Guia Sombra 6.1

Atualização: tem uma versão nova deste guia para o patch 6.2.

Guia sobre como jogar de sombra (DPS) em PvE no Warlords of Draenor. O objetivo deste guia é orientar jogadores que já têm alguma experiência no jogo, indo direto ao assunto. Baseado nos fóruns do site howtopriest.com.

Atualizado 31/03/15: prioridade de atributos e link para outro guia.

Se você está começando a jogar de sacerdote agora, recomendo primeiro este guia para iniciante em sombra.

Talentos

Talento nível 15: Recomendo spell desperate prayerPrece Desesperada ou spell angelic bulwarkBaluarte Angelical. Ambos são bons para aumentar suas chances de sobrevivência, mas a Prece você precisa ativar depois de receber dano, enquanto que o Baluarte é automático, então fica pela sua preferência.

talent spectral guiseMáscara Espectral também é interessante para escapar de certas mecânicas PvE. Situacional.

Talento nível 30: Recomendo spell angelic featherPena Angelical ou spell hymn of hopeCorpo e Alma. Se você não tem problemas em ficar clicando no chão à sua frente pra colocar as penas, então use este. Se não, pegue o Corpo e Alma e apenas lance Palavra de Poder: EscudoPalavra de Poder: Escudo em você mesmo (se um dos healers da sua raid for um sacerdote disciplina, isso vai atrapalhar ele).

talent phantasmFantasma é mais interessante para PvP.

Talento nível 45: talent insanityInsanidade aumenta teu DPS bastante para casos de apenas um alvo, mas você precisa estar parado enquanto usa spell mind flayAçoite Mental pra poder tirar proveito deste talento, então dê preferência para usar Insanidade em lutas que tiverem pouca movimentação.

talent surge of darknessTorrente de Escuridão e spell mindbenderDobramentes são melhores opções para lutas com mais movimentação. Com Dobramentes você vai precisar lembrar de usar a cada 1 min. Com Torrente, basta aproveitar os procs e ir mandando spell mind spikeAguilhões Mentais à medida em que eles forem surgindo. Boa opção para lutas com alvos múltiplos. Mas como os procs podem vir em grande quantidade, isso pode atrapalhar sua rotação.

Talento nível 60: Pra PvE geralmente se usa spell void tendrilsTentáculos do Caos. Aliás, qualquer um desses três talentos vai ser pouco usado em PvE, exceto algumas situações onde pode ser preciso dar CC em trash packs.

Talento nível 75: Se a luta tiver muitos inimigos, use talent twisted faithVirada do Destino. Cada vez que você causar dano em um inimigo com menos de 35% de vida vai ganhar um aumento de dano, e com muitos inimigos você vai conseguir ganhar esse aumento constantemente.

Caso contrário, use spell power infusionInfusão de Poder e não se esqueça de ativá-la a cada dois minutos. Pode ser interessante esperar alguns segundos, quando sair da recarga, pra ver se consegue usar ela junto com um proc de berloque, por exemplo.

talent shadowy insightPercepção Sombria é melhor em lutas com mais de um alvo que não morram muito rápido; por exemplo lutas com 2 ou mais bosses ao mesmo tempo.

Talento nível 90: spell haloHalo é o melhor talento para PvE sombra, mas você precisa usar ele de forma otimizada, na distância certa. Não use se o boss estiver perto demais. Tem addons que podem ajudar a indicar a melhor distância, como por exemplo o HaloPro. Ah, e cuidado pra seu halo não “aggrar” mobs espalhados.

spell cascadeCascata pode ser usado se forem muitos adds e eles estiverem bem espalhados, mas isso é muito situacional. talent divine starEstrela Divina pode ser usado em situações em que você precise ficar “stackado” no boss por muito tempo, ou muito perto dele.

Talento nível 100: Cada um desses talentos altera significativamente a rotação do sacerdote sombra, de forma que aqui só comento o básico de cada talento. Na parte sobre rotações, mais abaixo, entro em detalhes.

talent clarity of powerClareza do Poder é um ótimo talento para lutas com alvo único ou com poucos alvos. Ele transforma seu Impacto Mental em instantâneo e com recarga menor, e aumenta o de Aguilhão Mental e de em 40% se seu alvo não tiver

talent auspicious spiritsEspíritos Auspiciosos é uma boa opção para lutas com muitos inimigos.

talent void entropyEntropia do Caos não é uma boa opção agora. Embora o talento pareça interessante, ele não dá tanto DPS quanto os outros talentos, se usados direito.

Essa é a recomendação geral desses talentos, para quem está começando com nível de item baixo. Depois ambos os talentos CdP e EA ficam igualmente viáveis; por exemplo, com bastante crítico EA pode ter um dano de alvo único bem competitivo.

Glifos

  • Glifo de Palavra Sombria: Morte é ótimo para lutas com muito movimento, pois você vai poder usar PS:M como “filler” enquanto estiver andando e já tiver usado suas outras magias instantâneas ou procs. Note que com esse glifo o botão do spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte não acende mais quando o alvo tiver menos de 20% de vida, então você vai ganhar um ataque instantâneo a mais mas vai perder esse alerta visual.
  • Glifo de Colheita Mental pode te ajudar enquanto você estiver “upando” em missões, para ganhar orbes mais rapidamente no começo da luta, mas não use para raids.
  • Glifo de Escudo Refletor é outro bom glifo para fazer missões e jogar sozinho. Ainda, se na sua raid não tem um healer sacerdote disciplina, e numa luta onde você vá receber dano de vez em quando, ele pode ser útil pois vai te acrescentar um pouco de DPS (contanto que você se lembre de usar Palavra de Poder: EscudoPalavra de Poder: Escudo em você antes, claro). Se preferir usar este glifo, você também pode querer usar junto o talento nível 30 Corpo e Alma. Daí em momentos onde você precisa correr e não tem nenhum ataque instantâneo pra usar, pode usar PP:E como filler.
  • Glifo de Açoite Mental depende da situação. Se você usar spell mind flayAçoite Mental ou talent insanityInsanidade com frequência na sua rotação, quase sempre você terá o buff desse glifo e quando precisar correr (sair do fogo, fugir de um ataque de boss, etc.) ele vai ajudar.
  • Glifo de Fé Restaurada é ainda melhor para correr, pois com ele você pode usar spell leap of faithSalto da Fé para “voar” para um aliado, ao invés de “puxar” ele para você.
  • Glifo de Silêncio é bom para alguma luta em que você precise interromper o boss/add com frequência.
  • Glifo de Abraço Vampírico pode ajudar sua raid nos momentos mais difícieis.
  • Glifo de Desvanecer aumenta sua sobrevivência; a cada 30s você pode usar spell fadeDesvanecer e receber 10% a menos de dano.

Sua escolha de glifos dependerá da situação e de sua preferência pessoal, mas minha sugestão é: Glifo de Desvanecer, Glifo de Abraço Vampírico, Glifo de Açoite Mental. Mas se NÃO tiver um sacerdote disciplina na sua raid, então com certeza pegue o Glifo de Escudo Refletor e use como indicado acima.

Rotações

A sua rotação muda dependendo muito do talento nível 100 que você escolheu. Seguem as rotações por talento:

talent clarity of powerRotação usando Clareza do Poder

Há uma rotação usando esse talento que ficou conhecida como CoP dotweaving, usando o talento talent insanityInsanidade, e quando o boss cair pra menos de 20% de vida, uma outra rotação usando CoP normal. Se quiser mais detalhes sobre essas diferentes rotações leia neste post, mas para ser bem direto e resumido, é isto aqui:

CoP dotweaving: Boss com mais de 20% de vida

  1. spell mind blast  spell mind spikex2 (ou x3) – repete até juntar 4 orbes
  2. Com 4 orbes, dê mais um spell mind spike, use spell shadow word pain spell vampiric touch e mais um spell mind blast (ficou com 5 orbes)
  3. Agora, com 5 orbes, lance spell devouring plague, depois talent insanityx2 e spell mind blast assim que sair da recarga. Com esse último Impacto Mental você juntou 3 orbes novamente, então dê outro spell devouring plague, repete talent insanityx2.
  4. Ficou com 0 orbes e volta pro passo 1.

Essa rotação geral pode se alterar um pouco dependendo de quanta Aceleração você já acumulou. Por exemplo, a quantidade de spell mind spikeAguilhões Mentais que você consegue lançar entre um spell mind blastImpacto Mental e outro vai mudar com a quantidade de Aceleração nos seus itens. E a rotação se altera ainda mais com os bônus de 2 e 4 peças do set de tier 17. Mais detalhes neste outro post.

O passo 2 da rotação acima pode ser otimizado mais um pouco. Ao invés de usar spell shadow word painPalavra Sombria: Dor e spell vampiric touchToque Vampírico em sequência, use o spell mind blastImpacto Mental entre um e outro. Por que isso? Porque spell shadow word painPS:D dura 3s a mais que spell vampiric touchTV, e fazendo isso eles acabam juntos quase ao mesmo tempo, e a tempo de reiniciar a rotação com spell mind spikeAguilhão, que iria “limpar” esses dots mesmo (mas aí o Aguilhão não pega os dots e ganha o bônus de dano do CoP).

CoP: Boss com menos de 20% de vida

Basicamente a mesma coisa, mas deixando os dois dots spell shadow word pain spell vampiric touch de lado (ou seja, sem dotweaving) e acrescentando spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte à rotação. Isso deixa menos tempo para usar Aguilhão Mental.

  1. spell shadow word deathx2 sempre que sair da recarga, prioridade máxima
  2. spell mind blast assim que sair da recarga
  3. spell devouring plague assim que juntar 3 orbes, então talent insanity até a PD acabar, só parando para os dois feitiços acima.
  4. Se em um dado momento tudo estiver em recarga e não tiver spell devouring plague ativo, aí sim use spell mind spike

Note que para máximo proveito dessa rotação é necessário ficar parado nos momentos em que se usa Insanidade. Se no momento em que você for usar Insanidade x2 for justamente um momento em que você não pode ficar parado – por exemplo, o boss usou algum ataque do qual você precisa correr, ou você está em cima do fogo e precisa sair – você não vai conseguir usar Insanidade direito e vai perder DPS. Então tente “alinhar” o momento de usar Insanidade com um momento em que você possa ficar parado, talvez espere alguns segundos antes de jogar Peste Devoradora. Se já jogou os outros dots no alvo você não vai poder “encher” esse momento com Aguilhão, pois ele vai “limpar” os dots.

Para atacar vários inimigos, o conselho geral é: coloque spell shadow word painPalavra Sombria: Dor em todos, e spell vampiric touchToque Vampírico em alguns, se tiver tempo; deixe um inimigo sem esses dots (de preferência o próprio boss, ou um inimigo com mais vida), e nesse que sobrar faça a rotação indicada acima. E renove os spell shadow word painPS:D e spell vampiric touchTV. Quando estiver renovando os dots nos outros inimigos, para não atrapalhar muito sua rotação principal, use spell shadow word painPS:D e spell vampiric touchTV nos momentos em que iria usar spell mind spikeAguilhão Mental no alvo principal. Se forem muitos inimigos nem perca tempo usando spell vampiric touchTV, use apenas spell shadow word painPS:D.

Outra coisa, se houverem muitos inimigos juntos, vale mais a pena passar a usar spell mind searCalcinação Mental ao invés de spell mind spikeAguilhão Mental. Como o dano de Calcinação não é muito alto, isso só compensa acima de uma certa quantidade de inimigos. Como regra básica, use Calcinação no lugar de Aguilhão se tiver 4 ou mais inimigos juntos. Se estiver com o talento talent insanityInsanidade, pode passar a usar Calcinação com apenas 2 inimigos. Nota: a quantidade correta de alvos a partir do qual vale a pena usar um feitiço no lugar do outro depende de diversos fatores; se quiser ver a matemática pesada por trás desses cálculos, indico este blog.

Outro detalhe sobre espalhar dots em vários inimigos: quando você usa spell devouring plaguePeste Devoradora, pode passar a usar Insanidade, mas não precisa usar Insanidade no mesmo inimigo onde você jogou Peste Devoradora. Por exemplo, você pode lançar PD no boss, que ainda vai ficar vivo por um tempo, para deixar o PD durar o tempo inteiro e maximizar o DPS, e usar Insanidade em algum outro add que você precisa matar com urgência.

Essa rotação vai mudar à medida em que você conseguir itens melhores e aumentar seus atributos. Por exemplo, com aumento de Aceleração, pode chegar um momento em que você não vai ter tempo de usar spell mind spikeAguilhão entre os spell mind blastImpactos Mentais. Isso vai acontecer mais ainda tendo os bônus de 2 peças e 4 peças do conjunto dos itens de tier 17. Na dúvida do que fazer quando não conseguir seguir essa rotação “ao pé da letra”, lembre sempre que spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte tem a prioridade máxima de ser usado, spell mind blastImpacto Mental vem logo depois, e se juntar 5 orbes gaste eles logo antes que venha outro.

talent auspicious spiritsRotação usando Espíritos Auspiciosos

Este talento valoriza lutas com muitos alvos, pois quanto mais inimigos tiverem spell shadow word painPalavra Sombria: Dor ativo, maior a chance de ganhar orbes sombrios e portanto se usa spell devouring plaguePeste Devoradora com mais frequência. Resumidamente a rotação é esta:

  1. spell mind blast sempre que sair da recarga, enquanto não sair use spell shadow word pain spell vampiric touch em um alvo que ainda não tenha esses dots.
  2. Assim que juntar 3 orbes, use spell devouring plague em um alvo. Volta pro passo 1.
  3. Se não tiver mais nada pra lançar, use o talento 90, ou spell shadowfiend, ou spell mind flay por último.
  4. Quando o inimigo estiver com menos de 20% de vida, spell shadow word death (morte) passa a ter prioridade antes do Impacto Mental.

Só para resumir, os ataques com mais prioridade são: 1. gastar orbes com spell devouring plague, 2. spell shadow word death (se < 20%), 3. spell mind blast.

Note que não se usa spell mind spikeAguilhão Mental nesta rotação. O filler é spell mind flayAçoite Mental.

Essa rotação vai mudar à medida em que você conseguir itens melhores e aumentar seus atributos. Por exemplo, com aumento de Aceleração, pode chegar um momento em que você não vai ter tempo de usar spell mind flayAçoite entre os spell mind blastImpactos Mentais ou entre gastar os orbes. Isso vai acontecer mais ainda tendo os bônus de 2 peças e 4 peças do conjunto dos itens de tier 17.

No passo 1 eu citei os dois dots básicos (spell shadow word painPS:D e spell vampiric touchTV), mas na prática você vai colocar os dois juntos só no seu alvo principal, nos outros inimigos apenas use spell shadow word painPS:D.

Tem ainda este alerta para uso com o addon WeakAuras para te avisar quando você for ganhar mais orbes com esse talento:

Outras habilidades

Tente usar spell shadowfiendDemônio das Sombras e seu talento nível 90 preferido sempre na recarga. Se estiver usando spell haloHalo , cuidado para não “aggrar” mobs espalhados. Um bom momento para usar um destes dois é enquanto você está fazendo sua rotação normal mas precisa se movimentar, então você usa um deles dois no lugar do feitiço que iria usar (por exemplo, no lugar de spell mind spikeAguilhão Mental numa rotação CoP dotweaving, ou de ). Mas tente usá-las próximo da recarga, não deixe passar muito tempo sem usar. Outro motivo para esperar um pouco para usar esses ataques é aguardar alguns segundos para ver se sai algum proc de berloque.

Se pegou o talento spell power infusionInfusão de Poder, evite usá-lo durante BL (bloodlust). Use ele num momento em que puder usar também o talento 90, o spell shadowfiendDemônio das Sombras (ou talent mindbenderDobramentes), e se possível ainda aproveitar o efeito de um berloque.

Seu principal cooldown de defesa é spell dispersionDispersão, não esqueça que ele existe, pode salvar a sua vida. spell fadeDesvanecer também pode te salvar, se aggrou um inimigo, use. Ou se está com o Glifo de Desvanecer, use em um momento em que estiver tomando dano.

E também não esqueça de spell vampiric embraceAbraço Vampírico, é um cooldown maravilhoso que pode ajudar muito sua raid. Tente usá-lo no momento em que a raid mais precisar de cura, para ajudar um pouco seus healers. Ou então use junto com BL, ou com spell power infusionInfusão de Poder, e logo antes de usar spell devouring plaguePeste Devoradora, para máximo proveito.

Prioridade de atributos (no nível 100)

Depende do talento nível 100 escolhido:

  • Clareza do Poder (CdP): Intelecto > Aceleração* ≥ Golpes Múltiplos* > Crítico* ≥ Maestria* > Versatilidade
  • Espíritos Auspiciosos (EA): Intelecto > Crítico > Aceleração > Golpes Múltiplos > Versatilidade > Maestria

* Na verdade, para o talento Clareza do Poder e na média das situações, aceleração = golpes múltiplos = crítico = maestria. Ou seja, você pode acumular esses quatro atributos em quantidades iguais, e seu DPS geral não sofrerá. O “pulo do gato” neste caso é a quantidade de movimentação requerida pelo boss; muita movimentação favorece crítico e golpes múltiplos, enquanto que menos movimentação favorece mais maestria. Alguns top players montam dois (ou mais) conjuntos de equipamentos, de acordo com o atributo favorecido, e trocam de acordo com o boss. Mas se você considerar esses quatro atributos igualmente, sem favorecer muito um deles em detrimento dos outros, terá um DPS aceitável.

Numa situação com um e apenas um alvo, e que você não precise se movimentar muito, o melhor atributo para CdP seria Maestria (a luta perfeita para isso seria o Carniceiro, por exemplo). Mas isso está mais raro nas raids atuais, e poucos vão ter tempo ou paciência para ficar juntando vários conjuntos de itens com atributos diferentes. Então maestria deixa de ser o “rei” dos atributos para sacerdote sombra CdP, como foi durante Malho Imponente.

Então a prioridade de atributos mais otimizada para CdP acaba dependendo de vários fatores: o tipo de luta, quantidade de adds, movimentação, etc. E diferentes jogadores acabam usando prioridades ligeiramente diferentes. Mas, para indicar uma prioridade de atributos razoável, indico esta: Aceleração* > Golpes Múltiplos > Crítico > Versatilidade > Maestria (fonte). *Mas note que se você tiver muita aceleração isso vai atrapalhar a rotação “CoP dotweaving”, então evite colocar Aceleração muito acima de 15%.

Já para Espíritos Auspiciosos, como foi dito, o mais importante é Crítico e Aceleração. Para EA, quanto mais crítico, melhor.

Encantamento para a arma: Marca do Senhor do Trovão (principalmente para EA). Coloque gemas e encantamentos conforme seu atributo mais preferencial.

Um último conselho: se você não pretende ter mais de um conjunto de itens (ou tem poucos itens diferentes no momento) para trocar conforme você mudar o talento nível 100 ou conforme a luta, minha sugestão é: foque mais em crítico e coloque encantamentos e gemas de crítico nos seus itens. Assim seus itens servirão bem para EA e não farão “feio” para CdP.

Dicas finais

Só para lembrar: se você pegou o Glifo de Escudo Refletor, lembre de usar Palavra de Poder: EscudoPP:E de vez em quando no meio da sua rotação, antes de receber algum dano. Mas, se um dos healers do seu grupo for um Sacerdote Disciplina, evite fazer isso. Disciplina usa esse feitiço o tempo todo (e o PP:E dele vai absorver muito mais dano que o seu).

Se você pegou o Glifo de Palavra Sombria: Morte, você vai precisar “encaixar” spell shadow word deathPS:M na sua rotação, de vez em quando (um bom momento para usá-lo é quando estiver em movimento, sem poder lançar Açoite/Insanidade). E se não pegou esse glifo, use spell shadow word deathPS:M normalmente: depois que o boss cair pra menos de 20% de vida, use ele sempre que sair da recarga (prioridade máxima). (novamente: com o glifo o botão do spell shadow word deathPS:M não vai acender quando ele estiver disponível e o alvo com menos de 20% de vida.)

Em masmorras, se puder, use spell silenceSilêncio em algum add/mob que esteja lançando alguma magia; fazendo isto você vai ajudar seu healer e seu tank, afinal será um dano a menos para ser curado. Alguns bosses de raids possuem alguma mecânica onde eles lançam alguma magia que precisa ser interrompida (interrupt), então procure usar Silêncio nesse momento (geralmente é combinado antes da luta quem vai ficar responsável por interromper o boss). Também pode ser que você precise usar seus outros CCs (spell psychic horrorTerror Psíquico e os talentos nível 60), isso também deve ser combinado antes da luta (lembre que Terror Psíquico gasta orbes).

Ah, e se seu grupo estiver mesmo usando CCs, não ataque um inimigo já controlado (óbvio mas precisa ser dito). Não adianta o mago transformar um inimigo em uma ovelha se logo depois o sacerdote sombra “dotou” o inimigo, tirando ele da forma de ovelha.

Conclusão

Este artigo tenta abordar todos os aspectos de DPS PvE sombra, mas “indo direto ao assunto” e sem tomar muito tempo. Se quiser entrar em detalhes, leia estes outros artigos:

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