Diário de um Noob: Uldir, masmorras, campos de batalha

Uldir vai bem, masmorras de vez em quando, RBG infelizmente tá difícil.

Disciplina

Continuo jogando como minha main spec e gosto bastante, apesar dos desafios. Em Uldir tem sido particularmente divertido. Esta semana, ao fazer M.A.D.R.E. modo heroico, um colega comentou que há sacerdotes disciplina que usam Barreira Luminosa (BL) durante a transição das salas – mais ou menos quando metade da raid já atravessou e um grupo vai fazer a travessia num momento em que muitos estão com vida baixa, já que BL “pega” em todos os integrantes da raid, mesmo os que estiverem na outra sala. Eu confesso que até então não dei muita bola para este talento. A redução de dano de Palavra de Poder: Barreira (PP:B) é potencialmente maior, já que ela reduz um percentual de todo o dano recebido, ao invés de um valor fixo como BL. Além disso tenho que abrir mão de Evangelismo que eu sempre considerei essencial para uma boa cura em raid como Disciplina. Mas fiz o teste esta semana e confesso que o resultado me surpreendeu. Vou passar a testar este talento de vez em quando, se sentir que em alguma luta consigo curar bem sem Evangelismo.

Arriscando Barreira Luminosa em Zek’voz

Também fiz algumas masmorras míticas+ como Disciplina, embora para isso eu prefira Sagrado. Não que a spec não consiga lidar com M+; eu é que estou despreparado como jogador. Nesta expansão tenho tido menos tempo para treinar masmorras; e para jogar bem de Disciplina em M+ você tem que ter uma boa noção de quando o dano vai vir, e uma boa coesão com seu grupo quanto a isso. Como eu estou fazendo M+ meio como um “turista” sinto que meu desempenho não vai muito bem (embora eu tenha conseguido).

Se bem que eu estava com nível de item bem mais baixo da última vez que tentei. Porém isso me dá chance de jogar a outra spec de cura, que eu também curto.

Sagrado

Nesta expansão tenho jogado Sagrado mais em masmorras ou campos de batalha; poucas vezes em raids. Houve algumas noites de raid com menos gente, onde os outros healers perguntaram se eu não poderia trocar para Sagrado para termos mais cooldowns de cura à disposição (Hino Divino e Palavra Sagrada: Salvação). Se bem que naquele dia nosso problema não era exatamente falta de cura, sendo mais erros de mecânica; mas isso é outra discussão.

Minha experiência jogando Sagrado em raid: a spec está sólida, a Blizzard achou por bem dar pequenos nerfs no desempenho mas nada que invalide. O gameplay continua mais ou menos o mesmo que o de Legion, pra quem jogou. Do mesmo jeito que foi em Legion o uso das Palavras Sagradas e das curas “normais” reduzindo sua recarga é um sistema que acho fluido de jogar e recompensador. Ah, e Cura Vinculada na cabeça.

Brilha uma luz dentro de Terra Podre

Na maioria das vezes em que fiz masmorras míticas+ nesta expansão fui como Sagrado também. Funciona bem pra mim. Mais ainda na questão de itens com Azerita; como não tenho tantos itens assim para ficar rearranjando entre as specs, resolvi focar meus itens com Azerita de Sagrado mais em cura direta (tenho dois itens com a característica Brilho Permeante, o que é ótimo para masmorras mas nem tanto para raids. Daí minha preferência em focar esta spec mais para masmorras, pelo menos por enquanto.

Mas também andei jogando bastante como Sagrado em Campos de Batalha, testando como está esta spec em JxJ. Detalhes mais abaixo.

Sombra

Tive algumas oportunidades de jogar como Sombra em Uldir, ainda que só no modo normal. Fiz Zul, Mythrax e G’huun. No Zul fiquei responsável por usar Dissipar em Massa nos pequenos adds que nascem depois de Revelação das Trevas, o que atrapalha ligeiramente o desempenho. Porém fazer raid é isso, é mais importante fazer a mecânica da luta corretamente mesmo que isso custe parar a rotação (não que meu desempenho de DPS seja isso tudo, jogo melhor como healer mesmo).

Ao contrário do sugerido nas dicas para Uldir, no Zul optei pela “build single target” (Ascensão Sombria + Virada do Destino), não peguei nenhum talento para dano em área. O uptime de Virada do Destino foi de 68% durante a luta toda, já que é uma luta cheia de adds, então acho que foi um bom negócio. Como consegui 20% de Acerto Crítico (aliás, acerto crítico tenho de sobra, o que me falta é Aceleração), fui de Espíritos Auspiciosos em todas as lutas também.

No Mythrax mantive a mesma build, trocando só o talento Última Palavra para ajudar com os adds. Meu desempenho nessa luta foi ainda pior; não consigo focar bem como DPS quando a luta tem muita movimentação. Falta de prática.

Mythrax na última fase, já com o buff de Virada do Destino (Twist of Fate).

E por fim no G’huun, novamente ao contrário do sugerido nas dicas, usei talentos diferentes. Continuei com Ascensão Sombria ao contrário de Palavra Sombria: Morte. Em retrospectiva acho que foi melhor porque eu não conseguiria usar PS:M naquele monte de olhos nas horas certas, para tirar proveito do talento. Mas eu fiz uma experiência. Na primeira tentativa, que foi um wipe, eu arrisquei usar Padecimento, dica de um colega sacerdote na mesma raid. Mas depois do wipe troquei de volta para Virada do Destino e os resultados foram bem similares.

Venham para a LUZ!

Mas não fiquei só em raids. Me sobrou tempo para fazer algumas masmorras míticas+ estes dias e numa delas fui de Sombra; uma Megamina +6. Apesar de ser semana com o afixo Tirânica, me senti tentado a usar talentos de dano em área devido à presença de vários grupos de inimigos ao longo da masmorra inteira. Meus colegas que já estão com mais experiência me recomendaram ir com talentos para ST (alvo único) mesmo. Então fui com o de sempre novamente: Palavra Sombria: CaosVirada do Destino, Espíritos Auspiciosos, Ascensão Sombria. E o resultado foi bom, mesmo em trash packs. Nas minhas andanças em masmorras míticas+ durante o Legion uma masmorra +6 me deixaria com um dano bem baixo, se eu fosse com talentos voltados para ST; pelo visto agora no BfA a coisa muda um pouco, e no nível de uma +6 os inimigos já vivem tempo o suficiente pros dots darem um bom dano.

Não guardei logs para comparar o desempenho mas achei um bom resultado

Ou seja, Sombra no fim é uma spec que acabo jogando pouco, mas estou satisfeito com os resultados. Isso não quer dizer que eu não espero uma “afinada” nesta spec no 8.1 – ainda estou no aguardo de notícias novas no PTR sobre isso. No mínimo, no mínimo, os talentos nível 90 precisam ser revisados, para não falar de outros detalhes; mas mesmo assim a spec está jogável e o estilo de jogo me agrada.

Campos de Batalha

Estive à procura de pugs de RBG (low rating ou yolo, que sejam) mas tá difícil. Há uma comunidade de RBG no Azralon mas o pessoal que monta grupos faz isso durante a tarde, horário em que é impossível para mim. Andei procurando no localizador grupos que estejam começando, yolo, com gringos mesmo, qualquer coisa serve; mas tá difícil. Só consegui fazer dois RBGs até agora e foram derrotas. E sem subir meu rating aí é que fica difícil conseguir vagas nos demais pugs.

Enfim. Devido ao tempo limitado ainda não consegui, mas vou continuar tentando. Enquanto isso não acontece, fiz alguns Campos de Batalha normais, não ranqueados. Pelo visto há uma tendência forte para Disciplina como healer de BGs, conforme visto em sites como ArenaMate e TheLootDistrict; eu porém resolvi ir na contramão e testar Sagrado em BGs. É jogável, tem menos potencial para sobreviver do que Disciplina se tiver mais de uma pessoa focando dano em você; mas funciona com um pouco de paciência. Há um talento JxJ (PvP) de Sagrado que sempre achei um conceito interessante, Espírito do Redentor; infelizmente o tempo de recarga e a duração dele deixam ele um pouco inviável; principalmente porque há outros talentos que são praticamente obrigatórios já que você precisa ter todas as formas possível para sobreviver a controles, stuns, interrupts, etc. em um BG. Mas testei esse talento em BGs normais assim mesmo, houve alguns momentos em que consegui usá-lo com bom efeito; infelizmente constatei que o talento Além-vida não tem efeito sobre ele. Então fiquei usando os talentos recomendados para JxJ de Sagrado, mesmo.

Ah, também fiz alguns BGs como Sombra, está muito divertido, contanto que você jogue na “retranca”: sempre ao fundo, nunca na linha de frente, abusando de espalhar dots.

One comment

  1. adoro ler seu blog! obrigado pelos relatos. em bfa ainda nem consegui maximizar minha sacerdotisa, porque to achando shadow triste demais, apesar de estar dando um bom dano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *