PTR 7.2.5: discussões sobre Disciplina

Mais informações sobre as mudanças em Disciplina no PTR 7.2.5.

Assim que as mudanças do dia 18/04 no PTR (Reino de Teste Público) foram anunciadas, o canal do Discord do Howtopriest.com “pegou fogo” durante horas. Entre choro, promessas de reroll, xingamentos à Blizzard, etc. houveram algumas discussões interessantes sobre o impacto das mudanças no gameplay dos Sacerdotes Disciplina. Basicamente, a preocupação principal dos jogadores era: com as mudanças anunciadas, o estilo de jogo atual de Disciplina fica impossível de manter, e o novo estilo proposto pelos desenvolvedores não serve como substituto. Como resultado, a Blizzard já soltou mais algumas informações.

Primeiro, este post no fórum oficial comenta em detalhes as intenções deles e a resposta dos jogadores. Abaixo eu fiz uma tradução livre do comentário.

Assim como com outras specs, nós gostaríamos de, logo no começo do processo do PTR, discutir sobre nossos objetivos sobre quaisquer mudanças significativas, de forma que as pessoas que estão dando retorno (feedback) tenham contexto sobre o que estamos esperando.

Primeiro, alguns problemas com Disciplina na versão atual:
— A mecânica de custo de mana de Súplica é desajeitada e faz com que o feitiço requeira uma avaliação complexa para ser usado.
— De forma relacionada, PP:Resplendor (PP:R) é um aplicador de Expiação sem recarga que é melhor do que Súplica na maior parte dos casos, e é basicamente limitado apenas pelo total de mana.
— Então a spec agora é balanceada ao redor de altas contagens de Expiação em raids (usando Resplendor o máximo possível) sendo esse o único momento em que Disciplina é uma spec “forte”. Jogadores “de ponta” se acostumaram com este estilo de jogo.
— A spec é muito dependente de mana, já que mais mana sendo transformada em mais Resplendores é virtualmente a única coisa restringindo sua cura.

Nós entendemos que derrubar qualquer aspecto desta situação causa alarme aos jogadores de raid “de ponta” [raid modo mítico], principalmente relacionado ao nível de poder da spec. Existia uma forma de fazer a spec “funcionar” nas raids, e os jogadores dedicados de Disciplina aprenderam a otimizar essa forma a fim de obter um bom desempenho. E nós podemos provavelmente começar aplacando algumas preocupações dizendo: sem usar quase toda sua mana em usos concentrados de Resplendor, e sem usar Avivar focado em aumentar ainda mais esse uso, nós entendemos que o nível de poder da spec seria claramente impactado na ausência de mais mudanças.

É nossa intenção ter menos Expiações em média nas raids depois do patch [7.2.5], o que provavelmente envolverá um aumento ou na quantidade de cura transferida por Expiação ou simplesmente na quantidade de dano causado. Isto, dentre outros resultados, deve resultar em um aumento de poder em todas as situações exceto curas de raid espalhadas em massa. E mesmo nessa situação, não há intenção de redução geral de poder, além de talvez em casos extremos de acúmulo de Avivar [usar mais de um Avivar no mesmo sacerdote]. Idealmente, Disciplina estará regularmente e estavelmente mais próximo daquele nível de desempenho através de um estilo de jogo normal.

Já que a spec é muito complexa, com certeza haverá muitos ajustes de custos de mana e quantidade de dano e outros durante o PTR, para conseguir colocar cada coisa no seu devido lugar. Mas sobre objetivos adicionais que temos até agora:
— O aumento de dano será através de Punição (eu acredito que este build do PTR só tem um pequeno aumento de dano, mas o build interno [sendo testado na Blizzard] tem um aumento bem maior) mais do que Penitência. Então você não será incentivado a espalhar o máximo de Expiações que conseguir e então convertê-las em cura com Penitência. Uma decisão de ter mais Expiações ou ter mais dano será mais relevante do que agora, quando mais Expiações é essencialmente sempre a resposta certa.
— Por razões similares, reduzir custos de mana para liberar mais mana em geral na spec foi feito com Punição ao invés de Súplica. Punição nunca deveria parecer a opção errada, enquanto que escolher usar um feitiço de cura é um gasto de mana para obter uma Expiação, muito similar a qualquer cura de um curador típico.
— PP:R dando mais Expiações mas mais curtas ao invés de menos Expiações mais longas permite uma “recompensa” mais rápida em muitos alvos (5 ou 10) através de um Penitência e algumas Punições. Casos como dano de grupo ao curar em masmorras deve ter uma ferramenta que seja mais apropriada do que a de agora.

Estes detalhes estão abertos a discussão (feedback) como todo o resto, mas o propósito principal desde o princípio é: nós estamos muito conscientes de que estamos mexendo no “truque” único de uma spec que é praticamente um “pônei de um truque só”* nas raids. E isto requer garantir que todas as outras partes do kit de ferramentas estão satisfatórias no mesmo processo. Nossa esperança é que seja não somente uma clara melhora para todos os que estão fora das raids “de ponta”, mas também que aqueles jogadores tenham uma rotação menos degenerada e mais variada enquanto continuam tendo um desempenho no nível certo.

* A expressão “pônei de um truque só” é uma figura de linguagem do inglês, que descreve uma pessoa ou entidade que só sabe fazer bem uma única coisa.

Outro comentário mais recente neste link diz o seguinte (tradução livre minha):

Existem várias coisas ainda sendo discutidas, de forma que será melhor falar sobre isso depois que algumas mudanças se estabilizem mais, mas um bom argumento do feedback foi sobre a escolha dos alvos de PP:Resplendor. Nós vamos tentar algum tipo de seleção inteligente dos alvos [smart targeting] no próximo build do PTR. Os detalhes serão anunciados depois, mas potencialmente: seleção “realmente inteligente” de alvos [isto é, PP:R selecionar como alvos adicionais quem tiver menos vida] enquanto ao mesmo tempo manter o comportamento atual de favorecer alvos sem Expiação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *