Resumo das mudanças no Warlords of Draenor

As notas de patch mais recentes podem ser consultadas no site da Blizzard (battle.net), mas tentarei colocar aqui de forma mais resumida as mudanças mais importantes na classe sacerdote, para todas as specs.

UPDATE 27/08/14: acrescentadas mais mudanças e comentários dos novos talentos.

UPDATE 2, 27/08/14: Disciplina agora tem spell silenceSilêncio! 😀

Habilidades removidas ou alteradas

As habilidades abaixo mudaram:

  • Muda spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte: agora só pode ser usado por sacerdotes da Sombra. Para os sacerdotes Disciplina e Sagrado que usavam isso com Glifo de Palavra Sombria: Morte em PvP, agora vai existir um novo glifo que faz com que spell holy fireFogo Sagrado cause dano ao sacerdote.
  • Muda spell focused willVontade Férrea (Disciplina e Sagrado): agora é ativado por qualquer dano recebido (isso é interessante para PvP)
  • Muda spell prayer of mendingPrece de Recomposição: agora tem um tempo de lançamento de 1,5s. Além disso, você pode ter várias “preces” ativas ao mesmo tempo, e um mesmo jogador pode ter mais de uma prece de mais de um sacerdote.
  • Muda spell power word shieldPalavra de Poder: Escudo: agora todas as especializações podem receber crítico e Golpes Múltiplos, não apenas Disciplina.
  • Muda spell angelic featherPena Angelical: agora aumenta a velocidade em 60% (era 80%; com esta mudança fica com a mesma velocidade do que spell hymn of hopeCorpo e Alma, a diferença sendo o tempo e a forma de aplicação)
  • Muda spell shadowfiendDemônio das Sombras: agora não restaura mais mana, servindo só como cooldown de dano (spell mindbenderDobramentes ainda restaura mana, mas menos)
  • Muda spell void tendrilsTentáculos do Caos: agora eles têm menos HP, e quando o inimigo preso pelos tentáculos recebe dano, os tentáculos também recebem (ou seja, se continuar atacando o inimigo preso ele acaba se soltando).
  • Muda spell psychic screamGrito Psíquico: agora é um talento de nível 60, substituindo spell psyfiendPsicodemônio (a linha de talentos nível 15 foi trocada com a de nível 60). Ou seja, agora o sacerdote não vai mais ter o Grito por padrão, e terá que escolher entre spell psychic screamGrito Psíquico, spell void tendrilsTentáculos do Caos ou spell mind controlDominar Mente.

Mais alguns talentos novos de nível 100 (no final do artigo).

spell power word shieldDisciplina

Sacerdotes disciplina PERDEM:

Sacerdotes disciplina GANHAM:

  • spell holy novaNova Sagrada: esta será a principal forma de cura em área de Disciplina, junto com Prece de Cura. Cura pouco, o raio de ação é pequeno (12m) e o sacerdote precisa estar próximo das pessoas a serem curadas, mas é instantâneo e custa pouca mana.
  • spell silenceSilêncio: um interrupt da spec de Sombra, agora Disciplina também pode usar. (era o CC que faltava pra Disciplina em PvP)

Coisas que MUDAM em sacerdotes disciplina:

  • Muda spell shell spiritCouraça Espiritual: agora é um talento de nível 75, substituindo o talento spell divine insightIntuição Divina para sacerdotes disciplina.
  • Muda spell borrowed timeGanhar Tempo: agora este efeito aumenta toda a aceleração ganha em 40% por 6 segundos (antes aceleração não era um atributo interessante para Disciplina, será que isso vai fazer diferença?).
  • Muda spell evangelismEvangelismo: agora não aumenta mais o dano nem diminui o custo de mana de Punição e Fogo Sagrado (ou seja, agora só serve para gastar com spell archangelArcanjo)
  • Muda spell atonementReconciliação: cura 25% menos que antes (Disciplina vai ter que “trabalhar” um pouco mais para curar ao invés de ficar “apenas” atacando para curar)
  • Mudam spell cascadeCascataspell haloHalo: agora levam 1,5s para lançar, curam 50% a menos, e não causam dano a inimigos

Além disso, Sacerdotes Disciplina ganham +10% de chance de crítico no spell prayer of mendingPrece de Recomposição, e a chance geral de acerto crítico é aumentada em 5%.

spell guardian spiritSagrado

Ficou meio estranho as mudanças nos chacras, que não dão mais bônus a certos tipos de curas. Basicamente existem agora só para trocar a Palavra Sagrada. Para compensar, algumas curas foram reajustadas.

Coisas que MUDAM em sacerdotes sagrados:

spell shadow word painSombra

A maestria de Sombra muda de spell shadowy recallReconvocação Sombria para uma nova maestria chamada spell mental anguishAgonia Mental; essa nova maestria aumenta o dano de spell mind blastImpacto Mental, spell mind flayAçoite Mental e spell mind searCalcinação Mental (a intenção é que a maestria sirva principalmente para aumentar o dano a um alvo único; se o sacerdote quiser aumentar seu dano de DoTs, pode usar mais Golpes Múltiplos nos itens).

Com relação a orbes sombrios, o sacerdote da sombra terá 5 orbes no nível 100, devido a um “perk” ganho entre os níveis 91-100.

Outra coisa interessante é que não existem mais “pontos de quebra” de aceleração (haste breakpoints). Aliás, estes pontos foram removidos para todas as classes e specs, os DoTs agora funcionam de forma diferente.

Coisas que MUDAM em sacerdotes da sombra:

  • Muda spell devouring plaguePeste Devoradora: agora SEMPRE custa 3 orbes, e cura o sacerdote em 100% de todo o dano causado
  • Muda spell mind blastImpacto Mental: agora Aceleração diminui o tempo de recarga deste feitiço (o tempo de recarga padrão agora é 9s ao invés de 8s)
  • Muda spell vampiric embraceAbraço Vampírico: agora cura todos na raide ou grupo em 10% do dano causado, e não divide mais a cura
  • Mudam spell dispersionDispersão e spell vampiric touchToque Vampírico: agora não restauram mais mana (pra compensar, a regeneração básica de mana de Sombra foi aumentada, e o custo de mana de alguns feitiços foi diminuído)
  • Mudam spell cascadeCascataspell haloHalo: para Sombra continuam instantâneos (pra Disciplina e Sagrado agora é 1,5s), mas não curam mais seus aliados (só causam dano).
  • Muda o talento spell solace and insanityConsolação e Insanidade: a versão exclusiva para Sombra agora transforma spell mind flayAçoite Mental em Insanidade por 2s a cada orbe gasto. Ou seja, o efeito Insanidade fica independente de Peste Devoradora ser aplicado e funciona toda vez que o sacerdote gasta orbes.

Além disso a habilidade passiva Precisão Espiritual foi REMOVIDA (agora itens com Espírito não aumentam mais a chance de Acerto, até porque não existe mais chance de Acerto no jogo; Itens com Espírito serão exclusivos de healers).

Talentos nível 100

Os talentos mudam conforme a especialização.

Disciplina

talentos 100 disciplina

  • Clarity of Will: tempo de lançamento de 2,5s, aplica um escudo no aliado. Pense neste talento como um tipo de spell power word shieldPalavra de Poder: Escudo com tempo de lançamento e que absorve mais (e que não gera o efeito spell last standAlma Enfraquecida, podendo ser reaplicado rapidamente). Como o PP:E foi alterado para absorver menos mas custar menos mana, o Clarity of Will pode ajudar o sacerdote disciplina a aplicar um escudo mais forte em uma pessoa, digamos o tank; então o PP:E seria usado em várias pessoas na raid, conforme a necessidade e de forma instantânea, enquanto que o CoW seria usado no tank ou em alguém que precise de um escudo mais forte.
  • Words of Mending: não é um feitiço, é um efeito passivo. Com este talento, cada vez que você lançar uma cura ou absorção, ganha 1 stack de Words of Mending; quando chegar a 10 stacks, sua próxima cura ou absorção também vai lançar spell prayer of mendingPrece de Recomposição no alvo.
  • Saving Grace: uma cura instantânea que cura seu alvo em 800% do seu spellpower. 800%! Mas tem um porém: cada vez que usar Saving Grace, suas curas e absorções são reduzidas em 10% por 10s, stackando até 10 vezes. Como os sacerdotes perderam spell void shiftDeslocamento Caótico, este talento pode ser um bom substituto: se alguém “importante” estiver perto de morrer, digamos um tank, você pode lançar Saving Grace algumas vezes no alvo para evitar que ele morra, mas ao custo de passar 10s curando menos depois.

Sagrado

talentos 100 sagrado

  • Clarity of Purpose: substitui spell prayer of healingPrece de Cura. Este talento cura seu alvo, curando mais se o alvo estiver com HP baixo, e cura mais outros 5 aliados próximos a ele pelo mesmo valor. Ou seja, transforma o Prece de Cura em uma cura de área melhorada, que cura pessoas próximas ao alvo (e não apenas pessoas que estejam no mesmo grupo que o alvo), e ainda aumenta a cura conforme seu alvo estiver ferido.
  • Words of Mending: mesmo efeito de Disciplina.
  • Saving Grace: mesmo efeito de Disciplina.

Sombra

talentos 100 sombra

  • Clarity of Power: Este talento gera dois efeitos: aumenta o dano de spell mind spikeAguilhão Mental, spell mind searCalcinação Mental, e spell shadow word deathPalavra Sombria: Morte em +40% se o seu alvo NÃO tiver spell shadow word painPalavra Sombria: Dor nem spell vampiric touchToque Vampírico. O outro efeito é que ele reduz a recarga de spell mind blastImpacto Mental em 3s e o torna instantâneo.
    Na prática, este talento dá ao sacerdote da sombra a capacidade de jogar de 2 formas diferentes: uma, colocando DoTs no(s) seu(s) alvo(s) normalmente, e ainda tendo um Impacto Mental mais frequente e mais rápido, e a outra ignorando seus 2 DoTs principais (PS:D e TV) e usando apenas Aguilhão e Impacto. Ou combinar as duas formas – espalhar DoTs em adds e atacar o boss apenas com Aguilhão e Impacto.
    Além disso, este talento é interessante para PvP por causa do Impacto Mental instantâneo, sem medo de levar um interrupt, e com cooldown menor, o que ajuda a gerar orbes sombrios com mais frequência.
  • Void Entropy: Tempo de lançamento de 1,5s, este talento gasta 3 orbes sombrios para aplicar um DoT no alvo que dura 1 minuto. E se você lançar spell devouring plaguePeste Devoradora no alvo enquanto Void Entropy estiver ativo, ele volta a durar 1 minuto inteiro.
    Pode ser uma opção interessante usar este talento se você estiver gerando bastante orbes sombrios, já que a Peste Devoradora agora também gasta 3 orbes sempre. Por isso uma boa combinação de talentos pode ser Shadowy Insight (nova versão de Intuição Divina, talento nível 75), que pode resetar a recarga de Impacto Mental e torná-lo instantâneo, e também o talento Insanity, que vai transformar seu Açoite Mental em Insanidade com mais frequência.
  • Auspicious Spirits: suas Aparições Sombrias te dão 1 orbe sombrio ao invés de causar dano. A sinergia deste talento com os já citados em Void Entropy, como Shadowy Insight e Insanity, é óbvia. Pelos comentários de quem joga no beta, este talento não aumenta tanto a geração de orbes sombrios se estiver atacando um alvo só, mas se estiver espalhando spell shadow word painPalavra Sombria: Dor em vários alvos a geração de orbes aumenta MUITO.
A ilustração deste artigo foi retirada de Priest discipline by Gimaldinov on deviantART.

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *