Beta de Battle for Azeroth

O que vai mudar para os sacerdotes? (artigo obsoleto)

A fase do beta de Battle for Azeroth já acabou! O pré-patch já foi lançado, então este artigo está obsoleto. Leia sobre as mudanças do pré-patch de BfA nestes artigos: mudanças nas specs Disciplina , Sagrado e Sombra.


Texto original deste artigo:

A próxima expansão, Battle for Azeroth, saiu da versão alfa para beta já tem um tempinho. Este artigo contêm um resumo de todas as mudanças que aconteceram desde a versão alfa da expansão. Vou atualizar este artigo com as mudanças que forem ocorrendo cada vez que uma nova versão beta for liberada. Note que estou comentando só sobre talentos para PvE (desculpe pessoal do PvP, não entendo o suficiente de PvP para comentar a respeito!)

Para manter esta lista simples e concisa estou omitindo detalhes como por exemplo “a habilidade X agora dá 5% a mais de dano” ou “a habilidade Y agora custa 2% a menos de mana” (a menos que uma mudança dessas altere de forma significativa o “jeito” de jogar). Se quiser ver a lista completa das mudanças, incluindo até mesmo as pequenas alterações em coeficientes de dano/cura e custos de mana, confira nos artigos do Wowhead, linkados no final do artigo. No geral os coeficientes calculados com poder mágico (spell power) foram bem diminuídos, provavelmente isso está relacionado com a diminuição de atributos (“stat squish“) que também teremos nessa expansão.

Mudanças novas em 14/07: algumas poucas mudanças na build 27075, basicamente algumas magias aumentaram ou diminuíram de dano, ou uma spec como um todo (a chamada “aura” da spec foi ajustada, o que muda o dano de todos os ataques de uma vez só). Para ver os detalhes, consulte o Wowhead (Fonte). Mas já digo que as mudanças mais significativas foram em sombra: ligeiro aumento nos dots, ligeira diminuição no dano dos demais ataques, e Seta Caótica volta a estender os dots em 3s.

Mudanças em 17/07 (dia de lançamento do pré-patch): dano de Erupção do Caos e Ascensão Sombria aumentado em 18.75%.

Mudanças gerais

  • Diversas habilidades e talentos tiveram seus coeficientes e custos de mana alterados.
  • Ganhamos de volta o buff de grupo/raid Palavra de Poder: Fortitude. Aliás diversas habilidades de classe que davam buff na raid inteira estão retornando para algumas classes.
  • Grito Psíquico e Salto de Fé voltam a estar disponíveis para todas as specs.
  • Recarga de Dissipação em Massa aumenta para 45s (era 15s).
  • 08/06: Visão da Mente volta a estar disponível para a especialização Sagrado (ou seja, novamente está disponível para todas as especializações).

Disciplina

Mudanças em talentos. A imagem abaixo mostra os talentos atuais do Legion à esquerda e os talentos de BfA à direita. Os talentos marcados em vermelho foram excluídos, em verde os novos. Note que há talentos que continuam existindo mas mudaram de lugar.

  • Santuário (Santuário) removido. Em seu lugar, o novo talento Lenience: Expiação reduz o dano recebido em 3%.
  • Sabá das Sombras (Sabá das Sombras) removido. Em seu lugar, o novo talento Contrição (“Contrição”): quando você cura com Penitência, cada pessoa com Expiação é curada em 20% do poder mágico.
  • 01/06: Talento Sabá das Sombras reincluído. 08/06: agora tem recarga de 12s, custo de mana diminuído quase à metade.
  • 23/03: Talento Clareza de Vontade removido. Em seu lugar, Orison (“Oração”): Palavra de Poder: Escudo cura instantaneamente o alvo em 50% do poder mágico. 01/06: Talento Orison removido.
  • 23/03: Talento Infusão de Poder removido. Em seu lugar, Luminous Barrier (“Barreira Luminosa”): aplica um escudo em todos os aliados em um raio de 40 metros, absorvendo dano por 10s. Substitui Palavra de Poder: Barreira.
  • 04/04: o efeito do talento Corpo e Alma só pode ser ativado a cada 6s.
  • 04/04: Palavra de Poder: Consolo: dano aumentado.
  • 04/04: Cisma: dano aumentado. Também aumentou o tempo de duração do efeito e o bônus de dano (era 30% a mais de dano por 6s, agora é 40% por 9s). Mas agora tem 24s de recarga.
  • 04/04: Disciplina do Escudo: retorno de mana diminuído para 0.5% (era 1%).
  • 25/05: O talento de nível 100 Graça (Graça) removido. O talento Lenience foi movido do nível 75 para 100.
  • 25/05: Novo talento de nível 75 Pecado de Muitos. Era uma das características de artefato (Pecado de Muitos), mas o efeito mudou: este talento aumenta seu dano em até 10% 12% (em 01/06), diminuindo para cada Expiação existente. 01/06: sobre a mudança do percentual, de acordo com o pessoal no Discord do HowToPriest.com que está testando o beta, o aumento no dano diminuído conforme a quantidade de Expiações é a seguinte: com 0 ou 1 Expiações, o talento dá 12% a mais de dano. Com 2 Expiações, 10%. 3: 9%, 4: 8%, 5: 7%, 6: 6%, 7: 5%, 8: 4%, 9: 3%.

Com essas mudanças ficou óbvio que a nova forma de espalhar Expiação será usando Palavra de Poder: Escudo (PP:E). Espero que a quantidade de dano absorvida por PP:E seja reduzida, para não voltarmos à situação da época de Mists of Pandaria (e um pouco em Warlords of Draenor). Aliás, absorções de dano voltam a ser o tema central de disciplina, a julgar pelos novos talentos.

Note que o novo talento Lenience é basicamente uma das nossas características de artefato, transformada em talento. Veja também Contrição: quando você cura com Penitência (ou seja, usa ele diretamente em um jogador), todos os que estiverem com o efeito de Expiação recebem uma pequena cura. Daí você pode pensar: “oras, não é melhor continuar usando Penitência como ataque? Assim todo mundo com Expiação recebe cura, e uma cura maior ainda que a desse talento”. Fato, mas me parece que o objetivo desse talento é dar ao sacerdote disciplina uma opção que hoje ele não tem (exceto com Sabá das Sombras): uma cura em área sem necessidade de ter um inimigo por perto que possa ser atacado.

Nós somos a única spec agora com o talento Mente Dominante, já que sombra o perdeu. Se ele for mais útil em Battle for Azeroth do que foi em Legion isso poderia ser uma utilidade a mais para esta spec. Nossa habilidade do artefato – o ataque Ira da Luz – não foi incorporado como habilidade da especialização nem virou talento.

23/03: Com essa nova Maestria, provavelmente esse será o atributo secundário preferencial, já que o aumento de absorção em PP:E deve ser extremamente requisitado.

25/05: a nova maestria na prática funciona como o extinto talento Graça (Graça), só que em escala menor e funcionando com a cura de Expiação também.

04/04: Aparentemente há um interesse em tornar mais desejáveis talentos que nunca eram usados (Palavra de Poder: Consolo, Cisma).

Este artigo contêm um resumo de opiniões de alguns jogadores conhecidos sobre as mudanças durante o alfa (comentários não atualizados com as mudanças do beta).

Sobre as mudanças de talento em 25/05: a Blizzard publicou este comentário que traduzo de forma livre abaixo.

Esclarecimentos rápidos (tudo ainda está sujeito a mais mudanças), já que esta “build” está num estado ligeiramente intermediário.

  • Pecado de Muitos não está funcionando corretamente nesta build. O buff aparece, mas não aumenta o dano ou a Expiação.
  • A afinação (tuning) ainda é bastante preliminária, mas para mais contexto sobre os talentos nível 75, Contrition provavelmente é forte demais, porque ele distorce demais a escolha entre os “modos” de Penitência. A cura de Contrition deveria ser menor que uma Penitência via Expiação, para que ainda exista uma escolha entre mais cura em grupo ou focar em um alvo.
  • Ainda sobre os talentos nível 75 – nós estamos planejando substituir Orison por Sabá das Sombras.
  • Barreira Luminosa ainda vai substituir Palavra de Poder: Barreira, como antes (nota de tradução: nesta última versão beta houve um bug ao alterar os talentos)
  • O plano atual é aumentar a cura de Recomposição Sombria um pouco, conforme mencionado ontem. Não temos certeza sobre Palavra de Poder: Escudo, depois de revisar mais. Recomposição Sombria estava sendo mais reforçado por Graça.

Estamos vendo todas as respostas sobre o equilíbrio relativo de talentos na mesma linha, mas eu não quero fazer nenhuma afirmação ou promessa sobre quais talentos podem eventualmente mudar de posição. Nós acabamos de rearranjar bastante, e o que quer que eu diga provavelmente se provará errado depois que olharmos com mais cuidado e mais testes acontecerem no beta.

Sagrado

Mudanças em talentos. A imagem abaixo mostra os talentos atuais do Legion à esquerda e os talentos de BfA à direita. Os talentos marcados em vermelho foram excluídos, em verde os novos. Note que há talentos que continuam existindo mas mudaram de lugar.

  • Ondulação Cósmica, antes um efeito passivo do nosso artefato, passa a ser um talento de nível 100. 01/06: agora é nível 45, substituindo Luz dos Naarus, que foi pro nível 100.
  • Os talentos de nível 100 Bênção e Círculo de Cura mudam para outros níveis de talento.
  • Os talentos Devoção e Divindade são removidos (Devoção e Divindade).
  • Ganhamos o talento Voz Psíquica, que já era usado por Disciplina e Sombra, agora que temos Grito Psíquico de volta.
  • Note o sumiço do talento Símbolo de Esperança. Agora é habilidade padrão da especialização! Mais detalhes abaixo.
  • Um novo talento nível 100, Palavra Sagrada: Salvação (Palavra Sagrada: Salvação). É uma cura em área bem potente que ainda aplica Renovar e Prece de Recomposição nos aliados atingidos. Tem uma recarga bem alta, mas ela diminui cada vez que você usar Palavra Sagrada: Santificar.
  • 01/06: Talento Corpo e Mente removido. Em seu lugar, uma das características de talento, só que com outro nome: Angel’s Mercy, dano recebido diminui a recarga de Prece Desesperada; 08/06 diminuição baseada na quantidade de dano. Note que o efeito mudou um pouco, o atual é que dano recebido tem uma chance de diminuir a recarga.
  • 08/06: Apoteose: o efeito agora dura 20s (era 30s), a recarga diminui para 2 min (era 3 min), e durante o efeito, a redução da recarga das Palavras Sagradas é de 300% (era 200%). 20/06: além disso Apoteose agora ativa o GCD (1.5s).
  • 08/06: Luz dos Naarus, que tinha virado um talento nível 100 há alguns dias, recebeu uma pequena mudança: a redução adicional nas recargas das Palavras Sagradas passa a ser de 33% (era 2s).
  • 20/06: Anjo Guardião diminui a recarga de Espírito Guardião em 60s (era 90s) caso o efeito acabe sem salvar o alvo de uma morte.

Pela nova composição de talentos nível 100, me parece que a escolha padrão será: Palavra Sagrada: Salvação para raids, Apoteose para masmorras. Ondulação Cósmica, apesar de ser um efeito interessante hoje (quando temos ele via artefato) é muito aleatório para valer a pena, na minha opinião. 08/06: com a diminuição da recarga e da duração de Apoteose, ele passa a ser uma opção interessante para certas lutas de raid (aumento considerável da cura a cada 2 minutos, mais frequente do que hoje em dia, com 3 min). Na verdade, eu consigo agora enxergar possibilidades em raids para os três talentos nível 100. Em termos de masmorras só o PS: Salvação não me parece uma boa escolha, mas qualquer um dos outros dois poderia ser usado.

Sinto a perda dos talentos Devoção e Divindade. Devoção era ótimo para mais cura passiva em raids; aparentemente eles querem empurrar Círculo de Cura como a nova opção, só que não é passivo. Divindade é uma perda forte; espero que mudanças na cura geral compensem a perda deste talento.

Outras mudanças:

  • Palavra Sagrada: Santificar passa a ter recarga padrão de 40s, ao invés de 1 minuto. Esta mudança basicamente incorpora os efeitos passivos do nosso artefato, pois com eles a recarga de PS:S já é de cerca de 40s mesmo (dependendo das relíquias usadas, claro). 13/04: além do já conhecido efeito de Prece de Cura reduzir a recarga de PS:Sa em 6s, agora ao usar Renovar a recarga é reduzida em 2s.
  • A habilidade do nosso artefato, Clarão de T’uure, e o efeito passivo principal, Evoque os Naarus, sumiram e não foram nem incorporados nem viraram talentos.
  • Símbolo de Esperança agora é habilidade padrão de Sagrado! Isso dá a esta spec uma utilidade a mais em raids.
  • Nova Sagrada volta a causar cura em aliados também, além de causar dano a inimigos.
  • 20/04: Espírito Guardião agora aumenta a cura recebida pelo alvo em 60% (era 40%) e a recarga foi diminuída para 3 minutos (era 4).
  • 20/04: Estrela Divina e Halo agora curam mais e causam mais dano.
  • Em BfA ao usar Renovar você reduz em 2s a recarga de Palavra Sagrada: Santificar.

Este artigo contêm um resumo de opiniões de alguns jogadores conhecidos sobre as mudanças durante o alfa (comentários não atualizados com as mudanças do beta).

Sombra

Mudanças em talentos. A imagem abaixo mostra os talentos atuais do Legion à esquerda e os talentos de BfA à direita. Os talentos marcados em vermelho foram excluídos, em verde os novos. Note que há talentos que continuam existindo mas mudaram de lugar. Note também que, embora alguns novos talentos usem os mesmos ícones de talentos antigos, eles são diferentes.

  • Palavra Sombria: Morte deixa de ser habilidade da especialização e passa a ser um talento nível 75. Com isso Ceifador de Almas foi removido.
  • Note a saída de Virada do Destino da primeira linha de talentos, agora é um talento nível 45, e o bônus de dano/cura é de 15% (era 20%).
  • Torrente do Caos (que atualmente é a habilidade do nosso artefato) vira um talento de nível 100 90 (01/06), agora com recarga de 45s.
  • Perdemos o talento Mente Dominante, que existe apenas para Disciplina agora. Porém em seu lugar ganhamos de volta o antigo Terror Psíquico (Terror Psíquico). Será um atordoamento (stun) de 4s em alvo único.
  • Novo talento Dark Void: Erupção do Caos aplica Palavra Sombria: Dor em todos os inimigos ao redor do alvo. 17/04: Dark Void  não substitui mais Erupção do Caos.
  • O talento Legado do Caos agora permite ativar Erupção do Caos com 60 insanidade (era 65), e diminui seu tempo de lançamento em 40%.
  • O talento Insanidade Persistente agora diminui o bônus de Aceleração de Forma do Caos em 1% (era 2%) por segundo a cada 2s (01/06), ao sair da Forma.
  • O talento Bomba Psíquica agora aplica um efeito de medo (fear) ao invés de atordoamento (stun) ao redor do alvo. Isso está em linha com mudanças em outras classes, com diminuições gerais de stuns em área.
  • San’layn não afeta mais Toque Vampírico. Agora ele diminui a recarga de Abraço Vampírico e aumenta sua cura. Ou seja, não é mais uma opção para aumento de DPS em nenhuma situação, sendo apenas um talento utilitário.
  • Percepção Sombria foi alterado para, ao invés de apenas ter uma chance de dar um Impacto Mental instantâneo, o talento claramente indica que ele dá cerca de 3 procs por minuto.
  • O talento Palavra Sombria: Caos agora substitui Impacto Mental ao ser escolhido. Tem 2 cargas, causa mais dano e insanidade que o Impacto.
  • Uma mudança que todos estavam esperando: Submissão à Loucura não mata mais ao final do efeito nem impede a ressurreição em combate. Agora, ao sair da Forma do Caos, você perde 90% da sua vida (ainda é capaz de matar, se não estiver com a vida cheia (“topado”)), e fica sem gerar insanidade por 30s. Recarga de 4 minutos.
  • 04/04: o efeito do talento Corpo e Alma só pode ser ativado a cada 6s.
  • 20/04: o talento Infusão de Poder foi removido! No seu lugar está um texto indicando que um novo talento virá em breve. Substituído pelo novo talento Dark Ascension, abaixo.
  • 01/06: Novo talento de nível 100 Dark Ascension: Ativa Forma do Caos imediatamente. Instantâneo, gera 30 50 insanidade, 1 minuto de recarga. Não pode Pode ser usado dentro de Forma do Caos, e reinicia a velocidade de drenagem de insanidade quando usado dentro de Forma do Caos (basicamente começa uma nova Forma). Com as mudanças adicionais em 08/06, este talento passa a ser não apenas uma boa opção para entrar na Forma do Caos à vontade (com apenas 1 minuto de recarga, baixo), como também uma opção para “reiniciar” uma Forma do Caos que está prestes a acabar. Tudo isso junto com um bom dano em área.
  • 01/06: Insanidade Persistente agora diminui o bônus de Aceleração de Forma do Caos em 1% a cada 2s (01/06), ao sair da Forma.
  • 20/06: Submissão à LoucuraDark Ascension ativam o GCD (1.5s).
  • 14/07: Seta Caótica volta a estender os dots em 3s (estava em 2s já havia alguns meses, reverteram a mudança).

A mudança em Submissão à Loucura não é surpresa nenhuma, já que este talento no Legion teve apenas duas fases de vida: ou era tão “OP” que seu uso era obrigatório, ou foi tão “nerfado” que ficou esquecido. Além disso a Blizzard já tinha dito anteriormente que iria revisar este talento.

Outras mudanças:

Pela mudança na Forma do Caos e diminuição geral da insanidade gerada pela maioria das habilidades, me parece que eles querem dar menos ênfase à necessidade de atingir Forma do Caos para que você consiga dar dano significativo. Ou, em outras palavras: que você fique menos dependente de conseguir muitos stacks de Forma do Caos para dar um bom DPS. Provavelmente suas Formas do Caos durarão menos, e para compensar isso talvez o dano geral seja mais distribuído, ao invés de ser um burst de dano com altos stacks de Forma do Caos e dano medíocre no resto do tempo. Veremos.

Este artigo contêm um resumo de opiniões de alguns jogadores conhecidos sobre as mudanças durante o alfa (comentários não atualizados com as mudanças do beta).

01/06: Sobre o novo talento Dark Ascension, há um comentário da Blizzard sobre mais mudanças futuras (nota: essas mudanças já foram aplicadas em 08/06). Abaixo eu traduzo o comentário:

Dark Ascension é um novo talento que estamos tentando para Sombra. A versão que está atualmente no beta não está finalizada e está em progresso. A versão que estamos testando internamente é assim:

Dark Ascension – 1 min recarga, gera 50 insanidade, 40 metros de distância
Imediatamente ativa Forma do Caos, então solta uma explosão de energia caótica, causando dano de Erupção do Caos a todos os inimigos a 10 metros do seu alvo. Não pode ser usada na Forma do Caos.

Ajustes (tuning) está pendente de testes/retorno (feedback), mas o objetivo é dar a Sombra uma forma mais controlada de entrar na Forma do Caos.

Coração de Azeroth

Em Battle for Azeroth teremos um colar lendário que vai liberando características especiais, conforme você acumular poder de Azerita nele: o Coração de Azeroth. É similar ao sistema que temos hoje com os artefatos, mas acumulando poder em um único item (o colar) vai liberar características em outros itens seus (até agora confirmados elmo, ombreiras e torso).

Características já conhecidas:

Atualizações

  • 23/02: maestria de Sombra.
  • 15/03: mudanças em disciplina. Fonte da notícia.
  • 23/03: mudanças em disciplina, uma possível mudança em Demônio das Sombras para sombra. Fonte da notícia.
  • 04/04: Mudanças em talentos pouco usados de Disciplina, um talento de Sombra, e notícias sobre as características de Azerita. Fonte da notícia.
  • 13/04: ao usar Renovar você reduz em 2s a recarga de Palavra Sagrada: Santificar.
  • 17/04: correção em um talento de sombra, Dark Void.
  • 20/04: Poucas mudanças, espalhadas em todas as specs. Fonte.
  • 08/05: A maestria de Disciplina mudou novamente. Além disso houveram algumas mudanças em coeficientes e custo de mana de alguns feitiços (não listados aqui). Fonte.
  • 16/05: Diversas características novas do Coração de Azeroth. Algumas mudanças em coeficientes ou percentagens de magias (não listadas aqui). Fonte.
  • 25/05: Mudanças de talento para Disciplina, e algumas características novas do Coração de Azeroth. Fonte.
  • 01/06: Mudanças de talentos em todas as 3 specs, incluindo talentos novos e retorno de talentos que haviam sido removidos. Fonte.
  • 08/06: algumas mudanças em talentos na build 26788, as mais significativas no Apoteose de Sagrado e em Dark Ascension de Sombra. Fonte.
  • 20/06: aumento da recarga de Palavra de Poder: Resplendor e o efeito de diminuição de recarga de Anjo Guardião diminuído. Acrescentei também habilidades afetadas pelo GCD. Fonte.

2 comments

  1. Só quero elogiar todo o trabalho feito aqui, é o primeiro site que vejo totalmente comprometido com a classe de escolha.
    Achei um ótimo incentivo para jogar com essa classe tão interessante.
    Atualmente sou main mago arcano, mas já estou de olho no Sacerdote tanto Disciplina quanto o Sombra.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *