Azerita (Sagrado)

Lista dos efeitos preferenciais para Sagrado. Atualizado em 11/08/19 com características de Azerita.

Cada anel de um item influenciado por Azerita permite uma escolha de um efeito. O anel verde só aparece em itens com nível mais alto. Os efeitos se acumulam, então se você escolher o mesmo efeito em dois itens diferentes, o efeito será aumentado (nota: há exceções para alguns efeitos).

Abaixo estão sugestões de efeitos relacionados à spec indicando o quão bons eles são. Tenha em mente que a definição de uma característica ser melhor ou pior que outra leva em consideração itens de nível similar. Para conferir a diferença entre itens com níveis diferentes, consulte este gráfico do Discord do WarcraftPriests.

As características indicadas com JxJ vêm de itens obtidos através de JxJ.

O “anel 0” contém duas características de azerita diferentes para cada spec, então no caso de sacerdote são 6 opções (você só pode escolher uma, claro).

Você pode usar esta planilha para facilitar suas escolhas (desatualizada, contêm apenas itens do tempo do 8.1).

Itens de Azerita

Ombros, cabeça e torso

Anel 0 e 1

As prioridades acima são para raids. Para masmorras míticas+, dê mais prioridade para Promessa de Libertação e Brilho Permeante, estes são os dois melhores para M+.

  • Em se tratando de M+, principalmente para manter tanks vivos, é imprescindível que você tenha Promessa de Libertação e Brilho Permeante nos seus itens ao jogar como Sagrado.
  • Note que basta um Promessa de Libertação para tirar proveito do efeito; quanto a Brilho Permeante, se puder tenha 3 itens com esta característica.
  • Monitore também  o “proc” de Promessa de Libertação (isso pode ser feito na parte de AuraBar color do ElvUI, por exemplo, ou com uma WeakAura).

Anel 2

Anel 3

Essências de Azerita

Se você quer apenas uma lista rápida de essências e onde pegar, leia aqui.

Essências de Azerita são itens que você pode obter para “incrementar” seu colar lendário, do patch 8.2 em diante. No nível 35 do colar você pode colocar uma essência no meio, ativando o efeito “maior” (em quase todas as essências isso te dá uma nova habilidade). Nos níveis 55 e 65 do colar você abre os encaixes para os poderes “menores” de duas essências.

A essência colocada no meio te dá uma habilidade (poder maior) e também um efeito passivo (poder menor). As outras duas essências só ativarão os seus poderes menores. Logo você pode escolher uma essência “maior” pelo seus poderes maior e menor, e mais duas essências complementares apenas pelos seus poderes menores.

Note que cada essência pode individualmente ser melhorada do grau (rank) 1 até o grau 4, aumentando seu efeito. O grau 4 apenas adiciona um efeito visual, e para consegui-lo, é preciso ter o grau 3.

Essências Maiores

De acordo com o guia do Wowhead (link no fim da página), a classificação das essências maiores para Sagrado é esta abaixo. As essências que não aparecem nesta lista são consideradas ruins para Sagrado.

Ótima: Poço da Existência (Reactive Existence Battery)

Para: raids e masmorras míticas+

Tem potencial alto para uso em masmorras, por acumular sua sobrecura (overheal) e ter uma recarga bem rápida, apenas 15s. Porém o acúmulo de sobrecura tem limite (seu máximo de pontos de vida) e em situações onde ocorra pouca sobrecura, seu valor será um pouco menor. Em raids, geralmente o efeito da sua maestria Eco da Luz gera automaticamente um pouco de sobrecura o que deve ajudar a manter esse acúmulo.

Sempre que houver overheal acumulado, uma esfera vai ficar flutuando perto de você. Ela é uma indicação visual de quanto você tem acumulado; ela vai enchendo como se fosse azerita líquida dentro de uma esfera transparente. Assim você tem uma ideia do quanto de cura o poder maior (Tonificação) vai curar.

Note que há um efeito passivo desta essência que pode ir descarregando seu acúmulo de sobrecura (quando você cura alguém com menos de 50% de vida). Você pode usar isso a seu favor ou tomar cuidado para isso não “descarregar” o efeito principal, conforme estiver precisando mais.

Onde pegar: em Gnomecan, tendo reputação honrada com Resistência Ferrúgia e pagando com itens coletados/ganhos em Gnomecan mesmo.

Todos os graus da essência:

  1. Reactive Existence Battery – Honrado com Resistência Ferrúgia
  2. Enhanced Existence Capacitor – Reverenciado
  3. Calibrated Existence Gauge – Exaltado
  4. Existence Vibrancy Display – recompensa do baú de Paragão

Ótima: A Maré Ascendente (Tablet of the Balancing Tides)

Para: raids e masmorras míticas+

Esta essência oferece um estilo de jogo “alternativo” ao sacerdote sagrado: usar o efeito, ficar alguns segundos curando para ganhar o buff de cura, mesmo se a cura não for tão necessária naquele momento, mas ao final dos 8s começar a curar “de verdade” tirando proveito do buff acumulado. De certa forma é similar a jogar de Disciplina, no sentido em que você “se prepara” para curar um dano alto na raid com alguns segundos de antecedência. Se este estilo será realmente útil ou não, vamos saber depois que a raid for liberada e começarmos a testar na prática.

Em masmorras também pode ser muito útil exatamente por esse motivo, acumular o buff de aumento de cura em preparação para cura intensa.

O outro aspecto desta essência, que é economizar mana, não apela tanto a sacerdotes sagrados porque já possuem outras formas de gerenciar sua mana (usar Cura nos momentos de pouco dano, Símbolo de Esperança, etc).

Onde pegar: em Nazjatar, tendo reputação honrada com sua facção correspondente (Ankoano Lamionda/Os Libertos), por 10 Pérola de Mana Prismática, que são ganhas em missões na própria Nazjatar.

Todos os graus da essência:

  1. Vellum of Illuminating Tides – recompensa do baú de Paragão

Boa: Visão da Perfeição (Engine of Mecha-Perfection)

Para: raids

Tem uma chance de ativar Hino Divino por alguns segundos. Essa ativação automática não é canalizada, portanto você não precisa ficar parado. Não precisa que você ative uma habilidade para funcionar, o que pode ser uma vantagem ou uma desvantagem – se ocorrer num momento em que ninguém estiver precisando de cura, ou de pouca cura. Também diminui a recarga de Hino Divino, mas isso só é vantajoso se você fizer uso disso, usando o Hino com mais frequência.

Onde pegar: derrote Mechagon na masmorra Operation: Mechagon (abre em 09/07/19, modo mítico apenas).

Todos os graus da essência:

  1. Máquina de Meca-perfeição – derrote Rei Mechagon na masmorra Operation: Mechagon
  2. Perfectly Timed Differential – você fabrica este grau usando Blueprint: Perfectly Timed Differential, que também “dropa” do Rei Mechagon, e usando 3 Doomsday Motivator, que “dropam” tanto do Rei Mechagon quanto de HK-8 Aerial Oppression Unit.
  3. Perfection-Enhancing Gearbox – feita usando 6 Progression Sprocket do Rei Gnomecan.
  4. Mecha-Perfection Turbo – completar a conquista Hertz Locker.

Média: Memória de Sonhos Lúcidos (Pearl of Lucid Dreams)

Pouco útil em raids, mas tem potencial de uso em M+

Não é uma das melhores essências para Sagrado (tanto que está classificado aqui como “média”), mas é facilmente obtida. Caso você esteja usando esta essência na falta de uma melhor, experimente usar os efeitos (ativo e passivo) desta essência para um estilo mais “agressivo” de cura – gastando mais mana com Cura Célere ou com várias sequências de Prece de Cura, por exemplo.

Onde pegar: em Nazjatar, completando a missão A Brief Respite (Aliança) ou Down Into Nazjatar (Horda).

Todos os graus da essência:

  1. Pearl of Lucid Dreams – completando a missão A Brief Respite (Aliança) ou Down Into Nazjatar (Horda): elevar um seguidor até o nível 3.
  2. Pearl of Manifest Ambitions – completando a missão Friends In Need (Aliança) ou Down But Not Out (Horda): elevar a experiência de todos os seguidores até 3000 (nota: pode ser 3000 em apenas um seguidor ou contando de todos eles juntos)
  3. Pearl of Perspicuous Intentions – complete Nautical Battlefield Training (Aliança) ou Nautical Battlefield Training (Horda): alcance nível 10 com os três seguidores
  4. Pearl of Luminous Designs – complete Aqua (Aliança) ou Aqua (Horda): alcance nível 30 com os três seguidores

Essências Menores

Ótima: Poço da Existência (Reactive Existence Battery)

Para: raids ou masmorras míticas+

Excelente em situações onde você tenha sobrecura (overheal) e possa tirar proveito disso. Tipicamente isso vai acontecer mais em raids do que em masmorras. Em M+ geralmente você tem tempo para beber e regenerar mana entre um grupo e outro de inimigos, logo o valor desta essência será menor; mas mesmo aqui você pode tentar manter o efeito, por exemplo usando Prece de Cura com só 2 ou 3 pessoas precisando de cura, para gerar um pouco de sobrecura de propósito.

Onde pegar: veja acima na lista de essências maiores.

Ótima: A Maré Ascendente (Tablet of the Balancing Tides)

Para: raids e masmorras míticas+ em geral

Aumento de intelecto ou retorno de mana quando estiver com pouca mana.

Onde pegar: veja acima na lista de essências maiores.

Boa: Artífice do Tempo (Azerite-Encrusted Timequartz)

Para: raids míticas ou masmorras míticas+

Este efeito passivo serve para ajudar seu grupo a causar mais dano.

Onde pegar: missão Storming the Battlefields, na área de JxJ da sua facção (Mugambala pra Horda ou Ponta do Gancho pra Aliança). Demais ranks requerem completar algumas conquistas.

Todos os graus da essência:

  1. Azerite-Infused Timequartz – 15.000 pontos de honra
  2. Azerite-Fueled Timequartz – 50.000 honra

Média: Memória de Sonhos Lúcidos (Pearl of Lucid Dreams)

Ajuda na sua regeneração de mana, sendo portanto mais importante para raids do que para masmorras. Porém, se você já tiver outros apoios para sua mana (ex: Avivar de druida, bênção de paladino, berloque de alquimia, etc), pode ser melhor usar outra essência menor no lugar desta.

Onde pegar: veja acima na lista de essências maiores.

Média: Visão da Perfeição (Engine of Mecha-Perfection)

Só vale a pena usar esta essência menor se você tirar proveito da redução da recarga de Hino Divino, usando ele com mais frequência.

Atualizações