Dicas específicas para sacerdotes para a raid Uldir. Atualizado em 03/11.
Isto não é um guia da raid Uldir; é só um complemento específico para quem joga de sacerdote. Dicas retiradas do guia do Icy Veins.
Talentos padrão sugeridos
Para a raid inteira, exceto indicado nas dicas para cada chefe abaixo:
- Disciplina: Cisma, Pena Angelical, Palavra de Poder: Consolo, Força Rutilante, Pecado de Muitos, Halo, Evangelismo.
- Se for uma luta de progressão, onde seu time ainda está tendo dificuldade em matar o chefe, troque Cisma por Virada do Destino.
- Sagrado: Esclarecimento, Pena Angelical, Ondulação Cósmica, Força Rutilante, Cura Vinculada, Halo, Palavra Sagrada: Salvação.
- Sombra: Palavra Sombria: Caos, Corpo e Alma, Virada do Destino, Terror Psíquico, Espíritos Auspiciosos, Dobramentes, Ascensão Sombria.
- Nota: só use Espíritos Auspiciosos com 18% de Acerto Crítico pelo menos. Caso contrário escolha um dos outros dois conforme a luta for alvo único (só o chefe) ou tiver adds.
- Nota 2: Apesar de Ascensão Sombria ser sugerido como padrão para raids em geral, Legado do Caos tem um desempenho similar; se estiver mais “confortável” usando LdC do que AS, use).
Taloc
Disciplina
Barreira Luminosa pode ser uma opção nesta luta, principalmente durante a descida do elevador. Para isso você precisa abrir mão de Evangelismo, que é útil durante Clava do Escorno. Fica a seu critério.
De resto a luta é simples, ponha Palavra de Poder: Escudo em quem receber Descarga de Plasma. Se optar por usar Barreira Luminosa, reserve Enlevo para a etapa da descida do elevador.
Sagrado
- Curas diretas em quem receber Descarga de Plasma conforme necessário.
- Cura em área ou cooldowns durante Clava do Escorno.
Sombra
- Se quiser, você pode usar Dispersão para soltar a poça de sangue em cima de outra, para economizar espaço na sala.
- Terror Psíquico nos adds (fase do elevador e última fase).
- Esta luta tem bastante movimento e pode resultar nas suas Formas do Caos durando pouco. Se for o caso você pode experimentar trocar Ascensão Sombria por Legado do Caos.
M.A.D.R.E.
A fase do vento desta luta é especialmente complicada para Sagrado e Sombra, devido à necessidade de lançar (“castar”). Tente andar “aos poucos” – corra um pouco, pare e “caste”, corra de novo, e assim por diante. Se não for suficiente apele para suas poucas magias instantâneas.
Disciplina
Talento sugerido: Barreira Luminosa (leia abaixo).
Fora o dano constante normal de uma luta de raid, o momento em que você deve prestar mais atenção será as passagens dos grupos para as outras salas. Use uma Palavra de Poder: Resplendor antes, se a vida da raid estiver baixa arrisque usar Palavra de Poder: Escudo em vários jogadores (gastando mais mana) ou até Palavra de Poder: Barreira, se a vida dos que estão na sua sala estiver muito baixa e alguém vai fazer a transição.
E por falar em Palavra de Poder: Barreira: se você optar por Barreira Luminosa, você pode usá-la num momento em que um grupo vai atravessar para outra sala e a raid inteira está com pouca vida; ela vai proteger tanto os que estão na mesma sala que você quanto os que estão na outra sala. Pode ser útil abrir mão de Evangelismo para isto.
Na etapa dos adds, se Corrupção Viscosa não for interrompido haverá necessidade de cura forte em área, observe o lançamento deles.
Sagrado
Durante as transições dos grupos para as outras salas você deverá focar mais em curas em área, posivelmente precisando de um cooldown de cura (Hino Divino, Palavra Sagrada: Salvação). No resto do tempo Cura Vinculada deve dar conta do recado.
Quando a fase do vento for acontecer, se notar que a raid vai precisar de cura mais forte, evite usar Palavra Sagrada: Santificar um pouco antes para poder usar durante o vento. Se esta parte estiver particularmente difícil pela dificuldade em precisar correr e não poder parar para curar direito, considere a possibilidade de usar Estrela Divina e/ou Círculo de Cura.
Na etapa dos adds, se Corrupção Viscosa não for interrompido haverá necessidade de cura forte em área, observe o lançamento deles.
Sombra
- Se você for uma das últimas pessoas em uma sala a atravessar, use Recomposição Sombria para ajudar o healer, se necessário.
- Os adds podem ser atordoados (“stunados”) por Terror Psíquico, se necessário, além do interrupt de Silêncio.
Zek’voz
Disciplina
Talento sugerido: Estrela Divina. O motivo para não usar Halo é que ele pode “quebrar” o controle nos adds maiores (ao receberem dano).
- A raid vai receber dano continuamente durante esta luta, então você pode usar um ou outro Palavra de Poder: Resplendor para ajudar na cura. Reserve porém as duas cargas para quando Escuridão Ascendente for acontecer, se possível.
- Use Palavra de Poder: Escudo nos jogadores marcados com Raio Ocular ou Trapaça Turbulenta.
- O dano mais alto na raid virá durante Escuridão Ascendente (quando Zek’voz atinge 100 de energia). Use as duas cargas de PP:R no “combo Evangelismo”, ou Enlevo.
- Devido à duração desta parte é possível inclusive usar Enlevo para o primeiro anel, depois combo Evangelismo para os dois seguinte. Ou, se o primeiro anel for no centro, Palavra de Poder: Barreira.
Sagrado
Talentos sugeridos: Círculo de Cura (devido à alta movimentação da luta). Se sentir que a movimentação está atrapalhando o uso de Halo, opte também por Estrela Divina. Outro motivo para usar Estrela Divina no lugar de Halo é se Halo estiver “quebrando” o controle nos adds maiores (ao receberem dano).
- Cura direta em quem receber dano de Raio Ocular ou Trapaça Turbulenta, conforme necessário.
- Nesta luta você vai precisar treinar a capacidade de “castar um pouco, andar um pouco, castar um pouco, andar um pouco”.
- O dano mais alto na raid virá durante Escuridão Ascendente (quando Zek’voz atinge 100 de energia). Este será o momento de usar seus cooldowns de cura. Devido à movimentação pode ser que você não consiga canalizar Hino Divino completamente, então Palavra Sagrada: Salvação pode ser a alternativa. Complemente a cura com Palavra Sagrada: Santificar e Prece de Cura se necessário.
- Dica: se Escuridão Ascendente estiver prestes a acontecer mas ainda houver um pouco de recarga em Palavra Sagrada: Santificar, e você estiver em movimento, use alguns Renovar na raid para forçar o término da recarga de PS:Sa.
Sombra
Talentos sugeridos: Padecimento e Colisão de Sombras.
Note que esta luta exige movimento constante, porém nem sempre movimento rápido; então você pode abrir mão de Corpo e Alma e usar San’layn para ajudar seu time, se quiser. Fica a seu critério.
- Padecimento será muito bom contra os adds grandes (Tececaos Nerubiano), porém não tão bom contra os adds pequenos (Guerreiro Silitídeo), onde Colisão de Sombras faz mais efeito.
- Se possível use Erupção do Caos e/ou Ascensão Sombria nos adds pequenos. Assim que eles aparecerem use Toque Vampírico em alguns, antes deles se agruparem.
- Durante os adds grandes procure usar Colisão de Sombras atingindo pelo menos dois alvos. Se isto não funcionar bem, e você tiver pelo menos 18% de Acerto Crítico, volte a usar Espíritos Auspiciosos (isso com relação a melhorar seu dano nos adds grandes, quanto aos adds pequenos isso não vai ajudar muito).
Devoradora Fétida
Disciplina
- O foco maior de cura será nos tanks e em quem receber Miasma Fétido e Paroxismo Pútrido.
- Quando Pisada de Onda de Choque for usado, prepare antes Enlevo ou o “combo Evangelismo”. Também é um bom momento para usar Palavra de Poder: Barreira, enquanto todos estiverem “stackados” perto da parede, antes da pisada.
Sagrado
- O foco maior de cura será nos tanks e em quem receber Miasma Fétido e Paroxismo Pútrido.
- Prepare curas em área para logo depois de Pisada de Onda de Choque.
Sombra
Talento sugerido: Palavra Sombria: Morte.
- Sempre que um add estiver com vida baixa, use Palavra Sombria: Morte nele, mesmo se estiver atacando outro alvo no momento.
- Se possível renove seus dots no chefe antes de ir atacar os adds.
- Se necessário, use Dispersão durante Paroxismo Pútrido para ajudar os healers.
Vectis
Disciplina
- Palavra de Poder: Escudo em quem receber Omega Vector, Imunosupressão, e em quem for absorver Plague Bomb.
- Contágio é lançado a cada 20s, exatamente a recarga de Palavra de Poder: Resplendor; logo use um PP:R a cada lançamento de Contágio.
Sagrado
- Procure encher a vida de quem estiver com Lingering Infection antes de Contágio.
- Cure quem receber Imunosupressão até o efeito sair.
- O dano será maior perto do final, logo tenha seus cooldowns de cura prontos para a fase final da luta.
Sombra
Talentos sugeridos: Palavra Sombria: Morte e San’layn.
- Quando aparecer um add, use as duas cargas de Palavra Sombria: Morte nele.
- No período em que o chefe some, use Recomposição Sombria para ajudar os healers conforme possível.
- Os melhores momentos para usar San’layn são quando o chefe lançar Contágio, e na parte final da luta.
Zul, Renascido
Disciplina
Talentos sugeridos: Estrela Divina ou Expurgar o Mal.
Como há necessidade de “CC” no decorrer da fase 1, o uso de Halo pode atrapalhar quebrando CCs; e como em geral a raid vai ficar reunida, Estrela Divina é uma opção. Caso a raid não fique “stackada” o suficiente, então use Expurgar o Mal.
- Observe os jogadores que receberem Revelação das Trevas, quando a duração chegar ao fim haverá dano alto na raid. Comece a se preparar logo depois que o efeito “passar” no jogador. Use um ou dois Palavra de Poder: Resplendor antes disso num “combo Evangelismo”, ou Enlevo.
- Na fase 2: use Palavra de Poder: Escudo no jogador que absorver Fonte das Trevas (ele recebe o debuff Absorvido pela Escuridão).
- Da mesma forma, mantenha Expiação nos jogadores com Sombra Desenfreada.
- Você pode contribuir para “dispelar” os Lacaios de Zul (que aparecem no final de Revelação das Trevas) usando Dissipação em Massa. Note que isso vai aumentar seu gasto de mana, então planeje seu uso de mana no resto da luta.
- Use Purificar nos jogadores com Desejo de Morte (isso não é específico de sacerdote, vale para todos os healers nesta raid), ou Dissipação em Massa se estiver na recarga, ou Salto da Fé para ganhar tempo. Note que quando Desejo de Morte é removido ou o jogador afetado se joga, há dano alto na raid; este é um bom momento para Palavra de Poder: Barreira.
- Os demais healers devem combinar o uso de cooldowns de cura em momentos específicos da luta. Guarde Palavra de Poder: Barreira para momentos de alto dano na raid em que não haja nenhum cooldown de outro healer disponível, e para a fase 2, principalmente quando restar pouco espaço no chão para a raid.
Um dos desafios desta luta para healers é justamente a gerência de mana; é comum você atingir a fase 2 com pouca ou nenhuma mana sobrando. E justamente na fase 2 a necessidade de cura “urgente” é maior ainda. Considere estas estratégias:
- Procure conservar sua mana durante a fase 1 conforme for possível. Evite gastar Palavra de Poder: Escudo desnecessariamente; procure priorizar poucos alvos na maioria do tempo, apenas curando muitos alvos durante Revelação das Trevas.
- Se possível peça a um druida para usar Avivar em você quando for usar Enlevo.
- Se não tiver acesso a fontes “externas” de regeneração de mana (Avivar de druida, Bênção Maior de Sabedoria de paladino), considere usar um berloque de regeneração de mana, mesmo que você tenha berloques melhores. Há dois berloques disponíveis, veja na lista de itens e berloques.
- Se for usar Poção do Reabastecimento, faça isso antes do Zul atingir 40% de vida, quando a fase 2 começa.
Sagrado
Talento sugerido: Bênção.
Melhor evitar o uso de Halo aqui pois pode atrapalhar quebrando CCs. Se mesmo assim sentir necessidade de mais uma cura em área, e como em geral a raid vai ficar reunida, Estrela Divina é uma opção.
- Observe os jogadores que receberem Revelação das Trevas, quando a duração chegar ao fim haverá dano alto na raid. Use Prece de Recomposição antecipadamente, depois Palavra Sagrada: Santificar e Prece de Cura.
- Na fase 2: jogadores que absorverem Fonte das Trevas (recebem o debuff Absorvido pela Escuridão) precisarão de cura direta, pode ser necessário usar Cura Célere ou Cura no lugar de Cura Vinculada.
- Você pode contribuir para “dispelar” os Lacaios de Zul (que aparecem no final de Revelação das Trevas) usando Dissipação em Massa. Note que isso vai aumentar seu gasto de mana, então planeje seu uso de mana no resto da luta. Note que quando Desejo de Morte é removido ou o jogador afetado se joga, há dano alto na raid; este é um bom momento para cooldowns de cura.
- Use Purificar nos jogadores com Desejo de Morte (isso não é específico de sacerdote, vale para todos os healers nesta raid), ou Dissipação em Massa se estiver na recarga, ou Salto da Fé para ganhar tempo.
Um dos desafios desta luta para healers é justamente a gerência de mana; é comum você atingir a fase 2 com pouca ou nenhuma mana sobrando. E justamente na fase 2 a necessidade de cura “urgente” é maior ainda. Considere estas estratégias:
- Procure conservar sua mana durante a fase 1 conforme for possível. Pode ser necessário usar Cura no lugar de Cura Vinculada em alguns momentos; em BfA tipicamente Sagrado não precisa fazer isto, mas pode ser preciso aqui. Obviamente cuidado para não deixar morrer alguém que precise de cura urgente.
- Se possível peça a um druida para usar Avivar em você em algum momento, como por exemplo uma sequência de Prece de Cura.
- Se não tiver acesso a fontes “externas” de regeneração de mana (Avivar de druida, Bênção Maior de Sabedoria de paladino), considere usar um berloque de regeneração de mana, mesmo que você tenha berloques melhores. Há dois berloques disponíveis, veja na lista de itens e berloques.
- Ao usar Símbolo de Esperança, cuidado para não esperar demais e o Zul atingir 40% de vida, quando a fase 2 começa. O mesmo vale para Poção do Reabastecimento, se for usar.
Sombra
Talentos sugeridos: Caos Sombrio (*), Colisão de Sombras.
(*) sobre a escolha de Caos Sombrio: serve para você causar mais dano em área nos adds quando estiverem agrupados. Porém a fase mais tensa desta luta é o final, depois de 40% de vida, quando Zul deve ser morto o mais rápido possível devido ao dano causado na raid. Você vai decidir qual talento nível 45 usar: se seu grupo tiver mais dificuldade neste momento, opte por Virada do Destino. Se preferir focar mais dano nos adds da primeira fase, use Caos Sombrio. Padecimento também pode funcionar.
- Se estiver usando Caos Sombrio, guarde ele quando sair da recarga para usar quando os grupos de adds aparecem.
- Você pode contribuir para “dispelar” os Lacaios de Zul (que aparecem no final de Revelação das Trevas) usando Dissipação em Massa.
- Você pode usar Salto da Fé para puxar um jogador afetado por Desejo de Morte que esteja perto demais da beirada, dando tempo a seus healers para “dispelá-lo”. Combine isso com seu grupo.
Mythrax
Disciplina
- Apesar dos jogadores estarem espalhados, se eles mantiverem a distância mínima entre eles Palavra de Poder: Resplendor ainda pode ser efetivo.
- Os dois danos mais altos a que você deve prestar atenção são: a explosão quando Ruína Iminente termina, e o dano de quando um jogador é libertado de uma esfera (Oblívio Estrondoso). Rotacione suas habilidades conforme necessário nesses momentos (conforme explicado no resumo do guia de Disciplina).
- Como Ruína Iminente acontece com bastante frequência, você pode adotar a estratégia de usar um Palavra de Poder: Resplendor apenas a cada um.
- Força Rutilante é excelente para retirar um jogador de uma esfera, mas não esqueça de avisar o resto da raid.
- Na fase 2 alterne entre usar Enlevo, combo Evangelismo, e Palavra de Poder: Barreira. Pode ser necessário usá-los em sequência. Não esqueça de Demônio das Sombras também.
Sagrado
- Você vai focar mais em curas em área e Cura Vinculada na maior parte do tempo, mas prestando atenção caso alguém precise de cura direta emergencial.
- Os dois danos mais altos a que você deve prestar atenção são: a explosão quando Ruína Iminente termina, e o dano de quando um jogador é libertado de uma esfera (Oblívio Estrondoso). Use Prece de Recomposição antecipadamente, e espere para usar Halo bem na hora em que o dano na raid sair. Se necessário complemente com Palavra Sagrada: Santificar e Prece de Cura.
- Coordene com os outros healers o uso de seus dois cooldowns de cura: Hino Divino e Palavra Sagrada: Salvação.
- Força Rutilante é excelente para retirar um jogador de uma esfera, mas não esqueça de avisar o resto da raid.
Sombra
Talentos sugeridos: Palavra Sombria: Morte
Sobre os talentos: Espíritos Auspiciosos tecnicamente seria melhor do que Palavra Sombria: Morte (PS:M) (considerando que você tenha um mínimo de 18% de Acerto Crítico), mas há várias oportunidades de usar PS:M durante a luta, e ela ainda ajuda mais durante a fase final. Porém você pode optar por EA se for sua preferência, é apenas uma sugestão.
Da mesma forma, o talento “padrão” Ascensão Sombria pode ser trocado por Legado do Caos se preferir. Como pode acontecer de você ser controlado pelas esferas durante a luta, e portanto sair da Forma do Caos e/ou desperdiçar Ascensão Sombria, pode ser que você prefira usar Legado, para Formas mais curtas e retornar mais rapidamente à Forma.
- Durante a fase 2, se possível fique no meio da sala para poder atingir os dois adds maiores (respeitando a distância entre outros jogadores, claro)
- Observe os demais adds, sempre que um estiver com vida baixa descarregue Palavra Sombria: Morte nele
- Use Silêncio nos adds Visão da Loucura
- Se necessário use Dispersão para sobreviver ao dano de Ruína Iminente, principalmente na última parte da luta, com dano crescente
- A última parte da luta também é o momento ideal para você usar Abraço Vampírico.
G’huun
Disciplina
- Esta é uma luta longa, portanto procure economizar mana conforme possível para o final, quando a raid precisará de curas mais fortes.
- Palavra de Poder: Escudo em quem receber Sangue Pútrido ou Corrupção Explosiva.
- O dano em área mais forte é o de Impacto da Recriação, prepare o uso de seus cooldowns de cura para este momento (“combo Evangelismo”, Enlevo, Palavra de Poder: Barreira). Durante o primeiro Impacto você pode atacar G’huun, mesmo enquanto ele ainda está na parede.
Sagrado
- Esta é uma luta longa, portanto procure economizar mana conforme possível para o final, quando a raid precisará de curas mais fortes.
- Observe quem receber Sangue Pútrido ou Corrupção Explosiva, use curas diretas neles conforme necessário.
- O dano em área mais forte é o de Impacto da Recriação, prepare o uso de seus cooldowns de cura e/ou curas em área para este momento. Mas evite usar Prece de Cura demais, exatamente para economizar mana para a fase final da luta.
- Pode ser necessário usar Símbolo de Esperança mais de uma vez nesta luta. Procure usar a primeira vez logo depois do primeiro Impacto da Recriação, e a segunda perto do final da luta, quando a mana de todos os healers já deverá estar no final.
Sombra
Talentos sugeridos: Palavra Sombria: Morte, Última Palavra.
PS:M é muito bom nesta luta por vários motivos; possibilidade de uso em todos os adds, e uso constante durante a fase final da luta que é justamente quando todos precisam dar o maior dano possível para encerrar rapidamente o chefe. Além disso, nessa fase final PS:M também é útil por ser instantâneo, podendo ser usado durante movimento.
- Durante a fase 1, dê mais prioridade para renovar Palavra Sombria: Dor do que Toque Vampírico nos adds.
- Ajude a interromper Terror Ciclópico.
- Se for amedrontado por Olhar de G’huun e estiver na Forma do Caos, use Dispersão para “pausar” a drenagem de insanidade.
- Na última fase, deixe sempre uma carga de Palavra Sombria: Morte disponível para quando precisar andar devido a Crescimento Maligno.
Atualizações
- 01/10: Sugestão de Barreira Luminosa para M.A.D.R.E.
- 04/10: Sugestões de talentos para Disciplina e Sagrado em Zul, cura em G’huun.
- 08/10: Sugestão de Estrela Divina no Zek’voz.
- 20/10: Sugestões de gerência/restauração de mana para healers em Zul.
- 03/11: Detalhes sobre uso de cooldowns como Disciplina em Mythrax e Devoradora Fétida.