O alfa do Legion está em andamento já faz algumas semanas, e já tem um tempo que não posto nenhuma novidade aqui no blog, então resolvi fazer um apanhado geral das mudanças na nossa classe e fazer uma pequena análise. Como muita coisa pode mudar (e deve) daqui até o lançamento da expansão, esta é uma análise superficial de propósito. Mas dá para ter uma ideia geral da direção que cada spec de sacerdote vai seguir no Legion.
Atualizado 29/01/16: mudanças de magias de Disciplina e links para mais imagens e vídeos.
Atualizado 11/02/16: mais mudanças, listadas num post novo.
Antes de começar, três informações:
- Como não existe tradução oficial para português no alfa, alguns nomes de habilidades e talentos em português neste artigo são tradução minha.
- Eu não tenho acesso ao alfa e provavelmente não terei nem no beta, então todos os comentários são baseados no que estou lendo em fóruns e discussões, não são relatos de “primeira mão”.
- Vou comentar sobre os “talentos” de artefatos; mas estou usando aspas porque na verdade os artefatos não têm talentos; são mais características (perks), porque talentos são coisas que te dão uma escolha, você pode optar por escolher entre três talentos diferentes na mesma linha, por exemplo. Mas o artefato tem “talentos” que você vai destravando à medida em que joga e acumula “artifact power“. Ou seja, chegará um momento durante a expansão em que você terá todas as “características” do artefato destravados, então a escolha é apenas de quais você irá destravar primeiro. Mas cada spec deverá ser balanceada tendo em mente que em algum momento todas as características do artefato estarão ativas.
Além disso, recomendo a quem estiver curioso em acompanhar as mudanças enquanto o alfa/beta do Legion se desenrola a conferir sempre as “calculadoras” de talentos e de artefatos no Wowhead: legion.wowhead.com, em inglês mesmo.
Todas as specs
- Perdemos Palavra de Poder: Fortitude. Aliás, todas as classes perderam os “buffs de raid”.
- Ganhamos de volta Dominar Mente por padrão, mas não funciona em jogadores. Há um talento PvP que muda isso (não abordarei talentos PvP aqui), e todas as specs possuem um talento que te permite continuar controlando seu personagem ao usar Dominar Mente, o que basicamente transforma o inimigo controlado em um pet temporário.
- Todas as specs perderam o talento Cascata e a magia Proteção contra Medo.
- Desvanecer incorporou o efeito do glifo – além de diminuir sua ameaça (threat, aggro) também diminui dano recebido em 10% por 10s.
Sagrado
Primeiro uma lista básica das mudanças; o que mudou mais nesta spec, e o que ela perdeu e ganhou no Legion?
- Perdemos todos os Chacras. Se isso é uma coisa boa ou ruim, depende bastante de opinião pessoal 🙂
- Como perdemos os chacras, a mecânica onde você tinha uma magia (Palavra Sagrada: Castigar) que mudava para outra conforme o chacra também deixa de existir, e você tem as três palavras sagradas por padrão. Só que Palavra Sagrada: Santuário foi substituída por Palavra Sagrada: Santificar, e as três têm uma recarga alta, de 1 minuto.
- As duas palavras sagradas de cura (Serenidade e Santificar) têm um efeito muito mais forte.
- Serendipidade agora é um efeito que diminui o tempo de recarga das Palavras Sagradas, conforme a magia que você usar. Mais detalhes abaixo.
- Sagrado tem apenas magias de luz, não tendo mais nenhum ataque de sombra. Isso inclui o CC Grito Psíquico.
- Apenas Sagrado pode usar Prece de Cura, e ela não está mais limitada a um grupo – ela agora cura até 5 pessoas próximas do alvo, independente de grupo. Regozijem-se, sacerdotes sagrados!!!
- Perdemos Fonte de Luz. Alguns podem sentir saudade, mas era um efeito passivo que a meu ver não acrescentava nada na jogabilidade da spec.
- Cura Vinculada e Círculo de Cura viraram talentos.
- Nova Sagrada ainda está no alfa, mas estou duvidando que dure até o lançamento.
Jogabilidade
Como comentado, não há mais mudanças de chacra e as três Palavras Sagradas estão disponíveis o tempo todo. Mas elas causam efeitos mais fortes e têm uma recarga mais alta. Deixe-me explicar o que quero dizer com “efeito mais forte”: no caso de Serenidade, um comentário da Blizzard disse que essa cura deve encher cerca de metade da barra de saúde de um tank; um crítico encheria a barra por completo.
A mecânica da spec portanto parece ser a seguinte: usar Serendipidade para diminuir a recarga da Palavra Sagrada correspondente, conforme você focar mais em curas diretas ou em área. O efeito de Serendipidade é este:
- Ao usar Cura ou Cura Célere, a recarga de Palavra Sagrada: Serenidade é reduzida em 6 segundos.
- Ao usar Prece de Cura, a recarga de Palavra Sagrada: Santificar é reduzida em 6 segundos.
- Ao usar Punição, a recarga de Palavra Sagrada: Castigar é reduzida em 6 segundos.
Então você vai passar seu tempo variando entre curas diretas ou em área, conforme a necessidade, e usando as Palavras Sagradas em momentos mais críticos. Dessa forma provavelmente Renovar será seu “filler“, o que você usa quando não tem mais nada para usar em algum momento.
Apesar dessa descrição sucinta, eu creio que a mudança de chacras para esse sistema de “trabalhar” para diminuir a recarga das curas mais potentes é uma boa mudança e deixará Sagrado mais divertido de jogar.
Artefato
O artefato de Sagrado é o cajado T’uure, a Luz dos Naarus. Breve história deste artefato, copiado do site da Blizzard:
Como filhos da Luz Sagrada, os benevolentes naarus resgataram os draeneis de sua terra natal, depois que quase toda a população foi transformada em soldados demoníacos da Legião Ardente. Durante a fuga, os draeneis quase foram derrotados pelos demônios, mas os naarus conseguiram protegê-los com esse cristal poderoso. Tuure canaliza a essência da Luz em radiação curativa, que regenera as feridas mais terríveis e traz de volta os moribundos. O cristal acabou sendo tomado por tropas da Legião e não foi mais visto.
Veja a “calculadora” de “talentos” do artefato como está no momento no alfa.
Características importantes do artefato:
- Bônus passivo (artefato equipado): Ao usar uma Palavra Sagrada, há uma chance de uma imagem de T’uure aparecer ao seu lado. Por 15s, cada vez que você lançar alguma magia, T’uure irá lançar uma magia similar.
- Luz de T’uure: 45 segundos de recarga, 40 metros, 2 cargas. Aplica a Luz dos Naaru no seu alvo, curando-o e aumentando toda a cura nele em 25% por 10s.
- Salve os Caídos: quando um aliado ficar com menos de 40% de saúde, T’uure cura o aliado completamente. Este efeito só pode acontecer uma vez a cada 90s.
- Bênção de T’uure: Efeitos críticos de Cura ou Cura Célere zeram a recarga de todas as Palavras Sagradas e aumentam sua cura em 20% por 12s.
- Renovar a Fé: enquanto Hino Divino está ativo, suas curas diretas também aplicam Renovar no alvo. (eu acho este texto estranho porque Hino Divino é canalizado, e ainda está desse jeito no alfa; talvez signifique que o Hino seja modificado para ser instantâneo? ou que você possa lançar curas enquanto ele é canalizado, semelhante aos monges com Bruma Calmante?)
As demais características são mais simples, como aumentar o dano ou cura da habilidade X por Y%, ou o tempo de duração de alguma coisa. Mas dou destaque para estas:
- Quando Prece da Recomposição atinge um aliado com Renovar, ele será instantaneamente curado por 250% de um tick de Renovar.
- Prece da Recomposição tem 10% de chance de não gastar uma carga ao quicar.
- Depois de usar PS: Santificar, suas Prece de Cura curam 30% a mais por 10s.
Talentos
Apenas como referência estou colocando uma imagem da calculadora de talentos deste momento do alfa:
Não vou comentar sobre todos os talentos e escolhas, não só para manter a brevidade mas porque esses talentos devem ser mudados até o lançamento. Mas vou comentar sobre os que chamam mais a atenção:
- Trilha de Luz lembra o efeito de Foco de Luz dos paladinos.
- O antigo efeito passivo do Chacra: Serenidade agora é o talento Renovação Duradoura.
- O talento Símbolo de Esperança, canalizado por 12s, permite a todos os healers da raid usarem qualquer cura sem gasto de mana. Isso pode ser um cooldown de raid muito potente. E parece inspirado no antigo Hino de Esperança (tem até o mesmo ícone).
- Cura Vinculada é um talento agora, incorporando o efeito do glifo, e interage com Serendipidade.
- Apoteose: entra em Forma Sagrada por 30s, dobrando o efeito de Serendipidade. Isso pode ser a resposta a muitos sacerdotes sagrados, que durante anos pediram que a spec Sagrado tivesse uma “forma sagrada” em oposição à forma sombria dos sacerdotes da sombra.
Sombra
Primeiro uma lista básica das mudanças; o que mudou mais nesta spec, e o que ela perdeu e ganhou no Legion?
- Perdemos todas as magias de luz, agora esta spec tem apenas magias de sombra. Isso inclui Cura Célere e Prece da Recomposição. Ganhamos uma nova “cura de sombra”, Recomposição Sombria, que também é usada por Disciplina.
- Esta spec não usa mais mana e nem orbes sombrios. Agora nosso único “recurso” (a barrinha no lugar da barra de mana) se chama Insanidade. Insanidade começa em 0 e vai até 100, alguns ataques acrescentam insanidade. Ao chegar em 100, o sacerdote sombra passa para a “Forma do Caos”, recebendo um aumento de aceleração e acesso a outras magias.
- Perdemos Ressurreição, Salto da Fé e Peste Devoradora.
- Perdemos os talentos Halo e Estrela Divina (além de Cascata, que todas as specs perderam).
- Aguilhão Mental agora é um talento, substitui Açoite Mental quando escolhido, e não “limpa” mais os dots.
- Toque Vampírico agora cura o sacerdote ao causar dano.
- Seta do Caos: instantâneo, 4.5s recarga. Magia nova, só pode ser usada durante Forma do Caos, gera 16 insanidade e estende a duração dos dots no alvo em mais 3 segundos.
Tematicamente a spec sombra sempre foi associada ao caos e portanto aos “deuses antigos” de Azeroth, e também pela similaridade de seus ataques com os usados pelos servos desses deuses, como os Sem-rosto. Em Legion este tema está mais reforçado ainda, com referências diretas aos deuses antigos, nas magias, nos talentos e no próprio artefato.
Jogabilidade
A mecânica básica de Sombra agora gira ao redor de entrar na Forma do Caos e permanecer nessa forma o maior tempo possível. Enquanto estiver nesta forma o sacerdote ganha 1% de aceleração a cada 1s, e este bônus dura por mais 20s após a Forma do Caos acabar. Além disso, enquanto estiver nessa forma, a Insanidade é drenada cada vez mais rápido, de forma a garantir que, por mais que o sacerdote se esforce em gerar Insanidade, vai chegar um momento em que ele sairá da Forma do Caos.
Tenho acompanhado algumas discussões sobre o alfa, principalmente nos fórus do mmo-champion.com e do howtopriest.com, e esta mecânica básica de sombra tem sido alvo de críticas. Para começar, não há como entrar na Forma do Caos quando você quiser – por exemplo, para alinhar o aumento de dano com um proc de berloque ou com outro evento específico de luta de raid; portanto seu aumento de dano com essa forma é meio aleatório. Por outro lado, há relatos de jogadores do alfa dizendo que focando em gerar insanidade é possível ficar nessa forma por um tempo que varia de 70% a 90% da luta, portanto o aumento de aceleração da Forma do Caos deveria ser considerado como “dano sustentado” (sustained damage) ao invés de “explosão de dano” (burst damage). O que significa que Sombra continuaria a ser uma spec de DPS sem um “cooldown de burst”.
Porém, como o bônus da Forma do Caos – o aumento da aceleração – dura mais 20s depois da forma acabar, se você conseguir entrar na Forma do Caos novamente durante esse tempo, os bônus acumulam. Essas “acumulações” (stacks) podem dar um bom aumento no seu dano.
Os dots da spec – Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico – não geram insanidade. Isso faz eles perderem um pouco a prioridade, mesmo em situações com muitos alvos, pois é mais prioritário gerar insanidade (com os ataques diretos) que espalhar e renovar os dots. Porém, como a nova magia Seta do Caos estende a duração desses dots em 3s, isso resolve parcialmente o problema: pelo menos numa luta de alvo único você provavelmente só vai colocar os dots no alvo uma vez só.
Outra coisa que eu acho que vale a pena comentar: sombra perdeu muito da sua “utilidade”, não tendo mais Ressurreição nem Salto da Fé, que mesmo sendo coisas usadas raramente, tinham seu momento. As únicas utilidades que sobraram foi Palavra de Poder: Escudo e a Recomposição Sombria, e como a recomposição custa insanidade, isso pode significar uma perda significativa de DPS caso o sacerdote use-a por qualquer motivo. Mas é o que sobrou.
Artefato
O artefato de Sombra é a adaga Xal’atath, a Lâmina do Império Negro; acompanhando ela há o item de mão secundária Segredos do Caos. Breve história deste artefato, copiado do site da Blizzard:
Esta adaga atemorizante foi forjada a partir da garra de um Deus Antigo há eras, e foi usada por sacerdotes sombrios em sacrifícios ritualísticos durante o reinado do Império Negro. Após a queda dos Deuses Antigos, Xal’atath foi guardada por cultistas. De tempos em tempos a adaga reaparece, sempre associada a rituais terríveis e calamidades. A lâmina tem vontade própria e se vale das poderosas energias do Caos e de magia mental para distorcer tudo à sua volta com propósitos nefastos.
Veja a “calculadora” de “talentos” do artefato como está no momento no alfa.
Características importantes do artefato:
- Bônus passivo (artefato equipado): Açoite Mental tem uma chance de gerar um tentáculo do caos que vai canalizar Açoite Mental no seu alvo por 10s.
- Torrente do Caos: 2s lançamento, canalizado por 4s, 1 minuto de recarga, 40 metros, requer Forma do Caos. Eleva sua adaga aos céus e absorve energia caótica próxima, então lança uma torrente de energia caótica no seu alvo por 4s. Enquanto estiver canalizando, sua insanidade não diminui.
- Poder dos Deuses Antigos: substitui Demônio das Sombras/Dobramentes. Invoca um Caos Sem-face que ataca seu alvo com magias caóticas.
- Esfera da Insanidade: ao entrar na Forma do Caos, você invoca uma esfera que dura 15s. Ao causar dano direto, esta esfera causa o mesmo dano em todos os alvos que têm Palavra Sombria: Dor ativa.
- Histeria Coletiva: cada stack de Forma do Caos aumenta o dano de PS:D e TV em 5%.
As demais características são mais simples, como aumentar o dano ou cura da habilidade X por Y%, ou o tempo de duração de alguma coisa.
Talentos
Apenas como referência estou colocando uma imagem da calculadora de talentos deste momento do alfa:
Não vou comentar sobre todos os talentos e escolhas, não só para manter a brevidade mas porque esses talentos devem ser mudados até o lançamento. Mas vou comentar sobre os que chamam mais a atenção:
- Palavra Sombria: Caos, na primeira fileira de talentos, gera 30 insanidade e tem 3 cargas. Vi muitos comentários que consideram este talento obrigatório, pois seria a forma mais simples do sacerdote sombra entrar na Forma do Caos sob demanda.
- Senhor do Caos aumenta seu dano durante Forma do Caos e seria o melhor “combo” com o talento anterior, PS: Caos.
- Ceifador de Almas seria a melhor opção em cenários com muitos alvos.
- Infusão de Poder ainda existe mas é considerado quase inútil, pois você já tem um aumento substancial de aceleração por conta da Forma do Caos, então mais aceleração ainda seria desperdício. Muito provavelmente este talento será redesenhado ou substituído.
- Colisão Sombria é um ataque em área interessante, mas comentários dos jogadores do alfa dizem que ele é lento demais. Para os curiosos, esse ataque é baseado em um ataque já existente no jogo, de um PNJ: na masmorra Ahn’kahet: O Velho Reino, da expansão WotLK, antes do último boss há PNJ Sem-rosto (Olvidados) que têm esse mesmo ataque.
- Aguilhão Mental, agora um talento, substitui Açoite Mental e não retira mais os dots do alvo. Além disso possui um efeito que acumula e aumenta o dano do próximo Impacto Mental. Ou seja: é meio que a versão do Legion do atual talento Clareza de Poder, com algumas diferenças.
- O talento Render-se à Loucura soa interessante “no papel” e é MUITO temático com sacerdote sombra, e muita gente com certeza olha para esse talento e já pensa em usá-lo planejando pedir depois um battle rez na raid. Mas a usabilidade real desse talento tem sido questionada nos fóruns.
Disciplina
Primeiro uma lista básica das mudanças; o que mudou mais nesta spec, e o que ela perdeu e ganhou no Legion?
- A mecânica básica de Disciplina mudou completamente (os veteranos vão dizer “mais uma vez…”)
- O tema desta spec agora é um “equilíbrio” entre magias de luz e de sombra, usando dano para curar (mas de uma forma diferente da qual você estava acostumado no Mists of Pandaria).
- Perdemos Fogo Sagrado, Arcanjo, Prece da Recomposição, Prece de Cura, Égide Divina e Couraça Espiritual.
- Palavra de Poder: Escudo passa a ter recarga de 6s, mas não gera mais o debuff de Alma Enfraquecida.
- Ganhamos Súplica (cura instantânea sem recarga),
Impacto Mental (de novo), Recomposição Sombria (“cura” de sombra), Palavra de Poder: Radiância, Enlevo (não o efeito passivo, uma nova magia de mesmo nome)
- Por padrão, Penitência apenas serve para atacar (mas há talentos para modificá-lo).
- Perdemos Nova Sagrada (grande coisa…) e agora ela é da spec Sagrado (embora eu ache que vão acabar tirando ela de vez, até o lançamento).
Jogabilidade
Então, voltamos a ser healers que causam dano para curar. Mas de uma forma diferente do que foi no MoP. Vamos recapitular um pouco como esta spec mudou durante as expansões, para entender como chegamos no design atual de Legion.
No MoP, bastava o sacerdote disciplina atacar algum inimigo, quase o tempo todo, com Fogo Sagrado, Punição e talvez Penitência, e alguém da raid recebia uma cura no mesmo valor do dano causado. Melhor ainda: isso era um smart heal, ou seja, o jogo escolhia a pessoa na raid que estava com menos pontos de saúde e a cura ia para essa pessoa. Isso exigia menos atenção à raid em comparação aos outros healers e gerava bons resultados. Além disso, havia um foco forte em absorção de dano (com Couraça Espiritual e Égide Divina), o que fez muitos sacerdotes jogarem como Disciplina porque era mais efetiva e gerava bons números.
No Warlords of Draenor, a cura gerada pelos ataques foi pesadamente nerfada (e com razão) de forma que o sacerdote Disciplina agora só ataca mesmo para manter o buff de Evangelismo e com isso poder usar Arcanjo. Porém o custo de mana de Palavra de Poder: Escudo diminuiu bastante, tornando possível colocar PP:E em muita gente da raid, se possível na raid toda. E assim voltamos a ser “spammadores de escudo”, como fomos basicamente durante Wrath of the Lich King. E assim, mesmo com as mudanças, Disciplina continuou um pouco overpowered; não tanto porque a spec estava mal projetada, mas porque continuava focando muito em absorções (que sempre foram um foco forte da spec), e como absorções sempre são “usadas” antes das outras formas de cura ao receber dano, o priest disc continuava “saindo na frente” com relação aos outros healers. No WoD, um disc priest típico curando em raid tem de 60% a 80% de sua “cura” derivada das absorções PP:E e Égide Divina.
Pois bem, no Legion voltaremos a curar através de dano, mas com mudanças fortes. Primeiro, o foco em absorção foi realmente reduzido: perdemos Égide Divina e até Couraça Espiritual (mas essa já era um talento e não era muito usado mesmo). Palavra de Poder: Escudo, agora com recarga de 6 segundos. Mas não aplica mais o debuff de Alma Enfraquecida (o que significa que não haverá mais problemas em ter mais de um priest disc na mesma raid; inclusive por causa das outras mudanças).
E a mudança mais profunda: quando você ataca, a cura derivada do ataque vai apenas para alvos marcados com um buff, e não para qualquer pessoa da raid. Então a mecânica básica de Disciplina será:
- Passar parte do tempo lançando curas diretas (Súplica, PP:E e Recomposição Sombria, ou Palavra de Poder: Radiância), o que “marca” o alvo com o buff Expiação
- No resto do tempo, atacar inimigos, cujo dano irá gerar cura nos aliados com Expiação. Isso inclui o ataque Palavra Sombria: Dor, que é um dot, portanto gerando uma pequena cura periódica (HoT).
- Como o buff Expiação não dura muito tempo (15s, e o gerado por PP:R dura a metade disso), você vai precisar renová-lo com curas diretas constantemente, e sempre pensando em quem vai precisar de cura “daqui a pouco”, ou seja, mantendo a “proatividade” da spec.
- Metade do dano causado é transferido como cura por Expiação, mas não é dividido entre alvos. Se você tem 3 alvos marcados e causar um dano de 100k, metade disso (50k) de cura irá para cada um dos 3 alvos. So fossem 10 alvos marcados, cada um também receberia 50k de cura.
Claro que com mudanças profundas como essa existem diversas considerações e discussões, fora testar como isso funciona na prática. Mas como disse estou abordando as mudanças apenas superficialmente, pelo menos por enquanto.
Detalhes interessantes:
- A nova cura, Recomposição Sombria, funciona de um jeito meio diferente: metade da cura aplicada por ela é perdida ao longo de 10 segundos, a menos que o alvo esteja recebendo dano. O que isso significa? Bom, imagine que você lança Recomposição Sombria em uma pessoa, e ela é curada em 100k. Imagine também que nos próximos 10s essa pessoa não receberá dano. Então, nesses 10s, metade da cura (50k) será perdido à taxa de 5k por segundo; o aliado perderá 5k de saúde por segundo. MAS, se o alvo estiver tomando dano, essa perda de saúde não acontece. Ou seja, cura boa para ser lançada em tanks.
- Súplica é instantânea, não tem recarga, mas cura pouco. Então é ótima para “marcar” alvos.
- Enlevo tem recarga de 1.5 minutos e durante 8s tira a recarga de PP:E.
Artefato
O artefato de Disciplina é o cajado Fúria da Luz. Breve história deste artefato, copiado do site da Blizzard:
Obcecados em expurgar os mortos-vivos da face de Azeroth, os fanáticos da Cruzada Escarlate tentaram recriar a Crematória em forma de cajado. No entanto, um Senhor do Medo infiltrado na ordem interveio, interrompendo o processo e provocando uma violenta explosão mágica. O poder do cajado danificado mostrou-se praticamente incontrolável. Após várias tentativas de empunhá-la de forma segura, a Fúria da Luz foi escondida pelos magos do Kirin Tor, para que não continuasse a semear a morte.
Veja a “calculadora” de “talentos” do artefato como está no momento no alfa.
Características importantes do artefato:
- Bônus passivo (artefato equipado): Cada magia sagrada lançada tem uma chance de fazer seu artefato soltar uma onda de cura a todos os seus alvos com Expiação. Cada magia de sombra lançada tem uma chance de aumentar o seu dano direto em 3% a cada segundo por 10s.
- Fúria da Luz: 1.5 minutos de recarga, 40 metros. Você e
todos os seusaté 5 aliados com Expiação atingem seu alvo causando dano sagrado. - Barreira para os Devotos: quem estiver dentro do seu Palavra de Poder: Barreira recebe o dobro da cura de Expiação.
- Escolhido pela Luz: Ao ativar Enlevo, seu próximo Palavra de Poder: Escudo absorverá 10% mais dano.
- Poder do Lado Sombrio: Cada vez que Palavra Sombria: Dor causa dano, há uma chance de Penitência ser substituída por Sofrimento, que causa o dobro do dano.
As demais características são mais simples, como aumentar o dano ou cura da habilidade X por Y%, ou o tempo de duração de alguma coisa.
Talentos
Apenas como referência estou colocando uma imagem da calculadora de talentos deste momento do alfa:
Não vou comentar sobre todos os talentos e escolhas, não só para manter a brevidade mas porque esses talentos devem ser mudados até o lançamento. Mas vou comentar sobre os que chamam mais a atenção:
- O Penitente te permite usar Penitência também em um aliado, para curá-lo, como acontece hoje. Os outros talentos da mesma linha alteram Penitência de outras formas.
- Palavra de Poder: Consolo continua existindo, e como Disciplina não tem mais Fogo Sagrado, é uma alternativa de você ter mais um ataque instantâneo no seu arsenal.
- Contrição aumenta a duração do buff de Expiação em
53 segundos. - Alguns talentos interessantes para aumentar o dano em área: Cisma (Schism) e Expurgar os Perversos.
Conclusão
Sombra foi a primeira spec de sacerdote disponível para testes no alfa, mas das três é a que parece menos “polida” e precisando de mais revisões. Ou pelo menos é a opinião geral que tenho lido. Seja como for, a mudança temática ficou interessante, e nem todos vão sentir saudades dos orbes sombrios.
Sagrado mudou um pouco, mas as mudanças foram bem recebidas. Muitos sacerdotes sagrados acreditam que agora a spec deixará de ficar sempre à “sombra” de disciplina (perdoem o trocadilho). A perda dos chacras e do limite de grupo de Prece de Cura apenas já foram recebidas de braços abertos por muitos jogadores. A nova “mecânica” desta spec, combinada com algumas características do artefato, deve tornar Sagrado um healer muito potente, tanto em área quanto em curas diretas.
Disciplina mudou muito; eu diria até que é uma spec totalmente nova. Os comentários iniciais da Blizzard, quando essas mudanças foram anunciadas, foram de que esta spec agora exigiria uma boa dose de habilidade para ser bem jogada (“skill cap” alto). Seja como for, creio que apenas o fato de ela ter mudado tanto já seja suficiente para acabar com a histórica “rivalidade” entre as specs Disciplina e Sagrado, onde uma das duas sempre foi considerada “melhor” que a outra.
Por fim, todas as três specs receberam mudanças substanciais, aliás, quase todas as classes e specs do jogo foram pesadamente alteradas (algumas inclusive sendo totalmente refeitas, como é o caso de Caçadores Sobrevivência e Ladinos “Banditismo”). Eu vejo essas mudanças de forma positiva. Mesmo que no final nem todas as specs fiquem balanceadas ou “agradáveis”, isso mostra que a Blizzard não tem medo de mudanças e está disposta a ir longe a fim de renovar o jogo, ou de mantê-lo interessante. Ainda estamos muito longe do lançamento final dessa expansão, então só o tempo dirá qual será o resultado final.
Referências
Lembre-se de que todos os vídeos e imagens abaixo são do alfa do Legion, e podem ser mudados daqui até o dia do lançamento. A maioria das imagens e vídeos são cortesia do Wowhead.
- Disciplina: Vídeo das missões para obter o artefato e imagens das várias skins dele.
- Disciplina: uma skin nova publicada nos últimos dias.
- Sombra: vídeo das missões para obter o artefato
- Imagens do tier 19 normal/heroico/PvP de sacerdote, mas não sabemos qual imagem é de qual modo: 1, 2, 3, 4.
- Imagens do tier 19 mítico: 1, 2, 3.
- Vídeo do order hall (o “salão de classe”), mais imagens dos artefatos e dicas de transmog.
One comment