Todas as expansões até agora tiveram pelo menos um item lendário, tipicamente bem difícil de se obter, para justificarem o nome. Em Warlords of Draenor tivemos o anel lendário; em Mists of Pandaria a capa lendária, e assim por diante. Mas no Legion itens lendários serão diferentes, e mais ainda, há DEZENAS deles!
No Legion, itens lendários serão drops raríssimos, sendo que eles podem vir de vários lugares: raids e masmorras em todas as dificuldades, world bosses, missões diárias de emissário no salão de ordem, e até PvP. Mesmo com chances pequenas, é bem provável que muitos jogadores consigam pelo menos um item desses, ainda que isso demore meses.
Falemos dos itens lendários em si. Eles são itens de todos os tipos: anéis, braçadeiras, elmos, luvas, etc. E, além de virem com bons atributos, cada item lendário tem um efeito personalizado para uma classe/spec. Os efeitos são similares a bônus de itens de conjunto. A posse de um desses itens lendários não apenas vai melhorar o desempenho de seu personagem, ele também vai mudar sua rotação ou prioridade de uso das habilidades.
Vou listar abaixo os itens lendários para sacerdotes ou utilizáveis por sacerdotes.
Disciplina
- Estel, Dejahna’s Inspiration (torso): Súplica aumenta sua aceleração em 1% para cada alvo com Expiação por 5s.
Dejahna foi a alta sacerdotisa de Eluna no Templo de Eluna em Suramar antes e durante a Guerra dos Antigos, e ensinou a própria Tyrande Murmuréolo (fonte). - Cord of Maiev, Priestess of the Moon (cintura): Punição tem 30% de chance de zerar a recarga de Penitência.
Depois da Guerra dos Antigos, Maiev foi a carcereira de Illidan por dez mil anos (fonte). - Skjoldr, Sanctuary of Ivagont (pulsos): Palavra de Poder: Escudo reduz a recarga de Supressão de Dor em 4s.
Este item, e mais um outro para guerreiros, são tributos a dois jogadores conhecidos: Kakushan era um guerreiro tauren e Ivagont um sacerdote renegado no WoW clássico, na guilda JUICE no reino Stormreaver. Mais tarde a guilda migrou para o reino Stormscale, e ainda existe lá (fonte: comentários no Wowhead). - Xalan the Feared’s Clench (luvas): Quando Penitência causar dano, a duração de Expiação em você mesmo é aumentada em 2s. Quando Penitência cura, a duração de Expiação no seu alvo é aumentada em 2s.
Xalan, o Temido foi um general dos sátiros em Xavian durante a guerra dos sátiros (fonte). - N’ero, Band of Promises (anel): Quando Penitência causar dano, ela também cura todos os aliados dentro de Palavra de Poder: Barreira.
Sagrado
- Al’maiesh, the Cord of Hope (cintura): Se Serendipidade for ativada mas Palavra Sagrada não estiver em recarga, Serendipidade aumenta em 15% o efeito do próximo lançamento de Palavra Sagrada, acumulando até 5 vezes.
Referência à arma usada por Auriel no jogo Diablo (fonte). - Entrancing Trousers of An’juna (pernas): aumenta a duração de Renovar em 6s.
- Muze’s Unwavering Will (pulsos): enquanto estiver acima de 75% de vida, o tempo de lançamento de Cura, Prece de Cura, e Punição é reduzido em 10%.
- Phyrix’s Embrace (anel): aliados protegidos por seu Espírito Guardião também recebem cura de todos os seus efeitos de Renovar ativos.
- X’anshi, Shroud of Archbishop Benedictus (costas): depois que Espírito da Redenção acabar, você vai ressuscitar com até 100% de saúde, baseado na sua eficácia durante Espírito da Redenção. Este efeito não pode acontecer mais que uma vez a cada 10 minutos.
Arcebispo Benedictus foi estudante do Arcebispo Alonsus Faol e o sucedeu como líder da Igreja da Luz Sagrada. Além disso ele foi um chefe (corrompido pelos deuses antigos) da masmorra nível 85 Hora do Crepúsculo. (fonte)
Sombra
- Zenk’aram, Iridi’s Anadem (cabeça): Aumenta a cura recebida de Toque Vampírico em 250% durante Forma do Caos.
Iridi foi uma sacerdotisa draeneia e aprendiz de um naaru em Terralém (fonte). - Mother Shahraz’s Seduction (ombros): ao entrar na Forma do Caos, cada 7s remanescentes de Lingering Insanity acrescenta uma aplicação do bônus de aceleração da Forma do Caos.
Mãe Shahraz é um demônio shivarra e um dos chefes do Templo Negro. - Mangaza’s Madness (cintura): aumenta a quantidade de cargas de Impacto Mental em +2.
- Anund’s Seared Shackles (pulsos): Toda vez que Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico causarem dano, a próxima Seta Caótica causará 2% a mais de dano. O efeito pode acumular até 50 vezes.
