteja perto do tank.

Força Rutilante é outra boa opção de controle, mas em PvE (JxA) seja cuidadoso ao usá-lo já que ele muda os inimigos de lugar e isto pode atrapalhar o(s) tank(s) e aliados de ataque corpo-a-corpo. Se houver necessidade de “empurrar” os inimigos – por exemplo, ajudar o tank a mover um grupo de inimigos de cima de poças de sangue durante o afixo Sanguínea em masmorras míticas+ – ele é uma boa alternativa. Claro que isso vai depender de combinação com o resto do grupo.

Pecado de Muitos tem um efeito interessante; aumenta seu dano porém esse aumento é diminuído conforme mais pessoas tiverem o efeito de Expiação. Por causa disso, ele tem um efeito maior em masmorras do que em raids; mas em raids ele também é uma boa opção. O aumento no seu dano é de 12% sem nenhuma ou com só uma Expiação; acima disso o bônus é diminuído em cerca de 1% para cada Expiação ativa, chegando a um mínimo de 3%. Ou seja, mesmo em raids, com muitas Expiações espalhadas, este talento te dá um mínimo de 3% de aumento de dano; mais até já que você deve passar uma parte do tempo com menos Expiações do que isso.

Contrição dá um bônus ao se usar Penitência de forma defensiva (ou seja, como cura direta), aplicando uma pequena cura nos demais aliados com Expiação. Obviamente só vale a pena se você usar Penitência de forma defensiva com frequência, o que não deve acontecer na maioria das vezes.

Sabá das Sombras é um talento que depende totalmente da situação. Por exemplo, ele será muito útil em masmorras míticas+ com afixos Atrocidade ou Explosivo, onde você precise encher a vida (“topar”) o grupo inteiro rapidamente, mesmo com a penalidade da absorção de cura. Procure escolher bem o momento de usar este talento; por exemplo em uma masmorra quando você sabe que o grupo não vai mais receber dano em área nos próximos segundos. Útil também para raids como cura em área rápida e com custo de mana não tão alto. Note que sua maior utilidade é prover uma cura em área forte sem a necessidade de um alvo para atacar.

Expurgar o Mal é simples de usar e não muda sua rotação. É mais útil em masmorras míticas+ do que em raids onde geralmente há mais alvos para tirar proveito do “espalhamento” passivo ao usar Penitência. Além disso ele causa mais dano (embora não seja muito) do que Palavra Sombria: Dor. Use em situações onde haja vários alvos, e/ou você não prefira usar as outras duas opções, e tire proveito do fato de não ter que gastar tempo reaplicando ele em outro alvo quando o alvo atual já morreu (se ele foi espalhado com Penitência).

Estrela Divina é melhor em situações onde o grupo vá ficar constantemente agrupado no mesmo lugar (“stackado”). Geralmente isso ocorre mais em masmorras mas pode haver algumas lutas de raid. Uma vantagem dele em relação a Halo é a recarga menor e o fato de ser instantâneo, pode ser usado em movimento.

Halo cura mais do que Estrela Divina e atinge uma área maior, sendo portanto mais útil em raids. Mas também serve como uma boa em cura em área mesmo para masmorras, só tome cuidado com o alcance dele; se atingir um inimigo distante que estava fora de combate irá “aggrá-lo”.

Um detalhe importante de Estrela Divina e Halo é o fato de que eles tanto curam os aliados atingidos, quanto causam dano aos inimigos. Porém, apenas o dano do primeiro inimigo atingido será transferido como cura como Expiação. Mesmo com este limite o dano é útil para ajudar seu grupo, principalmente em masmorras, e as curas em área também são boas.

A sugestão aqui é Halo para raids, Estrela Divina para masmorras. Se você tomar cuidado, pode usar Halo em masmorras também. Expurgar o Mal ocasionalmente e em caso de alvos múltiplos, se você não quiser parar sua rotação por causa de Estrela Divina.

Brandura é a opção mais simples nesta linha; efeito totalmente passivo, pode ser útil tanto em raids quanto em masmorras. Em lutas de raid onde haja dano constante em todos pode ser particularmente útil.

Barreira Luminosa é um talento interessante mas é difícil competir com Evangelismo em raids, principalmente pelo efeito do “combo Evangelismo”. Ademais, Barreira Luminosa não aplica Expiação. Ainda assim é útil em algumas lutas específicas, tanto em raids quanto em masmorras, em momentos quando todos vão receber dano mas estão espalhados demais para Palavra de Poder: Barreira. Ou seja: este talento é bastante dependente da situação, por isso não foi marcado como sugestão nas imagens acima.

Evangelismo continua sendo a opção “padrão” para raids, já que te permite “esticar” a duração de Expiação e tem uma recarga relativamente baixa, o que te ajuda imensamente a curar em raids executando o “combo Evangelismo”. Para masmorras míticas+ também não é um talento ruim.

Seu kit de ferramentas

55% de todo o dano que você causar será transferido como cura para as pessoas que estiverem com Expiação (esse valor será aumentado pela Maestria, que é Graça). Note que a cura não é dividida entre as pessoas com Expiação, ela é replicada. Um exemplo para ilustrar o que isso significa: suponha que você fez 1000 de dano em um ataque; isso significa que Expiação irá transformar 55% disso (desconsiderando a Maestria), ou seja 550, em cura. Se 3 pessoas estiverem com Expiação você gerou 550 x 3 = 1650 de cura com um ataque. Se fossem 10 pessoas com expiação, o mesmo ataque iria gerar um total de 5500 de cura. Essa é a potência de curar como disciplina.

Porém, manter Expiação em muitos alvos ao mesmo tempo gasta muita mana e tempo, e pode acarretar em “sobrecura” (overhealing), se os alvos com Expiação já estiverem com vida cheia. Escolher bem quem vai receber Expiação, quantos serão, e nos momentos certos, é vital. Eficiência é sua preocupação principal.

  • Sua forma principal de colocar Expiação nos aliados é com Palavra de Poder: Escudo. É instantâneo, não tem recarga, e como bônus aplica um escudo de absorção de dano.
  • Sua forma secundária de aplicar Expiação é com Recomposição Sombria. Antes do 8.1 geralmente esta cura era utilizada mais em masmorras e muito raramente em raids; agora vale a pena usá-lo em raids também, devido ao custo de mana similar ao de PP:E e ao fato de curar o alvo. Use-o no lugar de PP:E se o alvo estiver precisando de cura e não tiver urgência em aplicar muitas Expiações nem precisar se mover.
    • Nota: esta cura será ainda mais prioritária em raids se estiver usando a nova característica de azerita Profundezas das Sombras.
  • Observe sempre quem está com o buff de Expiação e quantos são. Mantenha esse buff no(s) tank(s) e nas demais pessoas precisando de cura. Se possível, tente observar o andamento da luta e coloque esse buff nas pessoas que vão precisar de cura antes que elas tomem dano. Sugestão: use o addon WeakAuras 2 e importe esta configuração, com ela você pode observar a quantidade de Expiações. Outra opção de configuração, do site FocusedWill.com
  • No restante do tempo, você vai atacar um inimigo com Penitência ou Punição. Ponha Palavra Sombria: Dor em pelo menos um inimigo.
    • Garanta que Palavra Sombria: Dor esteja em pelo menos um inimigo sempre, por causa do efeito passivo Poder do Lado Escuro. Observe este buff e tire proveito dele quando “procar”.
    • Note que Penitência pode ser usado tanto como ataque como cura direta. Use-o como cura direta caso alguém esteja precisando de cura urgente, mas dê preferência a usá-lo como ataque, pois ele é mais eficiente gerando cura através de Expiação do que usado como cura direta. Na página sobre macros tem uma que pode te ajudar a usar Penitência como cura sem mudar de alvo.
    • Não adianta você descarregar um monte de dano nos seus inimigos com Penitência e Punição se Expiação expirou e ninguém no grupo/raid está com ele. Portanto, procure dividir seu tempo entre espalhar Expiação e causar dano.
    • Se pegou os talentos Cisma e/ou Palavra de Poder: Consolo, não esqueça de usá-los sempre que saírem da recarga.
  • Caso o tank, ou uma outra pessoa, comece a receber dano mais rápido do que você consegue curar com seus ataques, use Recomposição Sombria nessa pessoa até repor vida suficiente, ou use um Penitência direto nela.
  • Para aplicar Expiação em 5 pessoas (seu alvo e mais 4), use Palavra de Poder: Resplendor (PP:R). Use isso antes de algum momento da luta onde muita gente vá receber dano, para que quando o dano aconteça, você possa gerar cura em várias pessoas com seus ataques. Este é um dos momentos que marca Disciplina como uma especialização que requer proatividade.
  • Use Halo ou Estrela Divina para curas em área, se pegou um desses talentos.
  • Nos momentos em que a coisa ficar apertada, lembre dos seus cooldowns:
    • Para evitar que o tank morra, use Supressão de Dor. Ou alguém que esteja recebendo dano extra devido a algum detalhe da luta.
    • Em momentos onde todo mundo, ou várias pessoas, forem receber muito dano e estiverem juntas no mesmo lugar, use Palavra de Poder: Barreira. Também vale usar ela em cima do tank, se ele estiver quase morrendo e Supressão de Dor estiver na recarga.
    • Demônio das Sombras pode ser usado a cada 3 minutos e os ataques dele contribuem para cura através de Expiação. Ou sua alternativa do talento Dobramentes, com apenas 1 minuto de recarga, e que como bônus também restaura mana.
    • Rapture tem 1 minuto e meio de recarga e triplica (aumenta em 200%) a absorção de Palavra de Poder: Escudo. Além disso ele ignora o debuff de Alma Enfraquecida. Este cooldown é fantástico, faça bom uso dele.
    • O talento nível 100 Evangelismo.
  • O ideal é você planejar o uso dos cooldowns acima previamente, em momentos certos da luta.
  • Não esqueça de usar Purificar para tirar debuffs mágicos e de doença de seus companheiros. Dissipação em Massa também é muito útil, mas note que o custo de mana dele é bem alto.
  • Se você “aggrar” um inimigo (ele vier te atacar ao invés de ir para o tank), use Desvanecer. Se não for suficiente, corra para perto do tank, para que ele “pegue o aggro” do inimigo (essa tática geralmente é usada em masmorras).
  • Se precisar se curar com urgência, use Prece Desesperada.

Quanto mais você conhecer a luta, mais fácil será para você “prever” quem vai precisar de Expiação antes do dano ser recebido. Leia o Almanaque de Masmorras e guias para a raid ou masmorra específica. Conheça os ataques dos chefes.

Lembre que seu DPS é um bônus, não sua função principal. Sua função continua sendo curar.

Alguns detalhes sobre suas “ferramentas”

  • Expiação dura 15s quando aplicado com Palavra de Poder: Escudo e Recomposição Sombria. Mas dura apenas 9s quando aplicado com Palavra de Poder: Resplendor (PP:R). 10.5s se tiver a característica de azerita Luminescência Persistente. Ou seja, PP:R te dá a flexibilidade de aplicar mais Expiações mais rapidamente, mas em compensação você tem menos tempo de aproveitamento. Esse é um dos motivos de Evangelismo ser um talento preferencial para raids. PP:R sempre dá preferência a alvos que ainda não tenham Expiação.
  • Como já comentado, Penitência pode ser usado tanto para atacar um inimigo, como uma cura direta em um aliado. No geral, dê preferência a usá-lo como ataque, pois é o seu ataque mais forte e vai curar todos os aliados com Expiação. Mas não hesite em usá-lo como cura direta caso surja a necessidade.
  • Punição é seu filler, é o ataque que você usa enquanto Penitência está em recarga. Mas ele tem outro aspecto: Punição aplica um debuff no inimigo que absorve parte do próximo dano que ele causar.
  • Recomposição Sombria é uma ótima cura direta, mas tem uma “pegadinha”: metade do valor curado é retirado da vida do alvo durante os próximos 10s. A menos que o alvo continue recebendo dano; a cada segundo, se o alvo receber mais um dano, a “retirada” de vida é cancelada. Portanto se puder usar essa cura em um alvo que está recebendo dano e vai continuar recebendo, você estará fazendo o uso mais eficaz possível dessa cura.
  • Em masmorras você vai usar Recomposição Sombria com muito mais frequência, em raids ela será menos usada. Em masmorras, em momentos de alto dano no grupo onde a cura derivada de Expiação não estiver dando conta de curar o grupo, use Recomposição Sombria à vontade. Você também usará Penitência como cura direta com mais frequência em masmorras.
  • Nova Sagrada, apesar de causar dano nos inimigos próximos ao mesmo tempo em que cura os aliados, causa muito pouco dano e muita pouca cura para ser usado para curar (seja na cura direta seja via Expiação). No geral você vai usá-lo quando estiver sozinho fazendo missões. Ou se você estiver em uma masmorra, o tank estiver cercado de inimigos que já estão com pouca vida, e você quiser ajudar a terminar de matá-los logo.
  • Outro detalhe sobre Nova Sagrada, Halo e Estrela Divina: apesar deles causarem tanto cura em aliados quanto dano em inimigos, a cura via Expiação é limitada apenas ao primeiro inimigo atingido. Portanto não faz diferença se você acertou 50 inimigos com um deles, sua cura via Expiação não será monstruosa por causa disso. Apesar desse detalhe, Halo ainda é muito útil pelo efeito de cura em área.
  • Note que colocar Palavra Sombria: Dor ou Expurgar o Mal em mais de um inimigo não aumenta a chance do proc Poder do Lado Escuro; por isso basta garantir que ele esteja em um alvo apenas. Se estiver usando Expurgar o Mal, provavelmente quando você terminar de matar o primeiro alvo, um dos demais já deverá ter recebido este dot devido ao espalhamento automático dele; então será uma coisa a menos para fazer.

Curando em masmorras: mais dicas

Sobre o uso de Disciplina em masmorras, algumas dicas mais específicas.

Conforme dito na seção sobre talentos, você pode optar por curar de forma mais defensiva ou ofensiva. Isso vai depender da masmorra, das lutas, do seu grupo, mas também de sua preferência e/ou costume de jogar com esta spec. Mesmo se você optar por curar mais defensivamente não subestime suas curas através de dano; esta é a mecânica básica desta spec, tire bom proveito disto.

Disciplina é fraco para curas em áreas fortes em masmorras, principalmente se você tiver que reagir a dano que já aconteceu. A ideia de curar em área como disciplina é ter Expiações no grupo antes do dano, para que seus ataques curem o grupo inteiro.

Porém em masmorras haverá momentos em que o grupo vai receber um dano imprevisto; de repente você percebe que as cinco pessoas do grupo estão com apenas 20% de vida, como reagir rapidamente? Há opções para lidar com isso tanto ofensivamente (pré-aplicando expiação + Cisma + ataques) como defensivamente (Contrição, Halo, Estrela Divina), além do infame Sabá das Sombras. Mas numa hora de aperto não subestime Palavra de Poder: Resplendor; é verdade que a cura em área dele não é muito alta, mas mesmo assim ele continua sendo uma cura em área. Se as outras opções falharem você pode tentar usar as duas cargas de PP:R em sequência e depois seguir atacando para terminar a cura.

No final, haverá momentos em que você vai precisar recorrer a usar Recomposição Sombria pessoa por pessoa. Isto faz parte das limitações de Disciplina em um grupo de masmorra. Mas se esta situação acontecer com muita frequência, uma destas três coisas está acontecendo: ou a luta está difícil demais, ou seu grupo está recebendo dano demais que poderia ser evitado, ou você está fazendo algo errado. Usar Recomposição Sombria, mesmo que em várias pessoas, faz parte do gameplay de Disciplina em masmorras; mas se isto acontecer com muita frequência reavalie o que pode ser melhorado. Lembre de como esta spec funciona: quanto melhor você puder “prever” o dano dos inimigos antes que aconteça, melhor será o desempenho.

Utilidades

Sobre suas magias “utilitárias” e de controle:

  • Palavra de Poder: Fortitude é seu buff de raid/grupo. Use sempre quando o grupo for formado, renove quando preciso.
  • Purificar é o seu “dispel”, usado para retirar efeitos de magia ou doença de seus aliados. É dever de todo healer observar se tem um efeito desses em algum aliado e remover (para mais detalhes consulte orientações básicas).
  • Dissipar Magia remove um efeito mágico do inimigo. Em algumas lutas é preciso dar “dispel” em algum buff de um inimigo; o Almanaque de Masmorras e guias de masmorras/raids geralmente indicam isso.
  • Dissipação em Massa é basicamente o Purificar e Dissipar Magia misturados, e com efeito em área, afetando vários aliados e inimigos ao mesmo tempo. Muito útil em certas situações, mas note que ele custa muita mana.
  • Salto de Fé, se bem usado, pode salvar alguém de morte iminente. Também pode servir para ajudar o tank a “kitar” um inimigo.
  • Desvanecer anula sua ameaça (“aggro”) durante 10s.
  • Use Controle Mental para controlar um inimigo, porém enquanto durar você perde o controle de seu sacerdote. Com o talento Mente Dominante você pode continuar controlando seu personagem, basicamente transformando o inimigo em um pet.
  • Grito Psíquico causa efeito de medo nos inimigos próximos, fazendo eles correrem por 8s. Útil pra você “ganhar tempo” se estiver cercado de inimigos, e em grupo pode até servir para dar um alívio ao tank. Porém, note que em masmorras ou raids, colocar inimigos para correr pode ser uma péssima ideia – eles podem correr na direção de outros inimigos e atraí-los, piorando sua situação. Portanto use com cuidado e com acerto prévio com o líder do grupo/raid.
  • Agrilhoar Morto-vivo prende um inimigo morto-vivo por quase um minuto (não funciona em jogadores Renegados, pois para efeito de jogo eles são considerados humanóides e não mortos-vivos). Raramente você vai usar esta magia de controle, mas lembre que ela existe caso haja uma oportunidade.
  • Como todo healer, você tem uma habilidade para ressuscitar uma pessoa por vez (Ressurreição) ou a raid/grupo inteiro de uma vez (Ressurreição em Massa).

Espalhando Expiação de forma eficiente

Em raids há momentos onde você quer aplicar Expiação rapidamente em vários alvos, em antecipação a algum dano em área, portanto Palavra de Poder: Resplendor será a melhor “ferramenta”, mas vejamos os detalhes de como ela funciona.

Primeiro: ela tem 2 cargas e 20s de recarga, levando 40s para recuperar as 2 cargas se você usar as 2 em seqüência. Segundo: a duração do buff de Expiação é mais curto, durando apenas 9s contra os 15s de duração quando aplicado por outra cura (10.5s com Luminescência Persistente). Terceiro: ela afeta seu alvo e mais 4 alvos que estejam a até 40 metros do alvo principal, dando preferência para aliados que estejam com vida baixa e não tenham Expiação ainda.

Você pode usar Palavra de Poder: Resplendor de duas formas: de forma mais espaçada, usando apenas uma carga de cada vez e deixando a segunda para outro momento; ou usando as duas cargas de uma vez, mas ficando 40s sem poder repetir isso. A vantagem do segundo uso é colocar Expiação em 10 pessoas de uma tacada só, ainda que essa Expiação dure menos tempo. Com bastante Aceleração, você deve conseguir usar as duas cargas de PP:R em seqüência em cerca de 3s.

Depois de você usar PP:R, independente de ser uma ou duas vezes, o ideal é aproveitar as Expiações espalhadas por ela com dano. Ou seja, usar PP:R e em seguida usar uma seqüência de Penitências e Punições, ou se necessário um cooldown de dano (Demônio das Sombras/Dobramentes, Cisma). O mais eficiente é espalhar várias Expiações em antecipação a uma mecânica forte do chefe de raid, e em seguida gerar bastante dano.

Outra forma de espalhar Expiações, e esta é ainda melhor se seu grupo vai receber bastante dano logo a seguir, é usar Enlevo e espalhar PP:E como se não houvesse amanhã. Além de distribuir Expiações você estará colocando um forte escudo de absorção de dano. Enlevo é um cooldown útil tanto em raids quanto em masmorras, mas deve ser usado em momentos certos; antes do grupo/raid receber um dano alto.

Se você usar o talento Evangelismo (que é o recomendado para raids), você pode estender a duração de todas as Expiações em 6s, com recarga de 75 segundos. Usando alguns PP:E, depois PP:Rx2 e Evangelismo, você pode chegar a uma situação onde até 15 pessoas estarão com Expiação e passar os segundos seguintes usando Penitência e Punição, causando uma boa quantidade de cura. Note o uso de Evangelismo para aumentar em mais 6s o tempo dos 2 PP:R (e das Expiações prévias também). Isso é apelidado de “Combo Evangelismo”: 2xPP:R seguido de Evangelismo. Isso tem uma sinergia muito forte com Cisma, se você quiser focar em burst heal com o Combo Evangelismo.

Fora os momentos em que você vai espalhar muitas Expiações com PP:R, tente focar em manter um número mínimo de Expiações ativas; algo entre 2-4 em raids. Claro que o número “ideal” vai variar conforme a luta, quem está recebendo dano, etc. A ideia é você manter Expiação na menor quantidade de pessoas necessário, já que Palavra de Poder: Escudo (PP:E) gasta bastante mana, e o escudo de absorção não é tão forte. A princípio você deve usar PP:E para aplicar Expiações nesses momentos, mas se o alvo estiver também precisando de cura e a situação estiver “calma” (sem urgências de cura nos outros), aproveite Recomposição Sombria para curar o alvo além de aplicar Expiação.

Para ter uma forma prática de saber quantas Expiações estão ativas, instale o addon WeakAuras 2 e importe esta de configuração, do site FocusedWill.com.

Resumindo: há dois momentos diferentes de cura em raids, com relação à quantidade de Expiações:

  • Momentos com pouca gente recebendo dano (tanks e uma ou outra pessoa que esteja fazendo alguma mecânica). Nestes momentos use PP:E só em quem for preciso, procurando manter uma quantidade baixa de Expiações, e guardando PP:R para o segundo momento. Geralmente isso significa manter de 2 a 4 Expiações na média. Isso contribui para poupar sua mana e curar de forma mais eficiente.
  • Momentos em que muita gente vai precisar de cura, por exemplo quando o chefe da raid dá um ataque que causa dano em todo mundo: alguns segundos antes disso espalhe algumas Expiações com PP:E, depois use as duas cargas de PP:R e aproveite.

Há a possibilidade de um terceiro momento em algumas lutas; usar só uma carga de PP:R de vez em quando ao invés de concentrar as duas cargas num momento só. Isso depende do tipo de luta.

Aproveitando as Expiações

Planeje os momentos da luta em que você vai espalhar Expiações, e também planeje o uso dos seus ataques mais fortes. As sinergias mais óbvias para isso são os talentos Evangelismo e Dobramentes, ou EnlevoDobramentes; eles têm tempo de recarga próximos (1 minuto e meio para Evangelismo e Enlevo, 1 minuto para Dobramentes), portanto você pode usar os dois juntos. Dobramentes serve como um “mini-cooldown” de dano e ainda restaura mana. Por outro lado, o retorno de mana dele em raids é menor do que Palavra de Poder: Consolo, e economizar mana em raids é meio problemático.

Se você optar por não usar Dobramentes, você ainda vai poder usar Demônio das Sombras a cada 3 minutos (apesar da recarga mais alta, ele gera mais dano que o Dobramentes).

Resumo

Estude a luta do chefe de raid e identifique os momentos em que a raid irá tomar mais dano, com diferenças de 60 a 90 segundos, e planeje o “Combo Evangelismo” nesses momentos. Evangelismo é importante para que as Expiações aplicadas por PP:R durem tempo suficiente para curar a raid de forma adequada.

O “Combo Evangelismo” básico é:

Para um “Combo Evangelismo” mais potente, pode tentar isto também:

Nos períodos entre um Combo e outro, use seus outros cooldowns e habilidades. Sugestões:

Sua rotação de dano portanto segue esta prioridade:

  1. Manter Palavra Sombria: Dor ou Expurgar o Mal em um alvo
  2. Usar Cisma quando sair da recarga (se pegou este talento)
  3. Usar Penitência quando sair da recarga
  4. Usar Palavra de Poder: Consolo quando sair da recarga (se pegou este talento)
  5. No resto do tempo, Punição (filler).

Atributos

Estas são suas prioridades de atributos.

Raids: Intelecto > Aceleração > Acerto Crítico > Maestria = Versatilidade
Masmorras míticas+: Intelecto > Aceleração > Acerto Crítico = Versatilidade > Maestria

Encantamentos, gemas, frascos e comidas

Em raids ou masmorras míticas+, use sempre:

Azerita, Berloques e itens

Consulte a página sobre Azerita e sobre Berloques e itens BiS.

Berloques de DPS não ajudam mais na sua cura via Expiação, diferente de como foi no Legion. Você pode usá-los se quiser para causar dano apenas, mas eles não vão te ajudar a curar. Portanto, como qualquer outro healer, prefira berloques que melhorem ou causem efeitos de cura, ou que ajudem a regenerar mana, ou que deem aumento de atributos.

Por falar em berloques que regeneram mana, como alternativa, você pode negociar com os outros membros de sua raid para que um paladino retribuição use Bênção Maior de Sabedoria em você, ou um druida equilíbrio use Avivar em certos momentos da luta (como durante Enlevo).

Talentos JxJ (PvP)

Na tela de talentos há um painel à esquerda onde você pode selecionar 4 talentos e apertar um botão para habilitar o “Modo de Guerra”. Com esse modo habilitado, você fica marcado para JxJ enquanto andar pelo mundo; isso significa que qualquer jogador da outra facção com o mesmo modo habilitado pode atacar você, e você pode atacar eles. Em compensação você ganha 10% a mais de experiência e reputação com este modo ligado e pode usar os talentos JxJ fazendo missões, mesmo que não esteja combatendo outro jogador.

Por isso, estas sugestões de talentos JxJ são para facilitar sua vida fazendo missões com o Modo de Guerra habilitado (não necessariamente os melhores talentos para combate com outros jogadores).

O primeiro talento JxJ sempre é uma escolha entre estes três: Adaptação, Incansável, e Medalhão do Gladiador.

Os demais três talentos são escolhidos de uma mesma lista. Os sugeridos para você fazer missões são: Trindade, Luz Calcinante e Arcanjo Negro. Eles vão aumentar seu dano e melhorar sua sobrevivência.

Se sua intenção for “upar” em grupo, fazendo JxJ ativamente e com outros jogadores para você curar, sugiro Resplendor Definitivo no lugar de Trindade e Arcanjo no lugar de Arcanjo Negro.

Dicas finais

  • Evite sair colocando Expiação em todo mundo o tempo todo. Isso vai acabar fazendo você ficar sem mana antes do fim da luta. Ao invés disso, tente ser mais seletivo e colocar Expiação apenas em quem vai precisar de cura. Com a prática você vai descobrindo isso. Esse é um dos pontos chave de se jogar como Disciplina.
  • Como sugestão, será mais fácil para você jogar ora curando diretamente ora atacando se você usar macros mouseover ou addons para facilitar sua cura, de forma que você possa curar passando o mouse por cima dos quadros de raid/grupo, sem precisar mudar seu alvo do inimigo. Eu sugiro o uso de macros mouseover.
  • O bônus de dano de Pecado de Muitos, conforme a quantidade de Expiações, é este abaixo (informação retirada do Discord do FocusedWill):
    • 0 ou 1 Expiações: 12%
    • 2: 10%
    • 3: 8%
    • 4: 7%
    • 5: 6%
    • 6: 5%
    • 7: 5%
    • 8: 4%
    • 9: 4%
    • 10 ou mais: 3%
  • Este guia foi feito para ser rápido e direto ao assunto. Se quiser guias mais completos, sugiro estes: Discipline guide do Wowhead, guia do Icy Veins, guia do AutomaticJak.

Atualizações

  • 17/07: primeira versão para o guia Disciplina após o pré-patch 8.0.1. Este guia foi baseado no guia do site Icy Veins.
  • 18/07: acrescentado link para o WeakAuras que rastreia a quantidade de Expiações.
  • 20/07: imagens de talentos atualizadas, com explicações mais detalhadas. Link para outra WeakAura para contagem de Expiações.
  • 25/07: comentário sobre a diminuição do bônus de dano de Pecado de Muitos, baseado neste vídeo do Automatic Jak. Sugestão de talentos JxJ para Modo de Guerra.
  • 31/07: informação sobre o efeito mínimo de Pecado de Muitos (3%).
  • 05/08: informação sobre berloques.
  • 13/08: link para a página sobre Azerita.
  • 17/08: Prioridades de atributos; lista de encantamentos, gemas, frascos, comidas.
  • 23/08: Duas sugestões diferentes de talentos para masmorras. Explicações mais detalhadas sobre curas em masmorras.
  • 29/08: Detalhando um pouco mais o uso de Expurgar o Mal, Estrela Divina e Halo.
  • 07/09: Talentos para raids.
  • 21/10: Reescrevi algumas sugestões de talentos que ainda estavam com sugestões “padrão” de quando BfA ainda estava em beta. Também revisei o texto explicando como usar bem Expiações.
  • 11/12: Atualização para o patch 8.1.
  • 29/01: Atualização do texto sobre “Combo Evangelismo”, mais detalhes sobre variações.

 

Imagem do cabeçalho retirada daqui.