Dúvidas sobre sacerdotes no Legion

Disciplina ou Sagrado? Sombra tá batendo bem? Essas e outras perguntas serão discutidas aqui.

Disciplina ou Sagrado?

Essa sem dúvida é a pergunta chave para quem quer jogar um sacerdote healer nesta expansão. De vez em quando alguém pergunta, no chat do jogo ou nos fóruns: disciplina ou sagrado?

A resposta mais curta é: depende. Ambos são bons healers mas têm diferenças muito grandes. Escrevi um artigo sobre isso já tem um tempo, aqui. Se você já jogou como disciplina ou sagrado em outras expansões e quer ter uma ideia do que mudou, leia esta lista de mudanças no sacerdote disciplina e esta outra lista de mudanças no sacerdote sagrado.

Para uma resposta mais detalhada, continue lendo as perguntas e respostas a seguir. Mas o resumo é:

  • Disciplina cura causando dano, logo ele precisa pensar como healer e como um DPS. Dá um pouco mais de trabalho para jogar, mas dá conta do recado. Jogue se gostar do conceito diferente em curar e de desafios.
  • Sagrado é um healer mais tradicional, sem o conceito de curar através de dano. Consegue alternar bem entre curas diretas e curas em área, conforme necessário.

Disciplina consegue curar em masmorras? E em masmorras míticas+?

Disciplina consegue curar em masmorras sim, mas precisa adaptar o estilo de jogo; é diferente de curar em raids. Em masmorras você deverá ter menos tempo para usar sua “rotação” de atacar e curar, e precisa focar um pouco mais em curas diretas (Recomposição Sombria), pelo menos no tank. É obrigatório usar o talento Graça. Os demais talentos ficam a seu gosto; alguns preferem usar O Penitente, outros dizem não precisar.

Quanto a masmorras míticas+, isso depende do jogador. Uma conferida no warcraftlogs.com mostra que há vários sacerdotes disciplina fazendo míticas+, alguns até o nível 10, mesmo sendo poucos. Nos fóruns alguns comentam que conseguem fazer qualquer nível de mítica, enquanto outros têm dificuldade de passar de um certo nível. Logo, a especialização é viável, mas não é para todos os jogadores.

Sagrado é um bom healer?

Sacerdotes sagrados são excelentes healers. Nesta expansão conseguem curar com bastante versatilidade (não estou falando do atributo ;p ), tanto com curas diretas como em área. O estilo de jogo ficou mais fluido, na minha opinião.

Inclusive há uma lista de buffs para alguns talentos dessa spec, programados para o patch 7.1, que sairá em 25/10. Essas alterações deverão dar à spec uma maior diversidade de escolha de talentos.

Sombra é um bom DPS?

Geralmente quem pergunta isso se interessou jogar como sacerdote sombra por algum motivo (temática, visual, etc.) mas quer evitar “investir” muito em um personagem sem saber se vai “valer a pena”.

Resposta rápida: sacerdotes sombra são excelentes DPSs de raid com o talento Submissão à Loucura. Mas é um estilo de jogo próprio que talvez nem todo mundo goste. Sem esse talento, o sacerdote costuma fazer um DPS mais baixo em raids, e por isso ele tem sido considerado obrigatório em quase todos os chefes de raid. A Blizzard já comentou que será preciso rever os talentos nível 100 para equilibrar isso, mas só vai fazer isso depois do patch 7.1.

Quanto a masmorras, sacerdotes sombra são medianos; eles não vão ser o maior DPS do grupo, principalmente em trash packs, mas dão conta do recado. Seu dano em área não é muito bom mas o dano nos chefes compensa (alguns jogadores preferem usar Submissão à Loucura nos chefes de masmorras míticas+, enquanto outros preferem usar outras combinações de talentos). Veja a pergunta a seguir.

Sombra serve pra masmorras míticas+? Me disseram que o AoE dele é ruim.

Realmente o sacerdote sombra é ruim em causar dano em área “sob demanda”. Isso se deve a dois motivos:

  • O conceito de dano em área dessa spec é colocar dots nos inimigos. Só que em casos de grupos de inimigos que morrem antes dos dots terem tempo de fazer efeito suficiente, ou até morrem antes de você colocar dots em todos eles, o dano final é baixo.
  • Só temos um ataque padrão em área, Calcinação Mental e o dano dele é bem baixo (há um talento com outro ataque em área, Colisão de Sombras).

A tendência é que um sacerdote sombra foque mais em dano direto em chefes ou alvos prioritários nas masmorras míticas+, deixando o dano em área para seus companheiros cujas classes são melhores nisso. Mas conforme o nível da masmorra mítica+ aumenta, e os inimigos fiquem vivos por mais tempo (lutas mais longas), os dots têm mais tempo para causar dano e o sacerdote tende a contribuir mais no dano em trash packs.

Resumindo: é possível jogar como sombra em masmorras míticas+, mas não espere um bom dano em área. Foque seu dano em inimigos prioritários e chefes, espalhe dots onde a situação permitir.

Quanto a quais talentos usar, há várias opiniões diferentes por aí, mas deixo abaixo as sugestões mais comuns, veja qual funciona melhor para você:

  • Primeiro, há quem use a build padrão de talentos usando Submissão à Loucura. Neste caso você deverá usar esse talento nos chefes mais complicados/que vivam mais tempo, lembrando que devido à recarga de 10 minutos você não vai conseguir usar em todos os chefes.
  • Bomba Psíquica para ajudar nos grupos de inimigos (trash packs).
  • Senhor do Caos + Legado do Caos para entrar na Forma das Sombras com mais freqüência, e ao entrar aproveitar o bônus de aceleração da forma anterior.
  • Há também quem prefira usar Raio do Caos + Colisão de Sombras para dar uma melhorada no AoE.

2 comments

  1. E ai cara, eu gostaria de saber como estão as vagas do disciplina em relação a raids, já busquei em alguns fóruns mas pelo que vi só o sagrado que tem vaga mesmo, apesar de preferir disciplina, acho que terei que me acostumar com sagrado, afinal, ser priest ta na veia já kkk

    1. Não sei dizer se disciplina tem mais dificuldade do que sagrado em achar vagas, mas tem muito disciplina com ranking alto no warcraftlogs. Acho que se já houverem druidas e/ou xamãs curando na raid há mais chance de aceitarem um disciplina.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *