Guia: curando como Sagrado

spell guardian spiritGuia de como curar com Sacerdote Sagrado no patch 8.2 (BfA). Atualizado em 26/06/19.

Jogou durante o Legion e quer saber o que mudou? Leia aqui.

Seu kit de ferramentas

Pra começar, uma lista resumida das curas da especialização Sagrado, sem contar as de talentos. Sobre como e quando usar cada cura, leia mais abaixo.

Seus ataques:

  • Fogo Sagrado: parte dano direto, parte dot
  • Punição: ataque básico, não custa mana (para Sagrado apenas)
  • Palavra Sagrada: Castigar: ataque e controle (“CC”)
  • Nova Sagrada (note que ela tanto causa dano em área a inimigos próximos como cura aliados; porém a cura é bem pequena, para ser considerada uma cura em área viável. mas pode quebrar o galho)

Detalhes sobre estas habilidades, mais habilidades utilitárias/controle, etc., nas seções mais abaixo.

Talentos

Seleções padrão de talentos para masmorras e para raids. Os talentos marcados com uma linha azul são opcionais, dependendo da situação. Leia abaixo para saber detalhes sobre cada talento e o porque de escolher um ou outro.

Talentos para raids

Na linha 60 na verdade vale qualquer talento pois são todos opções de controle (CC), e no caso de raids isso vai depender de sua preferência, se é que você vai usar. Na dúvida, escolha Censura.

Na linha 75, Cura Vinculada antes era o padrão. Devido aos nerfs do patch 8.1 (aumento do custo de mana, diminuição da cura) deixou de ser sugerido como padrão, passando a bola para Círculo de Cura. Cura VInculada continua sendo uma opção viável, principalmente pelo fato de ele diminuir as recargas das Palavras Sagradas, no entanto em lutas de raid onde com frequência quatro ou mais alvos precisem de cura, Círculo de Cura será sua melhor opção.

Halo é a melhor alternativa, uma cura em área de grande alcance e com recarga relativamente baixa. Opcionalmente você pode usar Estrela Divina em lutas onde os jogadores fiquem muito tempo no mesmo lugar (“stackados”) ou onde o dano de Halo quebraria “CC” em inimigos (ex: Zul em Uldir). Bênção provê cura semi-passiva quase constante à custa apenas de você lembrar de usar Prece de Recomposição na recarga; pode ser útil em lutas com dano constante.

Palavra Sagrada: Salvação é basicamente mais um cooldown de raid. Note que o tempo de recarga de 12 minutos diminui com o uso das outras Palavras Sagradas de cura, na prática isso significa que a recarga real será algo por volta de 4 a 5 minutos. É sugerido como padrão aqui pelo efeito forte de cura em área. Mas pode acabar sendo subutilizado, ou levar a overheal, ou deixar você sem precisar usar o cooldown de cura que você já tem (Hino Divino). Para estes outros casos Luz dos Naaru é uma opção viável, diminuição da recarga das Palavras Sagradas permitindo uso mais constante delas.

Talentos para masmorras

Pena Angelical é útil principalmente para você mesmo, que não tem outra opção de aumento de velocidade; mas numa masmorra mítica+ pode ser útil também para acelerar seus aliados. Se sua sobrevivência for um problema, Misericórdia do Anjo é uma boa alternativa.

Torrente de Luz tem boa sinergia com Trilha de Luz.

Estrela Divina está sugerido como padrão para masmorras pela recarga baixa, ser instantâneo, e funcionar bem em situações onde estão todos próximos, que deve acontecer sempre em masmorras. Como alternativa temos Halo que é uma cura mais forte e atinge uma área maior, porém note que em masmorras você precisa ser um pouco cuidadoso ao usá-lo; justamente por atingir uma área maior você pode acabar atingindo um inimigo que não estava em combate e acabar “aggrando” mais um grupo de inimigos.

Talentos detalhados

Vejamos as vantagens e desvantagens de cada talento, individualmente.

A regeneração de mana de Esclarecimento é essencial para raids. 10% pode não parecer muito, mas para colocar isso em perspectiva: numa luta de raid que dure 6 minutos, isso vai equivaler a aproximadamente 30% da sua barra de mana.

Trilha de Luz tem uma sinergia excelente se você estiver usando Cura Célere ou Cura o tempo todo. Geralmente será usado em masmorras, mas pode ter uso em lutas de raid que necessitem de mais curas diretas e poucas curas em área.

Renovação Perpétua é pouco útil em PvE. Vai requerer que você use Renovar constantemente para obter um bom efeito (mesmo se combinado com Bênção), vai te gerar mais trabalho em vigiar/manter o Renovar usando curas diretas, e provavelmente vai dar mais sobrecura (overheal) do que cura útil. Outro detalhe é que em BfA a interação deste talento com Cura Vinculada mudou: durante o Legion, a Cura Vinculada ativava o efeito deste talento nos três alvos atingidos; agora em BfA ele só ativa Renovação Perpétua no alvo primário.

Misericórdia do Anjo é ótimo em masmorras míticas+ já que permite a você usar Prece Desesperada com mais freqüência, e onde é importante ter opções para garantir sua sobrevivência. Pode ser útil em lutas de raid onde haja necessidade de se curar com frequência e com pouca movimentação.

Perseverança em tese seria uma boa alternativa a Misericórdia do Anjo, mas você teria que lembrar de usar Renovar para tirar proveito dele, e como não faz parte da sua rotação “normal” ele é pouco interessante. É uma boa opção para JxJ.

Pena Angelical é sua única opção para aumento de velocidade, portanto indicado como padrão para qualquer conteúdo. Também pode ser usado para “acelerar” um aliado caso alguém precise de mais velocidade. Para usá-lo automaticamente em você mesmo, sem precisar clicar no chão, use esta macro:

/cast [@player] Pena Angelical
/stopspelltarget

Ondulação Cósmica é a única opção nesta linha que te dá aumento consistente de cura, e de forma passiva. Por isso é o mais indicado para raids.

Anjo da Guarda te permite usar Espírito Guardião com mais freqüência, portanto aproveitando o aumento de cura oferecido por ele (contanto que o alvo não morra, claro). É ótimo para manter um tank vivo durante períodos de dano intenso, e isso é particularmente útil em masmorras míticas+, principalmente em BfA agora que os tanks precisam de mais atenção na cura.

Além-vida pode ser útil em algumas situações específicas, por exemplo lutas difíceis de raid. Mas no geral as outras duas opções são mais interessantes.

Os talentos desta linha são todos relacionados a controle, e portanto dependem de sua preferência ou da composição de grupo para masmorra mítica+.

  • Se precisar usar Grito Psíquico com mais freqüência, use Voz Psíquica (lembre que inimigos correndo com medo podem “aggrar” mais inimigos, se estiverem muito próximos)
  • Se precisar de um atordoamento (stun) de alvo único, Censura.
  • Se precisar “empurrar” os inimigos – por exemplo, ajudar o tank a mover um grupo de inimigos de cima de poças de sangue durante o afixo Sanguínea – use Força Rutilante. Note que ele pode ser usado em um aliado, causando o efeito ao redor daquele aliado.

Esse é o tipo de coisa que você deve combinar antes da luta com seu grupo de masmorra ou raid. Na dúvida, use Censura como padrão.

Torrente de Luz é a melhor opção para masmorras, onde um Cura Célere gratuito de vez em quando é bem vindo. Pode ser útil também em lutas de raids onde você precise de mais curas diretas em uma pessoa por vez ao invés de curas em área.

Cura Vinculada é uma opção razoável para raids, porém devido aos últimos nerfs é menos atrativo do que Círculo de Cura. Tem a vantagem de ser um meio termo entre uma cura em área e uma cura direta, já que cura 3 pessoas, uma delas sendo você, e a vantagem de diminuir a recarga das duas Palavras Sagradas de cura em 3s.

Círculo de Cura pode ser útil tanto em raids quanto em masmorras; é instantâneo e portanto pode ser usado em movimento. Cura mais forte que Prece de Cura e é um smart heal (dá preferência a escolher pessoas que estejam precisando de cura).

Bênção é uma opção ótima de cura em raids de forma passiva; apenas requer que você lembre-se de usar Prece de Recomposição (PdR) na recarga. Especialmente útil em lutas onde todo mundo receba dano com freqüência; isso garante que PdR estará sempre “pulando” de um aliado para outro e fazendo melhor uso deste talento. Já em masmorras míticas+ ou lutas onde se requer mais cura “explosiva” (burst healing), este talento perde o valor.

Estrela Divina é mais útil em masmorras, onde o grupo passa mais tempo junto. Além disso ele tanto contribui como cura em área quanto ajuda com dano nos inimigos sendo atacados. Também tem um tempo de recarga bem baixo e é instantâneo. Opcionalmente pode ser útil também em raids, caso seja uma luta onde o time inteiro fique no mesmo lugar (“stackado”) durante boa parte da luta.

Halo é uma cura em área excelente para raids principalmente se a luta requer que todos fiquem espalhados. Em masmorras também serve como uma cura em área bem forte, porém deve ser usado com mais cuidado pois corre o risco de acertar um inimigo que não estava em combate e “aggrá-lo”.

Luz dos Naarus diminui ainda mais as recargas de suas Palavras Sagradas, resultando em curas potentes e constantes. Ou seja, tem boa sinergia com sua forma padrão de jogar sem acrescentar mais um cooldown. É uma escolha melhor em lutas onde haja necessidade de cura constante de forma distribuída, sem momentos que exijam cura maior (ou seja, lutas sem necessidade de burst heal).

Apoteose é um excelente cooldown de cura com recarga relativamente baixa, apenas 2 minutos. A redução na recarga das Palavras Sagradas durante seu efeito é notável: por exemplo Palavra Sagrada: Serenidade pode ser usado novamente após dois ou três usos de Cura Célere. Além disso retira o custo de mana das Palavras, especialmente interessante no caso de Palavra Sagrada: Santificar que tem um custo de mana alto. Melhor opção para burst heal a cada 2 minutos, como por exemplo masmorras míticas+. Em algumas lutas de raid pode ser usado também.

Palavra Sagrada: Salvação é basicamente outro cooldown de cura de raid. Tem um tempo de recarga bem alto, porém ele é reduzido com o uso de Palavra Sagrada: Serenidade e Palavra Sagrada: Santificar, com isso sua recarga “real” durante uma raid fica em torno de 4 a 5 minutos. Use se sentir necessidade de mais um cooldown de cura de raid além do que você já tem (Hino Divino).

Como curar

Primeiro, a “mecânica” básica de sacerdotes sagrados, Palavras Sagradas:

Essas sinergias entre suas curas “comuns” e suas Palavras Sagradas são a base para se jogar bem como sacerdote sagrado. Quanto ao que fazer, resumidamente é isto:

  • Ponha Prece de Recomposição no(s) tank(s) e renove sempre que possível.
  • Para curar pessoas individualmente, use Cura Célere. Se estiver gastando muita mana com isso, use Cura, que é mais lento mas custa menos mana. Geralmente você vai alternar entre Cura e  Cura Célere a maior parte do tempo, principalmente com o talento Trilha de Luz, mas vigie sua mana e mude para Cura quando perceber que está gastando demais.
  • Se muitas pessoas estiverem precisando de cura ao mesmo tempo, use Palavra Sagrada: Santificar. Se esta Palavra Sagrada estiver em recarga, use Prece de Cura.
  • Ao usar Prece de Cura, procure usar em uma pessoa que esteja próxima de outras, evite “mirar” em uma pessoa que esteja muito longe de outros jogadores. Sugestão: se houver um grupo de melees (dps corpo-a-corpo) ou de rangeds (dps à distância) todos no mesmo lugar, é certo que esta cura é uma boa escolha para curá-los.
    • Se tiver pego um dos talentos com curas em área (Círculo de Cura, Estrela Divina, Halo), use-os também. Outra opção é o talento Cura Vinculada, que não chega a ser uma cura em área propriamente, mas cura 3 pessoas (uma delas sendo você mesmo).
  • Se estiver em movimento, sem poder parar por 2s para lançar curas, e suas Palavras Sagradas estiverem na recarga, mas ainda assim precisa curar alguém, use Renovar pois é instantâneo. Tirando essa situação, evite usar Renovar. (Se pegou o talento Círculo de Cura, use-o também)
  • Por fim, observe sempre a recarga das suas Palavras Sagradas. Ambas têm efeitos mais fortes que as curas “comuns”.
    • Palavra Sagrada: Serenidade é sua cura direta mais forte. Pode encher a vida de um tank que estava quase morrendo se der crítico.
    • Palavra Sagrada: Santificar é uma boa cura em área e instantânea. Uma vantagem dela em relação à Prece de Cura é que você pode “mirar” um ponto no chão e ela vai curar as pessoas ao redor dessa área. Uma desvantagem é que a área é um pouco menor (10 metros de raio).
  • Nos momentos em que a coisa ficar apertada, lembre dos seus cooldowns:
    • Para evitar que o tank morra (ou alguém recebendo muito dano), use Espírito Guardião.
    • Em um momento em que o grupo/raid inteiro estiver tomando muito dano, ou já tiver tomado o dano e você precisar recuperar a vida de muitos rapidamente, use Hino Divino. Note que ele é canalizado, você precisa ficar parado 8s para ele ter o efeito completo.
    • Palavra Sagrada: Salvação, se você pegou este talento.
    • Suas próprias Palavras Sagradas contam como “mini-cooldowns“.
  • Não esqueça de usar Purificar para tirar debuffs mágicos e de doença de seus companheiros. Dissipação em Massa também é muito útil, mas note que ele custa bastante mana.
  • Se você “aggrar” um inimigo (ele vier te atacar ao invés de ir para o tank), use Desvanecer. Se não for suficiente, corra para perto do tank, para que ele “pegue o aggro” do inimigo.
  • Se precisar se curar com urgência, não esqueça de Prece Desesperada.

Resumo

Curar como sacerdote sagrado se resume em boa parte a:

  • Observar a recarga das suas duas Palavras Sagradas e usá-las conforme necessário.
  • Curar individualmente com Cura Célere. A menos que você precise economizar mana. Ou a menos que você tenha escolhido Cura Vinculada.
  • Manter Prece de Recomposição usado sempre na recarga. Principalmente em raids.
  • Pensar antecipadamente nos momentos de movimentação e tentar “encaixar” suas curas nos momentos em que conseguir ficar parado, já que enquanto corre você tem poucas opções de curas instantâneas.
  • Dica: se você acabou de curar um alvo e ele ficou com a vida por volta de 90%, pode virar sua atenção para outro alvo. Lembre que o HoT aplicado pela sua maestria provavelmente vai terminar de curá-lo. Maestria: Eco de Luz pode resultar em sobrecura (overheal), logo use-o de forma inteligente.
  • Gerenciar sua mana pode ser um problema, principalmente quando ainda não tiver berloques de regeneração ou economia de mana. Identifique momentos na luta onde você pode usar Símbolo de Esperança, não apenas em seu benefício mas também dos outros healers da raid.
  • Em momentos onde haja pouca necessidade de cura, há duas coisas que você pode fazer: começar a usar Cura ou lançar Punição no inimigo (note que Punição não custa mana para sacerdotes sagrados). Se você ainda não tem nenhum berloque de regeneração de mana, prepare-se para passar uma parte do seu tempo fazendo uma dessas duas coisas nas raids. Mesmo tendo um berloque desses, pode ser preciso adotar a estratégia de usar Cura nos momentos menos tensos. Como um Sacerdote Sagrado, uma boa gerência da sua mana é importante.
    • Se começar a usar Punição por causa do motivo acima, com o talento Torrente de Luz, note que este talento também funciona com Punição; tire proveito das Curas Céleres instantâneas e sem custo de mana, se acontecerem.
    • Outra coisa que você pode fazer em momentos onde não haja necessidade de cura, você esteja em uma masmorra, e o tank cercado de inimigos: vá para perto dele e use Nova Sagrada repetidamente.
  • Em masmorras, entre um grupo de inimigos e outro, pode usar Renovar no seu grupo enquanto se movimenta.

Utilidades

Sobre seus feitiços “utilitários” e de controle:

  • Palavra de Poder: Fortitude é seu buff de raid/grupo. Use sempre quando o grupo for formado, renove quando preciso.
  • Símbolo de Esperança é uma das maiores utilidades que você pode usar em raids. Ao usar esta habilidade, note duas coisas: primeiro, você precisa ficar parado 6s canalizando, para obter o efeito completo. Segundo, ele restaura a cada segundo 2% da mana que falta nos healers; isso significa que você vai tirar mais proveito se usar num momento em que vocês estiverem com a mana bem baixa. Sugestão: use quando estiver com cerca de 20% de mana.
  • Espírito da Redenção é uma “utilidade passiva”. Quando você morre você vira um espírito (similar aos que ressuscitam seu personagem, quando ele morre no mundo; parece um anjo) e durante 15 segundos você pode usar qualquer cura sem custo de mana. Ao final desse tempo, você morre mesmo.
  • Purificar é o seu “dispel”, usado para retirar efeitos de magia ou doença de seus aliados. É dever de todo healer observar se tem um efeito desses em algum aliado e remover (para mais detalhes consulte orientações básicas).
  • Dissipar Magia remove um efeito mágico do inimigo. Em algumas lutas é preciso dar “dispel” em algum inimigo, anulando um efeito importante. Conheça as lutas das masmorras/raids, veja se há inimigos que precisem de “dispel”, e use conforme necessário.
  • Dissipação em Massa é basicamente o Purificar e Dissipar Magia misturados, e com efeito em área, afetando vários aliados e inimigos ao mesmo tempo. Muito útil em certas situações, mas note que ele custa muita mana.
  • Salto de Fé, se bem usado, pode salvar alguém de morte iminente. Também pode servir para ajudar o tank a “kitar” um inimigo.
  • Desvanecer anula sua ameaça (“aggro”) durante 10s.
  • Grito Psíquico causa efeito de medo nos inimigos próximos, fazendo eles correrem por 8s. Útil pra você “ganhar tempo” se estiver cercado de inimigos, e em grupo pode até servir para dar um alívio ao tank. Porém, note que em masmorras ou raids, colocar inimigos para correr pode ser uma péssima ideia – eles podem correr na direção de outros inimigos e atraí-los, piorando sua situação. Portanto use com cuidado e com acerto prévio com o líder do grupo/raid.
  • Censura é uma boa opção de controle que você pode usar em masmorras míticas+ para dar uma ajuda a mais ao seu grupo. Força Rutilante e Voz Psíquica são alternativas que você deve usar com cuidado, de preferência combinando antes com o líder do grupo.
  • Use Controle Mental para controlar um inimigo, anulando seus ataques e usando ele a seu favor. Note porém que enquanto o controle mental durar você perde o controle de seu sacerdote.
  • Agrilhoar Morto-vivo prende um inimigo morto-vivo por quase um minuto (não funciona em jogadores Renegados, pois para efeito de jogo eles são considerados humanóides e não mortos-vivos). Raramente você vai usar esta magia de controle.
  • Como todo healer, você tem uma habilidade para ressuscitar uma pessoa por vez (Ressurreição) ou a raid/grupo inteiro de uma vez (Ressurreição em Massa).

Atributos

Esta é sua prioridade de atributos:

Raids: Intelecto > Maestria > Acerto Crítico > Aceleração > Versatilidade
Masmorras: Intelecto > Aceleração > Acerto Crítico = Versatilidade > Maestria

Maestria é mais útil em raids pois cada cura sua deixa um HoT no aliado, curando ele pelos próximos 6 segundos. A potência deste HoT é definida pela quantidade de Maestria. Aceleração é menos valorizada em raids pois pode contribuir para acabar sua mana mais rápido. Já em masmorras é mais importante lançar as curas o mais rápido possível, e mana não é uma preocupação pois você pode parar para restaurar mana bebendo entre as lutas/grupos de inimigos.

No geral, as prioridades de atributos para Sagrado são muito mais flexíveis do que para outras specs; mesmo que você não consiga seguir à risca as recomendações acima (por exemplo, você vai fazer raid e tem menos Maestria que Acerto Crítico) ainda assim isso não será problema. A forma como você joga terá mais impacto no seu desempenho que seus atributos, isso com relação a Sagrado. Sempre será mais interessante você substituir um item por um novo que tenha maior nível e mais intelecto, do que não pegar um item novo porque não tem os atributos “corretos”.

Encantamentos, gemas, frascos e comidas

Encantamentos para Raids

Encantamentos para Masmorras míticas+

O resto

Em raids ou masmorras míticas+, use sempre:

Azerita, equipamentos e Berloques

Quanto aos efeitos de Azerita nos seus itens, veja a página sobre Azerita. Sugestões de berloques e lista de itens BiS de Uldir aqui.

Tente jogar sem um berloque de regeneração de mana, se possível, a fim de aumentar a “vazão” (throughtput) de suas curas; mas tipicamente em raids você vai precisar de um. Como alternativa, se possível você pode negociar com os outros membros de sua raid para que um paladino retribuição use Bênção Maior de Sabedoria em você, ou um druida equilíbrio use Avivar em certos momentos da luta, ou você mesmo usar seu talento Símbolo de Esperança.

Dicas finais

  • Cura Célere e Prece de Cura são duas das suas magias que mais custam mana.
  • Note que o seu cooldown de cura de raid, Hino Divino, além de gerar uma boa quantidade de cura durante sua duração, também aumenta a cura dos alvos afetados em 10%. Isso se aplica a qualquer cura, inclusive dos outros healers. Ou seja, durante o Hino, além de estar curando a raid você está contribuindo para o aumento da cura dos demais healers.
  • Sua Palavra Sagrada de ataque, Palavra Sagrada: Castigar, também possui uma sinergia de diminuição de recarga. Cada vez que você usa Punição a recarga dela é diminuída em 4 segundos.
  • Este guia foi feito para ser direto ao assunto. Se quiser guias mais completos, sugiro estes: guia no WowheadIcy Veins e Holy Priest guide from Automaticjak.

Atualizações

  • 17/07: primeira versão do novo guia para o pré-patch de BfA.
  • 18/07: novas IBAGENS das telas de talentos, e explicações mais detalhadas de cada talento.
  • 02/08: sugestão de talentos JxJ para missões. Explicação sobre prioridades de atributos.
  • 13/08: link para página sobre Azerita.
  • 17/08: Lista de encantamentos, gemas, frascos, comidas
  • 22/08: revisões de texto
  • 12/12: Revisado para o patch 8.1.
  • 26/06/19: Recomendações de encantamentos, gemas, comida, poções e frascos para o patch 8.2.

Imagem do cabeçalho retirada daqui. Views: 91 desde outubro/2019.