Disciplina em Masmorras Míticas+

Sugestões para curar como Disciplina em masmorras míticas+.

Berloques

Por padrão, para raids, sempre é sugerido ter pelo menos um berloque de regeneração de mana. Além disso, como Disciplina usa dano para curar, nós temos essa relação estranha de berloques possíveis, que misturam berloques usados apenas por curadores (healers) com os usados por DPS também.

Porém, para masmorras míticas+, você não precisa se preocupar em ter um berloque de regeneração de mana; as lutas são mais rápidas que as de uma raid e você pode gastar alguns segundos restaurando sua mana entre um pull e outro. (Não esqueça de levar com você uma ou duas pilhas de Água Enriquecida, ou pedir para o mago amigo conjurar comida pra você.)

Porém, lembre que, apesar de poder usar berloques de DPS, todos eles têm um “nerf” embutido secreto; todo berloque de DPS dá menos dano na mão de um sacerdote disciplina do que de um DPS (sim, é verdade).

Portanto, ao escolher seus berloques para curar como disciplina em masmorras míticas+, use estes critérios:

A terceira categoria fica por conta do que você tiver à sua disposição e de seu estilo de jogo, mas vou dar um exemplo: Espelho de Aluriel. Além de ter um bom atributo (aceleração), ele ocasionalmente acrescenta um HoT no seu alvo. Além disso, curas subsequentes no alvo com o HoT “espalham” cura em área ao redor dele. Se você monitorar a presença desse HoT, pode tirar proveito do efeito para causar mais cura em área.

Proc do Espelho de Aluriel, indicado com quadrados azuis.

A imagem acima exemplifica isso; eu configurei meu ElvUI para mostrar o proc do Espelho de Aluriel como um pequeno quadrado azul nos quadros de grupo (indicado pela seta). Nessa cena acima, eu e mais o tank druida estamos marcados com o efeito, que é um HoT. Portanto ambos estamos recebendo cura. Além disso, como estamos ambos marcados com Expiação (indicado pelo quadradinho branco no canto direito), enquanto eu continuar atacando, a cura de Expiação em mim e no tank tem uma chance de dar uma cura em área (quando isso acontece há um efeito visual). Usar Recomposição Sombria no tank também ativa o efeito. E assim, ao curar o tank, eu acabo gerando um pouco de cura nos melees próximos a ele.

Isso é só um exemplo. Há outros berloques com efeitos interessantes que você pode explorar.

Alterne entre curas diretas e ataques

Todo bom guia de como curar como disciplina vai te falar sobre como espalhar Expiação com Súplica, Palavra de Poder: Escudo e Palavra de Poder: Resplendor, e como usar seus ataques para gerar curas nos aliados. Mas em masmorras a coisa muda um pouco; você vai usar também curas baseadas em ataques, mas seu foco será curas diretas (basicamente Recomposição Sombria, e Penitência se pegar o talento O Penitente). Quanto maior o nível da masmorra, mais você precisará usar curas diretas; principalmente do nível +10 para cima.

Porém, para suas curas diretas serem realmente efetivas, você vai usar o talento Graça, e portanto vai ter que ficar renovando Expiação no grupo, para garantir o bônus de 30% de cura direta. A diferença principal para raids é que você quase nunca vai usar PP:R, basicamente usando só Súplica e PP:E.

Nos momentos em que ninguém do grupo estiver precisando de uma cura urgente, claro que você vai atacar com Punição e Penitência para tirar proveito de Expiação e ainda contribuir com um pouquinho de DPS. Mas de +10 para cima prepare-se para curar mais diretamente do que ser uma máquina de DPS.

Penúltima dica: sugiro fortemente usar o talento O Penitente, vai te salvar várias vezes (e seu tank também).

Última dica: mesmo se estiver focando quase que exclusivamente em curas diretas, sempre ache um tempinho para espalhar Palavra Sombria: Dor em mais um inimigo. Afinal ela funciona como seu “HoT”.

Faça bom uso de Estrela Divina

Estrela Divina normalmente já é recomendado para complementar sua cura em área em situações onde todos estão no mesmo lugar (“stackados”). Principalmente se todos estiverem atacando um grupo de inimigos (trash pack), pois aí a Estrela vai tanto curar o seu grupo quanto causar um pouco de dano nos inimigos. E aí você tem um “valor agregado” como disciplina: se seu grupo estiver marcado com Expiação, ou pelo menos alguns, eles serão curados tanto pela cura direta da Estrela quanto pelo dano causado por ela nos inimigos. Tirar um bom proveito da cura em área da Estrela vai exigir duas coisas de você: primeiro, observar de antemão quem tem ou não Expiação, sempre que for atacar um trash pack. Segundo, você vai precisar se aproximar dos inimigos e dos melees; isso vai te forçar a ora se aproximar ora se afastar.

Ajuste seus atributos

Normalmente para raids a prioridade de atributos indicada é: Intelecto > Aceleração > Acerto Crítico > Maestria > Versatilidade. Como em masmorras você vai gerar ainda menos curas com ataques, pode dar ainda menos prioridade para Maestria, considerando ela como o pior atributo. Dê uma preferência forte a itens com Aceleração e Acerto Crítico.

Além disso, se você já tem os itens de conjunto do tier 19 (Vestimenta do Purificador), preocupe-se apenas com o bônus de 2 peças, ficando livre para substituir mais peças por outras com atributos melhores. Em masmorras o bônus de 4 peças não é tão interessante; apesar de Enlevo ser um cooldown excelente, inclusive em masmorras míticas+, o efeito adicional não compensa você usar 4 peças do tier no lugar de peças com atributos melhores.

Os talentos recomendados são os que já estão no guia de disciplina:

Eu apenas daria mais ênfase ao talento Mente Dominante, em masmorras onde você possa usá-lo ele pode ser tremendamente útil. Um exemplo de bom uso desse talento é na masmorra Covil de Neltharian, um pouco antes do último chefe há grupos de drogbars acompanhados de escorpiões gigantes; a cura nessa parte é bem tensa, até pior do que durante o chefe. Então se possível controle um dos primeiros drogbars, você terá um inimigo a menos causando dano e um pouco de DPS a mais para ajudar a derrotar os outros inimigos. Só não esqueça de que quando o efeito de Mente Dominante passa, o inimigo controlado vai imediatamente atacar você; então esteja preparado para usar Desvanecer, e se possível próximo ao tank para ele pegar o “aggro”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *