Testando o pré-patch (BfA)

Me vê um lendário de graça, por favor.

Novos talentos e habilidades, hora de brincar!

Com o pré-patch de Battle for Azeroth, o pessoal da minha guilda, que já estavam a maioria inativos, resolveu testar em raid as mudanças nas classes. Quinta-feira à noite fomos tentar Antorus Heroico – afinal a gente já fechou essa raid faz tempo, todo mundo já conhece bem as lutas, nosso ilvl está ok, perfeito para “brincar” com os novos talentos e habilidades, certo?

Esse deu um pouco de trabalho… quantos chefes faltam agora?

Juntando o fato de que tinha gente que tinha acabado de configurar os novos talentos e barras de botões, ou seja, que mal sabia a nova rotação (tinha gente que nem tinha lido guias ainda, só entraram no novo patch já na hora da raid) com o pessoal “esquecendo” as mecânicas das lutas (até porque tavam prestando mais atenção nos botões novos)… bom, não fomos longe. Mas aproveito essa imagem aí pra comentar os primeiros testes com Disciplina.

Com relação a desempenho, não dá pra dizer nada ainda – afinal as mudanças sempre são feitas visando o balanceamento no nível máximo, que em BfA será 120. Ou seja, durante um mês ainda temos classes e especializações pouco balanceadas. Vamos falar então das novas habilidades.

Disciplina em raid está divertido; como algumas pessoas no beta comentavam, ficou realmente meio que uma mistura do estilo de jogo que era em Warlords of Draenor com o estilo de Legion. Ou seja: parte focado em absorções, rápidas de se aplicar (com o novo Palavra de Poder: Escudo), parte o estilo dinâmico de Legion, onde você se divide entre aplicar/manter Expiação e causar dano para curar. De quebra, você usa de vez em quando Recomposição Sombria em alguém, ou até um Penitência defensivo. Com nossa nova maestria Disciplina ficou ainda mais dinâmico no quesito curas diretas, e usar uma cura direta em raid já não é ruim.

Essa imagem do Skada acima é relacionada ao screenshot de antes. Foi o resultado da luta no Garothi heroico. Note que a maior parte da cura vem de Expiação, seguido da absorção de PP:E (isso porque eu não usei Enlevo). A contribuição de PP:E na “cura” total parece ficar entre 20 a 30%.

Fizemos mais alguns chefes mas o pessoal não tava prestando muita atenção. Depois de alguns wipes, resolvemos ir para Tumba de Sargeras. Afinal, lá a gente poderia brincar numa boa, usando nossos novos talentos sem se preocupar com mecânicas, afinal raid do tier anterior é moleza, certo?

…bom, isso foi meio humilhante.

Pelo menos no dia seguinte saiu um hotfix diminuindo o dano e os pontos de vida dos inimigos da Tumba de Sargeras e várias outras raids, ou seja, não era a gente que estava tão ruim, era erro no tuning depois da diminuição dos níveis e atributos (stat squish/item level squish). Pena que foi só no outro dia…

Enfim, esta é a tela do Skada da luta do Goroth heroico, Tumba de Sargeras. Note que a contribuição de Palavra de Poder: Escudo foi maior (desta vez usei Enlevo). Nesse dia só testei Disciplina.

 

No outro dia… já com as correções (hotfix) aplicados pela Blizzard, lá fui eu raidar novamente. Desta vez fui num pug; o pessoal desanimou com o resultado da raid de quinta e poucos apareceram. Então peguei um alt sacerdote com nível de item bem mais baixo e fui num pug de Tumba normal, desta vez como Sagrado.

O estilo de jogo de Sagrado mudou pouco com relação ao Legion; temos menos buffs para vigiar ou tirar proveito (características do artefato, talento Divindade removido, etc). No geral ainda está a mesma coisa; só que agora você evita usar Prece de Cura (PdC) a menos que seja realmente necessário já que não temos mais o efeito do artefato aumentando a cura de PdC depois de um Palavra Sagrada: Santificar (PS:Sa). E como Cura Vinculada faz um bom papel em ajudar na cura da raid, nos momentos em que precisei de cura em área mais forte, PS:Sa deu conta do recado, de forma que usei menos PdC que antigamente. Nota: eu usei o talento 100 Luz dos Naarus, por isso minhas Palavras Sagradas saíam de recarga mais rápido. Não testei ainda o famoso Palavra Sagrada: Salvação, até porque nas condições em que estava (alt com pouco nível de item fazendo raid antiga modo normal, em pug) achei desnecessário ter 2 cooldowns de cura (considero que PS: Salvação é basicamente outro cooldown de cura; no meu caso Hino Divino foi suficiente).

Esse foi o resultado de uma das lutas. O percentual alto de Hino Divino é porque eu o usei duas vezes. Note também a contribuição de nossa boa e velha maestria, Eco de Luz.

E no fim de semana joguei pouco, mas resolvi brincar de Sombra, ainda com o mesmo alt.

Não tirei screenshots de nada do Skada nem guardei logs, então vou só comentar do estilo de jogo.

No single target de raids a jogabilidade foi razoável. Ter que voltar a reaplicar os dots durante a luta foi um retorno às eras pré-Legion. As Formas do Caos mais curtas são meio estranhas a princípio mas depois você se acostuma. Nos trash packs das raids, talentos como Caos Sombrio e Colisão de Sombras são muito bons; dano em área “sob demanda” era uma coisa que fazia falta. Isso pra não falar do dano em área do próprio Erupção do Caos, que é uma beleza. No geral dá pra se adaptar ao novo estilo de jogo rapidamente. Senti falta de Palavra Sombria: Morte (já que preferi usar Colisão do Caos, mesmo em alvo único). Espero sinceramente que no patch 8.1 eles coloquem PS:M de volta como base da spec e inventem outro talento no lugar.

Joguei um pouco em campos de batalha como Sombra também. Muito divertido; os dots estão fazendo menos dano, então apenas sair espalhando eles em todo mundo não dá o mesmo dano que antes; ainda assim você vai querer colocar seus dots em tudo que se mexer, num campo de batalha, mas o dano de verdade vai vir mesmo de seus ataques diretos, de Erupção do Caos, e de outros talentos. Nessa situação achei melhor usar Padecimento. Porém achei que Sombra ficou um pouco mais vulnerável contra classes de dano corpo-a-corpo.

Por enquanto é isto, este é o Diário de um Noob da semana. No aguardo de BfA, ou pelo menos de mais umas missões novas, que devem sair nas próximas semanas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *