Alfa de Battle for Azeroth

Post obsoleto! BfA já mudou pra versão beta, acompanhe aqui.

Já está online há algum tempo a versão Alfa da próxima expansão, Battle for Azeroth. Como vocês sabem, a versão alfa de um programa geralmente é incompleta, há funções que ainda não funcionam, e pode ser bem diferente do produto final. Mesmo assim, as mudanças que já estão na versão alfa servem para nos dar uma ideia do que a Blizzard acha que deve ser mudado, a direção geral que eles vão seguir com as mudanças nas classes.

Este artigo não será mais atualizado, as mudanças agora estão sendo acumuladas no artigo sobre a versão beta de Battle for Azeroth.

Mudanças gerais

  • Diversas habilidades e talentos tiveram seus coeficientes alterados. Para manter esta lista simples e concisa estou omitindo este nível de detalhes, mas eles podem ser conferidos nos artigos do Wowhead. Por exemplo, se alteram o custo de mana de Agrilhoar Morto-vivo de 2% para 3%, eu omito essa mudança. No geral os coeficientes calculados com poder mágico (spell power) foram bem diminuídos, provavelmente isso está relacionado com a diminuição de atributos (“stat squish“) que também teremos nessa expansão.
  • Ganhamos de volta o buff de grupo/raid Palavra de Poder: Fortitude. Aliás diversas habilidades de classe que davam buff na raid inteira estão retornando para algumas classes.
  • Grito Psíquico e Salto de Fé voltam a estar disponíveis para todas as specs.
  • Recarga de Dissipação em Massa aumenta para 45s (era 15s).

Disciplina

Mudanças em talentos:

Talentos de disciplina no alfa de Battle for Azeroth
  • Santuário (Santuário) removido. Em seu lugar, o novo talento Lenience (“Brandura”): Expiação reduz o dano recebido em 3%.
  • Sabá das Sombras (Sabá das Sombras) removido. Em seu lugar, o novo talento Contrição (“Contrição”): quando você cura com Penitência, cada pessoa com Expiação é curada em 20% do poder mágico.
  • 23/03: Talento Clareza de Vontade removido. Em seu lugar, Orison (“Oração”): Palavra de Poder: Escudo cura instantaneamente o alvo em 50% do poder mágico.
  • 23/03: Talento Infusão de Poder removido. Em seu lugar, Luminous Barrier (“Barreira Luminosa”): aplica um escudo em todos os aliados em um raio de 40 metros, absorvendo dano por 10s. Substitui Palavra de Poder: Barreira.
  • 04/04: o efeito do talento Corpo e Alma só pode ser ativado a cada 6s.
  • 04/04: Palavra de Poder: Consolo: dano aumentado.
  • 04/04: Cisma: dano aumentado. Também aumentou o tempo de duração do efeito e o bônus de dano (era 30% a mais de dano por 6s, agora é 40% por 9s). Mas agora tem 24s de recarga.
  • 04/04: Disciplina do Escudo: retorno de mana diminuído para 0.5% (era 1%).

Com essas mudanças ficou óbvio que a nova forma de espalhar Expiação será usando Palavra de Poder: Escudo (PP:E). Espero que a quantidade de dano absorvida por PP:E seja reduzida, para não voltarmos à situação da época de Mists of Pandaria (e um pouco em Warlords of Draenor). Aliás, absorções de dano voltam a ser o tema central de disciplina, a julgar pelos novos talentos.

Note que o novo talento Lenience é basicamente uma das nossas características de artefato, transformada em talento. A perda de Sabá das Sombras não é muito grande, já que o talento era usado em situações muito específicas, como masmorras com certos afixos; espero que o novo talento Contrição substitua ele bem. Note o que esse talento faz: quando você cura com Penitência (ou seja, usa ele diretamente em um jogador), todos os que estiverem com o efeito de Expiação recebem uma pequena cura. Daí você pode pensar: “oras, não é melhor continuar usando Penitência como ataque? Assim todo mundo com Expiação recebe cura, e uma cura maior ainda que a desse talento”. Fato, mas me parece que o objetivo desse talento é dar ao sacerdote disciplina uma opção que hoje ele não tem (exceto com Sabá das Sombras): uma cura em área sem necessidade de ter um inimigo por perto que possa ser atacado.

Nós somos a única spec agora com o talento Mente Dominante, já que sombra o perdeu. Se ele for mais útil em Battle for Azeroth do que foi em Legion isso poderia ser uma utilidade a mais para esta spec. Nossa habilidade do artefato – o ataque Ira da Luz – não foi incorporado como habilidade da especialização nem virou talento.

23/03: Com essa nova Maestria, provavelmente esse será o atributo secundário preferencial, já que o aumento de absorção em PP:E deve ser extremamente requisitado.

04/04: Aparentemente há um interesse em tornar mais desejáveis talentos que nunca eram usados (Palavra de Poder: Consolo, Cisma).

Sagrado

13/04: acrescentei uma coisa que não havia notado antes, em BfA ao usar Renovar você reduz em 2s a recarga de Palavra Sagrada: Santificar.

Talentos de Sagrado no alfa de BfA.

Veja ao lado uma imagem da calculadora de talentos do Wowhead para ter uma ideia rápida das mudanças nos talentos de Sagrado.

Pela nova composição de talentos nível 100, me parece que a escolha padrão será: Palavra Sagrada: Salvação para raids, Apoteose para masmorras. Ondulação Cósmica, apesar de ser um efeito interessante hoje (quando temos ele via artefato) é muito aleatório para valer a pena, na minha opinião.

Sinto a perda dos talentos Devoção e Divindade. Devoção era ótimo para mais cura passiva em raids; aparentemente eles querem empurrar Círculo de Cura como a nova opção, só que não é passivo. Divindade é uma perda forte; espero que mudanças na cura geral compensem a perda deste talento.

Outras mudanças:

  • Palavra Sagrada: Santificar passa a ter recarga padrão de 40s, ao invés de 1 minuto. Esta mudança basicamente incorpora os efeitos passivos do nosso artefato, pois com eles a recarga de PS:S já é de cerca de 40s mesmo (dependendo das relíquias usadas, claro). 13/04: além do já conhecido efeito de Prece de Cura reduzir a recarga de PS:Sa em 6s, agora ao usar Renovar a recarga é reduzida em 2s.
  • A habilidade do nosso artefato, Clarão de T’uure, e o efeito passivo principal, Evoque os Naarus, sumiram e não foram nem incorporados nem viraram talentos.
  • Símbolo de Esperança agora é habilidade padrão de Sagrado! Isso dá a esta spec uma utilidade a mais em raids.
  • 20/04: Espírito Guardião agora aumenta a cura recebida pelo alvo em 60% (era 40%) e a recarga foi diminuída para 3 minutos (era 4).
  • 20/04: Estrela Divina e Halo agora curam mais e causam mais dano.

Sombra

Atualização de 17/04: acho que eu não andei prestando atenção direito a algumas mudanças, mas uma importante que só notei agora foi sobre o novo talento Dark Void: aplica Palavra Sombria: Dor em todos os inimigos ao redor do alvo, com 2s de lançamento e 30s de recarga, gera 30 insanidade. Antes ele substituía Erupção do Caos, agora é uma habilidade à parte.

Talentos de sombra no Alfa de BfA

Veja ao lado uma imagem da calculadora de talentos do Wowhead para ter uma ideia rápida das mudanças nos talentos de Sombra.

  • Alguns talentos mudaram de lugar.
  • Palavra Sombria: Morte deixa de ser habilidade da especialização e passa a ser um talento nível 75. Com isso Ceifador de Almas foi removido.
  • Note a saída de Virada do Destino da primeira linha de talentos, agora é um talento nível 45, e o bônus de dano/cura é de 15% (era 20%).
  • Torrente do Caos (que atualmente é a habilidade do nosso artefato) vira um talento de nível 100, agora com recarga de 45s. Fica no lugar do atual Colisão de Sombras, que passa a ser um talento nível 75.
  • Perdemos o talento Mente Dominante, que existe apenas para Disciplina agora. Porém em seu lugar ganhamos de volta o antigo Terror Psíquico (Terror Psíquico). Será um atordoamento (stun) de 4s em alvo único.
  • Novo talento Dark Void: Erupção do Caos aplica Palavra Sombria: Dor em todos os inimigos ao redor do alvo. 17/04: Dark Void não substitui Erupção do Caos.
  • O talento Legado do Caos agora permite ativar Erupção do Caos com 60 insanidade (era 65), e diminui seu tempo de lançamento em 40%.
  • O talento Insanidade Persistente agora diminui o bônus de Aceleração de Forma do Caos em 1% (era 2%) por segundo, ao sair da Forma.
  • O talento Bomba Psíquica agora aplica um efeito de medo (fear) ao invés de atordoamento (stun) ao redor do alvo. Isso está em linha com mudanças em outras classes, com diminuições gerais de stuns em área.
  • San’layn não afeta mais Toque Vampírico. Agora ele diminui a recarga de Abraço Vampírico e aumenta sua cura. Ou seja, não é mais uma opção para aumento de DPS em nenhuma situação, sendo apenas um talento utilitário.
  • Percepção Sombria foi alterado para, ao invés de apenas ter uma chance de dar um Impacto Mental instantâneo, o talento claramente indica que ele dá cerca de 3 procs por minuto.
  • O talento Palavra Sombria: Caos agora substitui Impacto Mental ao ser escolhido. Tem 2 cargas, causa mais dano e insanidade que o Impacto.
  • Uma mudança que todos estavam esperando: Submissão à Loucura não mata mais ao final do efeito nem impede a ressurreição em combate. Agora, ao sair da Forma do Caos, você perde 90% da sua vida (ainda é capaz de matar, se não estiver com a vida cheia (“topado”)), e fica sem gerar insanidade por 30s. Recarga de 4 minutos.
  • 04/04: o efeito do talento Corpo e Alma só pode ser ativado a cada 6s.
  • 20/04: o talento Infusão de Poder foi removido! No seu lugar está um texto indicando que um novo talento virá em breve.

A mudança em Submissão à Loucura não é surpresa nenhuma, já que este talento no Legion teve apenas duas fases de vida: ou era tão “OP” que seu uso era obrigatório, ou foi tão “nerfado” que ficou esquecido. Além disso a Blizzard já tinha dito anteriormente que iria revisar este talento.

Outras mudanças:

  • Calcinação Mental (Calcinação Mental) volta a ser uma habilidade ativa, ao invés de efeito passivo. Com isso sacerdotes sombra têm novamente um ataque em área disponível. 04/04: agora gera 5 de insanidade por alvo atingido, enquanto durar o ataque (era 4).
  • Tempo de duração de alguns efeitos e recargas alterados. Tempo de duração dos dots ligeiramente diminuído. Seta Caótica estende a duração deles em 2s agora (era 3s).
  • Diversas habilidades geram menos insanidade do que antes.
  • Demônio das Sombras passa a gerar 3 insanidade por ataque. Ou seja, até sem Dobramentes é possível usá-lo como cooldown de geração de insanidade. 23/03: aparentemente ele foi alterado para novamente não gerar insanidade, mas ainda estou na esperança disso ser um erro de datamining.
  • Erupção do Caos agora causa dano em área ao redor do seu alvo, ao invés de causar dano em cada inimigo com um dot seu. O tempo de lançamento aumentou pra 2.5s.
  • Forma do Caos agora dá apenas 0.5% de Aceleração por segundo (era 1%).
  • Maestria agora será Loucura (Madness): aumenta o dano de Palavra Sombria: Dor, Toque Vampírico, Palavra Sombria: CaosImpacto Mental, Açoite MentalCalcinação MentalErupção do CaosSeta Caótica (ou seja, a maestria é basicamente um aumento +x% de dano em quase todos os seus ataques).
  • Palavra de Poder: Escudo perde a recarga (mesma mudança para disciplina).
  • 20/04: a absorção de Palavra de Poder: Escudo e a cura de Recomposição Sombria foram ligeiramente diminuídas. (repetiu a mesma mudança de Disciplina)

Pela mudança na Forma do Caos e diminuição geral da insanidade gerada pela maioria das habilidades, me parece que eles querem dar menos ênfase à necessidade de atingir Forma do Caos para que você consiga dar dano significativo. Ou, em outras palavras: que você fique menos dependente de conseguir muitos stacks de Forma do Caos para dar um bom DPS. Provavelmente suas Formas do Caos durarão menos, e para compensar isso talvez o dano geral seja mais distribuído, ao invés de ser um burst de dano com altos stacks de Forma do Caos e dano medíocre no resto do tempo. Veremos.

Coração de Azeroth

Em Battle for Azeroth teremos um colar lendário que vai liberando características especiais, conforme você acumular poder de Azerita nele: o Coração de Azeroth. É similar ao sistema que temos hoje com os artefatos, mas acumulando poder em um único item (o colar) vai liberar características em outros itens seus (até agora confirmados elmo, ombreiras e torso).

Características já conhecidas:

Atualizações

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *