Diário: e eu achando que ser DPS era fácil

Batalha de Dazar’alor completa, nova raid ainda no “aquecimento”, deixa eu brincar um pouco de DPS…

Acho que já comentei algumas vezes aqui no blog que jogo como healer geralmente 99% das vezes. Nesta expansão tenho jogado como Sombra só nessas ocasiões:

  • Masmorras míticas com afixos Fortificada e de preferência Apinhada também (mas não Explosivo). E mesmo assim raramente, já que tem sobrado pouco tempo pra jogar fora os dias de raid.
  • Campos de Batalha, ranqueados ou não. E mesmo assim raramente, de novo devido ao tempo.
  • Em raids, quando falta gente e temos healers demais, então alguns podem virar DPS (extremamente raro de acontecer).

Como já fechamos Batalha de Dazar’alor (heroico) e estamos começando em Caldeirão das Tormentas, e me sobrou um tempinho extra pra jogar esta semana fora do horário das raids, pensei eu: porque não entrar num pug de BdD como DPS? Afinal, assim tenho a chance de jogar como Sombra, e eu já conheço bem as mecânicas das lutas mesmo e também tenho o “Acima do normal”, pra ficar mais fácil achar pugs. É fácil!

Só que não.

Quer dizer, achar pugs e fazer as lutas até que foi fácil. Fazer as mecânicas também, já conhecia bem do ponto de vista de um healer, pra fazer como DPS não foi um grande mistério. O difícil mesmo foi dar um DPS decente. Tentei em mais de um pug e meus scores no WarcraftLogs não passavam de verde.

OLHA O MACACO!!!!

Então comecei a comparar os logs com os de outros sacerdotes sombra, geralmente outros jogadores no mesmo pug que estavam com um desempenho muito melhor. Algumas coisas que notei:

  • Primeiro, é importantíssimo se ater à prioridade da rotação. Seta Caótica saiu da recarga, é a vez dela, não atrase seu uso.
  • Segundo, as características de Azerita são ainda mais importantes. Por exemplo: no guia de Azerita para Sombra comento que a melhor combinação para ST (single target) é: 3x Coro da Insanidade, 2x Aparições Detestáveis, e 1x Sussurros dos Malditos. Posso confirmar por comparação de logs e vendo o desempenho de outros jogadores que esta combinação realmente é vencedora. Além disso, é extremamente importante ter bastante Acerto Crítico, e/ou berloques que te deem Acerto Crítico com essa combinação de Azerita. Vi casos em que boa parte do dano de um sacerdote sombra (não a maior parte, mas uma boa parte) vinha das Aparições Sombrias, e isso era potencializado pela característica de azerita Aparições Detestáveis e por um bom índice de Acerto Crítico.

Como infelizmente não tinha uma boa combinação de azerita isso afetou meu desempenho; o melhor que consegui foi um score azul de 58. Claro que não foi só o equipamento, minha falta de treino e habilidade com a spec também fizeram diferença, reconheço. Conseguir manter a rotação enquanto se faz mecânicas e outras coisas como ser rápido ao trocar de alvos também afetam o desempenho.

Comparação do WarcraftLogs no Grong heroico com um spriest decente. Eu sou o segundo, claro

Confesso que fiquei meio decepcionado comigo pois, nas vezes em que joguei de Sombra em M+ abusando de ataques em área (em semanas com Fortificado, etc.) meu desempenho foi muito bom. Mas vejo que em se tratando de alvo único (ST) a coisa muda. Se tiver tempo pretendo treinar um pouco mais nesses pugs pra ver se consigo ser um DPS melhor como sacerdote.

Esta imagem acima é a comparação entre meu desempenho no Grong (eu sou o da esquerda) com de outro shadow priest. Claro que não vou diminuir o impacto da pessoa saber jogar direito, coisa que o camarada da direita obviamente fazia bem. Mas também serve para ilustrar que Azerita e atributos fazem alguma diferença; note que ele tem bem mais Acerto Crítico e Aceleração que eu, que tenho os atributos meio misturados (mais Maestria do que necessário) e uma boa combinação de Azerita para ST. Note também a diferença no dano de Aparições Sombrias.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *