Diário: Palácio Eterno, Essências, Azerita

Alguns pensamentos sobre as Essências, as características de Azerita, e a raid nova.

Raid nova sempre é aquela época de (re)fazer as listas de itens BiS, estudar lutas, aprender novas mecânicas.

Em O Palácio Eterno tenho jogado principalmente como disciplina e estou bastante satisfeito com o desempenho. A essência A Maré Ascendente (Tabuletas das Marés Equilibrantes) é excelente, serve como um mini burst de cura a cada 30s, o que se alinha muito bem como disciplina está sendo jogado nesta raid; como na maioria das lutas há dano constante em todos, você basicamente está sempre usando uma carga de Palavra de Poder: Resplendor, mantendo Expiação em várias pessoas. Tá muito bom de se jogar. Só tem um problema: essa essência “pesa” bastante no uso de mana, que disciplina já gasta bem fácil. Então você precisa redobrar seu cuidado no uso de mana, e se possível subornar pedir ajuda a um paladino (Bênção Maior de Sabedoria) ou um druida (Avivar, de preferência ao usar Enlevo).

Como alternativa tentei usar Memória de Sonhos Lúcidos (Pérola dos Sonhos Lúcidos) em algumas lutas. O uso de mana deixa de ser uma preocupação e graças a isso dá pra ser bem mais liberal ao usar Palavra de Poder: Escudo.

O que me leva a outro ponto: as características de Azerita. Não que tenha nada novo nessa área; são as mesmas que estamos usando desde o começo da expansão, tirando algumas que mudaram no patch 8.1. Só que o trabalho de mudar os itens em cada nova raid, e às vezes não conseguir itens com as melhores características de azerita e ter que “se virar” com as existentes, já irritou um pouco.

Eu sei que tô dando uma de Barrichello ao reclamar de azerita… mas até então eu meio que tava no modo “que se dane, vou me virar pra jogar bem com o que eu tiver à mão”. Todo o resto dos jogadores já se irritou e reclamou desse sistema um zilhão de vezes, e eu aqui só começando a reclamar um ano depois… é, eu sei. Mas vejam… uma das melhores características de azerita para disciplina é Espasmos de Morte, que na verdade é da spec Sombra. Eu já tinha me acostumado a mudar de spec só pra selecionar isso, e nem reclamava… mas a essa altura eu esperava que eles dessem mais algum tipo de balanceamento para evitar esse tipo de situação. Mas nem, estamos aqui no 8.2 e pelo visto isso vai ficar assim até o fim da expansão. Isso pra não reclamar que há bem poucas características consideradas “ótimas” para disciplina.

“Esse drop de azerita é BiS pra mim. Me dá!”
“Nem vem. Esse vai aumentar meu DPS em 10%!”

Isso pra não falar das características de Azerita para Sombra. Há um conjunto bem específico delas para você dar um bom DPS em raids; em M+ a lista de opções é um pouquinho melhor, mas ainda assim são bem poucas opções. E o funcionamento de Sombra como DPS é extremamente dependente disso; ou você tem as características corretas, ou terá um DPS baixo. O sistema de Essência meio que ameniza isso; Memória de Sonhos Lúcidos (Pérola dos Sonhos Lúcidos) é excelente para ST como Sombra já que nos possibilita aumentar o tempo de duração da Forma do Caos. Mas depois que você obtêm a essência e a utiliza algumas vezes, você se questiona se isso não é meio que um “remendo” na spec ao invés de um bônus. Quero dizer, é legal ganhar “habilidades novas” no jogo, mas enquanto isso possuímos talentos “mortos” que ninguém usa e sem promessa de serem revistos.

Enfim. Melhor focar nas coisas boas.

Como já disse, estive jogando bastante como disciplina, minha spec favorita. Arrisquei algumas tentativas como sagrado na raid, e esta spec continua sólida, mas como preciso focar em uma está sendo disc. Só gostaria que sagrado estivesse mais “interessante” para M+, daí eu podia aproveitá-la quando fizesse masmorras. Não que ela não sirva; tem gente fazendo chaves de valor alto como sagrado, mas são minoria. E jogando as duas specs em masmorras você descobre fácil o porquê: a falta de mobilidade de sagrado deixa a desejar, e é bem mais fácil curar como disc numa M+, se você já conhece bem a masmorra.

Sagrado é excelente se não precisar se mover; curas diretas, curas em área, salvar a vida do tank numa emergência, tem um kit completo. Só não consegue curar bem se você precisar ficar em movimento o tempo todo. Por exemplo, o último chefe de Descanso do Rei… eu detesto aquela luta como sagrado (há outras quase tão ruins mas essa aí me deixou traumatizado).

Já começo a pensar em trocar minha abordagem e passar a usar mais Sagrado em raids e manter Disciplina focado em M+. Disciplina em M+ está bastante divertido. Veremos, veremos…

Quanto a sombra, tenho tido mais oportunidade de jogar; nossas noites de raid têm variado mais na quantidade de pessoas – muitas vezes alguns não conseguem aparecer por compromissos pessoais –  e daí alguns healers vão de DPS, incluindo eu. Não tenho tido um desempenho muito bom… preciso de mais prática e de melhores itens de azerita (3x Coro da Insanidade é imprescindível para ST). Já em M+ tenho conseguido um desempenho melhor, pois as características de azerita necessárias são mais fáceis de obter (têm mais combinações possíveis que são viáveis). Em semanas com Fortificado é divertido jogar de sombra em M+.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *