Guia de como curar com Sacerdote Sagrado no 7.1. Este guia está obsoleto, leia o novo guia aqui.
Talentos
Talentos para masmorras
- Trilha de Luz é útil para você alternar rapidamente entre alvos precisando de cura.
- Pena Angelical é o melhor talento para melhorar sua mobilidade. Infelizmente você vai abrir mão de um cooldown pessoal de cura (Prece Desesperada).
- Censura transforma seu Castigar em um atordoamento (ou seja, não é interrompido por dano). Pode ser muito útil em masmorras míticas+.
- Luz dos Naaru vai fazer a recarga de suas Palavras Sagradas acabar mais rápido. Como alternativa, Anjo da Guarda é bom para masmorras míticas+ onde você precise constantemente salvar a vida do tank.
- Torrente de Luz vai te dar de vez em quando um Cura Célere (ou dois) instantâneo e sem custo de mana. Aproveite.
- Divindade deixa suas curas mais fortes por alguns segundos após usar uma Palavra Sagrada.
- Apoteose é o padrão aqui e é óimo para os momentos tensos (principalmente em masmorras míticas+). Como alternativa, Círculo de Cura é uma cura em área forte, instantânea, e atinge um raio maior do que Prece de Cura, à custa de apenas uma pequena recarga; é muito útil em situações onde o grupo inteiro recebe muito dano, e onde você precise se movimentar muito, pois você possui poucas curas instantâneas.
Talentos para raids
- Além-vida estende a duração do seu Espírito da Redenção, e em uma raid isso pode ser uma ajuda tremenda.
- Para raids, Símbolo de Esperança é uma ótima opção (se usar, coordene o uso dele com os outros curadores da sua raid). Se mana não for problema para você ou os outros curadores, outra opção boa é Luz dos Naaru.
- Para talento nível 100 em raids sugiro fortemente Apoteose, mas Bênção também é uma boa opção – em lutas onde há muito dano “espalhado” (a raid inteira toma dano constantemente) ele é ótimo. Detalhes mais abaixo.
Talentos detalhados
Trail of Light enfatiza o uso de Cura Célere com freqüência, e em alvos diferentes (se você estiver apenas “spammando” Cura Célere no mesmo tank por ex., o talento não te serve). No momento é o talento preferencial.
Enlightenment é um talento passivo e aumenta sua regeneração de mana, simples e prático. Mas você pode ter mais ganho com o Trail of Light mesmo (lembrando que quando ele replica 40% do Cura Célere, isso conta como uma cura gratuita).
Enduring Renewal tem pouca utilidade, já que você deve usar Renovar raramente, e mesmo com Bênção ele não será tão útil.
Sugiro Penas Angelicais. Este talento ajuda bastante na sua movimentação, e pode ser usado para ajudar outros jogadores também.
Corpo e Mente pode até parecer uma boa alternativa, já que combina uma cura com o efeito de velocidade… mas dura menos tempo que as penas, tem recarga de 10s, e a cura dele é muito pouca para valer a pena (sem trocadilhos). Mas pode ser útil em masmorras onde você só precise se preocupar com a própria movimentação.
Prece Desesperada é um excelente cooldown pessoal de cura e pode salvar sua vida em lutas onde você possa receber um dano alto. Você decide se prefere ter mais movimentação de vez em quando, ou uma cura pessoal instantânea que pode te salvar nos momentos de aperto.
Além-vida para raids. É o único talento que pode ajudar com sua cura, os outros dois são utilidades (controle).
Em masmorras, principalmente masmorras “mítico+”, os outros dois talentos podem ser úteis. Força Rutilante lança inimigos longe de seu alvo (pode ser você) e deixa eles lentos. Censura transforma seu Palavra Sagrada: Castigar em um atordoamento (ou seja, o efeito não é cancelado por dano).
Símbolo de Esperança é ótimo para raids, principalmente se você coordenar o uso dele com os outros healers da sua raid. Especialmente útil durante sua progressão no começo, quando nem todos tiverem equipamentos bons. Para masmorras não é tão interessante, pois as lutas costumam durar menos tempo, e você poderá restaurar mana bebendo água entre um chefe/grupo de inimigos e outro.
Luz dos Naarus é um efeito passivo que ajuda você a usar as Palavras Sagradas com mais freqüência. Útil tanto para masmorras quanto para raids.
Anjo da Guarda é útil em lutas onde um tank receba dano massivo com freqüência, talvez masmorras míticas+.
Torrente de Luz por padrão. O efeito é aleatório (um proc), mas quando acontecer, vai te ajudar muito.
Cura Vinculada tem uma boa sinergia com suas Palavras Sagradas, mas te força a gastar mais mana. Não use enquanto não tiver berloques que ajudem a regenerar mana. Pode ser mais útil em masmorras, onde você pode parar para recuperar mana com mais freqüência.
Devoção faz com que sua Prece de Recomposição tenha sinergia com Palavra Sagrada: Santificar. Pode parecer interessante no papel, mas Palavra Sagrada: Santificar não é uma cura em área tão forte, então a utilidade de ter menos tempo de recarga de Santificar não é tão útil quanto ter menos recarga na Palavra Sagrada: Serenidade (devido ao uso freqüente de Cura Célere por causa de Torrente de Luz).
Divindade por padrão. Tem sinergia com suas duas Palavras Sagradas, “recompensando” o uso delas.
Estrela Divina para situações onde a raid fique toda no mesmo lugar (“stackada”) na maior parte do tempo, ou talvez em masmorras. Pode ser mais útil para “forçar” o proc de Torrente de Luz em masmorras.
Halo também é uma boa opção de cura em área. Note que agora a cura de Halo independe da distância, todos os alvos atingidos sempre receberão a mesma cura.
Apoteose serve como um bom cooldown de cura, com três minutos de recarga. Se houver certos momentos na luta que exigem uma cura mais forte naquele período específico, Apoteose será extremamente útil.
Benediction é um talento passivo e valerá mais a pena se você não esquecer de usar Prece de Recomposição sempre na recarga. É mais útil em lutas onde haja dano constante na raid.
Círculo de Cura é mais uma cura em área para seu arsenal, cura mais do que Prece de Cura, é instantânea, atinge um raio maior, e tem uma recarga pequena. Outra grande utilidade dele é o fato de ser instantâneo, portanto pode ser usado em momentos de movimentação, que é uma das “fraquezas” desta spec.
Rotação
Para curar como sacerdote sagrado, resumidamente, você vai fazer isto:
- Ponha Renovar e Prece de Recomposição no(s) tank(s) e renove sempre que possível.
- Para curar pessoas individualmente, use Cura. Se o alvo estiver perdendo vida rápido e você precisar curar com urgência, então use Cura Célere. Geralmente você vai usar Cura Célere a maior parte do tempo por causa do talento Trail of Light, mas vigie sua mana e mude para Cura quando perceber que está gastando demais.
- Se muitas pessoas estiverem precisando de cura ao mesmo tempo, use Prece de Cura em uma delas. Note que esta cura atinge até 5 pessoas, mas que estejam a no máximo 20 metros do seu alvo, então evite “mirar” em uma pessoa que esteja muito longe de outros jogadores. Sugestão: se houver um grupo de melees (dps corpo-a-corpo) ou de rangeds (dps à distância) todos no mesmo lugar, é certo que esta cura é uma boa escolha para curá-los.
- Geralmente é melhor deixar para usar Prece de Cura após Palavra Sagrada: Santificar; detalhes mais adiante.
- Se estiver em movimento, sem poder parar por 2s para lançar curas, mas ainda assim precisa curar alguém, use Renovar pois é instantâneo. Se pegou o talento Círculo de Cura, use-o também.
- Por fim, lembre-se das suas Palavras Sagradas. Ambas têm efeitos mais fortes que as curas “comuns”, então fique de olho no momento em que elas saírem da recarga e use-as conforme precisar. Se pegou o talento Divindade, tire proveito dele depois de usar a Palavra Sagrada.
- Palavra Sagrada: Serenidade é sua cura direta mais forte. Pode encher a vida de um tank que estava quase morrendo se der crítico.
- Palavra Sagrada: Santificar é uma boa cura em área e instantânea. Uma vantagem dela em relação à Prece de Cura é que você pode “mirar” um ponto no chão e ela vai curar as pessoas ao redor dessa área. Uma desvantagem é que a área é ainda menor (10 metros de raio).
- Algumas das suas outras curas diminuem a recarga dessas palavras sagradas; esse é o efeito passivo de Serendipidade.
- Nos momentos em que a coisa ficar apertada, lembre dos seus cooldowns:
- Para evitar que o tank morra (ou alguém tomando muito dano), use Espírito Guardião.
- Em um momento em que o grupo/raid inteiro estiver tomando muito dano, ou já tiver tomado o dano e você precisar recuperar a vida de muitos rapidamente, use Hino Divino. Note que ele é canalizado, você precisa ficar parado 8s para ele ter o efeito completo.
- Suas próprias Palavras Sagradas contam como “mini-cooldowns“, esteja atento ao tempo de recarga delas.
- Por fim, quando você tiver seu artefato e já tiver gasto alguns pontos nele, você poderá ter mais uma cura direta forte e com recarga rápida: Luz de T’uure.
- Não esqueça de usar Purificar para tirar debuffs mágicos e de doença de seus companheiros. Dissipação em Massa também é muito útil, mas atente que ele custa bem mais mana.
- Se você “aggrar” um inimigo (ele vier te atacar ao invés de ir para o tank), use Desvanecer. Se não for suficiente, corra para perto do tank, para que ele “pegue o aggro” do inimigo.
Resumo
Curar como sacerdote sagrado se resume em boa parte a:
- Vigiar seus buffs e tirar proveito deles, tanto os em você como os nos aliados. Buffs em você: Divindade (talento), Bênção de T’uure (artefato), Poder dos Naarus (artefato). Buffs nos aliados: o HoT da sua maestria (Eco de Luz), Clarão de T’uure (artefato).
- Observar a recarga das suas duas Palavras Sagradas e usá-las conforme necessário.
- Curar constantemente com Cura Célere (a menos que você precise economizar mana), devido a Trail of Light.
- Manter Prece de Recomposição usado sempre na recarga.
- Depois de um Palavra Sagrada: Santificar com efeito de Divindade, pode valer mais a pena continuar usando Cura Célere no lugar de Prece de Cura, mesmo já tendo Poder dos Naarus.
- Pensar antecipadamente nos momentos de movimentação e tentar “encaixar” suas curas nos momentos em que conseguir ficar parado, já que enquanto corre você tem poucas opções de curas instantâneas.
- Dica: se você acabou de curar um alvo e ele ficou com a vida por volta de 90%, pode virar sua atenção para outro alvo. Lembre que o HoT aplicado pela sua maestria provavelmente vai terminar de curá-lo.
- Gerenciar sua mana pode ser um problema, principalmente quando ainda não tiver berloques de regeneração (por exemplo Casulo de Solidão Forçada). Identifique momentos na luta onde você pode parar alguns segundos para beber Poção da Torrente Meridional, se necessário, ou usar o berloque mencionado.
- Em momentos onde haja pouca necessidade de cura, há duas coisas que você pode fazer: começar a usar Cura ou lançar Punição no inimigo (note que Punição não custa mana para sacerdotes sagrados).
Sinergias
Luz dos Naarus, Torrente de Luz, Divindade e Apoteose têm uma sinergia muito forte. Também pode-se escolher apenas os dois últimos, Divindade e Apoteose. Você vai usar Apoteose sempre em situações que exijam muita cura; guarde-o para chefes de masmorras, ou momentos específicos de lutas de chefe de raid.
Divindade tem uma sinergia interessante por si só. Você pode usar uma estratégia de “rotacionar” suas Palavras Sagradas para maior efeito. Exemplo: você usa Palavra Sagrada: Serenidade, ganha 6s de mais cura, e continua curando com Cura Célere ou Cura; assim que acabarem os 6s, use Palavra Sagrada: Santificar (mesmo que não haja tantas pessoas precisando de cura) para ganhar mais 6s de efeito de Divindade. Assim que esse novo efeito acabar, ou até antes dele acabar, Palavra Sagrada: Serenidade já deverá estar disponível novamente (principalmente usado com Apoteose).
Sobre o uso de Palavra Sagrada: Santificar: devido à característica de artefato Poder dos Naarus, é mais benéfico usar Prece de Cura logo depois de Santificar para tirar proveito desse buff, e em geral você vai evitar usar Prece de Cura sem esse buff, inclusive porque ele custa bastante mana e não cura tanto. A combinação desse efeito e do talento Divindade é melhor ainda. Nesses momentos tente espalhar essa cura o mais possível; por exemplo se usar Prece de Cura em um DPS melee (corpo-a-corpo) ou no tank, logo em seguida use em um ranged DPS (ataque à distância), assim suas curas em área afetarão grupos diferentes de pessoas.
Se você usar Trail of Light, que é o talento preferencial nível 15, você vai passar boa parte do seu tempo curando com Cura Célere, deixando o efeito da Trilha e sua maestria complementarem a cura.
Clarão de T’uure, a cura que você ganha com uma característica do seu artefato, é mais uma opção de cura instantânea mas o efeito não é muito forte. Esta habilidade é mais útil pelo buff aplicado do que pela cura direta. Sugestão de uso: em momentos onde você sabe que o tank vai começar a receber muito dano, use esta cura nele um momento antes do dano começar, para tirar proveito do buff de cura. Também é uma cura a mais para você usar em você mesmo, enquanto está correndo por causa de mecânicas da luta e não pode parar para se curar.
Por fim, só para comentar: Cura Vinculada e Enduring Renewal têm uma sinergia interessante – um uso de Cura Vinculada pode “zerar” a contagem de Renovar em até três pessoas, contando com você. Há duas formas de tirar proveito disso; uma é usar Renovar com freqüência, espalhando nas pessoas que estiverem tomando dano. A segunda forma é pegar o talento Benediction, deixando que o efeito passivo dele espalhe Renovar para você. Mesmo com os buffs em Renovar no 7.1 não vale a pena usá-lo o tempo todo, a não ser que você esteja usando essa combinação de talentos em masmorras (Cura Vinculada e Enduring Renewal). Existe uma combinação de talentos que tem sido chamada de “Renew build” nos fóruns, ela envolve o uso destes talentos em conjunto com o item lendário Calças Hipnóticas de Anjuna, e neste caso pode-se passar a usar Renovar com freqüência na rotação. Mas só nessas condições.
Atributos
Esta é sua prioridade de atributos antes de pegar característica de artefato Bênção de T’uure:
Intelecto > Maestria > Acerto Crítico > Aceleração > Versatilidade
Depois que você pegar a característica de artefato Bênção de T’uure, Acerto Crítico passa a valer tanto quanto maestria; depois que atingir por volta de 40% de Acerto Crítico, pode passar a dar mais prioridade para maestria novamente.
Intelecto > Acerto Crítico >= Maestria > Aceleração > Versatilidade
Encantamentos/gemas:
- Colar: Encantamento de Marca da Garra
- Anéis: Encantamento de Vinculação da Maestria
- Manto: Encantamento de Vinculação do Intelecto
- Gemas: Olho de Sabre do Intelecto (só pode usar uma dessas), as demais use Rubiscuro Primoroso (mais caro), Opala da Rainha Primorosa (mais barato).
Em raids ou masmorras míticas, use sempre:
- Frasco do Pacto Sussurrado
- Travessa de Iguarias dos Filhos da Noite
- Runa de Fortalecimento Profanada
- Poção da Graça Mortal como “pré-pot”. Se faltar mana no meio da luta, use Poção de Mana Ancestral (não vai poder usar a “pré-pot” no fim da luta). Ou para mais ganho de mana, Poção da Torrente Meridional (mas precisa ficar parado por até 10 segundos).
Artefato
Siga este guia para escolher os talentos do seu artefato.
Itens lendários
Para uma lista dos itens lendários existentes para sacerdotes, leia este artigo. Se tiver a sorte de pegar mais de um e estiver indeciso sobre qual é mais prioritário, o guia do Automaticjak sugere esta ordem:
- Al’maiesh, o Cordão da Esperança
- Calças Hipnóticas de An’juna
- Determinação Resoluta de Muze
- X’anshi, Mortalha do Arcebispo Benedictus (eu pessoalmente daria mais prioridade para este, mas é preciso que seu líder de raid esteja ciente de sua “estratégia” se você for usar).
- Abraço de Firix
Dicas finais
- Cura Célere e Prece de Cura são duas das suas magias que mais custam mana.
- Note que o seu cooldown de cura de raid, Hino Divino, além de gerar uma boa quantidade de cura durante sua duração, também aumenta a cura dos alvos afetados em 10%. Isso se aplica a qualquer cura, inclusive dos outros healers. Ou seja, durante o Hino, além de estar curando a raid você está contribuindo para o aumento da cura dos demais healers.
- Se você usa o addon WeakAuras 2, este tópico no MMO-Champion têm várias auras úteis e links para ainda mais outras.
- Leia este artigo sobre builds “diferenciadas” de talentos.
- Este guia foi feito para ser direto ao assunto, um resumo rápido. Se quiser guias mais completos, sugiro estes: Holy Priest guide from Automaticjak, Howtopriest e Icy Veins.
- Sim, eu sei que healers não têm rotação. Eu uso esse termo no sentido genérico.
Atualizações
- Explicação mais clara da prioridade de atributos.
- 25/11: explicações mais detalhadas do uso de Cura Célere + Trilha de Luz e Santificar + Prece de Cura.
- 29/11: guia retrabalhado, sugestões de talentos alteradas/explicadas melhor, acrescentado um resumo sobre como curar, lembretes de estratégias de regeneração de mana.