Azerita (Disciplina)

Atualizado em 16/08/19: dica de Azerita para disc em M+.

Cada anel de um item influenciado por Azerita permite uma escolha de um efeito. O anel verde só aparece em itens com nível acima de 340. Os efeitos se acumulam, então se você escolher o mesmo efeito em dois itens diferentes, o efeito será aumentado (nota: há exceções para alguns efeitos).

Abaixo estão sugestões de efeitos relacionados à spec indicando o quão bons eles são. Tenha em mente que a definição de uma característica ser melhor ou pior que outra leva em consideração itens de nível similar. Para conferir a diferença entre itens com níveis diferentes, consulte este gráfico do Discord do WarcraftPriests.

As características indicadas com JxJ só estão disponíveis em itens obtidos via JxJ.

Você pode usar esta planilha para facilitar suas escolhas (desatualizada, possui apenas itens da época do 8.1).

Itens de Azerita

Ombros, cabeça e torso

Anel 0 e 1

Estas prioridades são voltadas para curar em raid.

Anel 0 e 1 para M+

Em masmorras míticas+ você pode seguir a lista acima para raids, mas dando ainda mais preferência a Espasmos de Morte e Profundezas das Sombras. Pode ignorar Luminescência Persistente e Leal até o Fim. Ah, e se possível pegue um Rito de Sangue também.

Anel 2

Anel 3

Em masmorras míticas+ Velocidade Vampírica pode ser muito útil.

Essências de Azerita

Se você quer apenas uma lista rápida de essências e onde pegar, leia aqui.

Essências de Azerita são itens que você pode obter para “incrementar” seu colar lendário, do patch 8.2 em diante. No nível 35 do colar você pode colocar uma essência no meio, ativando o efeito “maior” (em quase todas as essências isso te dá uma nova habilidade). Nos níveis 55 e 65 do colar você abre os encaixes para os poderes “menores” de duas essências.

A essência colocada no meio te dá uma habilidade (poder maior) e também um efeito passivo (poder menor). As outras duas essências só ativarão os seus poderes menores. Logo você pode escolher uma essência “maior” pelo seus poderes maior e menor, e mais duas essências complementares apenas pelos seus poderes menores.

Note que cada essência pode individualmente ser melhorada do grau 1 (rank) até o grau 4, aumentando seu efeito. O grau 4 apenas adiciona um efeito visual, e para consegui-lo, é preciso ter o grau 3.

Essências e poderes maiores

De acordo com o guia do Wowhead (link no fim da página), a classificação das essências maiores para Disciplina é esta abaixo. As essências que não aparecem nesta lista são consideradas ruins para Disciplina.

Ótima: A Maré Ascendente (Tablet of the Balancing Tides)

Para: raids, e masmorras míticas+ em geral

Excelente para uso durante a preparação (“ramp up“) para um Combo Evangelismo ou uso de Enlevo. Você pode usá-la para dois efeitos:

  • Para ganhar o aumento de cura (3% a mais para cada feitiço usado durante os 8s). Habilidades como Evangelismo, Palavra de Poder: Consolo, e Enlevo não dão stacks do buff de 3%; mas os demais sim. Ou seja, numa masmorra você pode usar Overcharge Mana no começo de um pull e começar a lançar Expurgar o Mal em vários inimigos, assim quando seu tank ou grupo começar a precisar de cura forte você já juntou alguns stacks do buff de cura. Ou simplesmente prosseguir com sua “rotação” normal, qualquer habilidade (exceto as três mencionadas) vão produzir stacks.
  • Para economizar mana durante uma raid. Você deixa de regenerar mana durante os 8s (sua regeneração normal), porém também não gasta mana nos próximos 8s; portanto boa combinação com Enlevo seguido de diversos Palavra de Poder: Escudo (porém note que o buff aumenta a cura, não tendo efeito na absorção de PP:E). Como a recarga (30s) é bem baixa, você pode usar este efeito o tempo todo, não apenas antes de um Enlevo; antes de um Palavra de Poder: Resplendor, antes de uma sequência de Recomposição Sombria, antes de uma sequência de Palavra de Poder: Escudo (mesmo sem Enlevo). Nota: eu entendi totalmente errado o efeito desta essência. Ela paralisa sua regeneração normal de mana durante o efeito, mas não o gasto de mana. Portanto você precisará continuar sendo cuidadoso com o gasto de mana durante Enlevo do mesmo jeito que antes. Porém ainda assim esta essência é muito boa, pelo efeito adicional de aumento de cura. O efeito passivo também garante algum retorno de mana, de qualquer forma.

Basicamente use sempre que sair da recarga e aproveite o aumento nas curas após o final do efeito.

Onde pegar: em Nazjatar, tendo reputação honrada com sua facção correspondente (Ankoan/Unshackled), por 10 Prismatic Manapearl, que são ganhas em missões na própria Nazjatar.

Todos os graus da essência:

  1. Velino das Marés Iluministas – recompensa do baú de Paragão

Ótima: Poço da Existência (Reactive Existence Battery)

Para: masmorras míticas+

Tem potencial alto para uso em masmorras, por acumular sua sobrecura (overheal) e ter uma recarga bem rápida, apenas 15s. Porém o acúmulo de sobrecura tem limite (seu máximo de pontos de vida) e em situações onde ocorra pouca sobrecura, seu valor será um pouco menor. Manter curas constantes (por exemplo, com Expurgar o Mal em vários alvos) e Expiação em mais de um aliado pode ajudar a garantir alguma sobrecura.

Sempre que houver overheal acumulado, uma esfera vai ficar flutuando perto de você. Ela é uma indicação visual de quanto você tem acumulado; ela vai enchendo como se fosse azerita líquida dentro de uma esfera transparente. Assim você tem uma ideia do quanto de cura o poder maior (Tonificação) vai curar.

Note que há um efeito passivo desta essência que pode ir descarregando seu acúmulo de sobrecura (quando você cura alguém com menos de 50% de vida). Você pode usar isso a seu favor ou tomar cuidado para isso não “descarregar” o efeito principal, conforme estiver precisando mais.

Onde pegar: em Gnomecan, tendo reputação honrada com Rustbolt Resistance e pagando com itens coletados/ganhos em Gnomecan mesmo.

Todos os graus da essência:

  1. Bateria da Existência Reativa – Honrado com Resistência Ferrúgia
  2. Capacitor da Existência Aprimorada – Reverenciado
  3. Medidor da Existência Calibrada – Exaltado
  4. Mostrador da Vibrância da Existência – recompensa do baú de Paragão

Média: Memória de Sonhos Lúcidos (Pearl of Lucid Dreams)

Pode ser usada em raids ou masmorras míticas+. Não é a melhor nos dois casos mas serve.

Onde pegar: em Nazjatar, completando a missão A Brief Respite (Aliança) ou Down Into Nazjatar (Horda).

Todos os graus da essência:

  1. Pérola dos Sonhos Lúcidos – completando a missão [A Brief Respite] (Aliança) ou [Down Into Nazjatar] (Horda): elevar um seguidor até o nível 3.
  2. Pérola das Ambições Manifestas – completando a missão Friends In Need (Aliança) ou Down But Not Out (Horda): elevar a experiência de todos os seguidores até 3000 (nota: pode ser 3000 em apenas um seguidor ou contando de todos eles juntos)
  3. Pérola das Intenções Perspícuas – complete Treinamento de campo náutico (Aliança) ou Treinamento de campo náutico (Horda): alcance nível 10 com os três seguidores
  4. Pérola dos Desígnios Luminosos – complete Força de Assassinos Equipe Aqua (Aliança) ou Força de Assassinos Equipe Aqua (Horda): alcance nível 30 com os três seguidores

Média: Visão da Perfeição (Engine of Mecha-Perfection)

Pode ser usada em missões normais ou mundiais. Chance de ativar Demônio das Sombras passivamente por alguns segundos. Note que o poder maior desta essência é passivo ao contrário das demais.

Onde pegar: derrote King Mechagon na masmorra Operation: Mechagon.

Todos os graus da essência:

  1. Máquina de Meca-perfeição – derrote Rei Gnomecan na masmorra Operação: Gnomecan
  2. Diferencial Sincronizado Perfeitamente – você fabrica este grau usando Projeto: Diferencial Sincronizado Perfeitamente, que também “dropa” do Rei Gnomecan, e usando 3 Doomsday Motivator, que “dropam” tanto do Rei Gnomecan quanto de Unidade de Opressão Aérea HK-8.
  3. Transmissão de Aperfeiçoamento da Perfeição – feita usando 6 Rebimboca de Progressão do Rei Gnomecan.
  4. Meca-perfeição Turbo – completar a conquista Alta frequência.

Poderes menores

Nos níveis 55 e 65 do seu colar de azerita você poderá escolher efeitos passivos de outras essências. Os melhores são:

Ótima: Memória de Sonhos Lúcidos (Pearl of Lucid Dreams)

Para: raids, e talvez masmorras míticas+

O efeito passivo dessa essência combina muito bem com a essência maior Tome of the Quickening Tides. Ajuda na sua regeneração de mana, sendo portanto mais importante para raids do que para masmorras. O problema é que o efeito pode “procar” de qualquer coisa, se procar de um Punição por exemplo o retorno de mana será mínimo. Mas ainda assim é útil.

Porém, se você já tiver outros apoios para sua mana (ex: Avivar de druida, bênção de paladino, berloque de alquimia, etc), pode ser melhor usar outra essência menor no lugar desta.

Onde pegar: veja acima na lista de poderes maiores.

Ótima: Poço da Existência (Reactive Existence Battery)

Para: raids ou masmorras

Excelente em situações onde você tenha sobrecura (overheal) e possa tirar proveito disso. Tipicamente isso vai acontecer mais em raids do que em masmorras. Em M+ geralmente você tem tempo para beber e regenerar mana entre um grupo e outro de inimigos, logo o valor desta essência será menor; mas mesmo aqui você pode tentar manter o efeito, por exemplo usando Palavra de Poder: Resplendor com só 2 ou 3 pessoas precisando de cura, para gerar um pouco de sobrecura de propósito.

Onde pegar: veja acima na lista de poderes maiores.

Ótima: Artífice do Tempo (Azerite-Encrusted Timequartz)

Para: raids míticas ou masmorras míticas+

Este efeito passivo serve para ajudar seu grupo a causar mais dano. Nem precisa ter muito trabalho, basta manter Expiação ativa nos DPS que mais se beneficiem de Aceleração.

Onde pegar: missão Storming the Battlefields, na área de JxJ da sua facção (Mugambala pra Horda ou Ponta do Gancho pra Aliança). Demais graus requerem completar algumas conquistas.

Todos os graus da essência:

  1. Quartzo Temporal em Azerita – 15.000 pontos de honra

Média: Visão da Perfeição (Engine of Mecha-Perfection)

Pode ser usada em missões normais ou mundiais, ou para aumento de dano em masmorras míticas+.

Onde pegar: veja acima na lista de poderes maiores.

Atualizações

  • Original: baseado no guia do Wowhead e guia do Icy Veins.
  • 26/09: baseado no gráfico do Discord do FocusedWill.
  • 23/01: mudanças do patch 8.1, baseado no guia do Icy Veins.
  • 24/01: refeita a lista baseada no guia do Wowhead.
  • 15/03: Atualizações na planilha.
  • 25/06: lista de Essências do patch 8.2, de acordo com o guia do Wowhead: guia do Wowhead.
  • 04/07/19: Formatação do texto sobre Essências.
  • 12/07/19: Explicação correta sobre Maré Ascendente para Disciplina.
  • 11/08/19: prioridades das características de Azerita, de acordo com o guia do Wowhead e Icy Veins.
  • 14/08/19: dica de Azerita para disc em M+ (Rito de Sangue).
  • 16/08/19: comentário sobre Leal até o Fim em M+ (não use).