Enredos inacabados durante Legion

Durante Legion conhecemos ou revimos vários sacerdotes, mas nem todos tiveram suas histórias completas.

O sacerdote mais proeminente durante a expansão foi sem dúvida o Velen. Mas no caso dele, todas as histórias pessoais tiveram um encerramento: a “despedida” de Kil’jaeden, reencontrar sua antiga casa, ver finalmente Sargeras derrotado após 25 mil anos de fugas e lutas.

Mas durante esta mesma expansão vimos outros personagens sacerdotes, alguns novos, outros já conhecidos, que marcaram presença mas cujas histórias não acabaram… ou nem sequer começaram. É sobre estes personagens que tento reunir algumas informações neste artigo.

Alonsus Faol

Quem é vivo sempre aparece

Para muitos jogadores ele foi apenas mais um PNJ sacerdote que apareceu no nosso salão de classe, distribuindo missões e fazendo alguns comentários sobre a história. Mas para os jogadores mais antigos e atentos ao lore, vê-lo no jogo foi uma surpresa enorme.

Eu já tinha escrito um artigo sobre ele, então não vou repetir aqui; quem tiver curiosidade em saber mais sobre ele pode ler o artigo.

Mas queria comentar minha curiosidade sobre o futuro deste personagem. Agora que ele voltou, qual será seu destino? Vai continuar aparecendo periodicamente para ajudar ou dar missões para jogadores sacerdotes? Vai se filiar a uma das duas facções durante Battle for Azeroth? Conhecendo a Blizzard, o mais provável é que o personagem fique esquecido por um tempo, até a história precisar dele novamente. Como em Battle for Azeroth sabemos que haverá bastante história sobre Lordaeron e sua retomada pela Aliança, seria interessante se Alonsus pelo menos fizesse uma ponta na história.

Calia Menethil

E por falar em “quem é vivo sempre aparece”, eis que nesta expansão nos surge Calia, pondo fim a anos e anos de especulação por parte dos fãs mais ardorosos da história de Arthas e seu legado. Na verdade esta personagem mereceria um artigo só para ela devido às implicações passadas e futuras no lore, mas sendo ela (agora) uma sacerdotisa, vamos incluí-la nesta lista.

Começando do princípio: ela é a irmã mais velha de Arthas, e até o Legion seu destino era completamente desconhecido – em nenhum lugar do jogo nem nos livros havia um parecer definitivo sobre se ela estava viva ou morta. Foi presumida como morta durante a destruição de Lordaeron pelo Flagelo, mas a falta de menção ao nome dela já era o suficiente para levantar suspeitas. Durante anos a fio, fãs levantaram a hipótese de que ela poderia ainda estar viva, e, se estivesse, poderia reinvindicar o reino de Lordaeron, sendo ela a última herdeira viva do trono daquele reino. Notem que Lordaeron é o antigo reino de Arthas, atualmente em ruínas e habitado no subsolo pelos Renegados, onde é chamado de Cidade Baixa.

Com o Legion, as suposições e teorias foram por terra: ficamos sabendo que ela estava, sim, viva e cheia de saúde. Mais ainda, havia se tornado uma sacerdotisa, e agora estava ajudando Alonsus Faol a construir uma nova organização, o Conclave, como parte dos esforços de unir todos os sacerdotes de Azeroth a fim de melhor combater a Legião.

Então, o resurgimento dela termina finalmente a história da família Menethil, ou pelo menos o mistério sobre o final dela, certo? Bom, seria, se não fosse o detalhe pendente sobre sua linhagem real. Durante o beta do Legion havia uma missão em que ela dizia abertamente que havia renunciado ao trono de Lordaeron, considerando ele um reino perdido. Isso poria fim a qualquer teoria sobre ela voltar a ocupar esse trono, ou de Lordaeron voltar a ser ocupada pela Aliança novamente. Contudo… essa missão e o texto sobre sua renúncia foram removidos ainda durante o beta.

Considerando que:

  • A afirmação dela sobre renunciar ao trono de Lordaeron foi removida ainda durante o beta do Legion, não entrando na expansão;
  • Durante a expansão inteira não houve mais nenhuma menção por parte dela ou de ninguém sobre a situação dela com relação a Lordaeron;
  • E que na próxima expansão, até onde sabemos, a Aliança retoma Lordaeron

…eu diria que há chances fortes de uma Menethil retomar seu direito por herança e voltar a governar Lordaeron. Mas isso vai depender realmente dos planos que a Blizzard tem a longo prazo para o destino daquele reino, e até agora temos pouquíssima informação. Vamos ver se esta personagem terá mais espaço na história no desenrolar de Battle for Azeroth ou se ela será novamente esquecida.

Mestre das Sombras Skoriamalho

Este é o personagem que aparece durante a missão em que o jogador consegue seu artefato da especialização sombra, Xal’atath, a Lâmina do Império Negro. Ele era um agente infiltrado na seita do Martelo do Crepúsculo por Moira Thaurissan, uma das três líderes dos anões e também sacerdotisa membro do Conclave. Ele estava lá justamente para obter informações sobre a misteriosa adaga e ajudar o jogador a impedir que o líder do Martelo usasse seu poder.

Bom, beleza, então ele é um PNJ sacerdote da sombra anão que ajuda o jogador a pegar seu artefato. Legal. Mas o que tem de interessante neste personagem?

Ora, respondo eu – os nerds de lore mais atentos devem ter percebido imediamente ao ver o personagem, e mais ainda ao ouvir um de seus comentários. Mas vamos explicar do começo. Quem já “upou” um anão ou gnomo e fez as missões em Dun Morogh deve ter passado pelo aeroporto de Altaforja, que está sob ataque de um exército de anões Ferro Negro. Essa missão passou a existir quando a expansão Cataclism foi lançada.

Mas nessa mesma expansão, os Ferro Negro haviam voltado oficialmente a habitar em Altaforja junto com os outros dois clãs, os Barbabronze e os Martelo Feroz. A cidade passou a ser governada pelo Conselho dos Três Martelos, com três membros cada um representando um clã. No caso de Moira, ela representa o clã Ferro Negro, já que ela é viúva de Dagran Thaurissan, o último imperador dos Ferro Negro, já morto, e mãe do futuro imperador, ainda um bebê. A própria Moira não é uma Ferro Negro, porém – ela é uma Barbabronze, filha de Magni Barbabronze, prévio rei de Altaforja e atual “porta-voz” da alma titã dentro de Azeroth. Mas como ela se casou com o último imperador Ferro Negro e é mãe do futuro imperador desse clã, ela passou a responder por ele.

O que nos leva de volta às missões dos ataques Ferro Negro no aeroporto. Após fazer as missões você é enviado para entregar um relatório da invasão à Moira, questionando o porquê do ataque de membros do seu clã à Altaforja. Pela reação dela isso era algo inesperado (pelo menos é o que fica parecendo). O resto do Conselho questiona o papel de Moira nessa invasão e se ela não é capaz de controlar seu próprio clã. A resposta de Moira é que ainda há anões Ferro Negro fiéis ao Martelo do Crepúsculo, e envia o jogador para prender o suspeito por coordenar os ataques – um anão chamado Embaixador Skoriamalho. Ele se deixa prender sem resistência, afirmando que sua parte nos planos do “mestre” está completa. Este comentário indica que ele realmente faz parte do Martelo do Crepúsculo, que costumam servir aos propósitos dos “deuses antigos” que infestam Azeroth (um deles sendo o suposto “mestre”).

Não sabemos o grau de parentesco do sacerdote da sombra Skoriamalho com o embaixador. Só sabemos que ele ajuda o jogador a obter Xal’atath, e aparentemente está falando a verdade ao dizer que estava infiltrado na seita. O interessante é o comentário dele de que fez isso para pagar um “débito de família” com Moira. Isso já gera algumas especulações interessantes. Pode ser uma explicação bem simples – após a descoberta de que o Embaixador era um agente da seita do Martelo do Crepúsculo em Altaforja, a família Skoriamalho pode ter caído em “desonra”, ou ficado com o “nome sujo”. Note que anões costumam guardar rancor e desconfiança por gerações (é só observar as tensões existentes entre os três clãs, mesmo estando eles na mesma capital). Logo, o débito de família a que ele se refere pode ser justamente esse, então ele aceitou a missão de se infiltrar na seita como forma de “limpar” o nome da família perante Moira.

Essa seria a explicação mais simples… mas eu gosto de imaginar as outras possibilidades. Poderia ele estar fazendo esse serviço sujo para manter distância entre o nome de Moira e uma possível ligação entre ela e o Martelo? Poderia a Moira ter sido diretamente responsável pelos ataques no aeroporto de Altaforja, usando o Embaixador como testa-de-ferro e bode expiatório? Possível. Mas até eu acho meio improvável. Moira tem aparecido com freqüência tanto no jogo quanto nos materiais escritos (contos, livros, etc.), e ela parece genuinamente interessada em cimentar as relações entre os anões e o resto da Aliança (veja por exemplo a atuação dela no cenário Sangue na Neve, durante Mists of Pandaria), e parece não ter interesse em fomentar as brigas entre os clãs. Ou se ela quer… ela tem escondido isso muito bem até agora.

Bem, essa última parte foi mais especulação sobre a própria Moira do que o Skoriamalho propriamente. Eu até poderia comentar mais sobre a Moira, sendo ela própria uma sacerdotisa, mas considerando que as histórias sobre ela como uma sacerdotisa não têm tido muito impacto, deixo esta parte falando sobre o Skoriamalho mesmo. Talvez em alguma história futura ele reapareça.

Zabra Hexx

Zabra Hexx, sacerdote troll

Zabra é um personagem já meio antigo, aparecendo originalmente nos quadrinhos. Ficou sumido por um bom tempo e reapareceu no Legion como um dos seguidores do salão de ordem.

Não há realmente muito o que falar sobre este personagem além do que já foi falado nos artigos linkados. Mas eu sempre achei interessante o conceito de um sacerdote troll devoto da Luz. Porém no Legion Zabra aparece como um sacerdote da sombra… não sabemos se ao colocar ele no Legion a Blizzard “esqueceu” da história do personagem e simplesmente caracterizou ele como esperado para um sacerdote troll – mais voltado à sombra por melhor representar a cultura vodu dos trolls – ou se a mudança foi proposital. Seja qual for o motivo ele é um personagem sobre o qual eu pessoalmente gostaria de ouvir mais; precisamos de mais PNJs sacerdotes famosos e atuantes na Horda, e Zabra é um bom candidato.

Natalie Seline

Ver Natalie nesta expansão foi uma surpresa. Ela é um dos seguidores do salão de ordem; não vou repetir aqui o que já escrevi no artigo linkado, mas o TL;DR é que ela foi a primeira sacerdotisa humana a pesquisar sobre a Sombra e sua relação com a Luz. O livro que os sacerdotes sombra usam como item de mão secundária, acompanhando a Xal’atath, foi escrito por ela.

O retorno de Natalie abre algumas possibilidades interessantes para o lore futuro de sacerdotes sombra, se a Blizzard optar por explorar essas possibilidades. O livro que ela escreveu se tornou a base para o chamado “Culto das Sombras Esquecidas” (tradução livre em português), que foi adotado pelos Renegados como base da sua fé. Essas coisas eram apenas mencionadas tanto no jogo como nos livros, mas nem o culto nem a cultura religiosa ao redor da sombra foram muito exploradas. Há espaço para histórias mais interessantes aí.

Natalie basicamente era uma personagem do passado dos sacerdotes, assim como era o Alonsus Faol. Quando eu vi a Blizzard trazendo os dois personagens de volta à vida (literalmente), pensei logo nessas possibilidades de histórias futuras. Mas vamos ter que esperar para ver se essas possibilidades serão aproveitadas ou se os personagens voltarão ao esquecimento.

Xal’atath

Skin Reflexão Retorcida

A própria adaga dos sacerdotes sombra merece alguns questionamentos sobre seu destino. Mas espere… aqui se trata de um objeto, não de um personagem. Ou não? Sabemos que a adaga é consciente e tagarela, e fala constantemente como se fosse ela própria um dos “deuses antigos”, ou pelo menos parte de um deles.

Como a história da Xal’atath ainda não acabou oficialmente, eu vou esperar mais eventos dentro do jogo (em especial o evento da “despedida” dos artefatos, que ainda não aconteceu) antes de escrever alguma coisa sobre ela. Deixo isso para um artigo futuro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *