Finalmente consegui tempo suficiente para upar um pouco e fazer masmorras. Disciplina não está “quebrado”, como dizem alguns, mas com certeza perdeu um pouco da graça.
Disciplina continua sendo viável como healer, contanto que você entenda que o “estilo” de jogo não é mais o mesmo do MoP, e que o grande foco de disciplina voltou a ser proteger os outros antes deles tomarem dano. Se você manter essas duas coisas em mente, consegue jogar bem de disciplina.
Então porque eu disse que disc perdeu a graça? Por que algumas das coisas que tornavam esta spec “divertida”, a meu ver, sumiram. Entendam que eu não estou reclamando que não dá mais pra curar apenas apertando Punição o tempo todo – quem jogou disciplina no MoP apenas porque estava OP reclama disso, porque antes era só ficar atacando o boss com Fogo Sagrado/Punição/Penitência e tava tudo bem, o healing tava alto e beleza. Não é disso que estou reclamando. Quem gosta de disciplina e já jogava antes do MoP sabe que tinha mais nessa spec.
Primeiro, uma retrospectiva rápida. Vejamos como foi disciplina em expansões anteriores:
WotLK
Foi nesta época que comecei a jogar, e foi quando disciplina ficou viável como healer de PvE (antes era considerada apenas uma spec para PvP). Basicamente o “estilo” de jogo era jogar Palavra de Poder: Escudo em todo mundo, era uma magia que custava pouco mana e a absorção era mais que suficiente.
Pra curar, era só usar Penitência e Cura Célere (tinha talentos de disciplina que diminuíam o custo de mana do Cura Célere, e aliás mesmo sem esses talentos um jogador já bem equipado em ICC podia queimar mana o dia inteiro que a barra de mana não chegava no zero). Graças a Ganhar Tempo, uma cura lançada logo depois de um PP:E saía mais rápido.
Cura em área como disciplina era só Prece de Cura e o Hino Divino (que tinha recarga de 8 minutos e não era exclusivo de sagrado nessa época). Conclusão: era perfeitamente jogável, mas o foco em ficar distribuindo PP:E tornava a spec um pouco chatinha em comparação com sagrado.
Cata
Foi nesta expansão que acrescentaram diversos talentos interessantes: Reconciliação permitia curar atacando com Fogo Sagrado e Punição. Arcanjo, que servia como um “mini-cooldown” pra aumentar sua cura. Os efeitos de Linha de Pensamento e Força da Alma.
Esses talentos davam pela primeira vez uma sinergia divertida para disciplina; se você ficasse usando Punição seguidamente, por alguns segundos, seu Penitência saía da recarga mais rápido. Se ao invés disso você focasse em usar Cura Maior, o Concentração Interior saía da recarga mais rápido (lembrando que o Concentração Interior nessa época era usado para economizar mana). Usar curas diretas em um alvo também diminuíam o tempo de Alma Enfraquecida nele, graças ao Força da Alma. Também tinha o buff de Graça, que te ajudava a curar mais em alvo único (esse buff já existia no WotLK, mas só podia ficar em um alvo de cada vez).
Esses talentos passivos davam a disciplina um jeito mais divertido de jogar; você tinha mais de uma coisa para prestar atenção durante a luta, coisas que ajudavam a melhorar teu desempenho ou poupar mana.
Mas a mudança mais importante, além dessas todas, foi que aumentaram bastante o custo de mana de Palavra de Poder: Escudo. A intenção da Blizzard era evitar que disciplina, como spec de healer, fosse apenas um “spammador de PP:E” como foi no WotLK. Mais ainda, mudanças na regeneração de mana de todos os healers fizeram com que você tivesse que prestar mais atenção à sua barra de mana, então não dava pra ficar lançando Cura Célere (e nem PP:E) o tempo todo. Então, você usava PP:E em apenas um alvo (tank), no máximo em dois, e olhe lá, se não começava a torrar mana. Disciplina tinha deixado de ser o healer que apenas espalhava PP:E por todos os lados e se tornou uma spec de healer interessante e divertida.
Pandaria
Nesta expansão a árvore de talentos mudou, deixando de ser uma “árvore”. Diversos talentos passivos na antiga árvore foram incorporados como passivos, e alguns passando a ser exclusivos de disciplina (como o Reconciliação). Diminuíram um pouco o custo relativo de mana de Palavra de Poder: Escudo, de forma que dava pra colocar o escudo em mais alvos, mas ainda assim não dava pra sair espalhando ele em todo mundo pois acabaria o mana (eu ainda acho isso positivo, pois força o sacerdote disciplina a usar todo o seu “kit de ferramentas”).
Porém, a cura feita pelo Reconciliação ficou mais forte; tão mais forte que no primeiro tier da expansão disciplina era OP demais (era roubado mesmo). Disciplina ficou parecido como era no WotLK, uma spec de poucos botões; apesar de ter ferramentas boas em seu kit, o efeito de cura de Reconciliação era tão bom que não dava pra simplesmente desistir dele. Isso foi parcialmente corrigido em patches posteriores, Reconciliação deixou de ser roubado mas ainda assim sua cura continuou um pouco alta.
Pelo menos as sinergias dos talentos passivos continuaram existindo, então quem gostava de jogar disciplina pela graça do estilo da spec continuou jogando e se adaptando. Mas infelizmente muitos sacerdotes sagrados se viram “obrigados” a mudarem para disciplina, pelo menos na primeira metade da expansão. Não tem nada pior que você ter que jogar uma spec que você não gosta só porque seus raid leaders assim o querem, e isso mais o fato de disc realmente estar OP nos primeiros meses do MoP ajudou a dar a essa spec uma má fama.
Warlords
E chegamos à expansão atual. Antes de eu continuar meu texto, só quero acrescentar algumas coisas:
- Tive pouco tempo pra jogar esta expansão, principalmente por causa das filas; ainda não cheguei no nível 100 e só fiz umas poucas masmorras, então minha opinião pode não refletir a realidade completa. Mas eu acho que já deu pra ter um “gosto” de disc no WoD mesmo assim.
- Meu char está com itens de SoO heroico (antigo normal), então mana pra mim não é problema, pelo menos enquanto eu não chegar no 100. Não acho que isso tenha afetado muito minha experiência, mas falo só por falar.
Então, o que mudou em disciplina neste começo de nova expansão? Tiraram alguns dos talentos passivos que, na minha opinião, davam a tal “sinergia divertida” à spec. Não temos mais os efeitos de Linha de Pensamento e Força da Alma. Graça deixou de ser um buff aplicado no alvo para se tornar apenas um aumento passivo de todas as curas (meh). Pelo menos o Ganhar Tempo ainda existe, se bem que um pouco diferente. Ah, e curar atacando ainda é possível, mas a cura é bem menor. Basicamente hoje em dia você só ataca pra manter o buff de Evangelismo, para poder usar Arcanjo em algum momento.
Eis a minha experiência curando em masmorra e como eu senti a spec:
Não tinha mais o buff de Graça em ninguém; antigamente, às vezes eu via que esse buff ia expirar no tank e usava um Penitência ou Cura Célere só pra repor esse buff nele, rapidamente, mesmo que ele não precisasse de cura na hora. Assim, se dali a 5s o tank tomasse um dano forte e precisasse de uma cura direta, eu podia mandar essa cura pro tank tirando proveito de 30% mais de cura por causa do Graça (30% a mais de cura não é de se jogar fora).
Antigamente, durante os momentos em que o Penitência tava na recarga e não tinha ninguém precisando de uma cura direta, eu ficava repetindo Punição/Punição/Punição… como filler, e isso ajudava o Penitência a sair da recarga mais rápido; agora não tem isso. Fiquei com a sensação que o Penitência tá demorando mais… e está, não porque a recarga foi aumentada, ainda é a mesma – mas não tenho mais esse efeito de diminuir a recarga dele com meu “filler”.
Nem Prece da Recomposição tem mais graça de usar; como não é mais instantânea, eu sentia que era melhor fazer outra coisa (tipo jogar mais dois PP:E) do que gastar 1,5s pra lançar a Prece. Teve uma hora na masmorra que eu gastei 1,5s pra lançar Halo, mas foi mais pra quebrar a monotonia do que necessidade.
Como Reconciliação cura pouco agora, só ataquei com Fogo Sagrado ou Punição por dois motivos:
- Pra não deixar o efeito de Evangelismo cair;
- Ou porque não tem mais NADA pra fazer – Penitência tá na recarga, todo mundo já tá com PP:E, e ninguém precisa de cura. Eu olho pros lados e… ok… deixa eu apertar Fogo Sagrado e Punição de novo.
Aliás, outra coisa que eu comecei a fazer quando não tem mais nada pra fazer foi ficar repetindo Nova Sagrada, pelo menos ela é útil e não gasta tanta mana.
Mas o pior disso tudo é o estado atual de Palavra de Poder: Escudo. Como eles reduziram bastante o custo relativo de mana dele, disciplina voltou a ser uma mera máquina de espalhar PP:E, como foi no WotLK. E ainda por cima ficou sendo a forma mais “eficiente” de curar, pois é só tacar PP:E em todo mundo que eles receberão menos dano e portanto você está sendo “eficiente” como healer.
TL;DR
Conclusão final: Disciplina é viável como healer. Só que ficou meio chato. Aperta poucos botões pra curar e tem pouca sinergia entre as curas.
Eu vou continuar tentando curar como disc, mas já desconfio que passarei boa parte desta expansão como sagrado, se esta spec estiver mais divertida.
pow, véio! Tá tenso mesmo! Penso assim como você, mas sou apaixonado pela spec disc. Já peguei 100, mas joguei poucas masmorras, pois o lag anda colossal, mas até a mana do disc não está tão boa como era no MoP. Joguei como Holy e achei mais complicado ainda. Gostei muito da nova skill que dá 20s de escudo na pessoa. Vamos esperar para ver se melhorando os itens, o disc vai ficar melhor. No site wowprogress, os melhores sacerdotes são os sagrados.