Opiniões: Sombra no Alfa de BfA

Opiniões de jogadores conhecidos sobre a versão alfa de Battle for Azeroth.

Retirado deste artigo do Wowhead. Aqui eu estou traduzindo e fazendo um resumo da opinião geral de jogadores conhecidos da comunidade sobre o estado dos sacerdotes sagrados, durante a versão Alfa de Battle for Azeroth, cujas mudanças podem ser acompanhadas neste artigo. O artigo do Wowhead traz as opiniões de Anshlun (do site HowToPriest, mantenedor do módulo shadow priest do SimulationCraft, escritor de guias no Wowhead), Djriff (administrador assistente do HowToPriest, autor do guia de sacerdote sombra no Wowhead e theorycrafter), Ellipsis (moderador do HowToPriest e theorycrafter), Isentropy (moderador do HowToPriest), Melgane (escritor do guia sombra do HowToPriest) e Publik (moderador do HowToPriest e theorycrafter).

Logo de início Anshlun comenta sobre o estado de sombra durante o Legion: durante a expansão inteira basicamente houve uma forma “única” de jogar. Ou seja, eram sempre os mesmos talentos e a mesma prioridade de atributos. É verdade que o padrão mudou durante a expansão – por exemplo, durante o primeiro tier de raid o talento Submissão à Loucura era o padrão, depois de “nerfado” passou a ser Legado do Caos – mas a questão é que, não importa em que momento da expansão você jogava, sempre havia o “talento certo” com poucas exceções; no geral nossa liberdade de escolha de talentos foi muito, muito limitada. A escolha de atributos também. E como a spec tinha que ser balanceada levando em conta o ambiente de raid, para evitar ficar “OP” (como ocorreu durante o Pesadelo Esmeralda), isso acabou se refletindo em baixo desempenho nas masmorras míticas+ (M+) que são um conteúdo bem diferente de se jogar do que raids.

Com isso em mente, vejamos as opiniões sobre as mudanças até agora. Para ver a lista completa das mudanças leia aqui.

Rotação menos frenética

A característica de artefato mais importante da nossa spec foi Histeria Coletiva, desde o começo. O efeito dessa característica somado à mecânica de aumento de Aceleração conforme você passa mais tempo dentro da Forma do Caos era o maior contribuidor para nosso dano geral. Com a perda do artefato e portanto dessa característica, muda muita coisa. Além disso o bônus de Aceleração também muda em BfA: ao invés de 1% de Aceleração por segundo, ganhamos apenas 0.5%.

O efeito disso é que o dano dos nossos dots, Palavra Sombria: Dor e Toque Vampírico diminui bastante (a duração deles é menor também). Para compensar, o dano dos nossos outros ataques foi consideravelmente aumentado: Impacto Mental, Seta Caótica, Erupção do Caos, Calcinação Mental e Açoite Mental. Com isso deixamos de ser uma spec cujo dano principal vem de dots, cujo dano crescia exponencialmente baseado na duração de Forma do Caos, para nos tornar uma spec onde a maior parte de nosso dano vem de ataques “castados” (com tempo de lançamento ou canalizados) e os dots são um dano complementar.

Portanto, a perda de Histeria Coletiva e a mudança no bônus de Forma do Caos nos leva a um estilo de jogo mais devagar, menos frenético, onde tentar ficar na Forma do Caos o maior tempo possível deixa de ser prioridade (aliás a duração da Forma em BfA é bem menor por padrão). O mais importante agora é manter um uptime alto de Forma do Caos, ou seja, entrar nessa forma com freqüência, ao invés de tentar “esticar” sua duração. Melgane comenta que no alfa atualmente o máximo que você atinge são 16s de Forma do Caos.

Por outro lado isso nos tira a opção de burst. Na verdade nunca tivemos um burst especificamente, não no sentido de outras classes que possuem uma habilidade (geralmente com recarga alta) que ao ser usada aumenta o dano por um tempo. No nosso caso o burst era ficar na Forma do Caos tempo o bastante para o dano aumentar muito. Ou seja, nosso dano será mais uniforme ao longo da luta.

Outro efeito desta mudança é a necessidade de reaplicar dots. Para os jogadores de sacerdote sombra de outras expansões, ter que reaplicar dots manualmente durante a luta não é algo novo. Porém durante Legion os dots duravam mais tempo (a duração deles em BfA é menor) e Seta Caótica aumentava a duração deles em 3s (agora será 2s), e era lançado com bastante freqüência durante a Forma do Caos, aumentando bastante a duração dos dots e basicamente fazendo que você quase nunca precisasse relançá-los durante a luta. Em BfA isso muda.

Mudanças gerais

Calcinação Mental volta a ser um ataque padrão ao invés de efeito passivo, o que é bom pois temos novamente um ataque em área utilizável sob demanda. Melhor ainda é a geração de insanidade dele: 5 pontos de insanidade por inimigo atingido, a cada segundo enquanto é canalizado. Combinado com Padecimento será uma opção interessante para situações com muitos inimigos, como M+.

Por outro lado perdemos Palavra Sombria: Morte que virou talento. Todas as opiniões acharam esta mudança uma ideia ruim, já que este ataque é bastante “icônico” de sacerdotes sombra, e existe desde a primeira expansão (The Burning Crusade).

Como já comentado, o dano e a duração dos dots foi diminuído. Aliás isso aconteceu com outras classes que usam dots, o que significa que o “nicho” de dano via dots foi grandemente diminuído. Erupção do Caos agora causa dano em área ao ser lançado, e não mais nos alvos com um dot.

Talentos

Recebemos várias alterações de talentos. Alguns devem nos dar mais opções de escolha e isso é ótimo; por outro lado há alguns talentos novos que precisariam ser revistos antes do lançamento da expansão.

Por exemplo, há um novo talento inspirado no item lendário O Toque Doloroso dos Gêmeos: Caos Escuro, que aplica Palavra Sombria: Dor em todos os alvos atingidos por Erupção do Caos (ou seja, os inimigos ao redor de quem você usar Erupção). Djriff comenta que na teoria ele parece fantástico para M+ mas na prática ele não é tão bom assim. Suponha por exemplo começar uma luta com 0 insanidade, gastar de 4 a 5 segundos para juntar insanidade suficiente para lançar a Erupção, ou mais tempo ainda se não estiver usando Legado do Caos. A esta altura os inimigos já devem estar com metade da vida, ou ainda menos dependendo da quantiade de AoE que seu grupo tenha. A intenção do talento é boa mas não funciona.

Outro talento derivado de um item lendário é o novo Palavra Sombria: Caos, inspirado em Loucura de Mangaza. No Legion este talento era um ataque à parte, em BfA ele substitui Impacto Mental, tem 2 cargas, causa mais dano e mais insanidade que o Impacto Como a maior parte de nosso dano agora vem de ataques como Impacto Mental esse talento é bem interessante.

Palavra Sombria: Morte deixou de ser habilidade padrão e virou talento, competindo com Espíritos Auspiciosos e Colisão de Sombras.

Virada do Destino teve seu bônus de dano diminuído. É opinião geral (há um bom tempo) que este talento, a esta altura, deveria ou virar efeito passivo da spec ou ser excluído.

Insanidade Persistente permanece o mesmo, mas em um mundo onde suas Formas do Caos duram menos e causam menos dano, este talento se torna uma opção ruim.

Nosso ataque de artefato vira talento com Torrente do Caos, mas agora sua utilidade muda um pouco. Antes ele era valioso para ajudar a estender a Forma do Caos por mais tempo, agora ele serve como ataque prioritário de alvo único. Porém ele requer a Forma do Caos e o dano não é tão alto assim; na opinião de Anshlun pelo menos o dano deveria ser aumentado para tornar este talento mais atrativo, ou interação com alguma outra coisa (talvez um dot, por exemplo). A opinião de Melgane é adicionar dano em área a este talento.

Por último mas não menos importante temos a nova versão de Submissão à Loucura. Agora ele tem recarga de 4 minutos mas você não morre mais no final da Forma do Caos; ao invés disso você perde 90% dos seus pontos de vida e fica 30s sem gerar insanidade. Isto torna o uso deste talento menos punitivo e mais útil; principalmente em lutas onde haja momentos específicos que necessitem de burst, seguido de períodos curtos com movimentação ou pausas.

Sobrevivência

Nossa capacidade de suportar dano diminui em BfA com algumas mudanças. Primeiro, a diminuição do dano de Toque Vampírico e portanto da cura passiva dele, somado à perda da característica de artefato Fortitude Mental. Segundo, a diminuição da recarga de Dispersão devido à característica Das Sombras e a cura de Prosperar nas Sombras. Esse é o tipo de mudança que a gente quase não percebe, mas quando perde nota a diferença. Para compensar, a nova versão do talento San’layn é focada em sobrevivência, e uma opção melhor do que era Masoquismo, que ele substitui. O ruim de San’layn é que ele compete com talentos que melhoram nossa velocidade de movimento.

Com isso, na opinião de Melgane o sacerdote sombra se torna um “canhão de vidro”: capaz de causar bastante dano mas pode morrer fácil se for atingido. Esse problema é mais aparente ao se fazer missões, onde não há tank gerando aggro.

TL;DR

No geral o estilo de jogo de sombra muda bastante em BfA, mas tem mais diversidade e opções viáveis. Transferir parte do dano dos dots para os outros ataques deve tornar a spec melhor de se jogar em M+, sem impactar no seu desempenho em raids.

Mas como conseqüência o ritmo de jogo será mais devagar. Isso pode ser ruim para os que preferiam o estilo mais frenético, mas há também os jogadores de longa data de sacerdotes sombra que não gostaram tanto do ritmo rápido da spec em Legion. Tenho certeza de que as opiniões vão se dividir bastante aí.

 

Imagem do cabeçalho retirada daqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *