Seguidores do salão de ordem

Quais seguidores escolher? De onde eles vieram? Vejamos algumas informações sobre eles. Atualizado em 19/09/16.

Quais seguidores escolher?

Essa deve ser a primeira dúvida de todo mundo já que podemos ter apenas 5 seguidores ativos e há mais opções do que isso. Vejamos as características mais importantes deles:

Seguidores com Salto da Fé:

  • Alta-sacerdotisa Ishanah
  • Natalie Seline
  • Alonsus Faol

Seguidores com Silêncio:

  • Zabra Gatta
  • Mariella Ward
  • Yalia Sábio Sussurro

Seguidores com Nova Sagrada:

  • Sol
  • Calia Menethil

Tenha pelo menos 1 seguidor de cada um desses grupos, assim você terá como atender aos requisitos das missões. Quanto a usar um seguidor como guarda-costas, o mais sugerido é o Sol: ele dá o mesmo dano que o Zabra, mas também cura. Se você usar o Sol como guarda-costas, é interessante ter também a Calia para poder mandá-la em missões que precisem de Nova Sagrada.

Este post no Reddit dá duas sugestões de quais seguidores usar. As justificativas estão no artigo, incluindo planilhas com as habilidades de cada um, mas o resumo das sugestões é este:

  • Se você usar Sol como seu aliado de combate: Sol, Calia, Yalia, Zabra e Alonsus
  • Se você usar Alonsus como seu aliado de combate: Sol, Mariella, Zabra, Natalie, Alonsus

Mas você pode escolher também de acordo com sua preferência. Apenas se certifique de ter pelo menos 1 seguidor de cada grupo de habilidades que eu listei acima.

Quem são os seguidores?

Alguns seguidores são relativamente novos, outros vêm de histórias antigas do lore do jogo. A maioria das imagens abaixo foi retirada do Wowhead ou do Wowpedia.

alonsus faol seguidor follower order hall priestAlonsus Faol

Alonsus Faol era o líder da Sagrada Ordem dos Clérigos de Vila Norte antes da Primeira Guerra e Arcebispo da Igreja da Luz Sagrada durante a Segunda Guerra. Foi ele que criou a primeira ordem de paladinos, os Cavaleiros do Punho de Prata, tendo Uther, o Arauto da Luz como seu aprendiz e primeiro paladino.

O interessante de ver Alonsus no jogo é que ele era basicamente uma figura do passado, mencionado nos jogos antigos de RTS e em alguns dos livros. Ver ele de volta como um morto-vivo livre do controle do Rei Lich (ele não é afiliado aos Renegados, embora tenha passado pelo mesmo processo) é uma grande surpresa.

calia_menethilCalia Menethil

Calia Menethil, antiga princesa de Lordaeron, é filha do Rei Terenas Menethil II e irmã de Arthas Menethil, mais conhecido entre os jogadores como o Rei Lich.

O “retorno” de Calia é outra surpresa, em vários aspectos. Primeiro, não haviam notícias dela já há muito tempo; acreditava-se que ela havia morrido quando Lordaeron foi destruída pela multidão de mortos-vivos comandados por Arthas. Desde os tempos do Warcraft III não haviam mais informações sobre ela, nem nos livros publicados. Portanto era uma personagem que já se acreditava morta quase com 100% de certeza.

E ela não apenas reapareceu, mas como uma sacerdotisa. Além disso, ela deixa claro que não tem interesse em reinvindicar o trono de Lordaeron, o qual ela considera um “reino perdido”. Isso põe por terra um monte de teorias que os jogadores criaram ao longo dos anos, de que um dia Calia Menethil, a única herdeira restante do trono de Lordaeron (supondo-se que estivesse viva em algum lugar) iria retornar e tomar Lordaeron de volta dos Renegados. Pelo visto isso não vai acontecer.

Zabra Hexx

Zabra Hexx, sacerdote troll
Zabra Hexx, sacerdote troll

Na versão em português, Zabra Gatta. Zabra foi o primeiro sacerdote troll a conhecer a Luz Sagrada. Eu já tinha escrito um artigo sobre ele antes.

Principalmente para os sacerdotes da Horda, a presença do Zabra no jogo foi uma boa surpresa. Só não entendi porque ele é um sacerdote da sombra; pela história dele, ele deveria ser sagrado ou no máximo disciplina. Ele é o primeiro seguidor que você obtém que pode te seguir enquanto você faz missões, ajudando no DPS.

Natalie Seline

natalie-selineNatalie foi a primeira sacerdotisa humana a estudar a Sombra como sendo o oposto da Luz, e a acreditar que os sacerdotes deveriam buscar um equilíbrio entre essas duas forças. Ela registrou o que aprendeu sobre as sombras no livro Segredos do caos, que agora serve como item de mão secundária para sacerdotes sombra. Mais tarde este livro foi usado como base para a fé dos Renegados, o chamado “Culto das Sombras Esquecidas” (tradução livre em português).

O nome de Natalie sempre era mencionado com relação ao culto dos Renegados, mas nem ela nem o livro que ela escreveu tinham aparecido no jogo até agora. Inclusive a informação de que ela usou a Xal’atath como base para escrever o livro é informação nova do Legion. Eu tinha escrito um artigo sobre sacerdotes sombra, alguns meses antes do Legion, onde mencionei o que se sabia sobre ela.

Eu só não digo que ela foi a primeira sacerdotisa sombra de Azeroth porque não tenho informações claras a respeito; é possível que sacerdotes trolls já praticassem essa forma de magia muito antes (pelo menos os Caça-sombras trolls aparentemente já conheciam as sombras).

Alta-sacerdotisa Ishanah

ishanahIshanah é a sacerdotisa líder da facção Aldor em Shattrath. Como tal ela está envolvida em várias missões de Terralém, e aparece em alguns dos livros.

Uma curiosidade sobre o PNJ dela em Shattrath é que ela usava o cajado Bênção, e continua usando agora como seguidora.

Yalia

yalia_sagewhisperYalia Sábio Sussurro era uma sacerdotisa dos Shado-pan, mestre na disciplina Omnia. A história dela começa no Vilarejo de Zouchin (parte norte do monte Kun-lai), onde ela nasceu. Posteriormente ela se juntou aos Shado-pan, passando por testes e iniciações diversas. Seu PNJ aparece no jogo nas Estepes de Taolong, onde ela dava missões aos jogadores. Além disso ela também aparecia junto com as forças dos Shado-pan na Ilha do Trovão e na Ilha Perene.

A existência dela é uma prova de que os pandaren já conheciam a Luz antes do contato com a Aliança e a Horda, embora alguns outros PNJs do jogo dizerem o contrário.

Mariella

mariella-wardEla é um personagem novo, aparecendo pela primeira vez no Legion. O pouco que se sabe dela vem da missão para resgatá-la em Nova Amparo, cidade da Ofensiva Escarlate em Nortúndria. Quando você a encontra ela está prestes a ser executada por traição a ordem; ela e mais outros iniciados querem se desligar da ordem, depois de compreenderem que os ensinamentos da Cruzada Escarlate não condizem com o que acreditam.

Sol

solPor fim, Sol também é um personagem novo. Desnecessário dizer de onde vem o nome dele; provavelmente os desenvolvedores procuraram uma palavra para “sun” em latim.

Ele é uma “Cria da Luz“, similar a vários outros que aparecem no templo de Eterluz. Ele é gerado no próprio templo, ao completar a missão Despertando a Luz. Os outros PNJs similares a ele são categorizados no jogo como “elementais”. Ou seja, ele é basicamente um elemental de luz pura.

Atualizações

  • 19/09: Link para artigo do Reddit com sugestões de quais seguidores usar. Informações sobre os seguidores que faltavam.

6 comments

    1. Eu não me lembro de todos os detalhes, mas com o passar dos níveis você vai ganhando quest para liberar os outros seguidores. Olhando no wowhead por exemplo eu vejo que a quest para liberar o Sol já começa no nível 103; é a quest Despertando a Luz (http://pt.wowhead.com/quest=43383), já completou essa? Já te deram a quest de procurar o Zabra em Azsuna?
      Veja se não tem alguma quest sobrando que precisa fazer uma certa dungeon para completar. Tem várias desse tipo.

  1. Encontrei o novo endereço de sua página, acompanhava anteriormente na outra página. Parabéns pelo ótimo trabalho. Vou acompanhar aqui sempre.

  2. Olá! Sua página é muito útil. Acompanho desde que encontrei no Google quando buscava por “Guia de Sacerdote Disciplina”. Em Warlords ler suas dicas foi importante. Muitas vezes eu fui o top heal do core que faço parte. Agora em Legion já estou por aqui lendo e seguindo as dicas. Continua com sua página, ela é muito útil para quem não fala inglês ou espanhol e precisa de guias. Valeu!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *