Este guia foi usado durante o Legion e agora está obsoleto. Deixo ele aqui apenas como arquivo e memória daquela época.
Guia de como curar com Sacerdote Sagrado no patch 7.3.2. Atualizado em 08/12/17.
Talentos
Seleções gerais de talentos para masmorras e para raids. Os talentos marcados com uma linha azul são opcionais, dependendo da situação. Leia abaixo para saber detalhes sobre cada talento e o porque de escolher um ou outro.
Talentos para masmorras
Escolha Anjo da Guarda para masmorras onde haja momentos onde o tank for receber dano muito alto; por exemplo masmorras míticas+ em chefes com o afixo Tirânico.
Censura te dá um atordoamento (stun) que pode ser extremamente útil em masmorras míticas+ (além de dar um dano forte). Além-vida é uma boa alternativa também, pode salvar seu grupo de um wipe e conseqüente perda de tempo.
Talentos para raids
Na maioria das situações você vai usar estes talentos em raids. Em lutas com dano constante em todo mundo (inclusive você), Cura Vinculada pode ajudar bastante. Apoteose pode ser útil em chefes onde haja necessidade de “burst heal” em momentos específicos (ex: Anomalia Cronomática durante Poder Esmagador), mas em geral Bênção é muito melhor para raids.
Talentos detalhados
Trail of Light enfatiza o uso de Cura Célere com freqüência, e em alvos diferentes (se você estiver apenas “spammando” Cura Célere no mesmo tank por ex., o talento não te serve). É mais útil em grupos pequenos (masmorras), ou em raids se você precisar focar cura em alvos específicos (tanks por exemplo).
Enlightenment é um talento passivo e aumenta sua regeneração de mana. Atualmente é considerado o melhor talento desta linha para raids.
tem pouca utilidade, já que Renovar cura muito pouco para ser usado constantemente. Há quem use este talento junto com Cura Vinculada em masmorras, focando em espalhar e manter Renovar no grupo.
Como padrão eu sugiro Penas Angelicais. Este talento ajuda bastante na sua movimentação, e pode ser usado para ajudar outros jogadores também. Além disso, com o uso de macros você nem precisa “apontar no chão” para usar a pena em você mesmo.
Corpo e Mente pode até parecer uma boa alternativa, já que combina uma cura com o efeito de velocidade… mas dura menos tempo que as penas, tem recarga de 10s, e a cura dele é muito pouca para valer a pena (sem trocadilhos).
Perseverança é um talento com foco em PvP, já que é meio difícil justificar usar este talento no lugar de um dos outros dois em PvE (sacrificando mobilidade que já não é tão boa em sacerdotes).
Além-vida para raids. É o único talento que pode ajudar com sua cura, os outros dois são utilidades (controle).
Em masmorras míticas+, os outros dois talentos podem ser úteis. Força Rutilante lança inimigos longe de seu alvo (pode ser você) e deixa eles lentos. Censura transforma seu Palavra Sagrada: Castigar em um atordoamento (ou seja, o efeito não é cancelado por dano). Eu pessoalmente prefiro usar Além-vida para masmorras míticas+ também.
Luz dos Naarus é um efeito passivo que ajuda você a usar as Palavras Sagradas com mais freqüência. Útil tanto para masmorras quanto para raids. Sugerido como talento padrão nesta linha.
Símbolo de Esperança é mais útil para raids do que para masmorras, principalmente se você coordenar o uso dele com os outros healers da sua raid. Especialmente durante sua progressão no começo, quando nem todos tiverem bons berloques e a regeneração de mana for um problema. Para masmorras não é tão interessante, pois as lutas costumam durar menos tempo, e você poderá restaurar mana bebendo água entre um chefe/grupo de inimigos e outro. Depois de um certo ponto da progressão de raid, quando todos os healers já estiverem com bons berloques de regeneração ou economia de mana, ele terá menos valor.
Anjo da Guarda é útil em lutas onde você espera que os tanks recebam dano massivo em algumas situações, por exemplo masmorras míticas+ em chefes com o afixo Tirânico.
Devoção faz com que sua Prece de Recomposição tenha sinergia com Palavra Sagrada: Santificar, e diminui a recarga da Prece. Tem ótima sinergia com o talento nível 100 Bênção, muito usado em raids. Usando bem Prece de Recomposição você terá uma boa quantidade de cura extra passiva, vinda da Prece e dos Renovar espalhados passivamente por Bênção, e por isso é o talento padrão para raids.
Torrente de Luz é sugerido como padrão para masmorras. O efeito é aleatório (um proc), mas quando acontecer, vai te ajudar muito.
Cura Vinculada tem uma boa sinergia com suas Palavras Sagradas, e te ajuda a “espalhar” mais as curas, já que cada uso dele vai curar um pouco seu alvo, você mesmo, e mais uma terceira pessoa aleatória. Bom para situações de raid onde haja dano constante em todo mundo, inclusive você. Se optar por este talento, não pegue Trilha de Luz, já que você vai usar Cura Célere bem menos que o normal (e em raids Esclarecimento é uma opção melhor de qualquer forma).
Divindade por padrão. Tem sinergia com suas duas Palavras Sagradas, “recompensando” o uso delas.
Estrela Divina e Halo receberam redução no custo de mana no patch 7.2.5, mas a sinergia de Divindade continua fazendo dele o talento mais atrativo. Mas se quiser experimentar com os outros dois em masmorras, Estrela Divina é útil para situações onde o grupo fique todo no mesmo lugar (“stackado”) na maior parte do tempo; pode ser útil inclusive para “forçar” o proc de Torrente de Luz. Halo cura em área independente de estarem agrupados ou espalhados.
Bênção é um talento passivo, é só você não esquecer de usar Prece de Recomposição sempre na recarga e aproveitar a cura passiva da Prece e do Renovar espalhado automaticamente. Talento padrão para raids.
Apoteose serve como um bom cooldown de cura, com três minutos de recarga. É uma alternativa forte ao Bênção. Em lutas que exigem curas mais fortes em momentos específicos, Apoteose será extremamente útil. Sugerido como padrão para masmorras míticas+.
Círculo de Cura cura o mesmo que Prece de Cura, com os buffs do artefato. É instantânea, atinge um raio maior, e tem uma recarga pequena, e com o patch 7.2.5 custa menos mana do que antes. Comparado com os outros dois talentos desta linha é uma alternativa ruim para raids, pode ser útil em masmorras, embora eu pessoalmente prefira Apoteose nesse caso. Talvez seja útil em masmorras míticas+ durante o afixo Explosivo.
Rotação
Para curar como sacerdote sagrado, resumidamente, você vai fazer isto:
- Ponha Prece de Recomposição no(s) tank(s) e renove sempre que possível.
- Para curar pessoas individualmente, use Cura Célere. Se estiver gastando muita mana com isso, use Cura, que é mais lento. Geralmente você vai alternar entre Cura e Cura Célere a maior parte do tempo, principalmente com o talento Trilha de Luz, mas vigie sua mana e mude para Cura quando perceber que está gastando demais.
- Se muitas pessoas estiverem precisando de cura ao mesmo tempo, use Palavra Sagrada: Santificar. Se tiver pego um dos talentos com curas em área (Círculo de Cura, Estrela Divina, Halo), use-os também.
- Se mesmo depois de usar as curas acima ainda houver necessidade urgente de cura em área, use Prece de Cura em uma pessoa que esteja próxima de outras, evite “mirar” em uma pessoa que esteja muito longe de outros jogadores. Sugestão: se houver um grupo de melees (dps corpo-a-corpo) ou de rangeds (dps à distância) todos no mesmo lugar, é certo que esta cura é uma boa escolha para curá-los.
- Geralmente é melhor deixar para usar Prece de Cura após Palavra Sagrada: Santificar; para tirar proveito de Poder dos Naarus.
- Se estiver em movimento, sem poder parar por 2s para lançar curas, mas ainda assim precisa curar alguém, use Renovar pois é instantâneo. Tirando essa situação, evite usar Renovar. (Se pegou o talento Círculo de Cura, use-o também)
- Por fim, observe sempre a recarga das suas Palavras Sagradas. Ambas têm efeitos mais fortes que as curas “comuns”. Se pegou o talento Divindade, tire proveito do efeito dele depois de usar cada Palavra Sagrada.
- Palavra Sagrada: Serenidade é sua cura direta mais forte. Pode encher a vida de um tank que estava quase morrendo se der crítico.
- Palavra Sagrada: Santificar é uma boa cura em área e instantânea. Uma vantagem dela em relação à Prece de Cura é que você pode “mirar” um ponto no chão e ela vai curar as pessoas ao redor dessa área. Uma desvantagem é que a área é um pouco menor (10 metros de raio).
- Algumas das suas outras curas diminuem a recarga dessas palavras sagradas; esse é o efeito passivo de Serendipidade.
- Nos momentos em que a coisa ficar apertada, lembre dos seus cooldowns:
- Para evitar que o tank morra (ou alguém recebendo muito dano), use Espírito Guardião.
- Em um momento em que o grupo/raid inteiro estiver tomando muito dano, ou já tiver tomado o dano e você precisar recuperar a vida de muitos rapidamente, use Hino Divino. Note que ele é canalizado, você precisa ficar parado 8s para ele ter o efeito completo.
- Ponha Luz de T’uure num tank que estiver recebendo muito dano, se possível tente “prever” quando o dano será mais alto e use antes.
- Suas próprias Palavras Sagradas contam como “mini-cooldowns“.
- Não esqueça de usar Purificar para tirar debuffs mágicos e de doença de seus companheiros. Dissipação em Massa também é muito útil, mas note que ele custa bastante mana.
- Se você “aggrar” um inimigo (ele vier te atacar ao invés de ir para o tank), use Desvanecer. Se não for suficiente, corra para perto do tank, para que ele “pegue o aggro” do inimigo.
- Se precisar se curar com urgência, não esqueça de Prece Desesperada.
Resumo
Curar como sacerdote sagrado se resume em boa parte a:
- Vigiar seus buffs e tirar proveito deles, tanto os buffs em você como os nos aliados. Buffs em você: Divindade (talento), Bênção de T’uure (artefato), Poder dos Naarus (artefato). Buffs nos aliados: o HoT da sua maestria (Eco de Luz), Clarão de T’uure (artefato).
- Observar a recarga das suas duas Palavras Sagradas e usá-las conforme necessário.
- Curar individualmente com Cura Célere (a menos que você precise economizar mana).
- Manter Prece de Recomposição usado sempre na recarga.
- Depois de um Palavra Sagrada: Santificar use Prece de Cura (a menos que não haja necessidade de mais cura em área).
- Pensar antecipadamente nos momentos de movimentação e tentar “encaixar” suas curas nos momentos em que conseguir ficar parado, já que enquanto corre você tem poucas opções de curas instantâneas.
- Dica: se você acabou de curar um alvo e ele ficou com a vida por volta de 90%, pode virar sua atenção para outro alvo. Lembre que o HoT aplicado pela sua maestria provavelmente vai terminar de curá-lo.
- Gerenciar sua mana pode ser um problema, principalmente quando ainda não tiver berloques de regeneração ou economia de mana. Identifique momentos na luta onde você pode parar alguns segundos para beber Poção da Torrente Meridional, se necessário.
- Em momentos onde haja pouca necessidade de cura, há duas coisas que você pode fazer: começar a usar Cura ou lançar Punição no inimigo (note que Punição não custa mana para sacerdotes sagrados). Se você ainda não tem nenhum berloque de regeneração de mana, prepare-se para passar uma parte do seu tempo fazendo uma dessas duas coisas nas raids. Mesmo tendo um berloque desses, pode ser preciso adotar a estratégia de usar Cura nos momentos menos tensos. Como um Sacerdote Sagrado, uma boa gerência da sua mana é importante.
Sinergias
Os talentos Bênção e Devoção têm uma sinergia excelente para raids. Há lutas em que a cura combinada da Prece de Recomposição e de Renovar chegam a 30% de sua cura total, e isso sem quase nunca lançar Renovar diretamente, apenas aproveitando o efeito passivo.
Divindade tem uma sinergia interessante por si só. Você pode usar uma estratégia de “rotacionar” suas Palavras Sagradas para maior efeito. Exemplo: você usa Palavra Sagrada: Serenidade, ganha 6s de mais cura, e continua curando com Cura Célere ou Cura; assim que acabarem os 6s, use Palavra Sagrada: Santificar (mesmo que não haja tantas pessoas precisando de cura) para ganhar mais 6s de efeito de Divindade. Assim que esse novo efeito acabar, ou até antes dele acabar, Palavra Sagrada: Serenidade já deverá estar disponível novamente (principalmente usado com Apoteose).
Sobre o uso de Palavra Sagrada: Santificar: devido à característica de artefato Poder dos Naarus, é mais benéfico usar Prece de Cura logo depois de Santificar para tirar proveito desse buff, e em geral você vai evitar usar Prece de Cura sem esse buff, inclusive porque ele custa bastante mana e pode não curar tanto (já que a escolha dos alvos adicionais é aleatória). A combinação desse efeito e do talento Divindade é melhor ainda. Nesses momentos tente espalhar essa cura o mais possível; por exemplo se usar Prece de Cura em um DPS melee (corpo-a-corpo) ou no tank, logo em seguida use em um ranged DPS (ataque à distância), assim suas curas em área afetarão grupos diferentes de pessoas. Porém tome cuidado com o gasto de mana, PdC é meio “caro”.
Se você usar Trilha de Luz, você vai passar boa parte do seu tempo curando com Cura Célere, deixando o efeito da Trilha e sua maestria complementarem a cura. É importante observar o buff da sua maestria nas pessoas.
Clarão de T’uure, a cura que você ganha com uma característica do seu artefato, é mais uma opção de cura instantânea mas o efeito não é muito forte. Esta habilidade é mais útil pelo buff aplicado do que pela cura direta. Sugestão de uso: em momentos onde você sabe que o tank vai começar a receber muito dano, use esta cura nele um momento antes do dano começar, para tirar proveito do buff de cura. Também é uma cura a mais para você usar em você mesmo, enquanto está correndo por causa de mecânicas da luta e não pode parar para se curar.
Tente se preparar previamente para o momento em que for usar Hino Divino, espalhando a maior quantidade possível de Prece de Recomposição antes.
Se sua raid estiver precisando de curas em área mais fortes do que você está conseguindo suprir, mesmo seguindo todos estes conselhos, sugiro outras duas opções:
- Esclarecimento e Cura Vinculada. Você vai usar Cura Vinculada normalmente no lugar de Cura Célere, aproveitar a recarga diminuída de Palavra Sagrada: Santificar, e abusar de Prece de Cura logo depois de Santificar. Nessa sugestão pode usar Bênção em conjunto, e portanto manter a atenção em usar Prece de Recomposição (PdR) sempre que sair da recarga.
- Esclarecimento, Cura Vinculada, e Apoteose no lugar de Bênção. Similar à sugestão acima, mas com Apoteose você pode ter curas em área ainda mais fortes, a cada 3 minutos. PdR fica com menos prioridade neste caso.
Atributos
Esta é sua prioridade de atributos:
Intelecto > Maestria (até por volta de 40%) > Acerto Crítico = Aceleração > Versatilidade
A prioridade acima é uma orientação geral; na situação atual Sagrado se beneficia bem tanto de Maestria, quanto de Acerto Crítico ou Aceleração. Então não se preocupe muito se um novo item de nível mais alto sem maestria substituir um antigo que tenha maestria. Tente manter mais Maestria que os outros dois, mas tente também manter Maestria e Acerto Crítico a uns 10% de “distância” de um para outro. Ex: é melhor ter 40% de maestria e 30% de crítico do que ter 50% de maestria e só 20% de crítico.
Encantamentos/gemas:
- Colar: Encantamento de Marca do Soldado Treinado ou Marca da Sacerdotisa Ancestral. O desempenho é similar, mas se estiver compartilhando o mesmo colar com as outras specs, prefira Encantamento de Marca do Soldado Treinado.
- Anéis: se tiver mais Maestria que Acerto Crítico, use Encantamento de Vinculação de Acerto Crítico, caso contrário Encantamento de Vinculação da Maestria
- Manto: Encantamento de Vinculação do Intelecto
- Gemas: Olho de Sabre do Intelecto (só pode usar uma dessas), as demais decida conforme quiser mais Maestria ou Acerto Crítico: Arguilita Primorosa ou Quemirina Escura Letal (ou suas opções mais baratas, Rubiscuro Primoroso e Olho da Profecia Letal).
Em raids ou masmorras míticas+, use sempre:
- Frasco do Pacto Sussurrado
- Caso tenha mais Maestria que Acerto Crítico, The Hungry Magister. Caso contrário Travessa de Iguarias dos Filhos da Noite (se sua raid usar Banquete Opulento de Suramar, dê preferência).
- Runa de Fortalecimento Profanada (ou se já conseguiu reputação Exaltada com Exército da Luz, compre Runa de Aprimoramento Forjada a Luz e use-a no lugar das runas)
- Poção de Poder Prolongado como “pré-pot”. Se faltar mana no meio da luta, use Poção de Mana Ancestral (não vai poder usar a “pré-pot” no fim da luta). Ou para mais ganho de mana, Poção da Torrente Meridional (mas precisa ficar parado por até 10 segundos).
Berloques
Tente jogar sem um berloque de regeneração de mana, se possível, a fim de aumentar a “vazão” (throughtput) de suas curas. Em lutas longas (8-10 minutos ou mais), porém, pode ser necessário usar um. Como alternativa, se possível você pode negociar com os outros membros de sua raid para que um paladino retribuição use Bênção Maior de Sabedoria em você, ou um druida equilíbrio use Avivar em certos momentos da luta, ou você mesmo usar seu talento Símbolo de Esperança.
Veja uma lista com sugestões dos dois tipos de berloques neste artigo.
Conjunto de itens do tier 21
O conjunto de itens do tier 21 de raid (Antorus, o Trono Ardente) tem os seguintes bônus:
- 2 peças: Priest T21 Holy 2P Bonus
- 4 peças: Priest T21 Holy 4P Bonus
Honestamente, os bônus deste tier são meio fracos, principalmente em comparação aos do tier 20. A pior parte é que não há sinergia entre os bônus do 21 com o “estilo padrão” de jogar como sacerdote sagrado; a exceção sendo apenas se você estiver usando Cura Vinculada, e mesmo assim olhe lá.
O conselho geral é se manter usando 4 peças do tier 20, trocando apenas se o nível dos novos itens for bem mais alto, ou esperar ter 4 peças antes de trocar. Opcionalmente, você pode manter 4 peças do tier 20 por um tempo junto com 2 peças do tier 21, se você conseguir.
É claro que eventualmente você vai acabar deixando o tier 20 pra trás e acabar usando as peças do tier 21, nem que seja pelo aumento do nível de itens, mas não tenha pressa.
Artefato
Siga este guia para escolher as características do seu artefato, melhores relíquias e opções do Crisol de Eterluz.
Itens lendários
Se tiver a sorte de pegar mais de um e estiver indeciso sobre qual é mais prioritário, sugiro estas prioridades:
Lendários para raids
- X’anshi, Mortalha do Arcebispo Benedictus: se bem usado pode servir para aproveitar o período enquanto você está “morto” para curar muito sem gasto de mana, e também pode ajudar economizando battle ress durante a progressão de sua raide.
- Velen’s Future Sight
- Prydaz, Obra Magna de Xavaric
- Calças Hipnóticas de An’juna: usado em conjunto com o talento Bênção, se por algum motivo usar outro talento então dê menos prioridade para este lendário.
- Determinação Resoluta de Muze: melhor usado se combinado com Prydaz; obviamente você não vai usar Cura Vinculada com este lendário.
- The Alabaster Lady
- Plano Oculto de Rammal: pode ajudar em curas diretas.
- Celumbra, the Night’s Dichotomy: lendário fabricado por alfaiataria (não precisa ter a profissão, pode comprar de outro jogador).
- Predição de Norgannon: ajuda em momentos de muita movimentação (infelizmente nem sempre você consegue ativar o efeito quando precisa).
- Segredo de Sephuz: útil em lutas que exijam “dispel” com freqüência.
- Al’maiesh, o Cordão da Esperança
- Abraço de Firix
- Soul of the High Priest
Os três últimos são as piores escolhas de lendário para sacerdotes sagrados (em raids). Os de 7 a 10 podem ser mais úteis do que o indicado, dependendo da situação.
Lendários para masmorras míticas+
- Velen’s Future Sight
- Prydaz, Obra Magna de Xavaric: qualquer coisa que aumente sua sobrevivência pessoal é preferencial para míticas+ de chave alta. Além disso é ótimo combinado com o próximo…
- Determinação Resoluta de Muze: melhor usado se combinado com Prydaz; obviamente você não vai usar Cura Vinculada com este lendário.
- X’anshi, Mortalha do Arcebispo Benedictus: se bem usado pode servir para aproveitar o período enquanto você está “morto” para curar muito sem gasto de mana, ou evitar um wipe.
- The Alabaster Lady
- Segredo de Sephuz: menos indicado para raids, ele é mais útil em masmorras, onde tipicamente você vai “dispelar” com mais freqüência (ou mesmo atordoar um inimigo com Censura). Além disso aumentos de Aceleração são mais necessários em masmorras míticas+ do que em raids, mesmo.
- Plano Oculto de Rammal: pode ajudar em curas diretas.
- Celumbra, the Night’s Dichotomy: lendário fabricado por alfaiataria (não precisa ter a profissão, pode comprar de outro jogador).
- Predição de Norgannon: ajuda em momentos de muita movimentação (infelizmente nem sempre você consegue ativar o efeito quando precisa).
- Soul of the High Priest
- Al’maiesh, o Cordão da Esperança
- Calças Hipnóticas de An’juna: em míticas+ geralmente você não vai usar Bênção, o que torna este lendário bem menos atrativo. A menos que você queira se arriscar muito e usar Enduring Renewal, neste caso espero que você saiba o que está fazendo…
- Abraço de Firix
Os lendários do número 8 em diante são considerados escolhas pobres para míticas+, mas jogue com o que tiver.
Fonte destas sugestões. Outra fonte.
Dicas finais
- Cura Célere e Prece de Cura são duas das suas magias que mais custam mana.
- Note que o seu cooldown de cura de raid, Hino Divino, além de gerar uma boa quantidade de cura durante sua duração, também aumenta a cura dos alvos afetados em 10%. Isso se aplica a qualquer cura, inclusive dos outros healers. Ou seja, durante o Hino, além de estar curando a raid você está contribuindo para o aumento da cura dos demais healers.
- Se você usa o addon WeakAuras 2, este tópico no MMO-Champion têm várias auras úteis e links para ainda mais outras.
- Este guia foi feito para ser direto ao assunto. Se quiser guias mais completos, sugiro estes: Guia do Howtopriest, Holy Priest guide from Automaticjak e Icy Veins.
- Sim, eu sei que healers não têm rotação. Eu uso esse termo no sentido genérico.
Atualizações
- 13/06: falta atualizar a lista de lendários.
- 20/06: listas de recomendações de berloques e de lendários.
- 30/09: revisões gerais no texto, simplificando algumas dicas.
- 10/10: sugestões de gemas.
- 04/12: comentário sobre o tier 21.
- 08/12: prioridades de itens lendários.