BfA: o que muda em Sagrado

Veja o que muda na spec Sagrado ao mudar do Legion para Battle for Azeroth.


Com a chegada do pré-patch de BfA já acontecem diversas mudanças nos níveis de itens e nos atributos, sendo eles bem menores do que estavam. Mas como as mudanças acontecem tanto nos jogadores quando nos inimigos, no fim o efeito final fica balanceado. Mas tenha isso em mente ao olhar detalhes de alguma magia específica. Por exemplo, se notar que a versão de uma magia no Legion causava 200% do poder mágico de dano e em BfA agora causa 15% (números apenas para exemplo), não significa necessariamente que foi um nerf – pode ser apenas um ajuste às novas “quantidades” de atributos que temos.

Diversas habilidades e talentos tiveram seus coeficientes e custos de mana alterados. Para manter esta lista simples e concisa estou omitindo detalhes como por exemplo “a habilidade X agora dá 5% a mais de dano” ou “a habilidade Y agora custa 2% a menos de mana” (a menos que uma mudança dessas altere de forma significativa o “jeito” de jogar). Para ver todos os detalhes, confira as notas oficiais do pré-patch aqui (em português) e todos os detalhes das mudanças aqui (em inglês).

Mudanças na classe

Estas mudanças afetam a classe como um todo, não só Disciplina.

Mudanças em Sagrado

  • Palavra Sagrada: Santificar passa a ter recarga padrão de 40s, ao invés de 1 minuto. Esta mudança basicamente incorpora os efeitos passivos do nosso artefato, pois com eles a recarga de PS:Sa já é de cerca de 40s mesmo (dependendo das relíquias usadas, claro). E além do já conhecido efeito de Prece de Cura reduzir a recarga de PS:Sa em 6s, agora ao usar Renovar a recarga é reduzida em 2s.
  • A habilidade do nosso artefato, Clarão de T’uure, e o efeito passivo principal, Evoque os Naarus, foram removidos.
  • Símbolo de Esperança agora é habilidade padrão de Sagrado! Isso dá a esta spec uma utilidade a mais em raids. Ela muda um pouco; agora é canalizada por 6s, e a cada segundo restaura 2% do mana que falta de cada healer na raid. Ou seja: é melhor usá-lo quando os healers estiverem com pouca mana.
  • Nova Sagrada volta a causar cura em aliados também, além de causar dano a inimigos.
  • Espírito Guardião agora aumenta a cura recebida pelo alvo em 60% (era 40%) e a recarga foi diminuída para 3 minutos (era 4).

Mudanças em talentos

A imagem abaixo mostra os talentos atuais do Legion à esquerda e os talentos de BfA à direita. Os talentos marcados em vermelho foram excluídos, em verde os novos. Note que há talentos que continuam existindo mas mudaram de lugar.

  • Ondulação Cósmica, antes um efeito passivo do nosso artefato, passa a ser um talento de nível 45.
  • Os talentos de nível 100 Bênção e Círculo de Cura mudam para outros níveis. Isso dá mais opções interessantes de combinações de talento.
  • Os talentos Devoção e Divindade são removidos (Devoção e Divindade).
  • Ganhamos o talento Voz Psíquica, que já era usado por Disciplina e Sombra, agora que temos Grito Psíquico de volta.
  • Símbolo de Esperança desaparece como talento, agora que é habilidade padrão da especialização, ainda que diferente.
  • Estrela Divina e Halo agora curam mais e causam mais dano.
  • Um novo talento nível 100, Palavra Sagrada: Salvação (Palavra Sagrada: Salvação). É uma cura em área bem potente que ainda aplica Renovar e Prece de Recomposição nos aliados atingidos. Tem uma recarga bem alta, mas ela diminui cada vez que você usar Palavra Sagrada: Santificar.
  • Talento Corpo e Mente removido. Em seu lugar, uma das características de talento, só que com outro nome: Angel’s Mercy, dano recebido diminui a recarga de Prece Desesperada; diminuição baseada na quantidade de dano. Note que o efeito mudou um pouco, o atual é que dano recebido tem uma chance de diminuir a recarga.
  • Apoteose alterado: o efeito agora dura 20s (era 30s), a recarga diminui para 2 min (era 3 min), e durante o efeito, a redução da recarga das Palavras Sagradas é de 300% (era 200%). Além disso Apoteose agora ativa o GCD (1.5s).
  • Luz dos Naarus, que tinha virou talento nível 100, ficou ligeiramente diferente: a redução adicional nas recargas das Palavras Sagradas passa a ser de 33% (era 2s).
  • Anjo Guardião diminui a recarga de Espírito Guardião em 60s (era 90s) caso o efeito acabe sem salvar o alvo de uma morte.

O que significam essas mudanças?

Basicamente temos um refinamento do estilo de cura já existente. Ou seja, nosso estilo de jogo continua basicamente o mesmo, apenas alguns talentos passam a ser mais interessantes do que antes, e algumas novas combinações de talentos são possíveis com as novas posições.

Uma coisa a ser comentada é o novo Apoteose. Com a diminuição da recarga e da duração, ele passa a ser uma opção interessante para certas lutas de raid (aumento considerável da cura a cada 2 minutos, mais frequente do que hoje em dia, com 3 min). Na verdade, eu consigo agora enxergar possibilidades em raids para os três talentos nível 100. Em termos de masmorras só o PS: Salvação não me parece uma boa escolha, mas qualquer um dos outros dois poderia ser usado.

Sinto a perda dos talentos Devoção e Divindade. Devoção era ótimo para mais cura passiva em raids; aparentemente eles querem empurrar Círculo de Cura como a nova opção, só que não é passivo. Divindade é uma perda forte; espero que mudanças na cura geral compensem a perda deste talento.

Há um esforço para tornar Estrela Divina e Halo mais atrativos; se isso vai acontecer ou não, vamos esperar pra ver. Mas é bom ver a Blizzard tentando fazer algo útil com eles, já que durante o Legion inteiro eles foram basicamente esquecidos (inclusive para Disciplina). Na nova posição eles competem com Bênção, que é uma opção boa para mais cura passiva (considerando claro que você use sempre Prece da Recomposição na recarga). Se os novos Estrela Divina e Halo vão ser suficientes para competir com este talento, é algo que ainda veremos.

Sobre o novo talento nível 100, Palavra Sagrada: Salvação: o anúncio dele causou bastante “barulho” na comunidade de sacerdotes sagrados. Afinal, é uma cura em área bastante potente, e que ainda por cima aplica 2 cargas de Prece da Recomposição e um Renovar nos alvos atingidos. Ou seja, cura em área forte que adiciona efeitos que ainda vão continuar curando mais os alvos. Em contrapartida, tem uma recarga inicial bastante alta: 12 minutos. Mas calma, cada vez que você usa uma das suas Palavras Sagradas de cura (Palavra Sagrada: Santificar ou Palavra Sagrada: Serenidade) a recarga diminui em 30s. Na prática, de acordo com o pessoal que testou esse talento em raids durante o beta, a recarga dura cerca de 4 minutos, usando bastante as Palavras Sagradas diminui até cerca de 3 minutos.

Quanto ao novo efeito de Luz dos Naarus – a redução adicional nas recargas das Palavras Sagradas passa a ser de 33% ao invés de 2s; se você pensar um pouco, na situação “normal” trocou seis por meia dúzia: a redução das recargas ao usar nossas curas é de 6s, 33% disso são 2s, logo continua funcionando como antes. Mas o novo efeito faz diferença em outras situações. Por exemplo, agora Renovar diminui a recarga de Palavra Sagrada: Santificar em 2s. Se Luz dos Naarus continuasse como antes, com esse talento cada Renovar diminuiria a recarga em 4s (2+2); porém com os 33% a diminuição passa a ser 2.66s, perceptível mas nada que transforme o talento em “obrigatório”. O mesmo acontece com Cura Vinculada.

Note também que com a saída de Bênção da linha 100 de talentos, é possível combinar ele com o novo Palavra Sagrada: Salvação, ou até com Apoteose, coisa que não era possível antes. E por falar em Apoteose, a mudança do tempo/recarga dele deixa ele mais fácil de usar. Muitas vezes no Legion ao usar Apoteose você nem fazia uso dos 30 segundos inteiros do efeito, geralmente depois de uns 10 a 20 segundos de bastante cura “explosiva” você já nem tinha mais o que curar. E daí tinha que esperar 3 minutos para usar de novo, um tempo de espera não tão alto mas também não tão baixo. Com a nova versão ele pode ser usado com mais freqüência e a duração combina direitinho com as situações mais comuns.

Seus itens lendários continuam funcionando, e só vão parar de funcionar depois que Battle for Azeroth for lançado em 14 de agosto e seu personagem chegar no nível 116; até o nível 115 seus lendários continuarão funcionando.

TL;DR

Em termos gerais você vai continuar jogando como antes, com algumas opções novas de talentos interessantes, e alguns ajustes bem vindos nos talentos já existentes. Além disso o novo Símbolo de Esperança será muito, muito útil em raids.

Talentos JxJ

O sistema de talentos JxJ (PvP) mudou também. Agora você tem quatro opções para escolher dentre uma lista de talentos; sendo que a primeira escolha é igual à antiga primeira linha de talentos JxJ (opções para escapar de controle). As outras três opções serão escolhidas da lista abaixo.

Note que agora você também tem a opção de Modo de Guerra, onde se ativada permitirá a você usar essas habilidades JxJ enquanto estiver andando pelo mundo fazendo missões (mas também te deixa aberto a ser atacado ou atacar jogadores da outra facção). Se desligado, você não será atacado mas não poderá usar os talentos extras de JxJ, e não ganha o bônus de experiência do Modo de Guerra.

T’uure, o Bacon dos Naarus. Hmmm… bacon…

Tchau, T’uure

Com o pré-patch, além dos novos talentos e habilidades, você perde todas as características de artefato. Ele continua funcionando como um item normal, e inclusive você ainda pode aumentar o nível dele colocando relíquias, mas todas as características de artefato deixam de funcionar.

Porém algumas das características foram incorporadas como talentos. Confira:

Já outros foram apenas removidos quando o artefato foi “desativado”, e alguns deles farão falta:

Dos efeitos removidos acima, confesso que vou sentir mais falta das “asas” de naaru, e da imagem do T’uure aparecendo de vez em quando.

Imagens retiradas do Wowhead.com e de BlizzardWatch.com

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *