Azerita (Sombra)

Lista dos efeitos preferenciais para Sombra. Atualizado em 22/10/19, lista de Essências simplificada.

Cada anel de um item influenciado por Azerita permite uma escolha de um efeito. O anel verde só aparece em itens com nível acima de 340. Os efeitos se acumulam, então se você escolher o mesmo efeito em dois itens diferentes, o efeito será aumentado (nota: há exceções para alguns efeitos).

Azerita

O “anel 0” contém duas características de azerita diferentes para cada spec, então no caso de sacerdote são 6 opções (você só pode escolher uma, claro).

Anel 0 ou 1 – raids

O conjunto ideal de características para Sombra em raid é:

Prioridade de escolha:

  1. Coro da Insanidade (se possível tenha nos 3 itens), ou opcionalmente Blightborne Infusion (ambos dão bônus de Acerto Crítico, o Coro é preferencial)
  2. Aparições Detestáveis

Anel 0 ou 1 – masmorras

O conjunto ideal de características para Sombra em masmorras míticas+ (considerando que você vá fazer um bom uso de Calcinação Mental) é:

Prioridade de escolha:

  1. Diálogo Calcinante (leia comentário mais abaixo)
  2. Death Throes (em situações onde os inimigos não viverão por mais do que uma Forma do Caos, esta característica terá um desempenho melhor do que Coro da Insanidade)
  3. Ceifador de Pensamentos (basta um)
  4. Coro da Insanidade

O efeito de Ceifador de Pensamentos é muito bom para masmorras mas o aumento de dano em Calcinação Mental não “stacka”. Ou seja, use apenas um Ceifador de Pensamentos no seu equipamento para masmorras míticas+ (M+), usar mais de um é desperdício.

Se quiser focar em dano de área realmente alto para M+, você pode também usar até 3 características Diálogo Calcinante. Note porém que embora seu dano de Calcinação Mental aumente significativamente com isso, seu dano de alvo único sofrerá um pouco.

Anel 2

  1. Poder Subjugador
  2. Ouça Meu Chamado
  3. Chamas Instáveis

Anel 3

Essências de Azerita

Essências de Azerita são itens que você pode obter para “incrementar” seu colar lendário, do patch 8.2 em diante. No nível 35 do colar você pode colocar uma essência no meio, ativando o efeito “maior” (em quase todas as essências isso te dá uma nova habilidade). Nos níveis 55 e 65 do colar você abre os encaixes para os poderes “menores” de duas essências.

A essência colocada no meio te dá uma habilidade (poder maior) e também um efeito passivo (poder menor). As outras duas essências só ativarão os seus poderes menores. Logo você pode escolher uma essência “maior” pelo seus poderes maior e menor, e mais duas essências complementares apenas pelos seus poderes menores.

Note que cada essência pode individualmente ser melhorada do grau (rank) 1 até o grau 4, aumentando seu efeito. O grau 4 apenas adiciona um efeito visual, e para consegui-lo, é preciso ter o grau 3.

Essências e poderes Maiores

Veja a lista de onde obter as essências no final da página.

  • Para alvo único (ST – Single Target), ou seja, geralmente em raids: Memória de Sonhos Lúcidos (Pearl of Lucid Dreams). No rank 3 esta essência pode dobrar sua geração de insanidade, permitindo Formas do Caos mais longas. Aumentos na duração da Forma do Caos também aumentam o valor da característica de azerita Coro da Insanidade.
  • Para dano em área (AoE), ou seja, geralmente em masmorras míticas+: Essência da Íris Focalizadora (Converging Lens of the Focused Iris). Deve ser usado perto dos inimigos para causar um bom dano (mas em masmorras isso não será problema).
  • Opcionalmente, esta essência serve para qualquer situação, embora não seja tão boa quanto as duas acima: Força Vital Condensada (Animated Elemental Heart). Mas só use se estiver no grau 3, devido ao buff de Aceleração.

Essências e poderes menores

Recomendações baseadas em simulação

No guia do WarcraftPriests há uma lista de recomendação com todos os efeitos disponíveis, mas a lista está em inglês. A lista foi obtida fazendo simulações de dano contra várias situações (um chefe, vários adds, poucos alvos, muitos alvos, com movimento, sem movimento, etc.) e depois ponderando todos os resultados juntos em uma simulação “composta”. Portanto a lista não é focada em uma situação específica (ex: alvo único).

Não estou colocando essa lista aqui porque ela é muito longa, eles simularam todas as características possíveis. Se quiser ver a lista completa é só clicar no link do guia. Ou então este link.

Calculando suas próprias prioridades

Por fim, se as recomendações genéricas foram simples demais para você, e a lista das simulações muito complexa, há uma forma mais simples. O WarcraftPriests.com disponibilizou uma planilha onde você pode conferir se um item com novos efeitos de Azerita será melhor ou pior do que os que você já tem.

Clique no link abaixo e siga as instruções; primeiro faça uma cópia da planilha conforme indicado. Depois, na segunda aba marcada em roxo, selecione a simulação preferida (Legacy of the Void ou Dark Ascension, simulação composta ou de alvo único) do lado direito. Depois preencha as características de Azerita do item que você já tem em Tier 2/3 Old. As do item novo vão em Tier 2/3 New. Ele indica o aumento ou diminuição no DPS simulado (verde é maior, vermelho menor) e o percentual de diferença.

http://bit.ly/ShadowTrinketsandAzerite

Note que a planilha também serve para comparar berloques, na parte de cima. No caso você escolhe seus dois berloques nas listas em Trinket 1 e 2, e o nível de item de cada um. Depois o candidato a novo berloque em New Trinket, e ele vai indicar as diferenças de DPS. Não esqueça de mudar no canto inferior direito da planilha o tipo de simulação pretendida (Legacy of the Void ou Dark Ascension, simulação composta ou de alvo único).

Essências: onde pegar

Atualizações

  • 24/08: lista de recomendações genérica.
  • 18/09: Coro da Insanidade agora é a característica mais recomendada para sombra.
  • 27/09: atualizado pelos gráficos do guia do Icy Veins.
  • 11/12: atualizado para o patch 8.1.
  • 27/01: Revisão do texto e link para a planilha.
  • 09/02: comentários sobre Calcinação Mental.
  • 26/02: características otimizadas para raid e M+.
  • 25/06/19: lista de Essências do patch 8.2, de acordo com o guia do Wowhead: guia de essências para Sombra no 8.2
  • 02/07/19: Formatação do texto sobre Essências, divisão da recomendação de essências para ST e AoE.
  • 06/07/19: sugestão de essências para M+.
  • 19/07/19: observação sobre a sugestão de essências para M+.
  • 22/10/19: simplifiquei a lista de essências.

Views: 178 desde outubro/2019.