BfA: o que muda em Sombra

Veja o que muda na spec Sombra ao mudar do Legion para Battle for Azeroth.


Com a chegada do pré-patch de BfA já acontecem diversas mudanças nos níveis de itens e nos atributos, sendo eles bem menores do que estavam. Mas como as mudanças acontecem tanto nos jogadores quando nos inimigos, no fim o efeito final fica balanceado. Mas tenha isso em mente ao olhar detalhes de alguma magia específica. Por exemplo, se notar que a versão de uma magia no Legion causava 200% do poder mágico de dano e em BfA agora causa 15% (números apenas para exemplo), não significa necessariamente que foi um nerf – pode ser apenas um ajuste às novas “quantidades” de atributos que temos.

Diversas habilidades e talentos tiveram seus coeficientes e custos de mana alterados. Para manter esta lista simples e concisa estou omitindo detalhes como por exemplo “a habilidade X agora dá 5% a mais de dano” ou “a habilidade Y agora custa 2% a menos de mana” (a menos que uma mudança dessas altere de forma significativa o “jeito” de jogar). Para ver todos os detalhes, confira as notas oficiais do pré-patch aqui (em português) e todos os detalhes das mudanças aqui (em inglês).

Mudanças na classe

Estas mudanças afetam a classe como um todo, não só Sombra.

Mudanças na spec

  • Calcinação Mental (Calcinação Mental) volta a ser uma habilidade ativa, ao invés de efeito passivo. Com isso sacerdotes sombra têm novamente um ataque em área disponível.
  • Tempo de duração de alguns efeitos e recargas alterados. Tempo de duração dos dots ligeiramente diminuído.
  • Diversas habilidades geram menos insanidade do que antes. Além disso a velocidade na “drenagem” de insanidade aumentou também. No geral, cada Forma do Caos vai durar bem menos do que em Legion. Este será o novo estilo de jogo.
  • Demônio das Sombras passa a gerar 3 insanidade por ataque. Ou seja, até sem Dobramentes é possível usá-lo como cooldown de geração de insanidade. Além disso, agora ele dura 15s (era 12s).
  • Erupção do Caos agora causa dano em área ao redor do seu alvo, ao invés de causar dano em cada inimigo com um dot seu. O tempo de lançamento aumentou pra 2.5s, e pode ser usado com 90 de insanidade (antes precisava de 100, a barra cheia).
  • Forma do Caos agora dá apenas 0.5% de Aceleração por segundo (era 1%).
  • Nossa nova maestria será Loucura: aumenta o dano de Palavra Sombria: Dor, Toque Vampírico, Palavra Sombria: CaosImpacto Mental, Açoite MentalCalcinação MentalErupção do CaosSeta Caótica (ou seja, a maestria é basicamente um aumento +x% de dano em quase todos os seus ataques).
  • Palavra de Poder: Escudo perde a recarga (mesma mudança para disciplina).
  • Abraço Vampírico agora ativa o GCD (Global Cooldown) em 1.5s.

Mudanças em talentos

A imagem abaixo mostra os talentos atuais do Legion à esquerda e os talentos de BfA à direita. Os talentos marcados em vermelho foram excluídos, em verde os novos. Note que há talentos que continuam existindo mas mudaram de lugar. Note também que, embora alguns novos talentos usem os mesmos ícones de talentos antigos, eles são diferentes.

  • Palavra Sombria: Morte deixa de ser habilidade da especialização e passa a ser um talento nível 75. Com isso Ceifador de Almas foi removido.
  • Note a saída de Virada do Destino da primeira linha de talentos, agora é um talento nível 45, e o bônus de dano/cura é de apenas 10% (era 20%).
  • Torrente do Caos (que atualmente é a habilidade do nosso artefato) vira um talento de nível 90, agora com recarga de 45s. Na minha opinião ele fica meio sem lugar no Sombra de BfA, agora que nossas Formas do Caos duram menos e a “pressão” por “esticar” a Forma do Caos o mais possível é menor ou quase inexistente. Mas pode ser útil em situações de alvo único.
  • Perdemos o talento Mente Dominante, que existe apenas para Disciplina agora. Porém em seu lugar ganhamos de volta o antigo Terror Psíquico. Será um atordoamento (stun) de 4s em alvo único.
  • Novo talento Dark Void: causa dano em área e aplica Palavra Sombria: Dor em todos os inimigos ao redor do alvo. É mais uma opção de ataque em área e uma forma de espalhar dots mais rapidamente, nossas duas maiores fraquezas.
  • O talento Legado do Caos agora permite ativar Erupção do Caos com 60 insanidade (era 65), e diminui seu tempo de lançamento em 40%. A diminuição do tempo de lançamento é importante, agora que o tempo padrão é maior (2.5s contra 2s no Legion).
  • O talento Insanidade Persistente agora diminui o bônus de Aceleração de Forma do Caos em 1% (era 2%), ao sair da Forma.
  • O talento Bomba Psíquica agora aplica um efeito de incapacitação ao invés de atordoamento (stun) ao redor do alvo. Isso está em linha com mudanças em outras classes, com diminuições gerais de stuns em área. Note também que efeitos de incapacitação são quebrados ao se causar dano no alvo, ao contrário de atordoamentos.
  • San’layn não afeta mais Toque Vampírico. Agora ele diminui a recarga de Abraço Vampírico e aumenta sua cura. Ou seja, não é mais uma opção para aumento de DPS em nenhuma situação, sendo apenas um talento utilitário. Ainda assim isso te dá mais uma opção de sobrevivência, mesmo estando sozinho (Abraço Vampírico cura você e mais outra pessoa do grupo/raid).
  • Percepção Sombria foi alterado para, ao invés de apenas ter uma chance de dar um Impacto Mental instantâneo, o talento claramente indica que ele dá cerca de 3 procs por minuto. Ou seja, não faz diferença a quantidade de Palavra Sombria: Dor que você tem espalhados, a chance de ativação do talento será a mesma.
  • O talento Palavra Sombria: Caos agora substitui Impacto Mental ao ser escolhido. Tem 2 cargas, causa mais dano e insanidade que o Impacto.
  • Uma mudança que todos estavam esperando: Submissão à Loucura não mata mais ao final do efeito nem impede a ressurreição em combate. Agora, ao sair da Forma do Caos, você perde 90% da sua vida (ainda é capaz de matar, se não estiver com a vida cheia (“topado”)), e fica sem gerar insanidade por 30s. Recarga de 4 minutos.
  • O efeito do talento Corpo e Alma só pode ser ativado a cada 6s (mesma mudança em Disciplina).
  • Novo talento de nível 100 Dark Ascension: Ativa Forma do Caos imediatamente. Instantâneo, gera 50 insanidade, 1 minuto de recarga. Pode ser usado dentro de Forma do Caos, e reinicia a velocidade de drenagem de insanidade quando usado dentro de Forma do Caos (basicamente começa uma nova Forma). Ou seja: este talento não apenas é uma boa opção para entrar na Forma do Caos à vontade (com apenas 1 minuto de recarga, baixo), como também uma opção para “reiniciar” uma Forma do Caos que está prestes a acabar. Além disso ele causa dano em área, ao redor do seu alvo.
  • Submissão à LoucuraDark Ascension ativam o GCD (1.5s). Esta mudança acompanha mudanças em diversas outras classes em BfA, que também receberam alterações em habilidades consideradas cooldowns de dano, e que agora ativam o GCD.

A mudança em Submissão à Loucura não é surpresa nenhuma, já que este talento no Legion teve apenas duas fases de vida: ou era tão “OP” que seu uso era obrigatório (durante a raid Pesadelo Esmeralda), ou foi tão “nerfado” que ficou esquecido. Além disso a Blizzard já tinha dito anteriormente que iria revisar este talento. Provavelmente você vai precisar ficar atento e talvez usar Dispersão quando a Forma do Caos acabar.

Pela mudança na Forma do Caos e diminuição geral da insanidade gerada pela maioria das habilidades, nota-se que eles querem dar menos ênfase à necessidade de atingir Forma do Caos para que você consiga dar dano significativo. Ou, em outras palavras: que você fique menos dependente de conseguir muitos stacks de Forma do Caos para dar um bom DPS. Suas Formas do Caos em BfA durarão menos, e para compensar isso o dano geral está mais “distribuído”, ao invés de ser um burst de dano com altos stacks de Forma do Caos e dano medíocre no resto do tempo.

O que estas mudanças significam?

Sombra ganha algumas “utilidades” a mais, coisa que pode ajudar tanto em raids quanto em masmorras míticas+. Por exemplo a nova versão do talento San’layn pode ajudar seu time de M+ com a cura, usando Abraço Vampírico (embora não seja tanto assim, em algumas situações qualquer cura a mais ajuda). Além disso voltamos a ter Palavra de Poder: Fortitude, um aumento de 10% de vigor no grupo/raid, e Salto de Fé, que tem usos raros mas de vez em quando pode salvar alguém.

Nossos dots (Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico) duram menos do que antes. Como resultado, você vai precisar observar seus dots no(s) alvo(s) e relançá-los quando eles expirarem; isso será comum e vai fazer parte da sua rotação normal. Para os jogadores mais antigos de sacerdote sombra isso não será novidade (em expansões passadas isso fazia parte da nossa rotação, ficar reaplicando dots no meio da luta), mas quem começou a jogar durante o Legion vai sentir a diferença.

Outra mudança significativa, como já comentado, é que as suas Formas do Caos vão durar bem menos – nos meus testes no PTR, copiando meu personagem (que tinha 16000 de Aceleração antes do stat squish), mesmo assim consegui chegar a um máximo de 17 segundos; 17 stacks de Forma do Caos. Imagino que quando sair Battle for Azeroth de vez, e quando você chegar no nível 120, possivelmente o tempo de duração de cada Forma do Caos deverá ser menor ainda. Mas isso impacta menos do que antes, já que com as mudanças, ficamos menos dependentes de acumular muitos stacks da Forma para causar dano significativo. Isso acontece tanto devido à diminuição do bônus de Aceleração, quando à perda da característica de artefato Histeria Coletiva, que era a que tinha sinergia mais forte com a duração de Forma do Caos.

Enfim: nossas Formas do Caos vão durar menos e as mudanças da especialização estão feitas levando isso em consideração. Sombra será jogado de forma diferente em BfA do que foi no Legion; menos frenético e menos dependente de manter a duração longa da Forma do Caos a qualquer custo. Esse é nosso novo playstyle.

O retorno de Calcinação Mental como habilidade ativa ao invés de passiva é bem vindo (ele era assim até o primeiro patch de Legion, se me lembro bem). E junto com ele ganhamos outros efeitos de ataque em área: Erupção do Caos agora causa dano ao redor do seu alvo ao ser usado; o tempo de “viagem” de Colisão de Sombras é mais rápido; e Dark Void serve tanto para causar dano em área quanto para espalhar PS:D rapidamente.

Pelos comentários que li no Discord do Howtopriest e em fóruns: no geral o dano de Sombra está bom (e isso de qualquer forma pode ser ajustado facilmente com um tuning, agora que o DPS de Sombra não é tão dependente do uptime de Forma do Caos). Com relação à nova “rotação”, incluindo as novas opções de talentos, as opiniões se dividem. Alguns comentam que a nova rotação é meio “estranha”, outros que ficou “ruim”, já outros não se importaram tanto. Note que isso é uma coisa bem subjetiva, dependente de opinião pessoal e gosto. É fato que a rotação muda bastante em BfA, principalmente dependendo dos talentos escolhidos. Mas se você vai ou não gostar da nova rotação isso vai depender de você testar por si mesmo e ver o que achou.

Pra quem já está preocupado em saber as novas prioridades de atributos: apesar de ainda estarmos no período de pré-patch, onde BfA ainda não foi lançado e portanto ainda não podemos chegar ao nível 120, considere por enquanto esta prioridade: Intelecto > Aceleração > Acerto Crítico > Versatilidade >> Maestria.

Seus itens lendários continuam funcionando, e só vão parar de funcionar depois que Battle for Azeroth for lançado em 14 de agosto e seu personagem chegar no nível 116; até o nível 115 seus lendários continuarão funcionando.

Talentos JxJ

O sistema de talentos JxJ (PvP) mudou também. Agora você tem quatro opções para escolher dentre uma lista de talentos; sendo que a primeira escolha é igual à antiga primeira linha de talentos JxJ (opções para escapar de controle). As outras três opções serão escolhidas da lista abaixo.

Note que agora você também tem a opção de Modo de Guerra, onde se ativada permitirá a você usar essas habilidades JxJ enquanto estiver andando pelo mundo fazendo missões (mas também te deixa aberto a ser atacado ou atacar jogadores da outra facção). Se desligado, você não será atacado mas não poderá usar os talentos extras de JxJ, e não ganha o bônus de experiência do Modo de Guerra.

Eu ouço uma voz…

Tchau, Xal’atath

Com o pré-patch, além dos novos talentos e habilidades, você perde todas as características de artefato. Ele continua funcionando como um item normal, e inclusive você ainda pode aumentar o nível dele colocando relíquias, mas todas as características de artefato deixam de funcionar.

Porém algumas das características foram incorporadas como talentos ou aplicadas nas habilidades; o mesmo aconteceu com alguns itens lendários. Confira:

Já outras características foram perdidas para o limbo quando o artefato foi “desativado”. Dentre elas, algumas que me farão falta:

  • Prosperar nas Sombras. Para uma spec que só tem um cooldown de sobrevivência/redução de dano, a cura adicional era muito bem-vinda.
  • Fortitude Mental fará falta pelas mesmas razões acima.
  • Chamado ao Caos. É um efeito menor, mas me ajudou bastante no desafio da Torre dos Magos por causa do efeito de lentidão dos Açoites Mentais dos tentáculos. Isso também dava uma ajudinha no PvP. (e com Açoito da Insanidade ainda contribuíam significativamente para o DPS)
  • E, como já foi dito, Histeria Coletiva, que podemos considerar a característica mais forte da Xal’atath, e a que tinha a melhor sinergia com o estilo de jogo de Sombra no Legion. Porém devido às mudanças na spec a existência de um bônus desse tipo teria pouca importância, de qualquer forma.

E não teremos mais aquela voz feminina e manipuladora tentando encher nossa cabeça com seus sussurros. Confesso que sentirei falta; até em termos de história (lore) os comentários dela eram bem interessantes. Pena que a Blizzard não aproveitou o momento em que Xal’atath suga energia da espada de Sargeras para acrescentar algum comentário dela.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *