Orientações básicas

Este artigo está antigo e obsoleto (é de jullho de 2016), confira o novo artigo sobre orientações básicas.

Conceitos básicos

  • Dot é a sigla em inglês para Damage over time, que significa todo ataque com dano periódico, ou seja, um ataque que põe um efeito no inimigo que vai “tirando vida” dele a cada x segundos durante um tempo. Sacerdotes Sombra são uma especialização com foco em dots, sendo eles Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico.
  • Hot é a sigla em inglês para Heal over time. Similar ao dot mas em cura ao invés de dano. Todo efeito que vai curando um jogador aos poucos (Ex: X de cura por segundo durante Y segundos) é um hot.
  • Filler é o ataque que você usa quando não tem outro mais importante a usar; no caso de Sombra Açoite Mental é seu filler.
  • Proc é o apelido em inglês para o efeito aleatório de um berloque ou outro item. Por exemplo, o berloque Insígnia da Lua Negra Profanada tem uma chance de aumentar seu intelecto por 20s. Isso é chamado de “proc” desse berloque. Quando isso acontece, você verá que seu personagem ganhou o buff Signo da Lua Negra. Esse é um bom momento de usar ataques que causam mais dano, ou aproveitar para ter curas maiores.
  • Pré-pot é o nome dado a uma poção que aumenta seu atributo principal por alguns segundos (no caso intelecto). Ela é chamada assim por causa da prática de usar a poção 1 ou 2 segundos antes do tank começar a luta, assim a poção terá 1 minuto de recarga e você poderá usá-la novamente no final da luta ou em outro momento crítico. Essa prática contribui para aumentar seu dano, mas lembre de levar sempre várias poções dessas pois você vai gastá-las bastante (você pode evitar usar essas poções em masmorras que não sejam míticas para economizar). O nome vem da prática de usar a poção antes do pull do tank, ou seja, pre-potion (também usam o termo “prepotar”).
  • Cooldown é a palavra em inglês para recarga, mas geralmente é usada para se referir às suas habilidades com tempo de recarga mais alto (de 2 minutos para cima) e que aumentam seu dano. Por exemplo, o talento Infusão de Poder é um cooldown de dano (para Sombra) ou de cura (para Disciplina). Hino Divino é o cooldown de cura de sacerdotes sagrados.
  • Execute é o “apelido” de todo ataque usado apenas quando o alvo tem pouca vida; esse nome vem da habilidade Executar de guerreiros. Sacerdotes sombra têm Palavra Sombria: Morte, que pode ser usado quando o alvo tem menos de 20% de vida, e tem 2 cargas, ou seja pode ser usado duas vezes em seqüência.
  • É comum um DPS tentar alinhar efeitos que aumentam seu dano, ou um healer fazer o mesmo com curas. Por exemplo, aguardar o proc de um berloque para usar um ataque com tempo de recarga de 2 ou 3 minutos, para tirar o máximo proveito do ataque. Ou usar uma poção de aumento de intelecto no momento do proc, etc.
  • Rotação é o termo usado para definir sua seqüência de ataques. Ela pode variar com a situação, talentos escolhidos, etc.

Addons para raids

Existe uma infinidade de addons, que cada jogador usa conforme seu gosto, mas tem apenas um que é considerado obrigatório para quem for fazer raids: o DBM (ou sua alternativa, BigWigs, que eu uso). Ele te dá alertas sobre quando os chefes de raid vão usar suas habilidades. Por favor note que isso não substitui seu conhecimento das lutas. se for jogar em uma raid ou masmorra que nunca jogou antes, leia pelo menos o Almanaque de Masmorras antes para ter uma ideia de que tipo de ataques os chefes vão usar.

Outro addon útil é o WeakAuras, você pode configurar alertas diversos com ele: quando acaba a recarga de uma habilidade, quando um proc acontece, etc.

Tem outro addon que eu recomendo é o ElvUI, mas isso depende de sua preferência pessoal. Ele muda toda a sua interface do WoW.

Monitorando os seus buffs

Os seus buffs (procs de berloque, de talentos, etc.) aparecem por padrão como ícones no canto superior direito da sua tela. Há addons para facilitar a visualização de buffs importantes. Por exemplo, eu uso o ElvUI como meu addon de interface; a imagem abaixo mostra ele configurado para mostrar o buff de Divindade (Divinity) em laranja:

divinity proc elvui

Outra opção excelente para isso é o já mencionado WeakAuras. Nos guias específicos de cada especialização eu indico links com configurações já prontas para ele.

Healer: primeiros passos

Este tópico é mais útil para as especializações de cura, Disciplina e Sagrado.

Antes de mais nada, confira se seus quadros de grupo e de raid (party frames e raid frames) mostram buffs e debuffs de forma que você possa identificar prontamente (bônus e penalidades). Você pode usar os quadros padrão do WoW, ou usar algum addon qualquer que mude esses quadros; mas o importante é ter eles corretamente configurados para um healer.

Como existem muitos addons diferentes, eu vou só dar um exemplo simples com os quadros de raid padrão:

Raid frames
Raid frames

Na imagem acima, estão marcados dois buffs em um tank: Clareza de Vontade e Palavra de Poder: Escudo (PP:E). Além disso, tem um debuff marcado, “Alma Enfraquecida”. Note também que no resto da raid tem várias pessoas com um debuff marcado com um ícone amarelo.

Como healer, você precisa estar atento a esses detalhes, para saber quais buffs aplicar ou reaplicar, e quais debuffs remover – alguns debuffs podem ser removidos com Purificar.

Se você nunca jogou como healer e está começando agora, sugiro você tentar uma destas duas coisas:

  • Testar um addon que facilite curar.
  • Usar macros mouseover para curar.

Se quiser usar um addon, não sei indicar um pois não uso; procure sugestões com seus companheiros de guilda, um deles pode conhecer um bom addon para isso e te ensinar a usar. Mas, se você preferir a segunda opção – usar macros – aí eu sei te dar algumas indicações. Continue lendo.

Macros mouseover

Macro simples, lançando uma cura em uma pessoa, ao passar o mouse em cima dela. Também funciona se a pessoa a ser curada for seu alvo. Troque o nome da cura para o nome que for usar (Renovar, Cura Célere, etc.)

#showtooltip
/cast [@mouseover,help,nodead][] Cura

Para ter uma forma rápida de curar a você mesmo, você pode acrescentar uma tecla modificadora. Por exemplo, a macro abaixo é igual à anterior, mas usando a tecla shift a cura é lançada em você mesmo:

#showtooltip
/cast [mod:shift,@player][@mouseover,help,nodead][] Cura

Note que o uso de teclas modificadoras (no caso, shift) vai funcionar melhor se a tecla vinculada à essa macro não usar modificadores. Por exemplo: digamos que você colocou essa macro na sua barra de botões, num botão vinculado à tecla 2. Passando o mouse sobre um aliado e apertando 2 a cura vai para ele; apertando shift-2 a cura vai para você. Mas se você vincular a combinação de teclas alt-2 à essa macro, do jeito que ela está escrita não vai sair cura para você se você apertar alt-shift-2.

Ao jogar como Sombra é útil ter algumas macros mouseover para te ajudar a aplicar dots em outros inimigos sem trocar de alvo. Por exemplo:

#showtooltip
/cast [@mouseover,harm,nodead][] Palavra Sombria: Dor

Não esqueça de fazer uma macro para purificar (“dispelar”) também. Se for jogar como Disciplina ou Sagrado, use essa macro abaixo: ela lança Purificar em um aliado, em você mesmo usando shift, ou Dissipar Magia em um inimigo.

#showtooltip
/cast [mod:shift,@player][@mouseover,help,nodead][help,nodead] Purificar; Dissipar Magia

Na especialização de sombra, use esta outra macro no lugar:

#showtooltip
/cast [mod:shift,@player][@mouseover,help,nodead][help,nodead] Purificar Doença; Dissipar Magia

Se quiser uma macro com mouseover para lançar Seta Caótica nos inimigos, tem um detalhe: como esse feitiço substitui outro quando você muda de forma, chamar ele pelo nome na macro não funciona. Você tem que usar Erupção do Caos na macro para poder lançar Seta Caótica. A macro abaixo deixa você lançar a Seta num inimigo passando o mouse sobre o quadro dele, ou no seu alvo, apesar de estar com o nome de Erupção:

#showtooltip
/cast [@mouseover,harm,nodead][] Erupção do Caos

Curando ou atacando na mesma macro

Para economizar teclas, você pode fazer uma macro que lance uma cura se estiver com o mouse sobre o frame da pessoa ou a pessoa no alvo, ou em você mesmo com shift, ou se nenhuma duas coisas for verdade mas estiver com um inimigo no alvo, então lança um ataque. A macro abaixo usa Recomposição Sombria nos dois primeiros casos, ou Punição em um inimigo:

#showtooltip
/cast [mod:shift,@player][@mouseover,help,nodead][help,nodead] Recomposição Sombria; Punição

Esta última macro serve para sacerdotes Disciplina que usam o talento O Penitente:

#showtooltip
/cast [@mouseover,help,nodead][] Penitência

 

10 comments

  1. Saudações! Estou dando meu primeiros passos como healer, shaman resto, mas já jogava como dps. To usando tuas dicas por ter uma experiência com discipline,mas tu diz que serve para qualquer healer. Tu falou sobre healbot, queria usar os macros e que nesse caso precisa do addon Elvui ne? Como deve configurar meu elvui para meu healer e para usar os macros? Duvida maior e sobre elvui. Obrigado

    1. Olá, para usar macros não é obrigatório usar o ElvUI não. As macros funcionam até com os raid frames padrão do WoW.

      Quanto a configurar o ElvUI, fico devendo um artigo sobre isso, mas as duas coisas principais para um healer configurar são: indicadores de buffs em você (na parte de Filters/AuraBars) e buffs nos raid frames (que aparecem como pequenos quadrados coloridos). Esse segundo já vem pré configurado para todos os healers, mas você pode querer ajustar a seu gosto.

      1. Muito obrigado pela resposta. Sim, no tutorial tu disse que não era obrigatório o uso do elvui, que poderia ser outro. Acho que os buffs aparecem no frame padrão do wow. O importante e que esses buffs apareçam nos raids frames. Isso vai me beneficiar no uso dos macros certo? O healbot parece mais fácil e que não quero depender desse addon. To tentando me tornar um bom healer, comecei um personagem do 0 e tenho pesquisado tudo sobre healer/classe.

  2. Caralho, hahaha bom sentido. Tenho curtido muito teu blog, tem sido um livro! Tenha indicado pra uns amigos tbm, continue sem trabalho!!!

    E que a luz ou as trevas haha nos guarde!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *