BfA: o que muda em Disciplina

Veja o que muda na spec Disciplina ao mudar do Legion para Battle for Azeroth.


Com a chegada do pré-patch de BfA já acontecem diversas mudanças nos níveis de itens e nos atributos, sendo eles bem menores do que estavam. Mas como as mudanças acontecem tanto nos jogadores quando nos inimigos, no fim o efeito final fica balanceado. Mas tenha isso em mente ao olhar detalhes de alguma magia específica. Por exemplo, se notar que a versão de uma magia no Legion causava 200% do poder mágico de dano e em BfA agora causa 15% (números apenas para exemplo), não significa necessariamente que foi um nerf – pode ser apenas um ajuste às novas “quantidades” de atributos que temos.

Diversas habilidades e talentos tiveram seus coeficientes e custos de mana alterados. Para manter esta lista simples e concisa estou omitindo detalhes como por exemplo “a habilidade X agora dá 5% a mais de dano” ou “a habilidade Y agora custa 2% a menos de mana” (a menos que uma mudança dessas altere de forma significativa o “jeito” de jogar). Para ver todos os detalhes, confira as notas oficiais do pré-patch aqui (em português) e todos os detalhes das mudanças aqui (em inglês).

Mudanças na classe

Estas mudanças afetam a classe como um todo, não só Disciplina.

“Priest discipline by Gimaldinov on deviantART” – http://gimaldinov.deviantart.com/art/Priest-discipline-336192985

Mudanças na spec

Mudanças nos talentos

A imagem abaixo mostra os talentos do Legion à esquerda e os talentos de BfA à direita. Os talentos marcados em vermelho foram excluídos, em verde os novos. Note que há talentos que continuam existindo mas mudaram de lugar.

  • Santuário (Santuário) removido. Em seu lugar o novo talento Pecado de Muitos. Era uma das características de artefato (Pecado de Muitos), mas o efeito mudou: este talento aumenta seu dano em até 12%, diminuindo para cada Expiação existente. De acordo com o pessoal no Discord do HowToPriest.com que estava testando o beta, a diminuição do bônus de dano conforme a quantidade de Expiações é a seguinte: com 0 ou 1 Expiações, o talento dá 12% a mais de dano. Com 2 Expiações, 10%. 3: 9%, 4: 8%, 5: 7%, 6: 6%, 7: 5%, 8: 4%, 9: 3%.
  • Talento Clareza de Vontade removido. Novo talento Contrição: quando você cura com Penitência, cada pessoa com Expiação é curada em 20% do poder mágico.
  • Talento Sabá das Sombras agora tem recarga de 12s, custo de mana diminuído quase à metade.
  • Talento Infusão de Poder removido. Em seu lugar, o novo talento Lenience: Expiação reduz o dano recebido em 3% (era uma característica do artefato).
  • Talento Graça (Graça) removido. Em seu lugar, Luminous Barrier (“Barreira Luminosa”): aplica um escudo em todos os aliados em um raio de 40 metros, absorvendo dano por 10s. Substitui Palavra de Poder: Barreira.
  • O efeito do talento Corpo e Alma só pode ser ativado a cada 6s.
  • Dano aumentado nos talentos  Palavra de Poder: Consolo e Cisma. Nota-se que querem que estes talentos sejam viáveis. No caso de Cisma, também aumentou o tempo de duração do efeito e o bônus de dano (era 30% a mais de dano por 6s, agora é 40% por 9s). Mas agora tem 24s de recarga.
  • Disciplina do Escudo: retorno de mana diminuído para 0.5% (era 1%).

O que estas mudanças significam?

Fica óbvio que a nova forma de espalhar Expiação será usando Palavra de Poder: Escudo (PP:E), com a remoção de Súplica e da recarga de PP:E. A quantidade de dano absorvida por PP:E foi reduzida, aparentemente num esforço para não voltarmos à situação da época de Mists of Pandaria (e um pouco em Warlords of Draenor). Aliás, absorções de dano voltam a ser um tema importante de disciplina, ainda que não volte a ser a “mecânica” básica da spec, a julgar pelos novos talentos nível 100.

Ou seja, com relação à espalhar Expiação nós vamos continuar fazendo mais ou menos a mesma coisa, só usando PP:E no lugar de Súplica. O aumento da recarga de Palavra de Poder: Resplendor (ainda que apenas 2s a mais) significa que devemos usar essa cura de forma um pouco mais planejada.

A nova maestria é interessante; ela basicamente é igual ao antigo talento nível 100 Graça, só que com efeito um pouco menor e aplicável também às curas através de ataque. Isso nos dá mais liberdade na escolha de talentos para masmorras míticas+ (onde Graça era obrigatório), e em ambiente de raid, caso você precise usar uma cura direta (seja Recomposição Sombria ou Penitência) você pode se sentir menos “culpado” em estar fazendo a “coisa errada”. Na verdade deve contribuir mais para Disciplina conseguir manter um estilo de cura “misto”, ora curando através de ataques (que é o foco desta spec), ora curando diretamente, tanto em raids quanto em masmorras. A nova maestria favorece ambos.

Observe o novo talento Contrição: quando você cura com Penitência (ou seja, usa ele diretamente em um jogador), todos os que estiverem com o efeito de Expiação recebem uma pequena cura. Daí você pode pensar: “oras, não é melhor continuar usando Penitência como ataque? Assim todo mundo com Expiação recebe cura, e uma cura maior ainda que a desse talento”. Fato, mas me parece que o objetivo desse talento é dar ao sacerdote disciplina uma opção que hoje ele não tem (exceto usando Sabá das Sombras): uma cura em área sem necessidade de ter um inimigo por perto que possa ser atacado. Se bem que no caso do Sabá ele ainda deve ter uso em certos afixos de masmorras míticas+.

Nós somos a única spec agora com o talento Mente Dominante, já que sombra o perdeu. Se ele for mais útil em Battle for Azeroth do que foi em Legion isso poderia ser uma utilidade a mais para esta spec.

Nossa habilidade do artefato – o ataque Ira da Luz – não foi incorporado como habilidade da especialização nem virou talento. Isso faz alguma falta – um dos destaques de Disciplina em raids era “preparar” uma cura grande em raid, espalhando bastante Expiações na raid inteira, e culminando com um Ira da Luz fortalecido ainda mais pela quantidade de Expiações, dando um burst heal forte. Me parece que a nova versão de Cisma foi feito para preencher esta falta.

Seus itens lendários continuam funcionando, e só vão parar de funcionar depois que Battle for Azeroth for lançado em 14 de agosto e seu personagem chegar no nível 116; até o nível 115 seus lendários continuarão funcionando.

Talentos JxJ

O sistema de talentos JxJ (PvP) mudou também. Agora você tem quatro opções para escolher dentre uma lista de talentos; sendo que a primeira escolha é igual à antiga primeira linha de talentos JxJ (opções para escapar de controle). As outras três opções serão escolhidas da lista abaixo.

Note que agora você também tem a opção de Modo de Guerra, onde se ativada permitirá a você usar essas habilidades JxJ enquanto estiver andando pelo mundo fazendo missões (mas também te deixa aberto a ser atacado ou atacar jogadores da outra facção). Se desligado, você não será atacado mas não poderá usar os talentos extras de JxJ, e não ganha o bônus de experiência do Modo de Guerra.

Tchau, Ira da Luz

Com o pré-patch, além dos novos talentos e habilidades, você perde todas as características de artefato. Ele continua funcionando como um item normal, e inclusive você ainda pode aumentar o nível dele colocando relíquias, mas todas as características de artefato deixam de funcionar.

Porém algumas das características foram incorporadas como efeitos passivos, talentos, ou aplicadas nas habilidades. Confira:

Estas outras características de artefato abaixo foram removidas com o pré-patch de BfA, e na minha opinião vão fazer falta:

  • Luz Compartilhada. Um pequeno escudo em você mesmo ao usar Palavra de Poder: Escudo nos outros sempre ajudava na sobrevivência.
  • Vestimenta da Disciplina. Poder usar Desvanecer como um pequeno cooldown de sobrevivência também faz falta.
  • Barreira para o Devoto. A perda aqui é pequena, já que até o uso de Palavra de Poder: Barreira é meio limitado devido à necessidade de muitos na raid estarem juntos (“stackados”) para ela ser mais efetiva; mas um acréscimo de cura nessa situação, e mais importante, a existência de mais efeitos “interdependentes” entre nossas habilidades sempre torna o jogo mais interessante.

 

2 comments

  1. Seu trabalho é sensacional, que bom que está aqui conosco em mais um expansão. Tem canal no YouTube? Se não tem, deveria ter, com guias, gameplays e etc.
    Forte abraço e continue!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *