Resumo dos bosses de Fundição da Rocha Negra, voltado para sacerdotes de todas as specs. Aqui estou focando em dicas específicas para sacerdotes, então não vou comentar sobre detalhes da luta que valem para todos os jogadores.
Trabalho em andamento, irei atualizando de vez em quando. Informações extraídas de guias no Wowhead e no Howtopriest, voltados para modos normal e heroico.
Sacerdotes Sombra: leiam este post também.
Atualizado 27/04: Kromog e Operador Thogar.
Atualizado 29/04: Iron Maidens.
Atualizado 12/05: Dobraflamas Ka’graz.
Gruul
Disciplina e Sagrado
Além de seguir as mecânicas da luta, minha única dica aqui seria se preparar para o dano que um grupo de jogadores vai receber com “Fatia do Inferno“. Disciplina aplica Palavra de Poder: Escudo em todo mundo, e se estiverem juntos em um grupo, Arcanjo + Prece de Cura também ajuda. Sagrado aplica Renovar no grupo e se prepara para lançar curas em área após o dano.
Sombra
- Luta de alvo único (single target), típica para usar Insanidade + Clareza do Poder.
- Como durante uma parte da luta você vai estar “stackado” com outros jogadores perto do boss, pode parecer melhor usar Estrela Divina no lugar de Halo, mas evite isso pois o dano da Estrela é muito baixo. Ao invés disso tente otimizar o uso de Halo; por exemplo, você pode esperar depois que ele sair da recarga por mais alguns segundos, para usá-lo em um momento em que tenha de correr do ataque do boss.
Comeferro
Disciplina
- Basicamente Palavra de Poder: Escudo em todo mundo. Principalmente no grupo de ranged DPS durante a fase 1. E a sua “rotação” normal.
- Quando o tank for receber Torrente Ácida, se for preciso usar cooldowns para manter o tank vivo, você pode usar Supressão de Dor na primeira vez, e Palavra de Poder: Barreira na segunda.
Sombra
- A primeira fase é a rotação padrão “CoP” ou “CoP dotweaving” (usando Insanidade, claro).
- Na fase 2, tente manter Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico no boss enquanto ataca os caixotes.
- Se pegou o talento Virada do Destino, tente dar um Palavra Sombria: Morte em algum caixote perto de “morrer”, para aumentar o tempo do buff.
- Cascata não pula entre os caixotes. Halo é melhor.
- Na fase 2, se ele for te atropelar e não conseguir fugir, use Dispersão.
Hans’gar e Franzok
Todas as specs
- Parem de lançar magias quando Franzok estiver terminando de lançar Rugido Perturbador, pra não levar interrupt. (magias instantâneas não tem problema)
- Se o Batida Corporal for em você, Máscara Espectral pode te ajudar. Se você conseguir usar a Máscara antes do boss pular, ele não vai pular; se usar enquanto ele já estiver pulando, ele não vai mais dar o dano. (fonte)
Disciplina e Sagrado
- Quando os tanks forem tomar Suplex Incapacitante, é bom os healers usarem algum cooldown neles. Disciplina pode usar Supressão de Dor, e Sagrado Espírito Guardião.
- Quando os dois bosses estiverem juntos nas esteiras, os tanks devem precisar de mais cura, principalmente nos últimos 15% de vida dos bosses. Então foque cura neles; Sagrado pode trocar para Chacra: Serenidade.
- Depois do Batida Corporal (boss pulando em cima do tank; acontece depois que um deles volta para as esteiras), a raid toda recebe dano de Tremor Secundário. Prepare-se para isso (Disciplina usa o velho combo Arcanjo + Prece de Cura e etc.)
- Corpo e Alma é ótimo para Disciplina aqui.
Sombra
- Sugestões: Insanidade, Virada do Destino, Halo e Clareza do Poder.
- Justificativa para Insanidade: durante uma parte da luta o segundo alvo não vai estar presente, então na maior parte é uma luta de alvo único. Mas se tiver dificuldade em se manter parado o suficiente para tirar proveito de Insanidade, então pegue Torrente de Escuridão.
- Com bastante crítico pode ser possível fazer essa luta com Espíritos Auspiciosos também. (fonte)
Dobraflamas Ka’graz
O mais importante nessa luta é a movimentação correta, então não tem tantas dicas específicas para os healers.
Disciplina
- Seu cooldown principal, Palavra de Poder: Barreira, é muito útil aqui no momento em que todos “stackam” no boss. Não esqueça de combinar antes com os outros healers para não usarem cooldowns ao mesmo tempo.
Sagrado
- O dano de raid aqui é alto, então você deve passar mais tempo no Chacra: Santuário. Hino Divino quando todos “stackarem” no boss (combine com os outros healers, etc.)
Sombra
- Sugestão: Insanidade, Virada do Destino, Halo.
- Glifo sugerido: Glifo de Fé Restaurada, para quando você for atingido por Torrente Derretida e precisar ir rápido para perto dos melees. Você também pode ficar longe de todo mundo e usar Dispersão na hora do Torrente Derretida.
- Outros glifos: Glifo de Desvanecer, Glifo de Escudo Refletor
- Espere um pouco antes de usar o Halo se os lobos estiverem perto de aparecer, assim você consegue atingir eles dois mais o boss assim que aparecerem.
- Ponha seus dots (Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico) no lobo maior e foque dano no menor. Troque se perceber que o menor já está bem perto de morrer mas o maior ainda não (já que eles precisam morrer quase ao mesmo tempo). Se tiver tempo, deixe também um PS:D no boss enquanto isso (principalmente se estiver usando Espíritos Auspiciosos).
Kromog
- Quando uma pessoa receber um Golpe Atroante (não estava presa pelas mãos de pedra), você pode usar Salto da Fé para puxar essa pessoa de volta para o chão sem tomar dano. Pra isso funcionar, é melhor combinar antes com a raid que quando uma pessoa for lançada pra cima, que ela avise rápido. Mesmo um Sacerdote Sombra pode fazer isso.
- Ou então, você pode usar o Glifo de Fé Restaurada e, se você for lançado pra cima, “se puxar” para uma outra pessoa para escapar da queda.
- Máscara Espectral serve nesta luta para escapar do dano da Garra da Terra. Mas atenção, use só depois do boss terminar de lançar Golpe Atroante, senão a mão de pedra não te protege mais do dano.
Disciplina
- O dano da luta é muito constante, então você estará usando Palavra de Poder: Escudo em todo mundo o tempo todo. Use o Glifo de Alma Enfraquecida.
- Abuse de Arcanjo + Prece de Cura, mantenha Evangelismo o tempo todo para poder usar Arcanjo na recarga. Eu costumo colocar os dois tanks mais 3 melees no mesmo grupo e usar neles. Mas veja na sua raid qual grupo de jogadores costuma tomar mais dano e rearranje os grupos conforme necessário.
Sagrado
- Abuse de Círculo de Cura, junto com o Glifo de Círculo de Cura.
Sombra
- Cascata funciona bem contra as mãos de pedra, mas Halo também dá um dano bom se você conseguir se posicionar bem no meio das mãos.
- Sugestões: Insanidade, Virada do Destino, Clareza do Poder.
- Tente não perder tanto tempo espalhando Palavra Sombria: Dor em todas as mãos de pedra, basta algumas. Elas não duram muito mesmo. Ponha em apenas algumas e depois foque nas restantes uma a uma.
- Calcinação Mental com o efeito de Insanidade também ajuda contra as mãos.
Iron Maidens
- Máscara Espectral cancela o Tiro Penetrante.
- Máscara Espectral também funciona com Tiro Rápido, mas atenção: saia de perto da raid antes de usar, pois os tiros irão todos para o lugar onde você deixar sua “sombra”.
Disciplina
- Quando Marak atingir 100 de fúria e começar a usar Golpes Sanguinários, lance Clareza de Vontade repetidamente no tank. Nesse momento dê prioridade a fazer isso no tank, parando de usar Palavra de Poder: Escudo em todo mundo como normalmente você faria. (isso porque o dano causado por essa habilidade no tank é replicado na raid; diminuindo o dano recebido pelo tank você estará também diminuindo o dano recebido pela raid)
Sagrado
- Se você estiver no time que vai para o navio, use Infusão de Poder. O tempo de recarga dessa habilidade praticamente coincide com as idas aos navios, e usando ela você vai poder espalhar Renovar mais rápido e usar mais curas que gastam mais mana (Cura Célere e Cura Vinculada, por exemplo).
Sombra
- Sugestão: Torrente de Escuridão, Virada do Destino, Clareza do Poder. Mantenha os dots (Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico) nos outros dois bosses e foque a rotação principal no que tiver mais vida.
- Sugestão diferente: Se você já tiver bastante crítico (pelo menos 20% mínimo) ou já tiver os bônus de set tier 18, esqueça CdP e use EA: Dobramentes, Virada do Destino, Espíritos Auspiciosos.
- Cascata ou Halo? Se você estiver no time que vai para o navio, pegue Cascata, caso contrário use Halo.
Senhor das Feras Darmac
Disciplina e Sagrado
- Debuffs que você precisa monitorar nos jogadores: Imobilizado por Flecha, Rasgar e Despedaçar, Sopro Infernal, Estilhaço Superaquecido, Conflagração.
- Imobilizado por Flecha: o jogador que receber isto vai precisar de muita cura direta, até a lança ser destruída
- Rasgar e Despedaçar: jogadores com muitos stacks disto vão precisar de muita cura direta, até o debuff acabar.
- “Dispele” (purifique) o mais rápido possível Sopro Infernal, Estilhaço Superaquecido, e Conflagração. Dissipação em Massa pode ser útil aqui, mas cuidado com sua mana.
- Durante Descontrole, será necessário usar curas em área fortes, e talvez cooldowns.
Sombra
- Tem muitos alvos nessa luta (incluindo as lanças), então Espíritos Auspiciosos é uma boa opção, junto com Virada do Destino e Dobramentes*. Ponha Palavra Sombria: Dor em tudo, e no boss Toque Vampírico também.
- Halo devido aos adds (Bestas de Carga). Guarde o Halo para eles.
- O Glifo de Colheita Mental também pode te ajudar aqui. (só serve na primeira vez que atacar um add com Impacto Mental, na segunda vez no mesmo add não funciona mais.)
- Você pode ajudar seus healers usando Dissipação em Massa nos debuffs Sopro Infernal, Estilhaço Superaquecido, e Conflagração. É bom combinar antes da luta.
*A sugestão de Dobramentes é porque, usando Espíritos Auspiciosos, provavelmente você não teria tempo para usar Insanidade ou os procs de Torrente de Escuridão. Mas é possível usar os outros dois talentos, conforme sua preferência. Insanidade por exemplo ainda te ajudaria com um Calcinação Mental mais forte.
Operador Thogar
Disciplina e Sagrado
- Use Dissipar Magia nos inimigos que tiverem o buff de Seta Cauterizante, ou Dissipação em Massa
- A cada 10s Thogar dá um buff chamado Repreendido nos seus soldados, que aumenta o dano deles. Os Homens de Armas Grom’kar usam um ataque em área chamado Rugido de Ferro. Se num momento o Thogar estiver junto com os Homens de Armas e juntar muitos stacks de Repreendido, o dano do Rugido será muito alto. Prepare-se.
Disciplina
- Use Clareza de Vontade nos tanks, eles tomam muito dano nesta luta.
- Antes do dano de Rugido de Ferro descrito acima, use Palavra de Poder: Barreira.
Sombra
- Sugestões: Insanidade, Virada do Destino, Halo, Clareza do Poder.
- Para tirar proveito de Halo você pode precisar se afastar um pouco dos adds primeiro, mas o dano vale a pena.
- Foque dano nos adds mais importantes primeiro com a rotação de alvo único (mantendo Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico num outro add). Depois que os mais fortes morrerem foque nos demais usando mais ataque em área (espalhando Palavra Sombria: Dor e usando Calcinação Mental com o efeito de Insanidade).
- Os inimigos mais importantes são Sargentos de Artilharia, Atafogo Grom’kar (interrompa o Seta Cauterizante) e os Homens de Armas Grom’kar.
- Lembre que você pode ajudar os healers usando Dissipar Magia nos inimigos que tiverem o buff de Seta Cauterizante, ou melhor ainda Dissipação em Massa (já que para você mana não é problema).
One comment