As notas de patch mais recentes podem ser consultadas no site da Blizzard (battle.net), mas tentarei colocar aqui de forma mais resumida as mudanças mais importantes na classe sacerdote, para todas as specs.
UPDATE 27/08/14: acrescentadas mais mudanças e comentários dos novos talentos.
UPDATE 2, 27/08/14: Disciplina agora tem Silêncio! 😀
Habilidades removidas ou alteradas
- Removido: Hino de Esperança
- Removido: Cura (e a Cura Maior foi renomeada para Cura)
- Removidos: Fogo Interior e Vontade Interior
- Removido: Deslocamento Caótico
As habilidades abaixo mudaram:
- Muda Palavra Sombria: Morte: agora só pode ser usado por sacerdotes da Sombra. Para os sacerdotes Disciplina e Sagrado que usavam isso com Glifo de Palavra Sombria: Morte em PvP, agora vai existir um novo glifo que faz com que Fogo Sagrado cause dano ao sacerdote.
- Muda Vontade Férrea (Disciplina e Sagrado): agora é ativado por qualquer dano recebido (isso é interessante para PvP)
- Muda Prece de Recomposição: agora tem um tempo de lançamento de 1,5s. Além disso, você pode ter várias “preces” ativas ao mesmo tempo, e um mesmo jogador pode ter mais de uma prece de mais de um sacerdote.
- Muda Palavra de Poder: Escudo: agora todas as especializações podem receber crítico e Golpes Múltiplos, não apenas Disciplina.
- Muda Pena Angelical: agora aumenta a velocidade em 60% (era 80%; com esta mudança fica com a mesma velocidade do que Corpo e Alma, a diferença sendo o tempo e a forma de aplicação)
- Muda Demônio das Sombras: agora não restaura mais mana, servindo só como cooldown de dano (Dobramentes ainda restaura mana, mas menos)
- Muda Tentáculos do Caos: agora eles têm menos HP, e quando o inimigo preso pelos tentáculos recebe dano, os tentáculos também recebem (ou seja, se continuar atacando o inimigo preso ele acaba se soltando).
- Muda Grito Psíquico: agora é um talento de nível 60, substituindo Psicodemônio (a linha de talentos nível 15 foi trocada com a de nível 60). Ou seja, agora o sacerdote não vai mais ter o Grito por padrão, e terá que escolher entre Grito Psíquico, Tentáculos do Caos ou Dominar Mente.
Mais alguns talentos novos de nível 100 (no final do artigo).
Disciplina
Sacerdotes disciplina PERDEM:
- Perde as curas Cura Vinculada e Renovar (agora só para sacerdotes sagrados)
- Perde Concentração Interior (isso vai fazer falta em PvP)
- Perde os efeitos Enlevo, Força da Alma e Linha de Pensamento
Sacerdotes disciplina GANHAM:
- Nova Sagrada: esta será a principal forma de cura em área de Disciplina, junto com Prece de Cura. Cura pouco, o raio de ação é pequeno (12m) e o sacerdote precisa estar próximo das pessoas a serem curadas, mas é instantâneo e custa pouca mana.
- Silêncio: um interrupt da spec de Sombra, agora Disciplina também pode usar. (era o CC que faltava pra Disciplina em PvP)
Coisas que MUDAM em sacerdotes disciplina:
- Muda Couraça Espiritual: agora é um talento de nível 75, substituindo o talento Intuição Divina para sacerdotes disciplina.
- Muda Ganhar Tempo: agora este efeito aumenta toda a aceleração ganha em 40% por 6 segundos (antes aceleração não era um atributo interessante para Disciplina, será que isso vai fazer diferença?).
- Muda Evangelismo: agora não aumenta mais o dano nem diminui o custo de mana de Punição e Fogo Sagrado (ou seja, agora só serve para gastar com Arcanjo)
- Muda Reconciliação: cura 25% menos que antes (Disciplina vai ter que “trabalhar” um pouco mais para curar ao invés de ficar “apenas” atacando para curar)
- Mudam Cascata e Halo: agora levam 1,5s para lançar, curam 50% a menos, e não causam dano a inimigos
Além disso, Sacerdotes Disciplina ganham +10% de chance de crítico no Prece de Recomposição, e a chance geral de acerto crítico é aumentada em 5%.
Sagrado
Ficou meio estranho as mudanças nos chacras, que não dão mais bônus a certos tipos de curas. Basicamente existem agora só para trocar a Palavra Sagrada. Para compensar, algumas curas foram reajustadas.
Coisas que MUDAM em sacerdotes sagrados:
- Mudam: Chacra: Serenidade não aumenta mais a cura de feitiços de alvo único. Palavra Sagrada: Serenidade cura 40% a mais.
- Mudam: Chacra: Santuário não aumenta mais a cura de feitiços de área de efeito; agora, este chacra reduz a recarga de Círculo de Cura em 1s cada vez que uma cura for lançada. (o tempo de recarga de Círculo de Cura agora é 12s, antes era 10s). Palavra Sagrada: Santuário agora cura 60% a mais.
- Muda Hino Divino: agora cura TODOS na raide ou grupo (a cura foi diminuída um pouco, pra compensar)
- Mudam Cascata e Halo: agora levam 1,5s para lançar, curam 50% a menos, e não causam dano a inimigos. Além disso, Cascata não renova mais a duração de Renovar sob Chacra: Serenidade.
Sombra
A maestria de Sombra muda de Reconvocação Sombria para uma nova maestria chamada Agonia Mental; essa nova maestria aumenta o dano de Impacto Mental, Açoite Mental e Calcinação Mental (a intenção é que a maestria sirva principalmente para aumentar o dano a um alvo único; se o sacerdote quiser aumentar seu dano de DoTs, pode usar mais Golpes Múltiplos nos itens).
Com relação a orbes sombrios, o sacerdote da sombra terá 5 orbes no nível 100, devido a um “perk” ganho entre os níveis 91-100.
Outra coisa interessante é que não existem mais “pontos de quebra” de aceleração (haste breakpoints). Aliás, estes pontos foram removidos para todas as classes e specs, os DoTs agora funcionam de forma diferente.
Coisas que MUDAM em sacerdotes da sombra:
- Muda Peste Devoradora: agora SEMPRE custa 3 orbes, e cura o sacerdote em 100% de todo o dano causado
- Muda Impacto Mental: agora Aceleração diminui o tempo de recarga deste feitiço (o tempo de recarga padrão agora é 9s ao invés de 8s)
- Muda Abraço Vampírico: agora cura todos na raide ou grupo em 10% do dano causado, e não divide mais a cura
- Mudam Dispersão e Toque Vampírico: agora não restauram mais mana (pra compensar, a regeneração básica de mana de Sombra foi aumentada, e o custo de mana de alguns feitiços foi diminuído)
- Mudam Cascata e Halo: para Sombra continuam instantâneos (pra Disciplina e Sagrado agora é 1,5s), mas não curam mais seus aliados (só causam dano).
- Muda o talento Consolação e Insanidade: a versão exclusiva para Sombra agora transforma Açoite Mental em Insanidade por 2s a cada orbe gasto. Ou seja, o efeito Insanidade fica independente de Peste Devoradora ser aplicado e funciona toda vez que o sacerdote gasta orbes.
Além disso a habilidade passiva Precisão Espiritual foi REMOVIDA (agora itens com Espírito não aumentam mais a chance de Acerto, até porque não existe mais chance de Acerto no jogo; Itens com Espírito serão exclusivos de healers).
Talentos nível 100
Os talentos mudam conforme a especialização.
Disciplina
- Clarity of Will: tempo de lançamento de 2,5s, aplica um escudo no aliado. Pense neste talento como um tipo de Palavra de Poder: Escudo com tempo de lançamento e que absorve mais (e que não gera o efeito Alma Enfraquecida, podendo ser reaplicado rapidamente). Como o PP:E foi alterado para absorver menos mas custar menos mana, o Clarity of Will pode ajudar o sacerdote disciplina a aplicar um escudo mais forte em uma pessoa, digamos o tank; então o PP:E seria usado em várias pessoas na raid, conforme a necessidade e de forma instantânea, enquanto que o CoW seria usado no tank ou em alguém que precise de um escudo mais forte.
- Words of Mending: não é um feitiço, é um efeito passivo. Com este talento, cada vez que você lançar uma cura ou absorção, ganha 1 stack de Words of Mending; quando chegar a 10 stacks, sua próxima cura ou absorção também vai lançar Prece de Recomposição no alvo.
- Saving Grace: uma cura instantânea que cura seu alvo em 800% do seu spellpower. 800%! Mas tem um porém: cada vez que usar Saving Grace, suas curas e absorções são reduzidas em 10% por 10s, stackando até 10 vezes. Como os sacerdotes perderam Deslocamento Caótico, este talento pode ser um bom substituto: se alguém “importante” estiver perto de morrer, digamos um tank, você pode lançar Saving Grace algumas vezes no alvo para evitar que ele morra, mas ao custo de passar 10s curando menos depois.
Sagrado
- Clarity of Purpose: substitui Prece de Cura. Este talento cura seu alvo, curando mais se o alvo estiver com HP baixo, e cura mais outros 5 aliados próximos a ele pelo mesmo valor. Ou seja, transforma o Prece de Cura em uma cura de área melhorada, que cura pessoas próximas ao alvo (e não apenas pessoas que estejam no mesmo grupo que o alvo), e ainda aumenta a cura conforme seu alvo estiver ferido.
- Words of Mending: mesmo efeito de Disciplina.
- Saving Grace: mesmo efeito de Disciplina.
Sombra
- Clarity of Power: Este talento gera dois efeitos: aumenta o dano de Aguilhão Mental, Calcinação Mental, e Palavra Sombria: Morte em +40% se o seu alvo NÃO tiver Palavra Sombria: Dor nem Toque Vampírico. O outro efeito é que ele reduz a recarga de Impacto Mental em 3s e o torna instantâneo.
Na prática, este talento dá ao sacerdote da sombra a capacidade de jogar de 2 formas diferentes: uma, colocando DoTs no(s) seu(s) alvo(s) normalmente, e ainda tendo um Impacto Mental mais frequente e mais rápido, e a outra ignorando seus 2 DoTs principais (PS:D e TV) e usando apenas Aguilhão e Impacto. Ou combinar as duas formas – espalhar DoTs em adds e atacar o boss apenas com Aguilhão e Impacto.
Além disso, este talento é interessante para PvP por causa do Impacto Mental instantâneo, sem medo de levar um interrupt, e com cooldown menor, o que ajuda a gerar orbes sombrios com mais frequência. - Void Entropy: Tempo de lançamento de 1,5s, este talento gasta 3 orbes sombrios para aplicar um DoT no alvo que dura 1 minuto. E se você lançar Peste Devoradora no alvo enquanto Void Entropy estiver ativo, ele volta a durar 1 minuto inteiro.
Pode ser uma opção interessante usar este talento se você estiver gerando bastante orbes sombrios, já que a Peste Devoradora agora também gasta 3 orbes sempre. Por isso uma boa combinação de talentos pode ser Shadowy Insight (nova versão de Intuição Divina, talento nível 75), que pode resetar a recarga de Impacto Mental e torná-lo instantâneo, e também o talento Insanity, que vai transformar seu Açoite Mental em Insanidade com mais frequência. - Auspicious Spirits: suas Aparições Sombrias te dão 1 orbe sombrio ao invés de causar dano. A sinergia deste talento com os já citados em Void Entropy, como Shadowy Insight e Insanity, é óbvia. Pelos comentários de quem joga no beta, este talento não aumenta tanto a geração de orbes sombrios se estiver atacando um alvo só, mas se estiver espalhando Palavra Sombria: Dor em vários alvos a geração de orbes aumenta MUITO.
One comment