Veja o que muda na spec Sagrado ao mudar do Legion para Battle for Azeroth.
Com a chegada do pré-patch de BfA já acontecem diversas mudanças nos níveis de itens e nos atributos, sendo eles bem menores do que estavam. Mas como as mudanças acontecem tanto nos jogadores quando nos inimigos, no fim o efeito final fica balanceado. Mas tenha isso em mente ao olhar detalhes de alguma magia específica. Por exemplo, se notar que a versão de uma magia no Legion causava 200% do poder mágico de dano e em BfA agora causa 15% (números apenas para exemplo), não significa necessariamente que foi um nerf – pode ser apenas um ajuste às novas “quantidades” de atributos que temos.
Diversas habilidades e talentos tiveram seus coeficientes e custos de mana alterados. Para manter esta lista simples e concisa estou omitindo detalhes como por exemplo “a habilidade X agora dá 5% a mais de dano” ou “a habilidade Y agora custa 2% a menos de mana” (a menos que uma mudança dessas altere de forma significativa o “jeito” de jogar). Para ver todos os detalhes, confira as notas oficiais do pré-patch aqui (em português) e todos os detalhes das mudanças aqui (em inglês).
Mudanças na classe
Estas mudanças afetam a classe como um todo, não só Disciplina.
- Ganhamos de volta o buff de grupo/raid Palavra de Poder: Fortitude. Aliás diversas habilidades de outras classes que davam buff na raid inteira estão retornando para algumas classes.
- Grito Psíquico e Salto de Fé voltam a estar disponíveis para todas as specs.
- Recarga de Dissipação em Massa aumenta para 45s (era 15s).
Mudanças em Sagrado
- Palavra Sagrada: Santificar passa a ter recarga padrão de 40s, ao invés de 1 minuto. Esta mudança basicamente incorpora os efeitos passivos do nosso artefato, pois com eles a recarga de PS:Sa já é de cerca de 40s mesmo (dependendo das relíquias usadas, claro). E além do já conhecido efeito de Prece de Cura reduzir a recarga de PS:Sa em 6s, agora ao usar Renovar a recarga é reduzida em 2s.
- A habilidade do nosso artefato, Clarão de T’uure, e o efeito passivo principal, Evoque os Naarus, foram removidos.
- Símbolo de Esperança agora é habilidade padrão de Sagrado! Isso dá a esta spec uma utilidade a mais em raids. Ela muda um pouco; agora é canalizada por 6s, e a cada segundo restaura 2% do mana que falta de cada healer na raid. Ou seja: é melhor usá-lo quando os healers estiverem com pouca mana.
- Nova Sagrada volta a causar cura em aliados também, além de causar dano a inimigos.
- Espírito Guardião agora aumenta a cura recebida pelo alvo em 60% (era 40%) e a recarga foi diminuída para 3 minutos (era 4).
Mudanças em talentos
A imagem abaixo mostra os talentos atuais do Legion à esquerda e os talentos de BfA à direita. Os talentos marcados em vermelho foram excluídos, em verde os novos. Note que há talentos que continuam existindo mas mudaram de lugar.
- Ondulação Cósmica, antes um efeito passivo do nosso artefato, passa a ser um talento de nível 45.
- Os talentos de nível 100 Bênção e Círculo de Cura mudam para outros níveis. Isso dá mais opções interessantes de combinações de talento.
- Os talentos Devoção e Divindade são removidos (Devoção e Divindade).
- Ganhamos o talento Voz Psíquica, que já era usado por Disciplina e Sombra, agora que temos Grito Psíquico de volta.
- Símbolo de Esperança desaparece como talento, agora que é habilidade padrão da especialização, ainda que diferente.
- Estrela Divina e Halo agora curam mais e causam mais dano.
- Um novo talento nível 100, Palavra Sagrada: Salvação (Palavra Sagrada: Salvação). É uma cura em área bem potente que ainda aplica Renovar e Prece de Recomposição nos aliados atingidos. Tem uma recarga bem alta, mas ela diminui cada vez que você usar Palavra Sagrada: Santificar.
- Talento Corpo e Mente removido. Em seu lugar, uma das características de talento, só que com outro nome: Angel’s Mercy, dano recebido diminui a recarga de Prece Desesperada; diminuição baseada na quantidade de dano. Note que o efeito mudou um pouco, o atual é que dano recebido tem uma chance de diminuir a recarga.
- Apoteose alterado: o efeito agora dura 20s (era 30s), a recarga diminui para 2 min (era 3 min), e durante o efeito, a redução da recarga das Palavras Sagradas é de 300% (era 200%). Além disso Apoteose agora ativa o GCD (1.5s).
- Luz dos Naarus, que tinha virou talento nível 100, ficou ligeiramente diferente: a redução adicional nas recargas das Palavras Sagradas passa a ser de 33% (era 2s).
- Anjo Guardião diminui a recarga de Espírito Guardião em 60s (era 90s) caso o efeito acabe sem salvar o alvo de uma morte.
O que significam essas mudanças?
Basicamente temos um refinamento do estilo de cura já existente. Ou seja, nosso estilo de jogo continua basicamente o mesmo, apenas alguns talentos passam a ser mais interessantes do que antes, e algumas novas combinações de talentos são possíveis com as novas posições.
Uma coisa a ser comentada é o novo Apoteose. Com a diminuição da recarga e da duração, ele passa a ser uma opção interessante para certas lutas de raid (aumento considerável da cura a cada 2 minutos, mais frequente do que hoje em dia, com 3 min). Na verdade, eu consigo agora enxergar possibilidades em raids para os três talentos nível 100. Em termos de masmorras só o PS: Salvação não me parece uma boa escolha, mas qualquer um dos outros dois poderia ser usado.
Sinto a perda dos talentos Devoção e Divindade. Devoção era ótimo para mais cura passiva em raids; aparentemente eles querem empurrar Círculo de Cura como a nova opção, só que não é passivo. Divindade é uma perda forte; espero que mudanças na cura geral compensem a perda deste talento.
Há um esforço para tornar Estrela Divina e Halo mais atrativos; se isso vai acontecer ou não, vamos esperar pra ver. Mas é bom ver a Blizzard tentando fazer algo útil com eles, já que durante o Legion inteiro eles foram basicamente esquecidos (inclusive para Disciplina). Na nova posição eles competem com Bênção, que é uma opção boa para mais cura passiva (considerando claro que você use sempre Prece da Recomposição na recarga). Se os novos Estrela Divina e Halo vão ser suficientes para competir com este talento, é algo que ainda veremos.
Sobre o novo talento nível 100, Palavra Sagrada: Salvação: o anúncio dele causou bastante “barulho” na comunidade de sacerdotes sagrados. Afinal, é uma cura em área bastante potente, e que ainda por cima aplica 2 cargas de Prece da Recomposição e um Renovar nos alvos atingidos. Ou seja, cura em área forte que adiciona efeitos que ainda vão continuar curando mais os alvos. Em contrapartida, tem uma recarga inicial bastante alta: 12 minutos. Mas calma, cada vez que você usa uma das suas Palavras Sagradas de cura (Palavra Sagrada: Santificar ou Palavra Sagrada: Serenidade) a recarga diminui em 30s. Na prática, de acordo com o pessoal que testou esse talento em raids durante o beta, a recarga dura cerca de 4 minutos, usando bastante as Palavras Sagradas diminui até cerca de 3 minutos.
Quanto ao novo efeito de Luz dos Naarus – a redução adicional nas recargas das Palavras Sagradas passa a ser de 33% ao invés de 2s; se você pensar um pouco, na situação “normal” trocou seis por meia dúzia: a redução das recargas ao usar nossas curas é de 6s, 33% disso são 2s, logo continua funcionando como antes. Mas o novo efeito faz diferença em outras situações. Por exemplo, agora Renovar diminui a recarga de Palavra Sagrada: Santificar em 2s. Se Luz dos Naarus continuasse como antes, com esse talento cada Renovar diminuiria a recarga em 4s (2+2); porém com os 33% a diminuição passa a ser 2.66s, perceptível mas nada que transforme o talento em “obrigatório”. O mesmo acontece com Cura Vinculada.
Note também que com a saída de Bênção da linha 100 de talentos, é possível combinar ele com o novo Palavra Sagrada: Salvação, ou até com Apoteose, coisa que não era possível antes. E por falar em Apoteose, a mudança do tempo/recarga dele deixa ele mais fácil de usar. Muitas vezes no Legion ao usar Apoteose você nem fazia uso dos 30 segundos inteiros do efeito, geralmente depois de uns 10 a 20 segundos de bastante cura “explosiva” você já nem tinha mais o que curar. E daí tinha que esperar 3 minutos para usar de novo, um tempo de espera não tão alto mas também não tão baixo. Com a nova versão ele pode ser usado com mais freqüência e a duração combina direitinho com as situações mais comuns.
Seus itens lendários continuam funcionando, e só vão parar de funcionar depois que Battle for Azeroth for lançado em 14 de agosto e seu personagem chegar no nível 116; até o nível 115 seus lendários continuarão funcionando.
TL;DR
Em termos gerais você vai continuar jogando como antes, com algumas opções novas de talentos interessantes, e alguns ajustes bem vindos nos talentos já existentes. Além disso o novo Símbolo de Esperança será muito, muito útil em raids.
Talentos JxJ
O sistema de talentos JxJ (PvP) mudou também. Agora você tem quatro opções para escolher dentre uma lista de talentos; sendo que a primeira escolha é igual à antiga primeira linha de talentos JxJ (opções para escapar de controle). As outras três opções serão escolhidas da lista abaixo.
- Livre de Todo Mal
- Servo Divino
- Desvanecer Maior
- Cura Maior
- Concentração Sagrada
- Defesa Sagrada
- Concentração Interior
- Milagreiro
- Recomposição Veloz
- Clarão de Esperança
- Espírito do Redentor
Note que agora você também tem a opção de Modo de Guerra, onde se ativada permitirá a você usar essas habilidades JxJ enquanto estiver andando pelo mundo fazendo missões (mas também te deixa aberto a ser atacado ou atacar jogadores da outra facção). Se desligado, você não será atacado mas não poderá usar os talentos extras de JxJ, e não ganha o bônus de experiência do Modo de Guerra.
Tchau, T’uure
Com o pré-patch, além dos novos talentos e habilidades, você perde todas as características de artefato. Ele continua funcionando como um item normal, e inclusive você ainda pode aumentar o nível dele colocando relíquias, mas todas as características de artefato deixam de funcionar.
Porém algumas das características foram incorporadas como talentos. Confira:
- Ondulação Cósmica se tornou o novo talento Ondulação Cósmica.
- Tempos e Medidas se tornou o novo talento Piedade dos Anjos.
Já outros foram apenas removidos quando o artefato foi “desativado”, e alguns deles farão falta:
- Como já tinha comentado acima: o efeito passivo principal do artefato, Evoque os Naarus, se foi. Tchau, imagem de T’uure.
- Bênção de T’uure também foi removido e não foi reaproveitado, o que significa que não teremos mais o efeito visual das “asas” de naaru.
- Clarão de T’uure. Para alguns a perda dele é menor, mas eu pessoalmente vou sentir falta – um aumento de 45% (combinado com Carícia dos Naaru) na cura em um alvo por 10s não é de se jogar fora.
- Renovação da Fé, Pode Rezar e Recomposição Sagrada. Principalmente quando eram combinados com Bênção.
- Bênção de T’uure. Um dos motivos pelos quais “vigiar” seus buffs fez parte de um bom gameplay de sacerdote sagrado no Legion.
Dos efeitos removidos acima, confesso que vou sentir mais falta das “asas” de naaru, e da imagem do T’uure aparecendo de vez em quando.