Guia Disciplina no Legion

Este guia foi usado durante o Legion e agora está obsoleto. Deixo ele aqui apenas como arquivo e memória daquela época.

Power Word: ShieldGuia de como curar com Sacerdote Disciplina no patch 7.3.2. Atualizado em 30/11/17.

 

Este guia foi baseado no guia do site Focused Will e mais outros, listados no final.

Atacando e curando

Sacerdotes Disciplina são a única especialização focada exclusivamente em curar através de ataques. Por causa disso, o jogador terá que se acostumar a pensar ao mesmo tempo como um healer e como um DPS. Se a ideia de ter que “pensar como um DPS” (gerenciar dots, recargas de ataques, escolher inimigos/alvos, etc), além de fazer tudo o que um healer “normal” já faz não te agrada, então não jogue como disciplina.

Se você resolver encarar o desafio, continue lendo. Mas antes eu já te adianto outra informação: jogar como disciplina em masmorras e em raids são duas experiências bem diferentes. Provavelmente você vai querer testar a spec numa masmorra antes de arriscar numa raid. Tudo ok, mas lembre que o “jeito” de curar como disciplina numa masmorra (poucos jogadores e só você de healer) é bem diferente do “jeito” de curar numa raid.

Talentos

Dicas diretas de talentos para duas situações, masmorras e raids. Para mais detalhes sobre os talentos, leia mais abaixo.

Talentos para masmorras

  • O talento nível 45 mais simples seria Força Rutilante, que pode te tirar de um “aperto” ou dar alguns segundos de alívio para o tank se ele ficar numa situação difícil. Eu pessoalmente acho Mente Dominante mais interessante, principalmente em masmorras, mas cuidado ao usá-lo; lembre que o inimigo controlado vai se soltar em 30s, e atacar você.
  • Santuário é o “talento padrão” de nível 75, mas dependendo da situação os outros dois podem ser úteis. Leia mais abaixo.
  • Graça é útil quando você usa muitas curas diretas, e em masmorras tipicamente você vai usar muito Recomposição Sombria no tank, por isso é sugerido como padrão para masmorras. Cuidado com seu mana. Alternativamente Infusão de poder também serve, como cooldown de 2 minutos.

Talentos para raids

  • Virada do Destino é a melhor opção para começar sua progressão em raid (assumindo que vai acontecer com freqüência de haver pessoas com menos de 35% de vida), caso contrário Castigo é a melhor opção.
  • Disciplina do Escudo ainda dá mais retorno de mana do que Dobramentes. Mas, se você não precisar se preocupar com mana (mais sobre isso adiante), então Dobramentes serve como um bom “mini-cooldown” de dano.

Detalhando os talentos

O talento padrão aqui é Castigar, basicamente é um aumento de 33% de dano no seu Penitência. Mesmo em masmorras míticas+ você pode usar Castigar com um bom efeito.

Virada do Destino é uma ótima alternativa e pode ser sua escolha principal se, na sua progressão de raid, acontece com freqüência de um aliado ficar com menos de 35% de vida. No começo da sua progressão você provavelmente irá usar mais Virada do Destino do que Castigar.

Para decidir bem entre estes dois talentos, o site Focused Will sugere usar o Analisador de Logs.

Schism aumenta seu dano e portanto sua cura, com a desvantagem de adicionar mais um botão à sua rotação, e aumentar o gasto de mana (e muito). Em raids não é muito recomendado; além de gastar mais sua mana é difícil tirar um bom proveito dele. Pode ser útil em masmorras, pois nelas as lutas de chefes duram menos do que numa raid, e dá para manter o mana até o fim da luta e “beber água” entre um grupo de inimigos e outro. Mas até em masmorras Castigar te dá um aumento direto de 33% no dano de Penitência, e não atrapalha sua rotação.

O padrão aqui é Penas Angelicais, pois dá um bônus de movimento melhor do que Corpo e Alma e pode ser usado com mais freqüência. Ambos podem ser usados em outros jogadores também.

Masoquismo é mais útil em PvP, porém você tem que abrir mão dos outros dois talentos, que melhoram sua movimentação.

Geralmente você evita usar Grito Psíquico em masmorras ou raids, pois os inimigos que fugirem podem “aggrar” mais inimigos, então Voz Psíquica tem pouco uso. Força Rutilante é mais seguro.

Mente Dominante pode ser útil em situações específicas, principalmente em masmorras, para eliminar um inimigo difícil de um trash pack e ainda usá-lo como escravo por um tempo. É ótimo se usado em um inimigo healer, como por exemplo certos nagas na masmorra Olho de Azshara, ou qualquer outro que cause bastante dano. Apenas lembre que 30s depois o inimigo vai perder o efeito e atacar você.

Se você não tiver problemas com falta de mana em raids, use Dobramentes; causa dano e portanto cura com 1 minuto de recarga, além de restaurar um pouco de mana. Disciplina do Escudo ajudar a regenerar mais mana do que Dobramentes. Em masmorras use Dobramentes sempre.

Palavra de Poder: Consolo não ajuda tanto na regeneração de mana quanto os outros talentos, e você já tem uma “rotação” complexa, então é interessante evitar adicionar mais ataques.

Santuário é a escolha padrão, aumenta o efeito de absorção de Punição que você já estará usando como filler mesmo.

Shadow Covenant é meio difícil de ser bem aproveitado, e ainda por cima “absorve” as curas seguintes nos alvos. Não é recomendado na maioria das situações.

Em masmorras míticas+, pode ser que você use Clareza da Vontade para salvar a vida do tank, ou preparar o tank para um momento de maior dano. Shadow Covenant também pode servir em masmorras para salvar a vida do grupo rapidamente, à custa de curar menos nos segundos seguintes (isso vai depender dos afixos; Explosivo e Atrocidade por exemplo).

Purgar o Mal como padrão para raids. É um aumento de cerca de 20% no dano total de Palavra Sombria: Dor e também diminui o custo de mana.

Em situações com alvo único puro e momentos constantes de dano de raid, Halo pode ser uma boa opção. Note que apesar de Halo causar dano a todos os inimigos no raio de alcance (além de curar os aliados), o dano causado que será transferido para Expiação é apenas o dano do primeiro alvo atingido, independente de quantos alvos foram.

Halo também serve para masmorras míticas; é uma cura em área a mais, e um dano em área a mais, que sempre ajuda em masmorras.

Estrela Divina é uma opção mais pobre, perdendo até para Halo.

Evangelismo será sua opção padrão para raids aqui, praticamente indiscutível.

Graça é uma boa opção para masmorras. Pode ter usos em raids também, mas só se você precisar usar cura direta (Recomposição Sombria) com freqüência.

Infusão de poder não é recomendado. Não que não seja um bom talento, mas é difícil competir com Evangelismo em raids. Em masmorras ele pode ser usado, embora Graça ainda seja mais interessante.

Seu kit de ferramentas

A mecânica principal de cura de Disciplina gira em torno do buff de Expiação. Parte de todo o dano que você causar será transferido como cura para as pessoas que estiverem com este buff (o percentual de dano transferido como cura depende de quanta Maestria você tem). Note que a cura não é dividida entre as pessoas com Expiação, ela é replicada. Um exemplo para ilustrar o que isso significa: se um ataque seu gerar uma cura de 100k em cada pessoa com Expiação, se 3 pessoas tiverem este buff você gerou 100k x 3 = 300k de cura com um ataque. Se fossem 10 pessoas com expiação, o mesmo ataque iria gerar 100k de cura em cada uma, num total de 1 milhão de cura. Essa é a potência de curar como disciplina.

Porém, manter Expiação em muitos alvos ao mesmo tempo gasta muita mana e tempo, e pode acarretar em “sobrecura” (overhealing), se os alvos com Expiação já estiverem com vida cheia. Escolher bem quem vai receber Expiação, quantos serão, e nos momentos certos, é vital. Eficiência é sua preocupação principal.

  • Ponha Palavra de Poder: Escudo no(s) tank(s) e renove sempre que sair da recarga. Em certos casos pode ser necessário usá-lo em outra pessoa que não seja um tank (alguém que vai receber muito dano devido a uma mecânica da luta, por ex.)
  • Observe sempre quem está com o buff de Expiação e quantos são. Mantenha esse buff no(s) tank(s) e nas demais pessoas precisando de cura. Se possível, tente observar o andamento da luta e coloque esse buff nas pessoas que vão precisar de cura antes que elas tomem dano. Para conferir a quantidade de pessoas com Expiação, importe esta configuração no addon WeakAuras (mais detalhes na parte abaixo “Aproveitando as Expiações”).
  • Para colocar/renovar Expiação, na maioria das vezes você vai usar Súplica (Súplica) ou Palavra de Poder: Escudo. O Escudo tem recarga, mas Súplica (Súplica) pode ser usado rapidamente em várias pessoas, pois é instantâneo.
  • No restante do tempo, esteja sempre atacando um inimigo com Penitência ou Punição. Espalhe Palavra Sombria: Dor em alguns inimigos. Seus ataques vão causar cura nas pessoas marcadas com Expiação.
    • Mantenha Palavra Sombria: Dor em pelo menos um inimigo sempre, por causa da característica de artefato Poder do Lado Escuro.
    • Se você pegou o talento Expurgar o Mal, não precisa se preocupar tanto em usá-lo em todos os inimigos presentes; tire proveito do efeito que espalha o dot para outro inimigo ao usar Penitência.
    • Note que Penitência pode ser usado tanto como ataque como cura direta. Use-o como cura direta caso alguém esteja precisando de cura urgente, mas dê preferência a usá-lo como ataque sempre, pois ele é mais eficiente gerando cura através de Expiação do que usado como cura direta. Nas orientações básicas há uma macro que pode te ajudar a usar Penitência como cura sem mudar de alvo.
    • Não adianta você descarregar um monte de dano nos seus inimigos com Penitência e Punição se tem apenas uma pessoa na raid com Expiação. Portanto, procure dividir seu tempo entre espalhar Expiação e causar dano.
  • Caso o tank, ou uma outra pessoa, comece a receber dano mais rápido do que você consegue curar com seus ataques, use Recomposição Sombria nessa pessoa até repor vida suficiente. Evite usar essa cura com muita freqüência pois gasta muita mana. Geralmente você vai usá-la mais em masmorras do que em raids.
  • Para aplicar Expiação em 5 pessoas (seu alvo e mais 4), use Power Word: Radiance. Use isso antes de algum momento da luta onde muita gente vá receber dano, para que quando o dano aconteça, você possa gerar cura em várias pessoas com seus ataques. Mantenha em mente a quantidade de cargas e o tempo de recarga dessa cura.
  • Nos momentos em que a coisa ficar apertada, lembre dos seus cooldowns:
    • Para evitar que o tank morra, use Supressão de Dor.
    • Em momentos onde todo mundo, ou várias pessoas, forem receber muito dano e estiverem juntas no mesmo lugar, use Palavra de Poder: Barreira. Também vale usar ela em cima do tank, se ele estiver quase morrendo e Supressão de Dor estiver na recarga.
    • Demônio das Sombras pode ser usado a cada 3 minutos e os ataques dele contribuem para cura através de Expiação. Ou sua alternativa do talento Dobramentes, com apenas 1 minuto de recarga, e que como bônus também restaura mana.
    • Rapture tem 2 minutos de recarga e deixa você usar Palavra de Poder: Escudo repetidamente por 12s (contando com a característica de artefato Agoureiro). Pode inclusive colocar o Escudo mais de uma vez no mesmo alvo, por exemplo se um tank estiver tomando muito dano e consumindo o Escudo rapidamente.
    • Os talentos nível 100 Infusão de Poder ou Evangelismo.
    • E por fim o ataque que você ganha com seu artefato, Light’s Wrath, que tem seu dano aumentado pela quantidade de Expiações ativas. Com um minuto e meio de recarga, ele é excelente para dar uma cura “explosiva” (burst) em várias pessoas logo após um momento em que todos recebem dano. Tente planejar o uso desse ataque para momentos como esse, colocando com antecedência Expiação em vários aliados. Essa preparação é um bom momento para o combo Infusão de PoderPower Word: Radiance, ou Power Word: Radiance + Evangelismo, ou Rapture.
  • O ideal é você planejar o uso dos cooldowns acima previamente, em momentos certos da luta.
  • Não esqueça de usar Purificar para tirar debuffs mágicos e de doença de seus companheiros. Dissipação em Massa também é muito útil, mas note que o custo de mana dele é bem alto.
  • Se você “aggrar” um inimigo (ele vier te atacar ao invés de ir para o tank), use Desvanecer. Se não for suficiente, corra para perto do tank, para que ele “pegue o aggro” do inimigo.

Quanto mais você conhecer a luta, mais fácil será para você “prever” quem vai preciar de Expiação antes do dano ser recebido. Leia o Almanaque de Masmorras e guias para a raid ou masmorra específica. Conheça os ataques dos chefes.

Quanto ao DPS, normalmente você irá causar menos dano do que um tank. Mas lembre que seu DPS é um bônus, não sua preocupação principal. Sua função continua sendo curar.

Como em todas as specs de healer, gerenciar mana é uma de suas preocupações principais. Procure obter um bom berloque de regeneração de mana e usar seus cooldowns da forma mais efetiva possível.

Espalhando Expiação de forma eficiente

Suas “curas” que aplicam Expiação que você vai usar com mais freqüência são: Palavra de Poder: Escudo (PP:E), Súplica (Súplica), e Power Word: Radiance. Em raids há momentos onde você quer aplicar Expiação rapidamente em vários alvos, em antecipação a algum dano em área, portanto Power Word: Radiance será a melhor “ferramenta”, mas vejamos os detalhes de como ela funciona.

Primeiro: ela tem 2 cargas e 18s de recarga, levando 36s para recarregar as 2 cargas se você usar as 2 em seqüência. Segundo: a duração do buff de Expiação é mais curto, durando apenas 9s contra os 15s de duração quando aplicado por outra cura (Palavra de Poder: Escudo, Súplica (Súplica) , Recomposição Sombria). Terceiro: ela afeta seu alvo e mais 4 alvos que estejam a até 40 metros do alvo principal, dando preferência para aliados que estejam com vida baixa e não tenham Expiação ainda.

Você pode usar Power Word: Radiance de duas formas: de forma mais espaçada, usando apenas uma carga de cada vez e deixando a segunda para outro momento; ou usando as duas cargas de uma vez, mas ficando 36s sem poder repetir isso. A vantagem do segundo uso é colocar Expiação em 10 pessoas de uma tacada só, ainda que essa Expiação dure menos tempo. Com bastante Aceleração, você deve conseguir usar as duas cargas de PP:R em seqüência em cerca de 3s.

Independente depois de você usar PP:R uma ou duas vezes, o ideal é aproveitar as Expiações espalhadas por ela com dano. Ou seja, usar PP:R e em seguida usar uma seqüência de Penitências e Punições, ou se necessário um cooldown de dano (Demônio das Sombras/Dobramentes, Light’s Wrath). O mais eficiente é espalhar várias Expiações em antecipação a uma mecânica forte do chefe de raid, e em seguida gerar bastante dano.

Se você usar o talento Evangelismo (que é o recomendado para raids), você pode estender a duração de todas as Expiações em 6s, com recarga de 75 segundos. Usando algumas Súplicas, PP:E, PP:Rx2 e Evangelismo, você pode chegar a uma situação onde até 15 pessoas estarão com Expiação e passar os segundos seguintes usando Penitência e Punição, causando uma boa quantidade de cura. Note o uso de Evangelismo para aumentar em mais 6s o tempo dos 2 PP:R (e das Expiações prévias também). Isso é chamado de “Combo Evangelismo”: 2xPP:R seguido de Evangelismo.

Outra forma rápida de espalhar Expiações é com Enlevo. Uma das vantagens deste método é que, além de espalhar o buff de Expiação, você também vai espalhar PP:E em várias pessoas, e a absorção de dano dele é muito boa. Mas a desvantagem é que PP:E custa muita mana; 2.3% da sua mana base. Ou seja, se você ativar Enlevo e sair espalhando PP:E sem parar, ao atingir 10 pessoas você terá gasto 23% da sua mana. Portanto não se sinta obrigado a gastar todos os segundos depois de Enlevo colocando PP:E em alguém. Note que com o talento Disciplina do Escudo haverá um retorno de parte da mana gasta, então Enlevo não é tão problemático; mas se você optou por usar Dobramentes, Enlevo pode consumir bastante mana.

Última dica: devido à característica do artefato Ganhar Tempo, tente alternar uma Súplica e outra com uma Punição ou Penitência, se a situação permitir.

Aproveitando as Expiações

Planeje os momentos da luta em que você vai espalhar Expiações, e também planeje o uso dos seus ataques mais fortes. A sinergia mais óbvia para isso são os talentos Evangelismo e Dobramentes; eles têm tempo de recarga próximos (1 minuto e 15 segundos para Evangelismo, 1 minuto para Dobramentes), portanto você pode usar dois juntos. Dobramentes serve como um “mini-cooldown” de dano e ainda restaura mana. Por outro lado, o retorno de mana dele em raids é menor do que Disciplina do Escudo, e economizar mana em raids é meio problemático.

Se você optar por não usar Dobramentes, você ainda vai poder usar Demônio das Sombras a cada 3 minutos (apesar da recarga mais alta, ele gera mais dano que o Dobramentes). Neste caso você pode intercalar o uso dele com Ira da Luz.

Sobre Ira da Luz: como seu dano aumenta conforme a quantidade de Expiações, o ideal sempre será usá-lo logo após espalhar pelo menos algumas. Tente não usar Ira da Luz junto com o “Combo Evangelismo”, pois provavelmente isso resultará em “sobrecura” (overhealing). Só use Ira da Luz junto com Evangelismo se não estiver usando Dobramentes. Caso contrário procure usá-lo fora dos momentos do “Combo Evangelismo”. Uma seqüência de 2 PP:Rs, junto com outras Expiações já existentes, já é suficiente para tirar proveito de Ira da Luz.

Ainda sobre Ira da Luz: note que ele tem um pequeno “tempo de viagem” até o alvo (um segundo mais ou menos). Ou seja, o dano e portanto a cura não vêm instantaneamente após ele ser lançado.

Seu cooldown de raid, Palavra de Poder: Barreira, tem função dupla: além da redução de dano, devido à característica de artefato Barreira para o Devoto, ele também serve para aumentar a cura de Expiação. Tenha isso em mente ao planejar seu uso. De preferência, não use junto com o “Combo Evangelismo” pelo mesmo motivo de Ira da Luz (possível overhealing). Sugestão: você pode guardar a Barreira para usar em momentos em que seus outros cooldowns estejam indisponíveis e você precise reagir rápido ou seja “pego de surpresa”.

No geral você vai usar Punição como seu filler, mas observe que não vale a pena gastar mana nele se poucas pessoas forem receber cura efetiva. Para decidir isso, observe a quantidade de pessoas com Expiação. Se você usa o addon WeakAuras, importe esta configuração, cortesia do site FocusedWill. Ela mostra a quantidade de expiações da seguinte forma: o primeiro número é a quantidade de pessoas com Expiação que não receberão overheal se você usar Punição, o segundo número é a quantidade total de pessoas com Expiação. Se o primeiro número for 4 ou mais, vale a pena usar Punição, caso contrário use Súplica em quem precisar de cura até esse número chegar a 4. O contador abaixo indica quanto tempo falta para a próxima Expiação acabar. Configuração do WeakAuras retirado do Disc Guide no site Focused Will.

Resumo

Estude a luta do chefe de raid e identifique os momentos em que a raid irá tomar mais dano, com diferenças de 60 a 90 segundos, e planeje o “Combo Evangelismo” nesses momentos.

O “Combo Evangelismo” é basicamente usar Palavra de Poder: Escudo, Súplica ( Súplica – várias), e então Power Word: Radiancex2, Evangelismo, seguidos de Penitência e vários Punição (e Dobramentes, se pegou ele). Ou seja, espalhar Expiações com antecedência, usar PP:R 2 vezes, Evangelismo pra “esticar” a duração, e então “descarregar” no DPS.

Nos períodos entre um Combo e outro, use seus outros cooldowns e habilidades. Sugestões:

Atributos

Estas são sua prioridades de atributos.

Raids: Intelecto > Aceleração > Acerto Crítico = Maestria = Versatilidade
Masmorras: Intelecto > Aceleração > Acerto Crítico = Versatilidade > Maestria

Para raids, procure atingir entre 30-35% de Aceleração, mantendo Acerto Crítico e Maestria equilibradas. Depois de 35% de Aceleração pode passar a dar mais prioridade para os outros atributos.

Note que essas prioridades são genéricas; elas podem variar conforme os atributos do seu personagem, por exemplo se você tiver pouca Aceleração ela deve ter mais prioridade que Intelecto. No canal de disciplina do Discord do Howtopriest você pode usar um comando que avalia o armory do seu personagem e que gera uma configuração personalizada para o Pawn.

Encantamentos/gemas:

Em raids ou masmorras míticas, use sempre:

Berloques

Como parte da sua cura é derivada do seu dano, um berloque que seria normalmente usado por um DPS pode te ajudar; portanto você pode usar tanto berloques para healers quanto berloques para DPS. Porém note um detalhe: a fim de manter o equilíbrio, todos os berloques de DPS, quando usados por um sacerdote Disciplina, possuem seu efeito diminuído, apesar de isso não aparecer na descrição. Na média, um berloque com efeito de dano em alvo único (ST – single target) tem seu efeito diminuído para 45% do efeito normal, quando usado por um sacerdote Disciplina. Berloques com efeito de dano em área (AoE) causam 33% do seu efeito normal. Essa diferença não aparece na descrição do berloque e nem o jogo te mostra isso de forma óbvia, então mantenha essa informação em mente ao escolher seus berloques. Se ganhar um berloque de DPS, teste-o e confira o tamanho do efeito.

Para sugestão de bons berloques, leia este artigo. Inclui recomendações para berloques que regeneram mana, coisa que você vai precisar muito.

Por falar em berloques que regeneram mana, como alternativa, você pode negociar com os outros membros de sua raid para que um paladino retribuição use Bênção Maior de Sabedoria em você, ou um druida equilíbrio use Avivar em certos momentos da luta.

Bônus de conjunto de tier

O conjunto de tier 21 (Antorus) te dá os seguintes bônus:

Os dois bônus são muito bons e vale a pena priorizar ter 4 itens do conjunto, mesmo se isso significar deixar de usar um item de nível mais alto. Se conseguir 2 peças do tier 20 (Tumba de Sargeras) com nível bem alto (930+) e com atributos bons, pode valer a pena manter esses itens e usar mais 4 peças do tier 21, ficando assim com 3 bônus ativos.

Note que, apesar do bônus de 4 peças aumentar o dano de Penitência após um PP:R, mesmo assim você deve continuar usando PP:R duas vezes seguidas normalmente, nos momentos em que precisar espalhar muitas Expiações.

Ira da Luz. Imagem retirada do Wowhead.
Ira da Luz. Imagem retirada do Wowhead.

Artefato

Siga este guia para escolher as características do seu artefato, melhores relíquias e opções do Crisol de Eterluz.

Itens lendários

Se tiver a sorte de pegar mais de um e estiver indeciso sobre qual é mais prioritário, a ordem sugerida é esta:

  1. Velen’s Future Sight (indiscutivelmente o melhor para Disciplina)
  2. Prydaz, Obra Magna de Xavaric
  3. Soul of the High Priest
  4. Punhos de Xalan, o Temido
  5. Cordão de Maiev, Sacerdotisa da Lua
  6. Estel, Inspiração de Dejahna
  7. Skjoldr, Santuário de Ivagont
  8. Segredo de Sephuz
  9. Inner Hallation
  10. Norgannon’s Foresight
  11. N’ero, Elo das Promessas
  12. Kam Xi’raff

Algumas informações a mais sobre os lendários:

  • Se tiver Segredo de Sephuz e for uma luta onde vá “dispelar” com freqüência (por exemplo Inquisição Demoníaca ou Senhora Sassz’ine), dê mais preferência a este lendário.
  • Prydaz, Obra Magna de Xavaric e Punhos de Xalan, o Temido contribuem diretamente para sua sobrevivência, evitando que você precise se curar ou que outro healer tenha que fazer isso. Usar Punhos de Xalan basicamente significa que você não vai precisar renovar Expiação em você a luta inteira, se usar bem Penitência. Um lendário que apenas ajuda você a sobreviver ao invés de aumentar sua cura nos outros pode não parecer grande coisa, mas faz bastante diferença.

Dicas finais

  • Evite sair colocando Expiação em todo mundo o tempo todo. Isso vai acabar fazendo você ficar sem mana antes do fim da luta. Ao invés disso, tente ser mais seletivo e colocar Expiação apenas em quem vai precisar de cura. Com a prática você vai descobrindo isso.
  • Da mesma forma, evite abusar muito da sua cura direta (Recomposição Sombria). Ela é boa para curar o tank e te ajudar em momentos de aperto, mas gasta muita mana. Fique sempre de olho na sua mana!
  • Se você usa o addon WeakAuras 2, importe esta configuração para saber quantas Expiações você tem ativas. O primeiro número é a quantidade de pessoas com Expiação que não receberão overheal se você usar Punição, o segundo número é a quantidade total de pessoas com Expiação. O contador indica quanto tempo falta para a próxima Expiação acabar. Configuração do WeakAuras retirado do Disc Guide no site Focused Will.
  • Como sugestão, será mais fácil para você jogar ora curando diretamente ora atacando se você usar macros mouseover ou addons para facilitar sua cura, de forma que você possa curar passando o mouse por cima dos quadros de raid/grupo, sem precisar mudar seu alvo do inimigo. Eu sugiro o uso de macros mouseover.
  • Este guia foi feito para ser direto ao assunto, um resumo rápido. Se quiser guias mais completos, sugiro estes: Disc Guide no site Focused Will, Discipline guide do Automaticjak, Howtopriest e Icy Veins.
  • Sim, eu sei que healers não têm rotação. Eu uso esse termo no sentido genérico.

Atualizações

  • 13/06: guia refeito para o patch 7.2.5.
  • 16/06: imagens da calculadora de talentos.
  • 19/06: mudança no tempo de duração de Evangelismo.
  • 20/06: acrescentada explicação sobre o efeito diminuído de berloques de DPS para sacerdotes disciplina, e sugestões gerais de berloques.
  • 17/07: encantamento de colar.
  • 28/07: corrigido texto sobre como conferir a quantidade de Expiações (usando WeakAuras).
  • 25/08: revisões no texto.
  • 10/10: sugestões de gemas atualizadas.
  • 10/11: revisões no texto.
  • 30/11: revisões na prioridade de atributos, recomendação de talento para raid, bônus de tier 21, link para berloques.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *