Opiniões: Disciplina no Alfa de BfA

Opiniões de jogadores conhecidos sobre a versão alfa de Battle for Azeroth.

Retirado deste artigo do Wowhead. Aqui eu estou traduzindo e fazendo um resumo da opinião geral de jogadores conhecidos da comunidade sobre o estado dos sacerdotes disciplina, durante a versão Alfa de Battle for Azeroth, cujas mudanças podem ser acompanhadas neste artigo. O artigo do Wowhead traz a opinião de Automaticjak (Streamer & Youtuber, site), Djriff (administrador do HowToPriest), Hellpriesto (MVP e criador de conteúdo no HowToPriest) e Sups (administrador do canal Discord Focused Will para disc priests).

Atualização em 04/04: ontem mesmo (03/04) após eu publicar este artigo, saíram novas mudanças no alfa que fazem diferença para algumas das opiniões aqui.

PP:E sem recarga

Em BfA Súplica é removida e Palavra de Poder: Escudo não tem mais recarga, ou seja, seu aplicador “padrão” de Expiação será PP:E. Há algumas preocupações por parte da comunidade sobre se isso nos levará de volta a sermos distribuidores de escudos, como fomos no WotLK e WoD.

Djriff observa que o dano absorvido por um PP:E no alfa atualmente é de cerca de 10% dos pontos de vida, e portanto não seria suficiente para considerarmos que disciplina voltará a ser um healer baseado em absorção de dano; a maior parte de nossa cura deverá continuar vindo de Expiação.

Uma coisa que ainda deve ser balanceada é o efeito do talento Disciplina do Escudo, já que com ele e PP:E sem recarga, o retorno de mana é bem alto.

O novo efeito de Enlevo é aumentar a absorção de PP:E em 200% (triplicando sua absorção). Hellpriesto observa que agora ele se parece mais com um cooldown de cura “de verdade”, comparado ao anterior.

Nova maestria

Reverência aumenta o dano de Penitência, a absorção de Palavra de Poder: Escudo, e a cura de Recomposição Sombria. Esta nova maestria é bem mais flexível que a antiga para outros conteúdos PvE além de raids, especialmente masmorras míticas+.

Com a nossa antiga maestria, pelo menos 40% do dano causado era transferido como cura através de Expiação (mais de 40% conforme você aumentava sua maestria). Com o novo efeito de maestria perdemos parte disso, porém o aumento direto de dano no Penitência meio que compensa, mas não muito. Note que como Punição não está incluído na maestria, o dano/cura contribuído por ele deve ficar mais baixo que o atual.

Habilidades removidas

Ira da Luz (ataque do artefato): Este ataque dava uma oportunidade de um burst de cura muito potente, e fará falta em BfA. Além dele perdemos também a característica de artefato Confissão, que aumentava o dano de Penitência e portanto contribuía para uma boa quantidade de cura gerada por Expiação.

O efeito de diminuição de dano de Desvanecer será perdido com o artefato, e servia como um pequeno cooldown de defesa pessoal. Luz Compartilhada era uma característica de artefato que também contribuía para nossa sobrevivência, agora removido. Porém a remoção da recarga de Palavra de Poder: Escudo pode compensar.

A característica de artefato Poder do Lado Escuro dava um incentivo a você manter Palavra Sombria: Dor em pelo menos um inimigo. Ao perdermos essa característica vai sobrar pouco incentivo para manter esse dot, já que a cura gerada por ele é bem baixa. Exceto em situações de dano contínuo sendo recebido pelo grupo inteiro, onde qualquer pequeno aumento de cura sempre ajuda.

Talentos novos

Talentos de disciplina no alfa de Battle for Azeroth

A linha de talentos nível 75 foi totalmente substituída. Saem Santuário, Clareza de Vontade e Sabá das Sombras, entram Leniência, Oração e Contrição.

Leniência é baseado numa das características atuais do artefato. Este novo talento é considerado extremamente poderoso, principalmente para raids, e deverá ser o padrão para este tipo de conteúdo. Porém aparentemente esta redução de dano não aparece nos “medidores” (Recount, Skada, Details).

Oração acrescenta uma pequena cura instantânea a Palavra de Poder: Escudo – ou seja, é como se misturasse o atual Súplica com PP:E. Automaticjak observa que esta cura aparece nos medidores, enquanto que a absorção de Leniência não aparece, mas mesmo assim, a redução de dano oferecida pela absorção ainda deve ser muito melhor que o acréscimo de cura em PP:E. A cura deste talento, até o momento, não é afetada por Graça. A opinião geral é de que este talento vale pouco a pena, se comparado aos outros dois.

Contrição, o terceiro talento novo, cura todos os seus aliados com Expiação quando você usa Penitência defensivamente (ou seja, aponta Penitência para um aliado, como cura direta). Cada aliado com Expiação recebe um percentual pequeno de cura (atualmente 20%). Isso torna este talento uma ferramenta excelente para masmorras míticas+, principalmente se for possível usá-lo em conjunto com Graça (até o momento, Graça não afeta a cura extra gerada por Contrição, apesar de afetar a cura direta de Penitência no alvo apenas). O maior potencial de uso deste talento para disciplina é poder curar o grupo inteiro numa masmorra, sem precisar que um inimigo esteja presente. Note que, durante o combate, a cura gerada por um Penitência ofensivo (causando dano) através de Expiação ainda é maior que os 20% obtidos defensivamente via Contrição.

Na linha de talentos nível 100, Infusão de Poder foi removido e em seu lugar temos o novo talento Barreira Luminosa: aplica um escudo de absorção de dano em todos os aliados a 40m de distância, que dura 10s. Substitui Palavra de Poder: Barreira. Provavelmente o talento 100 mais usado para raids continuará sendo Evangelismo na maioria das situações, mas Barreira Luminosa  pode ser um bom competidor em algumas situações, por exemplo dano de raid alto com freqüência de 3 minutos ou mais, e onde todos estejam espalhados.

Outro motivo pelo qual Evangelismo deverá continuar sendo a opção padrão para raids é a perda do item lendário Visão Futura de Velen. Com apenas 1 minuto e 15s de recarga, esse lendário ajudava e muito a manter um burst de cura e garantir que até quem estivesse sem Expiação recebesse cura nos momentos mais tensos. Com isso a capacidade de manter Expiação por mais tempo e espalhar mais Expiação se torna mais prioritário.

Coisas que ainda deveriam mudar

  • Talentos que foram pouco interessantes no Legion e continuarão sendo, se nada mudar: CismaPalavra de Poder: Consolo, Halo, Estrela Divina.
  • Disciplina do Escudo: já que PP:E não tem mais recarga, a quantidade de mana retornada por este talento deverá ser revista, ou ele será obrigatório.
  • Apesar de termos novos talentos, em sua maioria há escolhas “padrão” dependendo do conteúdo que você for fazer (raids ou M+).
  • Algum tipo de burst com preparação, como era usar Ira da Luz depois de espalhar Expiação em muita gente, ou simplesmente espalhar Expiação e gerar muito DPS com Penitência/Punição. Algo que substitua a característica fde artefato Pecado de Muitos seria um bom passo nesse sentido.

Atualização de 04/04

Confira aqui a lista das mudanças no alfa até agora. Algumas delas já fazem diferença nesta lista de coisas que deveriam mudar.

Por exemplo,Cisma e Palavra de Poder: Consolo foram alteradas. Cisma em particular recebeu uma mudança interessante: seu bônus de dano aumentou, o tempo de duração dele aumentou, mas ganhou uma recarga de 24s. A intenção parece ser transformar Cisma em um tipo de “mini-cooldown” de dano. Os comentários no Discord do HowToPriest ainda são meio céticos; muitos acham que Castigo continuará sendo preferencial.

Outra alteração de 04/04 foi a diminuição do retorno de mana de Disciplina do Escudo de 1% para 0.5%. Mesmo assim, a opinião geral no Discord é que ainda assim esse talento continua sendo preferencial para retorno de mana: mesmo sendo a metade, lembre que PP:E não tem mais recarga.

 

Imagem do cabeçalho: Priest discipline by Gimaldinov on deviantART

One comment

  1. EBAAAAA, shield sem cd <3 fico feliz com essa novidade. Mesmo ele curando bem menos, a spec voltaria a ser mais 'amigável' e menos de nicho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *