Atualização: tem uma versão nova deste guia para o patch 6.2.
Guia sobre como jogar de sombra (DPS) em PvE no Warlords of Draenor. O objetivo deste guia é orientar jogadores que já têm alguma experiência no jogo, indo direto ao assunto. Baseado nos fóruns do site howtopriest.com.
Atualizado 31/03/15: prioridade de atributos e link para outro guia.
Se você está começando a jogar de sacerdote agora, recomendo primeiro este guia para iniciante em sombra.
Talentos
Talento nível 15: Recomendo Prece Desesperada ou Baluarte Angelical. Ambos são bons para aumentar suas chances de sobrevivência, mas a Prece você precisa ativar depois de receber dano, enquanto que o Baluarte é automático, então fica pela sua preferência.
Máscara Espectral também é interessante para escapar de certas mecânicas PvE. Situacional.
Talento nível 30: Recomendo Pena Angelical ou Corpo e Alma. Se você não tem problemas em ficar clicando no chão à sua frente pra colocar as penas, então use este. Se não, pegue o Corpo e Alma e apenas lance Palavra de Poder: Escudo em você mesmo (se um dos healers da sua raid for um sacerdote disciplina, isso vai atrapalhar ele).
Fantasma é mais interessante para PvP.
Talento nível 45: Insanidade aumenta teu DPS bastante para casos de apenas um alvo, mas você precisa estar parado enquanto usa Açoite Mental pra poder tirar proveito deste talento, então dê preferência para usar Insanidade em lutas que tiverem pouca movimentação.
Torrente de Escuridão e Dobramentes são melhores opções para lutas com mais movimentação. Com Dobramentes você vai precisar lembrar de usar a cada 1 min. Com Torrente, basta aproveitar os procs e ir mandando Aguilhões Mentais à medida em que eles forem surgindo. Boa opção para lutas com alvos múltiplos. Mas como os procs podem vir em grande quantidade, isso pode atrapalhar sua rotação.
Talento nível 60: Pra PvE geralmente se usa Tentáculos do Caos. Aliás, qualquer um desses três talentos vai ser pouco usado em PvE, exceto algumas situações onde pode ser preciso dar CC em trash packs.
Talento nível 75: Se a luta tiver muitos inimigos, use Virada do Destino. Cada vez que você causar dano em um inimigo com menos de 35% de vida vai ganhar um aumento de dano, e com muitos inimigos você vai conseguir ganhar esse aumento constantemente.
Caso contrário, use Infusão de Poder e não se esqueça de ativá-la a cada dois minutos. Pode ser interessante esperar alguns segundos, quando sair da recarga, pra ver se consegue usar ela junto com um proc de berloque, por exemplo.
Percepção Sombria é melhor em lutas com mais de um alvo que não morram muito rápido; por exemplo lutas com 2 ou mais bosses ao mesmo tempo.
Talento nível 90: Halo é o melhor talento para PvE sombra, mas você precisa usar ele de forma otimizada, na distância certa. Não use se o boss estiver perto demais. Tem addons que podem ajudar a indicar a melhor distância, como por exemplo o HaloPro. Ah, e cuidado pra seu halo não “aggrar” mobs espalhados.
Cascata pode ser usado se forem muitos adds e eles estiverem bem espalhados, mas isso é muito situacional. Estrela Divina pode ser usado em situações em que você precise ficar “stackado” no boss por muito tempo, ou muito perto dele.
Talento nível 100: Cada um desses talentos altera significativamente a rotação do sacerdote sombra, de forma que aqui só comento o básico de cada talento. Na parte sobre rotações, mais abaixo, entro em detalhes.
Clareza do Poder é um ótimo talento para lutas com alvo único ou com poucos alvos. Ele transforma seu Impacto Mental em instantâneo e com recarga menor, e aumenta o de Aguilhão Mental e de em 40% se seu alvo não tiver
Espíritos Auspiciosos é uma boa opção para lutas com muitos inimigos.
Entropia do Caos não é uma boa opção agora. Embora o talento pareça interessante, ele não dá tanto DPS quanto os outros talentos, se usados direito.
Essa é a recomendação geral desses talentos, para quem está começando com nível de item baixo. Depois ambos os talentos CdP e EA ficam igualmente viáveis; por exemplo, com bastante crítico EA pode ter um dano de alvo único bem competitivo.
Glifos
- Glifo de Palavra Sombria: Morte é ótimo para lutas com muito movimento, pois você vai poder usar PS:M como “filler” enquanto estiver andando e já tiver usado suas outras magias instantâneas ou procs. Note que com esse glifo o botão do Palavra Sombria: Morte não acende mais quando o alvo tiver menos de 20% de vida, então você vai ganhar um ataque instantâneo a mais mas vai perder esse alerta visual.
- Glifo de Colheita Mental pode te ajudar enquanto você estiver “upando” em missões, para ganhar orbes mais rapidamente no começo da luta, mas não use para raids.
- Glifo de Escudo Refletor é outro bom glifo para fazer missões e jogar sozinho. Ainda, se na sua raid não tem um healer sacerdote disciplina, e numa luta onde você vá receber dano de vez em quando, ele pode ser útil pois vai te acrescentar um pouco de DPS (contanto que você se lembre de usar Palavra de Poder: Escudo em você antes, claro). Se preferir usar este glifo, você também pode querer usar junto o talento nível 30 Corpo e Alma. Daí em momentos onde você precisa correr e não tem nenhum ataque instantâneo pra usar, pode usar PP:E como filler.
- Glifo de Açoite Mental depende da situação. Se você usar Açoite Mental ou Insanidade com frequência na sua rotação, quase sempre você terá o buff desse glifo e quando precisar correr (sair do fogo, fugir de um ataque de boss, etc.) ele vai ajudar.
- Glifo de Fé Restaurada é ainda melhor para correr, pois com ele você pode usar Salto da Fé para “voar” para um aliado, ao invés de “puxar” ele para você.
- Glifo de Silêncio é bom para alguma luta em que você precise interromper o boss/add com frequência.
- Glifo de Abraço Vampírico pode ajudar sua raid nos momentos mais difícieis.
- Glifo de Desvanecer aumenta sua sobrevivência; a cada 30s você pode usar Desvanecer e receber 10% a menos de dano.
Sua escolha de glifos dependerá da situação e de sua preferência pessoal, mas minha sugestão é: Glifo de Desvanecer, Glifo de Abraço Vampírico, Glifo de Açoite Mental. Mas se NÃO tiver um sacerdote disciplina na sua raid, então com certeza pegue o Glifo de Escudo Refletor e use como indicado acima.
Rotações
A sua rotação muda dependendo muito do talento nível 100 que você escolheu. Seguem as rotações por talento:
Rotação usando Clareza do Poder
Há uma rotação usando esse talento que ficou conhecida como CoP dotweaving, usando o talento Insanidade, e quando o boss cair pra menos de 20% de vida, uma outra rotação usando CoP normal. Se quiser mais detalhes sobre essas diferentes rotações leia neste post, mas para ser bem direto e resumido, é isto aqui:
CoP dotweaving: Boss com mais de 20% de vida
- x2 (ou x3) – repete até juntar 4 orbes
- Com 4 orbes, dê mais um , use e mais um (ficou com 5 orbes)
- Agora, com 5 orbes, lance , depois x2 e assim que sair da recarga. Com esse último Impacto Mental você juntou 3 orbes novamente, então dê outro , repete x2.
- Ficou com 0 orbes e volta pro passo 1.
Essa rotação geral pode se alterar um pouco dependendo de quanta Aceleração você já acumulou. Por exemplo, a quantidade de Aguilhões Mentais que você consegue lançar entre um Impacto Mental e outro vai mudar com a quantidade de Aceleração nos seus itens. E a rotação se altera ainda mais com os bônus de 2 e 4 peças do set de tier 17. Mais detalhes neste outro post.
O passo 2 da rotação acima pode ser otimizado mais um pouco. Ao invés de usar Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico em sequência, use o Impacto Mental entre um e outro. Por que isso? Porque PS:D dura 3s a mais que TV, e fazendo isso eles acabam juntos quase ao mesmo tempo, e a tempo de reiniciar a rotação com Aguilhão, que iria “limpar” esses dots mesmo (mas aí o Aguilhão não pega os dots e ganha o bônus de dano do CoP).
CoP: Boss com menos de 20% de vida
Basicamente a mesma coisa, mas deixando os dois dots de lado (ou seja, sem dotweaving) e acrescentando Palavra Sombria: Morte à rotação. Isso deixa menos tempo para usar Aguilhão Mental.
- x2 sempre que sair da recarga, prioridade máxima
- assim que sair da recarga
- assim que juntar 3 orbes, então até a PD acabar, só parando para os dois feitiços acima.
- Se em um dado momento tudo estiver em recarga e não tiver ativo, aí sim use
Note que para máximo proveito dessa rotação é necessário ficar parado nos momentos em que se usa Insanidade. Se no momento em que você for usar Insanidade x2 for justamente um momento em que você não pode ficar parado – por exemplo, o boss usou algum ataque do qual você precisa correr, ou você está em cima do fogo e precisa sair – você não vai conseguir usar Insanidade direito e vai perder DPS. Então tente “alinhar” o momento de usar Insanidade com um momento em que você possa ficar parado, talvez espere alguns segundos antes de jogar Peste Devoradora. Se já jogou os outros dots no alvo você não vai poder “encher” esse momento com Aguilhão, pois ele vai “limpar” os dots.
Para atacar vários inimigos, o conselho geral é: coloque Palavra Sombria: Dor em todos, e Toque Vampírico em alguns, se tiver tempo; deixe um inimigo sem esses dots (de preferência o próprio boss, ou um inimigo com mais vida), e nesse que sobrar faça a rotação indicada acima. E renove os PS:D e TV. Quando estiver renovando os dots nos outros inimigos, para não atrapalhar muito sua rotação principal, use PS:D e TV nos momentos em que iria usar Aguilhão Mental no alvo principal. Se forem muitos inimigos nem perca tempo usando TV, use apenas PS:D.
Outra coisa, se houverem muitos inimigos juntos, vale mais a pena passar a usar Calcinação Mental ao invés de Aguilhão Mental. Como o dano de Calcinação não é muito alto, isso só compensa acima de uma certa quantidade de inimigos. Como regra básica, use Calcinação no lugar de Aguilhão se tiver 4 ou mais inimigos juntos. Se estiver com o talento Insanidade, pode passar a usar Calcinação com apenas 2 inimigos. Nota: a quantidade correta de alvos a partir do qual vale a pena usar um feitiço no lugar do outro depende de diversos fatores; se quiser ver a matemática pesada por trás desses cálculos, indico este blog.
Outro detalhe sobre espalhar dots em vários inimigos: quando você usa Peste Devoradora, pode passar a usar Insanidade, mas não precisa usar Insanidade no mesmo inimigo onde você jogou Peste Devoradora. Por exemplo, você pode lançar PD no boss, que ainda vai ficar vivo por um tempo, para deixar o PD durar o tempo inteiro e maximizar o DPS, e usar Insanidade em algum outro add que você precisa matar com urgência.
Essa rotação vai mudar à medida em que você conseguir itens melhores e aumentar seus atributos. Por exemplo, com aumento de Aceleração, pode chegar um momento em que você não vai ter tempo de usar Aguilhão entre os Impactos Mentais. Isso vai acontecer mais ainda tendo os bônus de 2 peças e 4 peças do conjunto dos itens de tier 17. Na dúvida do que fazer quando não conseguir seguir essa rotação “ao pé da letra”, lembre sempre que Palavra Sombria: Morte tem a prioridade máxima de ser usado, Impacto Mental vem logo depois, e se juntar 5 orbes gaste eles logo antes que venha outro.
Rotação usando Espíritos Auspiciosos
Este talento valoriza lutas com muitos alvos, pois quanto mais inimigos tiverem Palavra Sombria: Dor ativo, maior a chance de ganhar orbes sombrios e portanto se usa Peste Devoradora com mais frequência. Resumidamente a rotação é esta:
- sempre que sair da recarga, enquanto não sair use em um alvo que ainda não tenha esses dots.
- Assim que juntar 3 orbes, use em um alvo. Volta pro passo 1.
- Se não tiver mais nada pra lançar, use o talento 90, ou , ou por último.
- Quando o inimigo estiver com menos de 20% de vida, (morte) passa a ter prioridade antes do Impacto Mental.
Só para resumir, os ataques com mais prioridade são: 1. gastar orbes com , 2. (se < 20%), 3. .
Note que não se usa Aguilhão Mental nesta rotação. O filler é Açoite Mental.
Essa rotação vai mudar à medida em que você conseguir itens melhores e aumentar seus atributos. Por exemplo, com aumento de Aceleração, pode chegar um momento em que você não vai ter tempo de usar Açoite entre os Impactos Mentais ou entre gastar os orbes. Isso vai acontecer mais ainda tendo os bônus de 2 peças e 4 peças do conjunto dos itens de tier 17.
No passo 1 eu citei os dois dots básicos (PS:D e TV), mas na prática você vai colocar os dois juntos só no seu alvo principal, nos outros inimigos apenas use PS:D.
Tem ainda este alerta para uso com o addon WeakAuras para te avisar quando você for ganhar mais orbes com esse talento:
Outras habilidades
Tente usar Demônio das Sombras e seu talento nível 90 preferido sempre na recarga. Se estiver usando Halo , cuidado para não “aggrar” mobs espalhados. Um bom momento para usar um destes dois é enquanto você está fazendo sua rotação normal mas precisa se movimentar, então você usa um deles dois no lugar do feitiço que iria usar (por exemplo, no lugar de Aguilhão Mental numa rotação CoP dotweaving, ou de ). Mas tente usá-las próximo da recarga, não deixe passar muito tempo sem usar. Outro motivo para esperar um pouco para usar esses ataques é aguardar alguns segundos para ver se sai algum proc de berloque.
Se pegou o talento Infusão de Poder, evite usá-lo durante BL (bloodlust). Use ele num momento em que puder usar também o talento 90, o Demônio das Sombras (ou Dobramentes), e se possível ainda aproveitar o efeito de um berloque.
Seu principal cooldown de defesa é Dispersão, não esqueça que ele existe, pode salvar a sua vida. Desvanecer também pode te salvar, se aggrou um inimigo, use. Ou se está com o Glifo de Desvanecer, use em um momento em que estiver tomando dano.
E também não esqueça de Abraço Vampírico, é um cooldown maravilhoso que pode ajudar muito sua raid. Tente usá-lo no momento em que a raid mais precisar de cura, para ajudar um pouco seus healers. Ou então use junto com BL, ou com Infusão de Poder, e logo antes de usar Peste Devoradora, para máximo proveito.
Prioridade de atributos (no nível 100)
Depende do talento nível 100 escolhido:
- Clareza do Poder (CdP): Intelecto > Aceleração* ≥ Golpes Múltiplos* > Crítico* ≥ Maestria* > Versatilidade
- Espíritos Auspiciosos (EA): Intelecto > Crítico > Aceleração > Golpes Múltiplos > Versatilidade > Maestria
* Na verdade, para o talento Clareza do Poder e na média das situações, aceleração = golpes múltiplos = crítico = maestria. Ou seja, você pode acumular esses quatro atributos em quantidades iguais, e seu DPS geral não sofrerá. O “pulo do gato” neste caso é a quantidade de movimentação requerida pelo boss; muita movimentação favorece crítico e golpes múltiplos, enquanto que menos movimentação favorece mais maestria. Alguns top players montam dois (ou mais) conjuntos de equipamentos, de acordo com o atributo favorecido, e trocam de acordo com o boss. Mas se você considerar esses quatro atributos igualmente, sem favorecer muito um deles em detrimento dos outros, terá um DPS aceitável.
Numa situação com um e apenas um alvo, e que você não precise se movimentar muito, o melhor atributo para CdP seria Maestria (a luta perfeita para isso seria o Carniceiro, por exemplo). Mas isso está mais raro nas raids atuais, e poucos vão ter tempo ou paciência para ficar juntando vários conjuntos de itens com atributos diferentes. Então maestria deixa de ser o “rei” dos atributos para sacerdote sombra CdP, como foi durante Malho Imponente.
Então a prioridade de atributos mais otimizada para CdP acaba dependendo de vários fatores: o tipo de luta, quantidade de adds, movimentação, etc. E diferentes jogadores acabam usando prioridades ligeiramente diferentes. Mas, para indicar uma prioridade de atributos razoável, indico esta: Aceleração* > Golpes Múltiplos > Crítico > Versatilidade > Maestria (fonte). *Mas note que se você tiver muita aceleração isso vai atrapalhar a rotação “CoP dotweaving”, então evite colocar Aceleração muito acima de 15%.
Já para Espíritos Auspiciosos, como foi dito, o mais importante é Crítico e Aceleração. Para EA, quanto mais crítico, melhor.
Encantamento para a arma: Marca do Senhor do Trovão (principalmente para EA). Coloque gemas e encantamentos conforme seu atributo mais preferencial.
Um último conselho: se você não pretende ter mais de um conjunto de itens (ou tem poucos itens diferentes no momento) para trocar conforme você mudar o talento nível 100 ou conforme a luta, minha sugestão é: foque mais em crítico e coloque encantamentos e gemas de crítico nos seus itens. Assim seus itens servirão bem para EA e não farão “feio” para CdP.
Dicas finais
Só para lembrar: se você pegou o Glifo de Escudo Refletor, lembre de usar PP:E de vez em quando no meio da sua rotação, antes de receber algum dano. Mas, se um dos healers do seu grupo for um Sacerdote Disciplina, evite fazer isso. Disciplina usa esse feitiço o tempo todo (e o PP:E dele vai absorver muito mais dano que o seu).
Se você pegou o Glifo de Palavra Sombria: Morte, você vai precisar “encaixar” PS:M na sua rotação, de vez em quando (um bom momento para usá-lo é quando estiver em movimento, sem poder lançar Açoite/Insanidade). E se não pegou esse glifo, use PS:M normalmente: depois que o boss cair pra menos de 20% de vida, use ele sempre que sair da recarga (prioridade máxima). (novamente: com o glifo o botão do PS:M não vai acender quando ele estiver disponível e o alvo com menos de 20% de vida.)
Em masmorras, se puder, use Silêncio em algum add/mob que esteja lançando alguma magia; fazendo isto você vai ajudar seu healer e seu tank, afinal será um dano a menos para ser curado. Alguns bosses de raids possuem alguma mecânica onde eles lançam alguma magia que precisa ser interrompida (interrupt), então procure usar Silêncio nesse momento (geralmente é combinado antes da luta quem vai ficar responsável por interromper o boss). Também pode ser que você precise usar seus outros CCs (Terror Psíquico e os talentos nível 60), isso também deve ser combinado antes da luta (lembre que Terror Psíquico gasta orbes).
Ah, e se seu grupo estiver mesmo usando CCs, não ataque um inimigo já controlado (óbvio mas precisa ser dito). Não adianta o mago transformar um inimigo em uma ovelha se logo depois o sacerdote sombra “dotou” o inimigo, tirando ele da forma de ovelha.
Conclusão
Este artigo tenta abordar todos os aspectos de DPS PvE sombra, mas “indo direto ao assunto” e sem tomar muito tempo. Se quiser entrar em detalhes, leia estes outros artigos:
- Guia Sacerdote Sombra no wowgirl.com.br (em português)
- Drye’s Shadow Guide no howtopriest.com (em inglês), excelente, apesar de ter sido descontinuado.
- Ou este outro guia também no howtopriest.com. Aliás recomendo a leitura do fórum inteiro.
- Guia de Sombra PvE no icy-veins.com (em inglês)
- Este blog tem várias considerações sobre a melhor forma de otimizar rotações ao máximo para aumentar o DPS: Theory of Shadow – Spriest in WoD
3 comments