Sacerdotes famosos: Yalia Sábio Sussurro

Esta sacerdotisa pandarena é uma de suas seguidoras durante Legion.

Origem e treinamento

Yalia nasceu no Vilarejo de Zouchin, na parte norte do monte Kun-lai, com o sobrenome de Sageflower (“sábia flor”). À medida em que crescia, ela entendeu que acabaria sendo dada em casamento a um dos pescadores de seu vilarejo. Só que haviam dois pandarens pescadores que competiam pela afeição dela, Yenki e Chinwa. Yalia era mais sábia do que o esperado para sua idade, e acabou percebendo que a rivalidade entre os dois pescadores não iria acabar quando ela casasse com um deles; eles iriam continuar se considerando inimigos até a morte. Pensando em como esta situação apenas acabaria com a destruição da vida de alguém, Yalia decidiu não se casar com nenhum dos dois – ao invés disso ela foi embora do vilarejo ainda nova. Sua avó a ajudou a ir embora, e ela viajou na direção do Monastério Shado-pan, onde foi aceita por Taran Zhu, que lhe deu o nome de Yalia Sábio Sussurro.

Taran Zhu, senhor dos Shado-pan.

Na Ordem dos Shado-pan, Yalia se tornou uma sacerdotisa, mestre na disciplina Omnia. Os Shado-pan são divididos em três disciplinas, cada uma com um foco específico; a Omnia mantêm a sabedoria, conhecimento, e tradições sagradas da ordem. Magos, sacerdotes e eruditos fazem parte desta disciplina. Com o tempo Yalia se tornou a mestre desta disciplina. A primeira vez que os jogadores encontram esta personagem no jogo é nas Estepes de Taolong, junto com outros PNJs do Shado-pan, onde Yalia passa missões aos jogadores. Ela também aparece depois na Ilha do Trovão, durante a ofensiva contra os mogus e trolls Zandalari, e o ataque à raid Trono do Trovão.

Como mestre da disciplina Omnia, um dos deveres de Yalia é zelar pelas tradições e conduzir os candidatos que querem entrar para os Shado-pan ao Teste da Determinação, conforme visto na história The Trial of the Red Blossoms. Essa história a retrata como uma personagem devota dessas tradições; “quando as tradições não são seguidas, o que acontece é caos” (tradução minha).

Chen Malte do Trovão

Durante os eventos da expansão Mists of Pandaria, uma das preocupações de Yalia era de que os Shado-pan entrassem no conflito entre Aliança e Horda. Essa preocupação piorou quando o Monastério Shado-pan abrigou feridos das duas facções, incluindo o próprio Vol’jin, que foi alvo de uma emboscada feita sob ordens de Garrosh, deixando o troll quase morto. Seu antigo amigo Chen Malte do Trovão o encontra e o leva até o Monastério, onde ele pode se recuperar em segurança e segredo.

É durante este período que Chen e Yalia se conhecem. A história dos dois inclui o retorno de Yalia à sua terra natal, onde reencontra sua família, com a ajuda de Chen. Os dois declaram seu amor um pelo outro, e Chen chega a planejar abrir uma cervejaria em Zouchin, onde os dois possam viver juntos. Porém o ataque dos trolls Zandalari ao vilarejo e mais tarde ao próprio Monastério atrapalha os planos do casal, que precisa voltar a lutar para proteger sua terra e seu povo. Esta história ocorre fora do jogo, no livro Sombras da Horda, mas em paralelo ao patch 5.1, incluindo a posterior chegada dos Zandalari à Ilha do Trovão, a ressurreição de Lei Shen, e a raid Trono do Trovão. Logo após esses eventos Vol’jin e Chen partem para iniciar a rebelião para derrubar Garrosh do poder, conforme demais eventos no próprio jogo. Desde então, até onde se saiba, o casal não esteve mais junto; não sabemos se os dois pretendem retomar seu relacionamento ou se as obrigações de cada um vão impedir que fiquem juntos.

O que sabemos é que a próxima vez que a Yalia aparece no jogo é em Azsuna, já durante o Legion. Em Azsuna, ela e Zabra Hexx dão missões ao jogador sacerdote, e mais tarde entrando para o salão da ordem de sacerdotes e tornando-se seguidores, sendo Yalia uma sacerdotisa sagrada.

Sacerdotisa da Luz

A existência dela mostra que os pandarens já conheciam o conceito da Luz antes do contato com o mundo exterior; clicando na personagem em Taolong, ela faz comentários sobre a Luz. Mas no jogo há um aparente conflito sobre essa informação; quando um jogador cria um novo personagem pandaren e escolhe se afiliar à Aliança, ao chegar em Ventobravo o PNJ Jojo Testa de Ferro , que acompanha o jogador, comenta que a Luz é um conceito estranho a eles; e pergunta sobre a Luz a um dos paladinos que encontra.

Essa incoerência pode ser explicada de duas formas: talvez os pandarens da Ilha Errante, de onde Jojo vem, não conheçam o conceito da Luz, enquanto que os pandarens de Pandária a conhecem (embora isso não explique porque o jogador pode criar um pandaren sacerdote na Ilha Errante). Outra explicação possível é que os pandarens conhecem a Luz sob outros nomes (embora essa explicação entre em conflito com os comentários da Yalia em Taolong). Seja qual for a explicação correta, o fato é que pandarens conhecem o suficiente da Luz para se tornarem sacerdotes e saber invocá-la.

Fontes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *