Opiniões da comunidade sobre Disciplina (BfA pre-patch)

Artigo publicado pelo Wowhead com opiniões de pessoas conhecidas na comunidade sobre o estado atual da spec Disciplina (BfA pre-patch).

O artigo original está em inglês. Apresento aqui um resumo da tradução livre do texto.

As mudanças mais fortes na spec foram duas: a remoção de Súplica para que Palavra de Poder: Escudo seja o “aplicador padrão” de Expiação, e a parda do ataque do artefato (Ira da Luz) que nos deu a característica de burst heal forte a cada 1 minuto e meio.

Palavra de Poder: Escudo (PP:E) sem recarga sendo nosso aplicador principal de Expiação, além do efeito de absorção de dano, nos deixa mais parecidos com o estilo de cura em Warlords of Draenor, porém o custo de mana maior de PP:E restringe e evita esse cenário.

Em conjunto com o estilo menos baseado em burst temos Penitência custando menos mana e se tornando mais atrativo de se usar defensivamente (o talento Contrição contribui para isso). Ainda assim há talentos para complementar e ajudar se burst heal for necessário (Cisma). Nossa nova Maestria também contribui para o novo estilo. Note que Maestria: Graça é útil para nós tanto em raids quanto em masmorras.

O gerenciamento de mana muda um pouco; nossos ataques custam menos do que antes mas aplicar Expiação custa mais, e Palavra de Poder: Resplendor tem recarga mais alta. Isso significa que ao invés de nos preocuparmos mais com a quantidade de Expiações, temos que nos preocupar sobre a eficiência dessas Expiações. Ou seja, você vai ganhar menos cobrindo a raid inteira com Expiações. Em contrapartida você vai ganhar mais atacando já que seus ataques agora custam menos mana.

Talentos

Outra mudança que acontece com a redução do custo de mana dos nossos ataques e aumento do custo do nosso aplicador de Expiação (PP:E) é que o talento Disciplina do Escudo deixa de ser “padrão” em raids, nos dando mais possibilidade de escolha na linha 45. Até Palavra de Poder: Consolo é uma alternativa viável agora (e pode ser um bom complemento a Cisma, se você optar por curar focado em burst).

A organização dos talentos pode parecer meio estranha a princípio. Os talentos de nível 75 parecem ser mais focados em masmorras, enquanto que os de nível 100 parecem mais focados em raids.

A escolha entre Pecado de Muitos e Contrição é baseada na quantidade de Expiações que você espera ter, e no seu uso de Penitência ser mais ofensivo ou defensivo. Sabá das Sombras só continua existindo para preencher um nicho específico de cura (masmorras míticas+ com certos afixos).

Evangelismo deve continuar sendo “padrão” em raids enquanto que Brandura deve ser o “padrão” para masmorras. Brandura pode ser útil em raids também, em lutas onde momentos de burst não sejam tão necessários. Só Barreira Luminosa que tem usos muito específicos e deve ser pouco usado; seus problemas principais sendo o fato de substituir Palavra de Poder: Barreira e o fato de não aplicar Expiação.

Os talentos nível 90 agora nos dão mais possibilidade de escolha. Expurgar o Mal antes era o “padrão” mesmo em alvo único pois dava mais dano do que Palavra Sombria: Dor; isto não acontece mais e a única diferença deste talento é o efeito dele “espalhar” para outros alvos. Além disso mudanças em Estrela Divina e Halo tornaram eles opções interessantes de cura em área. No final os três talentos desta linha têm utilidade. (Nota: mudanças em 07/08 fizeram Expurgar o Mal voltar a causar mais dano que Palavra Sombria: Dor)

Uma última coisa a se notar é que berloques de DPS não contribuem mais para nossa cura via Expiação. Isso simplifica nossas escolhas de berloques, porém nos tira a capacidade de “complementar” cura usando efeitos de dano.

 

Imagem de cabeçalho retirada de: http://jimnelsonart.blogspot.com.br/2012/08/goblin-priestess.html

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *