Diário: Mais BGs

Campos de Batalha ranqueados (BfA season 1).

Se você chegou a esta página por acaso, só quero deixar claro que meu rating em RBGs não é muito alto; só estou compartilhando minhas experiências pessoais no meu blog.

Ultimamente andei jogando mais em Campos de Batalha Ranqueados (RBGs) e me divertindo. Não cheguei a um rating alto (flutuando na casa dos 1700), mas, também, não estou em nenhum core fixo de RBG; só tenho feito pugs e yolos. O “meta” de RBGs têm favorecido o uso de sacerdotes disciplina como healers (os outros mais favorecidos são monges e druidas), então tem sido relativamente fácil encontrar um pug de RBG. E haja Demon Hunters; vejo eles aos montes nos RBGs.

Tenho usado estes talentos como Disciplina em RBG (basicamente o recomendado na página sobre Disciplina em PvP/JxJ). Já vi alguns disc priests usando o talento JxJ Domo de Luz, geralmente junto com Barreira Luminosa, mas eu prefiro usar estes aqui e deixar Palavra de Poder: Barreira como mais uma alternativa pra eu me proteger de ataques. Ou pra evitar que o carregador de bandeira morra.

Outra coisa importante em PvP são os itens de azerita e as características. Embora não esteja recomendado na página sobre Disciplina em PvP, eu tenho testado a característica Profundezas das Sombras. Pra mim tem dado certo. (e também, é o que eu tenho para usar…)

Melhores momentos jogando RBG, pra mim:

  • Usar Força Rutilante no FC (carregador de bandeira) quando ele está cercado de melees inimigos que acabaram de usar cooldown de DPS
  • Usar Controle Mental no healer inimigo e jogar ele do alto da serraria em Arathi ou do meio do campo em Olho da Tormenta (tá, é um truque velhíssimo, mas que eu ainda me divirto fazendo 🙂 ). Ou usar Força Rutilante mesmo
  • Conseguir sobreviver com 3 melees batendo em mim, rotacionando cooldowns de defesa, Palavra de Poder: Barreira, e o escambau. Mas deixa eu ser honesto aqui: só deu certo porque eles não estavam coordenando CCs. Jogando contra times que coordenam CCs, onde por ex. cada um me dá um stun ou um silence um depois do outro, de forma seguida, aí já era.
  • Correr pro meio de Olho da Tormenta, pra usar Força Rutilante no priest inimigo… e ele usar a mesma coisa ao mesmo tempo! Cada um caiu pra um lado do abismo. Pena que eu não tirei screenshot disso.
  • Entrar num pug, no último instante ao entrar no BG uma pessoa bugou o jogo, então só entraram 9 pessoas do meu time… e vencer assim mesmo! (dou meus parabéns aos dois ladinos que estavam no meu grupo, eles fizeram um trabalho muito bom contra os healers inimigos)
9×10 num RBG, e conseguimos ganhar!

Nessas minhas andanças em RBG, quase todo outro sacerdote que encontro é disciplina; de vez em quando um sombra. Sagrado, depois de um certo nível de rating, é raríssimo. Mas para minha surpresa joguei contra um time que tinha não apenas um, mas dois sacerdotes sagrados – e era difícil matar os dois, mesmo abusando de CC. Isso me deixou curioso. Fui conferir depois os personagens na armaria do WoW e pra minha surpresa, eles nem usavam os talentos JxJ recomendados… pra você jogar de sagrado em JxJ hoje em dia, é recomendado você usar dois ou três dentre estes quatro talentos: Desvanecer Maior, Concentração Interior, Clarão de Esperança, ou Defesa Sagrada (conforme descrito na página sobre JxJ como Sagrado). Note que todos estes talentos ajudam na autodefesa; como healer você é um foco constante de dano e controle (CCs), e como Sagrado é bastante suscetível a isso comparado com Disciplina (apenas um tipo de magia de cura, cura reativamente, etc) ele realmente precisa desses talentos para conseguir sobreviver no meio do campo de batalha. Geralmente em RBG um sacerdote Sagrado vai pegar só dois desses talentos, o terceiro sendo Recomposição Veloz.

Mas os tais dois sacerdotes que eu encontrei não tinham NEM UM desses talentos de defesa! Eles usavam Recomposição Veloz, Milagreiro, e até Cura Maior! Eu não entendia como era possível eles conseguirem jogar, e bem, com essa escolha de talentos… daí eu fiquei pensando nisso e me dei conta do seguinte: em todos os momentos do BG que me lembre, os dois andavam sempre juntos. Com frequência meu grupo focava em um deles, aplicando CCs, dano, e dispel. Acredito que a estratégia deles era a seguinte: abrir mão dos talentos JxJ de defesa e ficar atento um no outro, sempre que um deles estava sob foco de CC o outro focava curas nele. E lembrando das situações do BG em que tentamos em vão derrubar um deles, acho que foi isso mesmo que aconteceu. Deixo isso aqui registrado porque foi o único caso que vi até agora de sacerdotes sagrados jogando bem em RBG acima de 1700. Vamos ver se com as mudanças do patch 8.1 sagrado ficará mais viável para RBG.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *