PTR 7.2.5: Novas novidades (06/06)

Últimas mudanças no futuro patch 7.2.5 que está em PTR (Reino de Teste Público). Atualizado em 06/06.

Tenham em mente que essas mudanças estão acontecendo no PTR, não na versão atual do jogo, e portanto as coisas ainda podem mudar até a data de lançamento desse patch.

Como já haviam sido publicadas outras listas de mudanças nas semanas anteriores, eu estou mesclando as duas listas de mudanças antigas com esta nova.

Disciplina

  • Custo de mana de Estrela Divina reduzido em 20%.
  • Custo de mana de Halo reduzido em 25%.
  • Súplica agora custa 1.5% 1.8% de mana (era 0.36%), mas não aumenta mais seu custo baseado na quantidade de Expiações.
  • Palavra de Poder: Escudo agora custa 2.3% de mana (era 2%).
  • Custo de mana de Palavra de Poder: Barreira reduzido em 37% e raio aumentado em 23%.
  • Palavra de Poder: Resplendor agora tem 2 cargas com 18s de recarga, tempo de lançamento de 2s. Além disso, agora aplica 5 Expiações (era 3) no seu alvo e mais 4 aliados até 30m que duram 60% do tempo de uma Expiação normal. (nota: quem acompanhou o beta do Legion deve lembrar que PP:R originalmente atingia 5 alvos e a Expiação durava a metade do tempo; agora com 60% do tempo ele dura 9s)
  • Dano de Punição aumentado para 260% do poder mágico (era 250%), custo de mana reduzido para 0.5% da mana base (era 1%).
  • O efeito do talento O Penitente agora é padrão. (nota: voltamos a ter Penitência que funciona tanto como ataque quanto como cura direta).
  • Dano periódico de Purge the Wicked aumentado para 500% do poder mágico (era 480%).
  • O efeito de absorção de dano de Punição foi transformado em um efeito passivo aprendido no nível 36, absorve 225% do poder mágico de dano (era 300%).
  • Novo talento: Evangelismo. Estende a duração de todas as suas Expiações ativas em 7s, 1.25 minutos de recarga (alterado em 01/06, era 8s e 1 minuto de recarga). Talento de nível 100, no lugar de Sabá das Sombras.
  • Novo talento: Santuário. Aumenta o efeito de absorção de Punição em 50%. Talento de nível 75, substitui Virada do Destino.
  • O talento Virada do Destino agora é nível 15, substituindo o antigo talento O Penitente.
  • Talento alterado: Sabá das Sombras, agora é um talento de nível 75, no lugar de Contrição. Cura até 5 aliados em 500% do poder mágico (era 450%) mas deixa um efeito de absorção de cura de 500% (era 450%) pelos próximos 6s.
  • Talento alterado: Clareza de Vontade agora é nível 75, no lugar de Infusão de Poder
  • Talento alterado: Palavra de Poder: Consolo causa 350% (era 300%) do poder mágico de dano.
  • Talento alterado: Expurgar o Mal agora é nível 90, no lugar de Clareza de Vontade
  • Talento alterado: Infusão de Poder agora é nível 100, no lugar de Expurgar o Mal. Alterado em 01/06: Infusão de Poder reduz o custo de mana de suas magias em 25% (era 20%).
  • Um talento JxJ alterado: Purificação Espiritual também reduz o custo de mana de Purificar em 50%.
  • Mudança na maestria de Disciplina em 01/06: Maestria Absolvição – cura transferida através de Expiação aumentada para 13% (era 12%; note que este é o valor base, antes de calcular a quantidade de atributo Maestria que o jogador tem)

Na primeira rodada de mudanças em Disciplina houveram comentários adicionais dos desenvolvedores, que estão no artigo antigo. Além disso houveram comentários adicionais em discussão com a comunidade, aqui.

Segue uma imagem da nova disposição dos talentos no PTR (em inglês) até o momento, só para dar uma ideia:

Talentos de Disciplina no PTR 7.2.5, em 16/05/17

Sagrado

  • Cura de Círculo de Cura aumentada em 15% e custo de mana reduzido para 3% da mana base (era 4%).
  • Custo de mana de Estrela Divina reduzido em 20%.
  • Custo de mana de Halo reduzido em 25%.
  • Dano de Punição aumentado para 260% do poder mágico (era 250%). (só lembrando: para Sagrado Punição não custa mana)
  • Dano de Nova Sagrada diminuído para 137% do poder mágico (era 150%). (mudança em 06/06)
  • Talento Cura Vinculada – custa 1.7% da mana base (era 2.5%).
  • Um talento JxJ alterado: Purificação Espiritual também reduz o custo de mana de Purificar em 50%.

Sombra

Só houveram mudanças significativas nos talentos de honra (JxJ). Fora a pequena mudança em PP:E, em 01/06 houveram mudanças em dois talentos, e mais mudanças nos talentos JxJ:

  • Palavra de Poder: Escudo agora custa 2.3% de mana (era 2%). (nota: mesma mudança que Disciplina)
  • Talento Dobramentes – gera 8 pontos de insanidade a cada ataque (era 4 pontos)
  • Talento Infusão de Poder – reduz o custo de mana de suas magias em 25% (era 20%). (nota: mesma mudança que Disciplina)
  • Talento JxJ Driven to Madness – ao ser atacado sem estar na Forma do Caos, você recebe 12 9 pontos de insanidade em 3s (era 5 insanidade instantaneamente).
  • Talento JxJ Mind Trauma – Açoites Mentais canalizados até o fim roubam 1% de Aceleração do alvo por 20s. Só 10% de Aceleração pode ser roubado de cada alvo. Acumula até 20 vezes.
  • Talento JxJ Fleeting Embrace – reduz a recarga de Abraço Vampírico em 50%.
  • Talento JxJ Shadow Mania – não aumenta mais a cura de Toque Vampírico.
  • Talento JxJ Void Shield – Toque Vampírico não mais afeta o efeito deste talento.

Itens

Há um novo anel lendário que dá os efeitos de um talento, mesmo sem ter aquele talento selecionado. Cada classe vai ter um anel deste tipo. O de sacerdote é Soul of the High Priest; o talento concedido varia conforme a especialização: Sagrado recebe Torrente de Luz, Disciplina e Sombra recebem Virada do Destino. Atualização em 01/06: o valor dos atributos deste item foram diminuídos (Aceleração, Maestria, Acerto Crítico).

Outros lendários novos (atualizados em 01/06):

Lendários já existentes alterados (01/06):

  • Inspiração de Dejahna – Disciplina: Súplica aumenta sua Aceleração em 1% (era 2%) para cada alvo com Expiação durante 8s (era 5s).
  • Kam Xi’raff – Disciplina: Ira da Luz reduz o custo de mana de suas magias em 50% por 1s, com 1s a mais por alvo afetado por Expiação (era: reduz em 75% o custo de mana apenas das magias de ataque).

Bônus de itens de conjunto para a raid Tumba de Sargeras (tier 20):

Um novo glifo para Sagrado: Glifo dos Anjos – ao ativar Serendipidade você ganha asas angelicais.

Comentários adicionais

Em 28/04 Sigma postou este comentário sobre as mudanças em Disciplina no PTR. O comentário original dele está em inglês, abaixo está uma tradução livre minha:

Obrigado por todo o retorno [feedback]. Como mencionado na semana passada, houveram várias iterações rápidas acontecendo e por isso foi difícil dar atualizações detalhadas. Esta versão do PTR tem um conjunto de mudanças mais completo que parece estar indo numa boa direção, porém ainda há alguns problemas a resolver.

— Balanceamento de talentos. Em particular, Evangelismo é uma ideia da qual gostamos, mas encontrar um competidor à altura dele como um talento de raid pode ser difícil. Ele provavelmente precisa ser comparado contra pesos-pesados como Infusão de Poder (especialmente se isto evitar uma “build” que acumula cooldowns). Provavelmente haverá outra iteração na distribuição dos talentos para melhor acomodar as novas adições.

— Mana. O feitiço cujo custo de mana é o mais importante para fins de balanceamento é Súplica, porque agora ele é a forma mais eficiente de converter excesso de mana em Expiações. Nós reduzimos o custo para que faça mais sentido [usar Súplica] quando comparado com Recomposição Sombria e Palavra de Poder: Resplendor, mas temos que ficar de olho se isso deixa a mana como um limitador razoável da quantidade de Expiações que você pode espalhar durante uma batalha.

— Quantidade geral de Expiações. As mudanças na última “build” ajudaram a consertar vários problemas com a mecânica da spec, mas também adicionaram muito poder bruto à spec, particularmente em termos de espalhamento e tempo ativo de Expiações. E em particular Evangelismo traz de volta muito do estilo várias-Expiações-com-cura-explosiva [burst] que atualmente domina o estilo de cura de Disciplina em raids. Isto não é necessariamente um problema se todo o restante da especialização estiver funcionando bem, e é bom que Disciplina continue a ter um certo nicho ao qual já está acostumado no Legion. Mas como foi discutido na minha primeira postagem, se for tão fácil cobriar a raid inteira [com Expiação] como é atualmente, isso limita um pouco a spec.

Isto é algo que nós vamos monitorar durante o PTR, especialmente com mais testes internos e externos de raids, mas ainda assim há definitivamente uma preocupação de que para balancear a spec seja preciso diminuir a % de transferência [de cura] da Expiação, o que é o oposto do objetivo anunciado. Nós não queremos estar nessa posição no fim do PTR quando for mais difícil fazer outras mudanças.

 

6 comments

  1. AoE de disc já é quase inexistente e agora colocam expurgar no mesmo tier da estrela e do halo… blizz só estraga… de resto parece que vai melhorar.

  2. Não acredito que terei que escolher entre o expurgar o mal e halo.
    No mais, as mudanças de Disc foram bem vindas, apesar dele não estar tão fraco no pve como dizem.

  3. Mudanças necessárias, afinal o gasto de mana do disc estava surreal. Porém foram muito mais mudanças do que poderia imaginar, precisaremos ver como será isso no fim das contas!
    Por hora otimista.

  4. Cara não gostei da idéia de colocarem como padrão a cura pela penitência, podia continuar como talento, vai atrapalhar minha rotação. A redução da absorção de dano de punição também não me agradou por mais que outras habilidades foram melhoradas. Parece que o disci ficou melhor em raid, masmorra meia boca e no pvp duvidoso.

    1. Eu realmente não sei nada do impacto disso em PvP, mas pra PvE deve ficar mais interessante… ou pelo menos usável por meros mortais como eu. Claro que não testei nada disso ainda, vamos ver como vai ficar no final.
      Mas duas coisas que eu achei interessante são: a insistência deles em fazer Sabá das Sombras funcionar de qualquer jeito, e os talentos nível 100 darem mais opção de escolha (pelo menos é o que eu acho).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *