Se você está pesquisando por diferenças entre classes, ou está interessado em jogar um sacerdote mas queria saber mais antes de decidir, então este artigo é para você. Quem são os sacerdotes, esse pessoal que usa vestido e que curte curar os outros ou andar por aí feito uma sombra ambulante?
Especializações
A principal característica dos sacerdotes que se percebe de primeira é que eles possuem duas especializações voltadas para serem healers: disciplina e sagrado. Logo, se o seu interesse é jogar de healer, esta classe já chama a atenção. Mas mesmo se não for o seu caso, sacerdotes também jogam muito bem como DPS, usando a spec de sombra.
Sagrado é a especialização com foco em curar diretamente, tendo um bom “burst heal“, seja com curas diretas (uma pessoa de cada vez) ou com curas em área. Sacerdotes sagrados usam apenas a luz, seja para curar, seja para atacar inimigos. Seu artefato é um cajado: T’uure, a Luz dos Naarus.
Disciplina é uma especialização única de cura; sacerdotes disciplina atacam inimigos e seus ataques geram cura nos aliados. Mas essa diferença exige um pouco mais de atenção e planejamento. Como são um tipo de healer “ofensivo”, usam tanto a luz quanto a sombra, seja para curar ou atacar. Seu artefato é um cajado: Ira da Luz.
Sombra é a especialização de DPS para sacerdotes, tendo como um de seus focos a capacidade de “multi-dot” – significa que usa magias com dano periódico (apelidados de “dots”, sigla em inglês de “Damage Over Time”), que são ótimos para lutas com múltiplos alvos (que não morram muito rápido; exemplo, lutas com 2 bosses). Mas também possui ataques diretos em complemento aos “dots”. Usam exclusivamente a sombra, tendo uma pequena capacidade de ajudar seus aliados com cura, mas o foco principal é mesmo causar dano. Seu artefato é uma adaga, acompanhada de um livro: Xal’atath, a Lâmina do Império Negro.
Raça, aparência e outros detalhes
Você pode jogar de sacerdote como qualquer raça menos orc. Algumas raças possuem habilidades que podem ajudar um pouco mais o sacerdote, mas lembre-se que hoje em dia a diferença entre as habilidades raciais é tão pequena que você pode jogar bem como qualquer raça, então escolha a que preferir (a menos que você seja altamente competitivo e/ou “raideiro” mítico, e considera importante até um mero 0.5% de DPS ou cura a mais).
Quanto à aparência, sacerdotes vestem itens de tecido apenas, então seu personagem quase sempre estará usando algum tipo de robe ou vestido. Sacerdotes podem usar como armas cajados, adagas e maças de uma mão apenas, mais um item de mão secundária se usar adaga ou maça. Como nesta expansão (Legion) você usará um mesmo artefato a expansão inteira, você terá apenas duas opções: ou usa uma das várias aparências do artefato, ou transmogrifa ele para uma outra arma qualquer, mas do mesmo tipo. Assim, sacerdotes disciplina e sagrados estarão sempre com um cajado, e sombra sempre com uma adaga e um item de mão secundária.
Sacerdotes sombra têm ainda um diferencial no quesito aparência: ficam continuamente em forma de sombra. O nível de visibilidade dessa forma de sombra varia durante o combate, indo até a chamada Forma do Caos (para mais detalhes, veja o guia para sacerdotes da sombra).
Principais diferenças
Comparados a outras classes, estas são as principais características de sacerdotes:
Disciplina
- Especializado em curar através de dano, graças a Expiação. Boa capacidade para manter curas constantes em diversas pessoas. Mobilidade média.
- Magias mais importantes: Palavra de Poder: Escudo, Penitência, Súplica, Punição
- Cura em área com Palavra de Poder: Radiance
- Principais cooldowns de cura: Palavra de Poder: Barreira e Enlevo
Sagrado
- Especializado em curas diretas e em área, com mais de uma opção para cada situação. O efeito Serendipidade garante curas fortes com tempo de recarga baixo. Mobilidade média.
- Curas diretas: Palavra Sagrada: Serenidade, Cura Célere, Cura, Renovar
- Curas em área: Palavra Sagrada: Santificar, Prece de Recomposição, Prece de Cura
- Principal cooldown de cura: Hino Divino
Sombra
- Parte de seu dano é focado em dots, o que dá a esta spec uma boa mobilidade.
- A principal “identidade” desta spec de DPS é o recurso de Insanidade e a ativação de Forma do Caos. Seus ataques geram Insanidade, que vai decaindo com o tempo. Seu estilo de jogo basicamente é gerar a maior quantidade possível de insanidade e manter esse ritmo, para se manter dentro da Forma do Caos o maior tempo possível.
- Cooldowns de dano: na sua forma básica sacerdotes sombra contam apenas com Demônio das Sombras como um pequeno aumento de dano. Mas conta com diversos talentos para complementar: Infusão de Poder, Shadow Crash, Dobramentes; pode transformar um inimigo em um ajudante temporário com Controle Mental e Mente Dominante; e ainda Surrender to Madness, que te dá muito dano em troca de muito risco.
- Utilidades: além de dano, um sacerdote sombra também pode ajudar seu grupo com outras magias: Recomposição Sombria, Dissipação em Massa, Dissipar Magia, Purificar Doença, Abraço Vampírico, Silêncio, Dispersão, Bomba Mental.
Enfim, porque jogar de sacerdote?
Como healer:
- Se você gosta de jogar como healer, esta classe te dá duas especializações com dois estilos de jogo diferentes para ser healer. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, dependendo do tipo de luta e/ou do seu gosto.
- Se você quer curar usando um estilo bem diferente dos demais healers do jogo, misturando curas com ataques que geram cura (Disciplina)
- Se você quer curar sendo capaz de focar tanto em curas diretas quanto em curas de área, alternando conforme a necessiade exigir (Sagrado)
Como DPS:
- Se você quer ser um DPS mais baseado em dots, com o “sistema” de Insanidade e Forma do Caos
- Se gosta do visual da forma de sombra/caos
- Se quer tirar proveito de ser um DPS que pode curar de vez em quando, ou ajudar com outras utilidades
- Se gosta de um DPS que exige reflexos rápidos.
Mas NÃO jogue de sacerdote se você:
- Prefere jogar de melee (luta corpo a corpo), bem perto do inimigo.
- Quer ser um healer com mais mobilidade; tanto Sagrado quanto Disciplina precisam ficar pelo menos uma parte do tempo parados lançando magias, apesar de terem suas opções de alta mobilidade (como Penas Angelicais, por exemplo)
- Você não quer jogar como healer em hipótese nenhuma, e não quer que ninguém te peça pra curar. Mesmo se você for sombra, uma vez ou outra alguém vai te perguntar se você pode trocar de spec e ser healer em uma luta, principalmente se você costuma fazer raids.
- Você quer jogar de DPS com boa capacidade de “off-heal”. A quantidade de cura que um sacerdote sombra pode contribuir é pouca, mesmo usando o “cooldown” Abraço Vampírico; se este é seu interesse é melhor você escolher outra classe híbrida como druida ou xamã.
- Você quer jogar de DPS mas quer ter várias opções possíveis à sua disposição. Outras classes têm 2 ou 3 especializações voltadas para DPS, sacerdote tem apenas uma.
- Falando sobre Disciplina especificamente: se você não gosta da ideia de ter que “pensar como um DPS” (gerenciar dots, recargas de ataques, escolher inimigos/alvos, etc) além de fazer o que um healer já faz normalmente, então não jogue de disciplina.
Detalhes de cada spec
Este artigo comenta apenas os pontos principais das três specs de sacerdotes. Saiba mais sobre cada uma lendo a página específica: Disciplina, Sagrado e Sombra.
Referências
- Artigo parcialmente baseado neste artigo do site WoW Insider (inglês)
- Visão geral das especializações de cura no Legion (inglês)
- Visão geral das especializações de ataque à distância no Legion (inglês)
- Guia de heal PvE Disciplina no Icy-Veins (inglês)
- Guia de heal PvE Sagrado no Icy-Veins (inglês)
- Guia de DPS PvE Sombra no Icy-Veins (inglês)
Imagens deste artigo retiradas de: