Guia básico e direto ao assunto sobre como “healar” no patch 6.2, seja como Disciplina ou como Sagrado.
Se você está começando a jogar de sacerdote agora, recomendo primeiro os guias resumidos para iniciantes: disciplina e sagrado.
Qual spec eu uso, Disciplina ou Sagrado?
Qualquer uma das duas serve. Mas você tem que manter em mente as diferenças ente as duas specs:
Sacerdote Sagrado é uma spec de cura reativa. Isso significa que você reage ao dano causado no grupo/raid depois que o dano acontece, curando o dano e “enchendo” as barras de vida do pessoal.
Sacerdote Disciplina é uma spec de cura proativa. Isso significa que você tem que agir antes do dano ser causado para obter o melhor dessa spec. As melhores “curas” de Disciplina na verdade são mitigação de dano, efeitos que diminuem o dano recebido, e por isso esses efeitos têm que ser aplicados antes do tank/grupo/raid receber o dano (daí a spec ser proativa).
Dicas para as duas specs
- Cura Célere cura o mesmo que Cura, mas é mais rápido e custa mais mana. Use Cura Célere quando alguém está precisando de uma cura urgente, e use Cura* se não precisar de urgência, para economizar mana. *(Disciplina prefere usar Penitência ao invés de Cura, e Sagrado pode usar Palavra Sagrada: Serenidade se estiver nesse chacra)
- Qual talento nível 45 você escolheu?
- Se pegou o talento Dobramentes, use ele sempre que sair da recarga, para melhor retorno de mana. Você pode deixar para usá-lo a primeira vez quando sua mana cair pra menos de 80%, e depois disso use sempre que sair da recarga. (Se não pegou o talento Dobramentes, use o Demônio das Sombras para ajudar no DPS)
- Se pegou o talento Palavra de Poder: Consolo, use ele sempre que sair da recarga. Ou seja, a cada 10s ataque um inimigo qualquer com ele.
- Se pegou o talento Torrente de Luz, observe quando o talento “procar” e use o Cura Célere gratuito antes de ele expirar. Essa Cura Célere instantânea e gratuita é ótima para Sagrado tirar proveito de Serendipidade ou renovar (sem trocadilhos) o Renovar de alguém (só se estiver no Chacra: Serenidade), ou para Disciplina curar alguém rápido (ou aplicar Égide Divina se der sorte e dar crítico).
- Se pegou o talento nível 75 Infusão de Poder, tente usá-lo sempre que sair da recarga para tirar o máximo proveito. Tente usá-lo principalmente em momentos em que vai lançar muitas curas uma atrás da outra, ou usar curas que gastam muita mana (como Cura Célere ou Prece de Cura), já que esse talento também reduz o custo de mana das magias.
- Falando no Prece de Cura, note que ele afeta as pessoas que estão no mesmo grupo que a pessoa em quem você lançar a Prece. Se tem dúvidas do que isso significa, leia este pequeno artigo.
- Outra coisa que será sua responsabilidade como healer será “dispelar” as pessoas. Observe se alguém receber um debuff mágico ou de doença e use Purificar na pessoa. Se forem muitos precisando, você também pode usar Dissipação em Massa, mas note que ela gasta muita mana.
Uma última dica: apesar de estar curando os outros, lembre que você também possui opções de CC (crowd control, controle coletivo). Se você tiver tempo e puder, por exemplo, interromper um inimigo que está lançando um feitiço, você está indiretamente ajudando com sua cura; menos dano no tank e no grupo significa menos curas que você vai ter que lançar. Disciplina pode usar Silêncio e Sagrado pode usar Palavra Sagrada: Castigar (se bem que o sacerdote sagrado precisa mudar de chacra pra poder usar Castigar, então não tenha pressa de usar; os DPS do seu grupo também podem interromper magias do inimigo). Porém a tarefa de dar interrupts em raids geralmente fica com algum DPS ou tank, enquanto que você ficará concentrado em “healar”; então só faça isso se necessário. Já em masmorras, use sempre que puder.
Dicas para Sagrado
Primeiro o básico do básico: como sacerdote sagrado as curas que você vai usar com mais frequência são Renovar e Círculo de Cura. Jogue Renovar em qualquer pessoa precisando de cura, e sempre que o Renovar acabar (e a pessoa continua precisando de cura) ponha Renovar novamente. Use Círculo de Cura sempre que sair da recarga e tiver mais de 3 pessoas precisando de cura. Se não precisar fazer nem uma coisa nem outra, então jogue Prece da Recomposição em alguém (geralmente um tank).
Agora com mais detalhes:
- Sempre use Fonte de Luz antes de um boss, ou antes de um grupo de inimigos mais difícil.
- Tente tirar o máximo proveito dos seus chacras. Se estiver em uma masmorra, geralmente o melhor é ficar no Chacra: Serenidade pois ele renova o Renovar no seu alvo sempre que usar uma cura de alvo único. Se estiver em raid geralmente o melhor é usar Chacra: Santuário para curar mais em área usando Palavra Sagrada: Santuário e ter um tempo de recarga menor no Círculo de Cura. (Resumindo: a dica geral é usar Santuário em raids e Serenidade em masmorras)
- Mantenha Renovar nos tanks.
- Para curar uma pessoa (cura de alvo único): mantenha Renovar ativo nessa pessoa e use Cura e Palavra Sagrada: Serenidade (se estiver nesse chacra) conforme necessário. O Serenidade é uma cura instantânea muito boa, tente usá-la sempre que sair da recarga.
- Se a vida da pessoa cair pra menos da metade, passe a usar Cura Célere. Lembre-se que o sacerdote sagrado ganha um bônus (Serendipidade) na próxima Cura depois de uma ou duas Curas Céleres. Então a “rotação” para curar alguém que esteja com pouca vida pode ser > ou > > , misturando antes ou depois conforme sair da recarga.
- Se a pessoa estiver com muito pouca vida ou correndo o risco de morrer em poucos segundos, você pode usar Espírito Guardião nela antes de começar a curar. (como essa magia tem um tempo de recarga alto, pode ser que você prefira guardá-la para o tank; fica a seu critério)
- Se a vida da pessoa cair pra menos da metade, passe a usar Cura Célere. Lembre-se que o sacerdote sagrado ganha um bônus (Serendipidade) na próxima Cura depois de uma ou duas Curas Céleres. Então a “rotação” para curar alguém que esteja com pouca vida pode ser > ou > > , misturando antes ou depois conforme sair da recarga.
- Se você receber dano, evite perder tempo se curando; ao invés disso use Cura Vinculada na próxima vez que alguém precisar de uma cura. (note que o Cura Vinculada também te dá stacks de Serendipidade)
- Se estiver no Chacra: Serenidade mas muitas pessoas estiverem precisando de cura (mais de 3), você pode mudar pro Chacra: Santuário até conseguir estabilizar a vida de todo mundo e depois voltar para Serenidade. Se o dano for muito grande, use seu “cooldown” de cura em área: Hino Divino.
- Da mesma forma, se estiver no Chacra: Santuário mas em um momento da luta for preciso você focar uma cura mais forte em uma pessoa (digamos que um tank está tomando dano muito alto), você pode mudar para Chacra: Serenidade para focar a cura nele, tirando proveito de Palavra Sagrada: Serenidade, e depois voltar.
- Lembrando que os chacras têm uma recarga de 10 segundos. Tipicamente em raids o sacerdote sagrado fica mais tempo no Chacra: Santuário.
- Você também pode usar os stacks de Serendipidade com Prece de Cura (lembre que essa cura atinge as 5 pessoas do mesmo grupo da pessoa em quem você lançar).
As dicas acima cobrem o básico para um sacerdote sagrado, em qualquer situação (masmorras ou raids). Entretanto, se você está curando em raids, já tem um item level razoável, e gostaria de extrair o máximo possível dessa spec, sugiro a leitura deste outro artigo.
Dicas para Disciplina
Primeiro o básico do básico: como sacerdote disciplina as curas que você vai usar com mais frequência são Palavra de Poder: Escudo e Penitência. Jogue PP:E em todo mundo que puder vir a tomar dano. Se estiver em raid, provavelmente você vai passar a maior parte do seu tempo colocando e renovando PP:E em todo mundo.
Agora com mais detalhes:
- Mantenha Palavra de Poder: Escudo no tank, sempre.
- Sua melhor cura de alvo único é Penitência, então tente usá-la sempre que sair da recarga. Se estiver com o Glifo de Penitência, você pode usá-la enquanto estiver correndo.
- De vez em quando ataque algum inimigo com Fogo Sagrado (também pode ser Punição ou até Penitência, se tiver tempo) para manter 5 stacks de Evangelismo. Faça isso para poder usar Arcanjo sempre, se possível na recarga; Arcanjo é um excelente bônus para suas curas.
- Mas se possível evite Punição pois a cura gerada pelo dano dele é muito pouca, e o tempo que você perde lançando Punição poderia ser melhor aproveitado.
- Se 3 pessoas ou mais pesoas de um mesmo grupo precisarem de cura, use Prece de Cura (lembre que essa cura atinge as 5 pessoas do mesmo grupo da pessoa em quem você lançar); se possível com Arcanjo (a primeira Prece de Cura logo depois de um Arcanjo recebe o efeito Arcanjo Potencializado, e portanto aplica Égide Divina no grupo).
- Se for acontecer um dano em área grande que vá pegar todo mundo, faça uma dessas coisas:
- Se pegou o talento Couraça Espiritual, use ele alguns segundos antes do dano (proatividade, lembra?), e lance Prece de Cura em cada grupo. Também pode usar a Couraça com Cura Célere ou Cura individualmente. E se possível, use Arcanjo e Infusão de Poder (se tiver) antes.
- Pode também usar Arcanjo junto com Prece de Cura para colocar Égide Divina em todas as pessoas de um grupo. Infelizmente só vai proteger um grupo.
- Se não tiver tempo suficiente para se preparar para um dano de área alto, você pode também usar seu “cooldown” Palavra de Poder: Barreira. E para o tank, Supressão de Dor, se precisar.
- Se não puder usar nenhuma dessas opções ou o dano acontecer antes de você poder se preparar, depois do dano tente usar Arcanjo e Prece de Cura em todos os grupos, para ajudar a repor a vida perdida, se os outros healers não derem conta. Se tiver, use também Infusão de Poder junto.
- Se uma pessoa começar a receber muito dano, e seu Penitência estiver na recarga, você pode lançar Palavra de Poder: Escudo nela, e com o efeito Ganhar Tempo usar Cura ou Cura Célere na mesma pessoa. Ah, e ainda tem o Arcanjo…
- Por fim (mas só pra não dizer que eu não disse): Disciplina tem uma opção de cura em área instantânea que é Nova Sagrada. Só que ela cura tão pouco que não vale a pena usar.
No nível 100, e com uma boa regeneração de mana, você vai querer usar PP:E em todo mundo. Ao fazer isso, tente intercalar PP:E com outras magias de cura se possível, para tirar proveito do efeito Ganhar Tempo. E se for fazer uma masmorra ou raid onde o tank tome muito dano, pegue o talento Clareza de Vontade e jogue ele no tank o tempo todo. (recomendo fortemente este talento se for fazer masmorras, ou raid com foco da cura em tanks)
Talentos
Talento nível 15
Recomendo Prece Desesperada ou Baluarte Angelical. Ambos são bons para aumentar suas chances de sobrevivência, mas a Prece você precisa ativar depois de receber dano, enquanto que o Baluarte é automático, então fica pela sua preferência.
Máscara Espectral também é interessante para escapar de certas mecânicas PvE. Situacional.
Talento nível 30
Recomendo Pena Angelical ou Corpo e Alma. Pena Angelical pode ser usado com mais frequência, se você não tem problemas em ficar clicando no chão. Mas, se você for Disciplina, provavelmente Corpo e Alma vai ajudar mais, pois você já deve estar colocando PP:E em todo mundo mesmo.
Fantasma é mais interessante para PvP (eu nunca uso).
Talento nível 45
Esta escolha varia bastante se você for disciplina ou sagrado.
Se você é Disciplina, o talento que tem mais sinergia para você é Palavra de Poder: Consolo, já que você já usa Fogo Sagrado o tempo todo para manter o buff de Evangelismo. Pode ser que você queira experimentar um pouco com o talento Torrente de Luz; por exemplo, usando Estrela Divina você pode tentar forçar mais “procs” de Torrente. Mas se você está mais preocupado com restaurar seu mana, então use mesmo o talento Consolo, ou então o Dobramentes.
Se você é Sagrado, o talento que tem mais sinergia para você é Torrente de Luz, porque o Cura Célere instantâneo que este talento te dá ajuda a acumular stacks de Serendipidade. Mas isso se você não tem mais problemas com regeneração de mana, o que para Sagrado é meio problemático. Se ainda tem problemas com mana acabando, então opte pelos outros dois talentos.
Comentário sobre Torrente de Luz: no patch 6.2, agora ele também “proca” com Palavra de Poder: Escudo e com Clareza de Vontade, tornando esse talento um pouco mais interessante para Disciplina.
Como Sagrado dificilmente você usaria Fogo Sagrado, então o talento Palavra de Poder: Consolo pode ser de pouca utilidade e até te atrapalhar (porque você vai ter que lembrar de usar isso a cada 10s para tirar proveito). Então Dobramentes é uma opção melhor para Sagrado.
Só lembrando: Dobramentes é viável para as duas specs, contanto que você use ele na recarga (a cada minuto), e que o pet esteja batendo em algum inimigo cada vez que for usado, para máxima eficiência (restaurar mana). Se sua Aceleração estiver >= 20%, Dobramentes vai retornar mais mana que Consolo (usando sempre na recarga), mesmo para Disciplina. Outro lembrete: sem esse talento, seu pet Demônio das Sombras não restaura mana, apenas dá DPS.
Talento nível 60
Estes são talentos pra CC (crowd control, controle coletivo), coisa geralmente mais útil para PvP do que para PvE, mas sempre pode existir a necessidade de usá-los.
Pra PvE geralmente se usa Tentáculos do Caos. Só use Grito Psíquico se você tiver absoluta certeza de que os mobs assustados por essa magia não vão acabar correndo na direção de outros mobs e “aggrá-los” (tem um glifo pra ajudar com isso). Dominar Mente é um ótimo CC, porém enquanto você está controlando um inimigo você não poderá fazer nada, então seu uso em PvE é restrito.
Talento nível 75
Como Disciplina, você vai focar em distribuir PP:E, aplicar Égide Divina em todo mundo, talvez usar Clareza de Vontade no tank. Ou seja, você deve passar mais tempo colocando efeitos de absorção nas pessoas ao invés de curando propriamente, e talvez aconteça que dificilmente alguém fique com menos de 35% de vida. Se este for o caso, então o talento Virada do Destino não é interessante para você, pois ele só ativa quando você cura/aplica absorção em alguém com menos de 35% de vida. Mas caso isso aconteça muito – pessoas ficarem com muito pouca vida – então pegue este talento, seja você Disciplina ou Sagrado.
Infusão de Poder pode ser usado a cada 2 minutos, deixa você lançar curas mais rápido e ainda diminui o custo de mana delas. Eu gosto muito de usar este talento, tanto como Disciplina quanto como Sagrado, para os “momentos do desespero”.
Para Disciplina, Couraça Espiritual é a outra opção nesta linha de talentos. Você precisa ativar este talento e jogar Prece de Cura nos grupos de jogadores alguns segundos antes de eles tomarem dano, para tirar proveito. Mas os outros talentos são mais interessantes para disciplina.
Para Sagrado, o talento Intuição Divina te dá uma chance de fazer seu próximo Prece da Recomposição ficar parecendo o Cura Encadeada de xamã. Opção interessante para melhorar sua cura em área.
Talento nível 90
Halo ainda é a cura mais forte destes três talentos, mas pra tirar proveito mesmo deste talento você precisa estar na distância correta de todas, ou quase todas, as pessoas da sua raid. Geralmente isso não acontece, e portanto geralmente você não vai pegar esse talento. Por exemplo, se todo mundo estiver muito perto de você ou “stackado” no mesmo lugar, a cura deste talento será ridícula.
Se a sua raid vai estar bem espalhada, então a melhor opção é Cascata.
E se vocês vão ficar “stackados” (“empilhados”) no mesmo lugar, use Estrela Divina. A Estrela é o único talento deste tier que é instantâneo, e portanto pode ser usado durante a movimentação. (tem uma estratégia onde você pega este talento e o Torrente de Luz e usa a Estrela quando não pode ficar parado, para tentar “forçar” um “proc” de Cura Célere instantâneo)
Talento nível 100
Os talentos de “clareza” são os mais interessantes aqui, os outros dois sendo situacionais.
Para Disciplina, Clareza de Vontade é excelente para ajudar você a manter os tanks vivos. Se este é seu foco, basicamente você vai ficar repetindo CdV nos tanks, enquanto espalha PP:E no resto da raid e eventualmente usa outra cura (Penitência ao sair da recarga, etc.)
Para Sagrado, Clareza de Propósito transforma seu Prece de Cura numa cura direta que vai ser mais forte se seu alvo estiver muito ferido (quanto mais baixa a vida do alvo, mais ele cura), e depois “copia” a cura realizada em até mais 5 pessoas. Ou seja, com este talento, se várias pessoas estiverem precisando de cura, “mire” ele na pessoa mais ferida e ele e até 5 outros receberão uma cura muito forte. Custa menos mana que o PdC, mas ainda assim é meio “caro” em termos de mana, então cuidado.
O talento Palavras de Recomposição é mais interessante para Sagrado, e meio situacional para Disciplina. Em situações onde todo mundo toma um dano contínuo fraco, ou de vez em quando um ataque em área acontece, o buff vai pular de pessoa em pessoa com mais frequência. (se for usar este talento, lembre que agora você pode ter o buff de recomposição em mais de uma pessoa na raid ao mesmo tempo.)
O talento Graça Salvadora é mais situacional ainda. Só vejo utilidade neste talento se você precisar curar alguém “no desespero” e encher a vida dele de forma urgentíssima (provavelmente um tank). Só que te dá uma penalidade em todas as suas curas por 8s depois, aumentando mais se você continuar usando o talento nesses 8s. Para PvP é ótimo, para PvE nem tanto.
Glifos
Vou dar umas dicas bem diretas aqui, se quiser saber detalhes leia os guias linkados no fim do artigo. Se você é um sacerdote iniciante, encorajo você a trocar seus glifos de vez em quando para experimentar e ver quais você gosta mais, alguns são questão de preferência pessoal.
Para Disciplina, eu acho difícil não usar o Glifo de Penitência (usar Penitência enquanto se move). Deve existir algum sacerdote disciplina por aí que cure bem sem esse glifo, mas pra mim pessoalmente ele é imprescindível. Outro bom para Disciplina é o Glifo de Alma Enfraquecida, principalmente se você já é uma máquina de espalhar PP:E. Esses dois são praticamente obrigatórios.
Outro glifo que pode ser útil para Disciplina (dependendo da luta) é o Glifo de Fogo Sagrado. Como você provavelmente vai estar usando Fogo Sagrado o tempo todo (principalmente se pegou o talento Consolo), este glifo vai te ajudar a manter distância do seu alvo (com o glifo a distância máxima do Fogo Sagrado fica igual à distância máxima das suas curas). Até para Sagrado este glifo pode ser útil, se optou pelo talento Consolo.
Para Sagrado, bons glifos são: o Glifo de Renovar, se você fica muito no Chacra: Serenidade, distribuindo e mantendo Renovar na raid. Mas com ele o Renovar dura menor tempo (apesar de curar mais), então vai ter que ser renovado (sem trocadilhos) com mais frequência. Para ajudar na cura em área, o Glifo de Círculo de Cura é muito bom para raids, mas se você tem problemas em manter sua mana então evite. E o Glifo de Fontes Profundas, para melhorar o desempenho da sua Fonte de Luz. Também tem o Glifo de Cura Vinculada, que transforma o Cura Vinculada numa opção de cura em área (cura seu alvo, você e mais uma terceira pessoa), fazendo você usar Cura Vinculada com mais frequência e portanto ter mais Serendipidade, mas também gasta mais mana ainda.
Outros glifos:
- Para aumentar sua cura: Glifo de Prece da Recomposição (mais útil para Sagrado do que para Disciplina), Glifo de Purificar (situacional, se for usar muito o Purificar), Glifo de Espírito Guardião (Sagrado somente)
- Para melhorar seu “dispel”: Glifo de Purificação, Glifo de Purificar, Glifo da Dissipação Milagrosa
- Situacional: Glifo de Fé Restaurada (pra salvar você ao invés de outro!), Glifo de Magia Sombria (se correr risco de tomar interrupt ou silence), Glifo de Desvanecer (para melhorar sua sobrevivência), Glifo de Grito Psíquico (para seu CC não aggrar mais mobs)
Atributos, encantamentos, poções
Use as prioridades abaixo para decidir quais itens e encantamentos usar. Essa prioridade de atributos se refere ao seu personagem no nível 100; enquanto você ainda está “upando”, sempre que conseguir um item de nível mais alto, use o item novo sempre, mesmo que não tenha os atributos que você prefere.
Primeiro vêm Intelecto e Poder mágico; esses atributos são maiores que os demais porque aumentam diretamente suas curas. Depois disso, vem:
Disciplina: Espírito* > Maestria > Golpes Múltiplos/Crítico > Aceleração/Versatilidade
Sagrado: Espírito* > Golpes Múltiplos/Aceleração > Maestria/Crítico > Versatilidade
* Se você não tem mais problemas em faltar mana, pode parar de acumular Espírito e passe a acumular outro atributo. No momento a maioria dos sacerdotes tem perto de 2000 de Espírito, e Sagrado precisa mais do que Disciplina. Pratique e veja qual a quantidade de espírito suficiente para seu caso. Dica: se no fim de toda luta de boss de raid você ainda tem mais da metade do seu mana, então você tem espírito demais.
Para Disciplina maestria é tão bom que se possível tenha em todos os itens; até vale a pena ficar com um item de nível mais baixo (mas não muito) que tenha maestria ao invés de usar outro item de nível mais alto que não tenha maestria. Isso se sua fonte principal de “cura” for o PP:E. Se por acaso seu playstyle for um pouco diferente, você pode focar um pouco mais em Crítico ou Golpes Múltiplos, mas ainda assim Maestria tem importância.
Sagrado é um pouco mais “livre” que Disciplina em relação aos atributos, mas ainda assim tem uma ordem de preferência. Aceleração e Golpes Múltiplos são os atributos preferidos. Varia um pouco conforme seu estilo de cura; se você foca mais em usar Renovar então Aceleração é mais importante, se foca mais em curas diretas então Golpes Múltiplos é mais importante.
Seu manto, colar, anéis e berloques devem ter Espírito. A menos, claro, que você tenha chegado no ponto em que sua regeneração de mana seja suficiente, então você pode começar a pegar itens sem espírito.
Encantamentos: na sua arma use Marca da Lua Negra. Se for disciplina e mana não for mais problema, então use Marca do Olho Sangrento. Para anéis, colar e manto, use um encantamento com o atributo mais preferencial. O mesmo vale para gemas.
Frasco (para raids e modo desafio): Frasco de Intelecto Draenoriano, ou se tiver gold suficiente, Frasco de Intelecto Draenoriano Maior.
Poções: Poção de Mana Draenoriana se ficar com muito pouco mana. Se conseguir ficar sem usar essa poção, e estiver em raid, use Poção de Intelecto Draenoriana no momento mais crítico da luta. Geralmente em raids se usa essa poção alguns segundos antes do tank “dar o pull” (aggrar o boss), porque daí a poção passa por um tempo de recarga de 1 minuto e pode ser usada novamente durante a luta. Essa estratégia de usar a poção antes de entrar em combate é chamada de pre-pot.
Se mana ainda é um problema séria para você, outra poção que você pode usar é a Poção de Mana Canalizado Draenoriana. Ela retorna muito mais mana que a outra poção, MAS você precisa ficar parado vários segundos para tirar proveito dela. Se anda tendo problemas com mana, e em algum momento da luta você puder parar 10s sem precisar andar nem curar (e a raid não “wipar” por causa disso), então use.
Set de tier 18 e berloques
Como em todo tier de raid, os bônus dos itens de set de sacerdote mudam significativamente a sua “rotação” de healing. Link para o set completo (versão normal).
Vejamos os bônus um a um:
Disciplina, bônus de 2 peças
O dano e a cura de Penitência aumentam em 12% durante 15s cada vez que você usar. Este efeito “stacka” até 6 vezes.
O efeito dura 15s e a recarga de Penitência é de 9s, então basicamente isto é um grande aumento nessa habilidade que vai durar o tempo todo. Contanto que você não deixe de usar na recarga, claro. Isso vai contribuir para aumentar mais a cura direta de Disciplina.
Disciplina, bônus de 4 peças
Cada vez que Penitência curar, ela tem 50% de chance de curar também outro aliado próximo do seu alvo.
Pelos comentários no howtopriest.com de quem testou no PTR, esse efeito de curar um aliado “próximo” chega a atingir outra pessoa a até 40 metros de quem você estiver curando. Isso melhora um pouco a cura em área de disciplina (que tipicamente se resume a espalhar PP:E ou queimar mana usando Prece de Cura).
Sagrado, bônus de 2 peças
Você ganha 2% de aceleração por 15s cada vez que Prece da Recomposição quicar. Este efeito “stacka” até 3 vezes.
Pelo visto nesta expansão Sacerdote Sagrado deu um foco grande mesmo pra Prece da Recomposição. Assim como no tier anterior, os bônus de set giram ao redor dessa cura. Não que eu esteja reclamando.
Esse bônus tem uma sinergia boa com o talento Palavras de Recomposição, e o aumento de aceleração ajuda bastante.
Sagrado, bônus de 4 peças
Prece da Recomposição tem 10% de chance de se dividir ao quicar.
Não é tão bom quanto o bônus de 2 peças, mas ajuda. E tem sinergia, pois mais PdR quicando por aí ajudam a manter ativo o efeito do bônus de 2 peças.
Berloques
Além desses costumeiros bônus de conjunto de peças de tier de raid, na Cidadela Fogo do Inferno também teremos berloques específicos de classe, que dão efeitos diferentes pra cada spec da classe. O berloque é este (modo normal), e “dropa” do último boss da raid, o Archimonde.
- Disciplina: Naaru’s Discipline: Seu Penitência, Cura Célere, Cura, e Prece de Cura concedem Disciplina do Naaru aos seus aliados, reduzindo o dano recebido em 6.59%* por 10s.
- Sagrado: Complete Healing: Enquanto estiver no Chacra: Santuário, o tempo de lançamento e custo de mana de Cura são aumentados em 49.41%* e sua cura é aumentada em 98.81%*.
(* Esses valores são para o berloque modo normal, para os outros modos os números são mais altos)
Honestamente, não achei esse berloque muito interessante, e vi muitos comentários em fóruns compartilhando dessa opinião. O efeito de disciplina apenas acrescenta outro escudo às curas. O de sagrado faz com que a Cura tenha um efeito enorme (o dobro, praticamente) mas aumentando muito o tempo de lançamento (vai pra quase 4 segundos com o berloque do modo mítico), e isso se estiver no chacra que em tese é para curas em área (!).
E além disso, note que esse berloque não te dá mais nada, nenhum atributo, apenas esses efeitos. Ou seja, para ter esses efeitos (que já não achei grande coisa), você vai ter que abrir mão de bastante aumento nos seus atributos, que um berloque normal te daria. Enfim… use se quiser.
Dicas “avançadas”
- Disciplina: ganhando mais tempo de Arcanjo com os talentos nível 90
- Sagrado: usando seu potencial ao máximo
- Sagrado: o talento Torrente de Luz pode ser uma excelente forma de ganhar mais stacks de Serendipidade. Lembre que Serendipidade “stacka” até duas vezes e afeta o próximo Cura ou Prece de Cura. Lembre também que para pegar o talento Torrente de Luz você precisa abrir mão dos outros dois talentos que servem para restaurar mana, então você precisa ter bastante espírito (e bons berloques de retorno de mana) antes de começar a usar esse talento a sério.
- Sagrado: ainda falando de Serendipidade, lembre que o talento nível 100 Clareza de Propósito substitui o Prece de Cura, portanto o Serendipidade afeta esse talento também. Fica duplamente melhor pois o Clareza de Propósito já tem um custo de mana mais baixo.
- Disciplina: um dos fracos desta spec é burst healing e situações onde é preciso “topar” a raid (encher a vida de todo mundo rápido). Para isso Sagrado é muito melhor. Ainda assim, você pode contribuir com a cura em área usando o talento Infusão de Poder e usando Prece de Cura várias vezes. É a melhor forma de gerar muita cura em área como Disciplina.
- Disciplina: lembre que depois de um Arcanjo o próximo Prece de Cura ou Cura Célere vai obrigatoriamente colocar Égide Divina no(s) alvo(s). Esse efeito é o Arcanjo Potencializado. Portanto, depois de usar Arcanjo, assim que puder tire proveito desse efeito.
- Disciplina: a recomendação geral é esperar até ter 5 stacks de Evangelismo para só depois usar Arcanjo. MAS, se em algum momento você precisar aumentar suas curas para uma emergência, não deixe de usar Arcanjo, mesmo se tiver menos de 5 stacks de Evangelismo. Na hora da emergência qualquer buff de cura serve. Esse conselho também vale para os momentos onde você precisa usar Arcanjo + Prece de Cura para “forçar” o Égide Divina em um grupo que vai tomar dano daqui a alguns segundos.
- Sagrado: se precisar melhorar ainda mais sua cura em área, e puder gastar mana, experimente usar o Glifo de Cura Vinculada. Com esse glifo vale a pena usar o Cura Vinculada até se você não precisar de cura, pois vai curar pelo menos 2 pessoas sempre (seu alvo e mais um outro). E se você começar a usar mais o Cura Vinculada por causa disso, apesar de estar gastando mais mana, vai receber stacks de Serendipidade com mais frequência, o que de qualquer forma ajuda a economizar mais um pouquinho de mana. E usar essa Serendipidade em Prece de Cura, dando ainda mais cura em área.
- Sagrado: nunca, NUNCA deixe seus stacks de Serendipidade expirarem sem que você use. Monitore esse buff e se estiver perto de expirar, use.
- Um dos perks que Disciplina e Sagrado ganham entre os níveis 92-98 é este: Salto da Fé Melhorado. Depois que você usar Salto da Fé em alguém, sua próxima cura nessa pessoa é aumentada em 50%. Isso pode te dar algumas estratégias interessantes para cura. Porém não saia lançando Salto da Fé no tank sem avisar antes, isso pode atrapalhar ele e causar um wipe. Na prática você vai usar esse efeito bem pouco, mas tenha em mente que ele existe.
- Disciplina: se por acaso você tiver 20% ou mais de Aceleração, o Dobramentes vai retornar mais mana que o Palavra de Poder: Consolo. Isso, claro, se você usar ele sempre que sair da recarga, e sempre que for usado ele tiver algum inimigo para bater.
- Falando em Dobramentes: usar ele durante momentos com alta Aceleração, como durante Infusão de Poder ou durante o bloodlust (BL), aumenta mais o retorno de mana.
Mais informações
- Guias para Sagrado e Disciplina (em inglês): Howtopriest. Este site é excelente para sacerdotes, recomendo ler e acompanhar o fórum.
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