Referência a Anund, um sacerdote da sombra anão desastrado que foi queimado pela serpe Kaldrigos (fonte). - The Twins’ Painful Touch (anel): o primeiro Calcinação Mental que você lançar depois de entrar na Forma do Caos espalha Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico em até 3 inimigos a 10 metros do seu alvo.
Referência às Gêmeas Val’kyr, chefes da raid nível 80 Prova do Cruzado.
Todas as specs
Alguns dos itens nesta lista podem ser usados por várias classes.
- Prydaz, Xavaric’s Magnum Opus (pescoço): após não receber dano por 5s, você ganha um escudo de absorção equivalente a 15% da sua saúde total por 30s.
- Norgannon’s Foresight (pés): suas magias instantâneas podem ativar o efeito Antecipação, permitindo que sua próxima magia não instantânea seja lançada durante movimento.
Norgannon foi um dos titãs. O texto descritivo deste item é parte do que ele disse ao dragão azul Malygos, ao transformá-lo em um Aspecto (fonte). - Sephuz’s Secret (anel): após aplicar com sucesso um efeito de perda de controle (Incapacidade, Desorientação, Medo, Enraizamento, Dormir, ou Atordoar) em um inimigo, você ganha um aumento de 70% na sua velocidade de movimento e 15% de Aceleração por 10s.
Eu sou a lenda
Antes de você começar a babar, uma informação importante: de início você só poderá usar um item lendário por vez. Mesmo se você for extremamente sortudo e conseguir colocar suas mãos em mais de um item lendário, você só vai poder usar um. Mas quando seu salão de ordem atingir o tier 6, você destrava a capacidade de usar dois itens lendários ao mesmo tempo. Além disso, a Blizzard já comentou que, com o andamento da expansão, esse limite vai aumentar.
Mesmo com esses limites, alguns desses itens têm efeitos capazes de mudar completamente a forma de jogar sua classe/spec. Vou comentar alguns:
X’anshi, Shroud of Archbishop Benedictus (costas): Acho que nem preciso comentar. Dá pra imaginar um sacerdote sagrado morrendo de propósito, no meio de uma luta de boss de raid, só pra passar os 15s como Espírito de Redenção lançando Cura Célere e Prece de Cura feito um louco, sem custo de mana, só para ressuscitar novamente logo em seguida e continuar curando. Mesmo sem morrer de propósito o efeito do item é muito forte.
Phyrix’s Embrace (anel): Imagine isso para ajudar a curar um tank, num momento da luta em que o tank recebe muito dano, e você tem Renovar espalhado em metade da raid. Ainda que, nesta expansão, Renovar seja bem menos usado do que antes.
The Twins’ Painful Touch (anel): Me parece uma boa “solução” para sacerdotes sombra em lutas que exigem AoE pesado (dano em área), incluindo masmorras em modo desafio. Uma pena que seja preciso um item lendário aleatório para conseguir isso.
Cord of Maiev, Priestess of the Moon (cintura): Não acho esse item tão forte quanto os outros acima, mas ainda assim, como os sacerdotes disciplina devem passar boa parte do tempo lançando Punição, tem o potencial de aumentar bastante o desempenho do jogador.
Cale a boca e pegue meu dinheiro
Infelizmente, não vai ter uma forma garantida de conseguir um item lendário no Legion (pelo menos é o que se sabe até agora, enquanto escrevo este artigo). Eles podem vir de qualquer criatura que você matar, sendo que criaturas mais perigosas têm uma chance maior (elites têm uma chance ligeiramente maior do que inimigos comuns; depois chefes de masmorras, depois chefes de raid, etc.). Mas como as chances são pequenas, não existe garantia de que você vai conseguir um. Pode ser que seu amigo sortudo consiga um logo na primeira semana de jogo. Pode ser que um outro cidadão qualquer no /4 consiga três itens lendários, no primeiro mês de jogo. Pode ser que você jogue seis meses e nunca consiga um. É completamente aleatório.
E esse é o problema com essa nova filosofia de itens lendários. Um sortudo qualquer terá seu desempenho maior do que os outros jogadores de mesma classe/spec sem precisar se “esforçar” por isso, por pura sorte. Pode ser que você queira muito um certo item que te ajudaria demais, que combina exatamente com a forma como você joga ou quer jogar sua spec, e você pegue todos os outros itens lendários menos aquele que você queria.
Como não há garantias, muitos jogadores podem se sentir frustrados: todos os itens lendários de expansões anteriores podiam ser obtidos de um jeito ou de outro – bastava que você gastasse tempo e esforço suficientes. Só que agora a filosofia muda e obter um item lendário será pura sorte.
Portanto, quando for jogar Legion, o melhor é você não contar com nenhum desses itens, nem alimentar sua ansiedade em conseguir um deles. Jogue com o que você tem, tentando fazer o melhor possível com os itens que conseguir. Se um item lendário acabar caindo do céu para você, ótimo, tire proveito disso. Mas não se desespere se isso nunca acontecer.