Guia Sagrado 7.1.5 (Legion)

spell guardian spiritEste guia está obsoleto, veja o novo guia aqui.

Mudanças

Então, o que mudou nos sacerdotes sagrados neste patch 7.1.5?

  • Bênção recebeu um pequeno nerf. Ainda continua sendo um ótimo talento.
  • Prece Desesperada deixou de ser um talento, agora está disponível por padrão!
  • O talento Devoção agora também reduz a recarga de Prece de Recomposição em 2s.
  • Símbolo de Esperança agora dura 12s (eram 10s).
  • Prece de Cura agora cura o seu alvo e mais outros 4 ao redor dele, ao invés de 5 ao redor do seu alvo. Diferença pequena, mas é bom saber. (também mantenha em mente que ele não é um smart heal, ou seja, ele simplesmente vai curar os 4 alvos mais próximos, não necessariamente os que mais precisarem de cura)
  • Força Rutilante tem recarga de 45s (era 1 min).

Se você parou de jogar durante a expansão Warlords of Draenor e voltou ao jogo agora, veja ainda este artigo sobre mudanças na especialização Sagrado de uma expansão para a outra.

Talentos

Seleções gerais de talentos para masmorras e para raids. Os talentos marcados com uma linha azul são opcionais, dependendo da situação. Leia abaixo para saber detalhes sobre cada talento e o porque de escolher um ou outro.

Talentos para masmorras

Escolha Anjo da Guarda para masmorras onde o tank receba dano alto com freqüência. Círculo de Cura é uma cura em área a mais, e que pode ser usada em movimento por ser instantânea, caso você sinta falta de opções para curar enquanto se movimenta.

Talentos para raids

Se você ainda não tiver bons berloques de regeneração de mana, ou os demais curadores de sua raid precisarem, escolha Símbolo de Esperança e use no momento mais apropriado.

Talentos detalhados

legion holy t15

Trail of Light enfatiza o uso de Cura Célere com freqüência, e em alvos diferentes (se você estiver apenas “spammando” Cura Célere no mesmo tank por ex., o talento não te serve). Como Cura Célere é o seu “pão com manteiga”, este talento sinergiza muito bem com seu estilo normal de jogo. É considerado a melhor escolha desta linha de talentos.

Enlightenment é um talento passivo e aumenta sua regeneração de mana. Mas você pode ter mais ganho com o Trail of Light mesmo (lembrando que quando ele replica 40% do Cura Célere, isso conta como uma cura gratuita). Sugiro usá-lo apenas em duas situações: se você ainda estiver equipando o personagem e portanto com problemas de falta de mana, ou se por algum motivo você optar por jogar focando mais em Prece de Cura que em Cura Célere.

Enduring Renewal tem pouca utilidade, já que Renovar cura muito pouco para ser usado constantemente. Há quem use este talento junto com Cura Vinculada em masmorras, focando em espalhar e manter Renovar no grupo.

 

Como padrão eu sugiro Penas Angelicais. Este talento ajuda bastante na sua movimentação, e pode ser usado para ajudar outros jogadores também. Além disso, com o uso de macros você nem precisa “apontar no chão” para usar a pena em você mesmo.

Corpo e Mente pode até parecer uma boa alternativa, já que combina uma cura com o efeito de velocidade… mas dura menos tempo que as penas, tem recarga de 10s, e a cura dele é muito pouca para valer a pena (sem trocadilhos).

Perseverança é um talento com foco em PvP, já que é meio difícil justificar usar este talento no lugar de um dos outros dois em PvE (sacrificando mobilidade que já não é tão boa em sacerdotes).

legion holy t45

Além-vida para raids. É o único talento que pode ajudar com sua cura, os outros dois são utilidades (controle).

Em masmorras, principalmente masmorras “mítico+”, os outros dois talentos podem ser úteis. Força Rutilante lança inimigos longe de seu alvo (pode ser você) e deixa eles lentos. Censura transforma seu Palavra Sagrada: Castigar em um atordoamento (ou seja, o efeito não é cancelado por dano).

legion holy t60

Símbolo de Esperança é ótimo para raids, principalmente se você coordenar o uso dele com os outros healers da sua raid. Especialmente útil durante sua progressão no começo, quando nem todos tiverem bons berloques e a regeneração de mana for um problema. Para masmorras não é tão interessante, pois as lutas costumam durar menos tempo, e você poderá restaurar mana bebendo água entre um chefe/grupo de inimigos e outro.

Luz dos Naarus é um efeito passivo que ajuda você a usar as Palavras Sagradas com mais freqüência. Útil tanto para masmorras quanto para raids. Sugerido como talento padrão nesta linha.

Anjo da Guarda é útil em lutas onde um tank receba dano massivo com freqüência, talvez masmorras míticas+.

legion holy t75

Devoção faz com que sua Prece de Recomposição tenha sinergia com Palavra Sagrada: Santificar, e diminui a recarga da Prece. Tem ótima sinergia com o talento nível 100 Bênção, muito usado em raids. Portanto Devoção é sugerido como padrão para raids nesta linha.

Torrente de Luz é sugerido como padrão para masmorras. O efeito é aleatório (um proc), mas quando acontecer, vai te ajudar muito.

Cura Vinculada tem uma boa sinergia com suas Palavras Sagradas. Não use enquanto não tiver berloques que ajudem a regenerar mana. Pode ser mais útil em masmorras, onde você pode parar para recuperar mana com mais freqüência.

legion holy t90

Divindade por padrão. Tem sinergia com suas duas Palavras Sagradas, “recompensando” o uso delas.

Estrela Divina para situações onde a raid fique toda no mesmo lugar (“stackada”) na maior parte do tempo, ou talvez em masmorras. Pode ser mais útil para “forçar” o proc de Torrente de Luz em masmorras.

Halo também é uma boa opção de cura em área. Note que agora a cura de Halo independe da distância, todos os alvos atingidos sempre receberão a mesma cura.

legion holy t100

Benediction é um talento passivo, é só você não esquecer de usar Prece de Recomposição sempre na recarga e aproveitar a cura passiva da Prece e do Renovar espalhado automaticamente. Mesmo com o nerf do patch 7.1.5 continua sendo o mais indicado para raids, principalmente em lutas onde há dano de raid constante, o que é comum.

Apoteose serve como um bom cooldown de cura, com três minutos de recarga. É uma alternativa forte ao Bênção. Em lutas que exigem curas mais fortes em momentos específicos, Apoteose será extremamente útil.

Círculo de Cura é mais uma cura em área para seu arsenal, cura mais do que Prece de Cura, é instantânea, atinge um raio maior, e tem uma recarga pequena. Outra grande utilidade dele é o fato de ser instantâneo, portanto pode ser usado em momentos de movimentação, que é uma das “fraquezas” desta spec. Porém é menos interessante que as outras duas opções.

Rotação

Para curar como sacerdote sagrado, resumidamente, você vai fazer isto:

  • Ponha Renovar e Prece de Recomposição no(s) tank(s) e renove sempre que possível.
  • Para curar pessoas individualmente, use Cura Célere. Se estiver gastando muita mana com isso, use Cura, que é mais lento. Geralmente você vai usar Cura Célere a maior parte do tempo, principalmente com o talento Trail of Light, mas vigie sua mana e mude para Cura quando perceber que está gastando demais.
  • Se muitas pessoas estiverem precisando de cura ao mesmo tempo, use Palavra Sagrada: Santificar. Se tiver pego um dos talentos com curas em área (Círculo de Cura, Estrela Divina, Halo), use-os também.
  • Se mesmo depois de usar as curas acima ainda houver necessidade urgente de cura em área, use Prece de Cura em uma pessoa que esteja próxima de outras, evite “mirar” em uma pessoa que esteja muito longe de outros jogadores. Sugestão: se houver um grupo de melees (dps corpo-a-corpo) ou de rangeds (dps à distância) todos no mesmo lugar, é certo que esta cura é uma boa escolha para curá-los.
  • Geralmente é melhor deixar para usar Prece de Cura após Palavra Sagrada: Santificar; detalhes mais adiante.
  • Se estiver em movimento, sem poder parar por 2s para lançar curas, mas ainda assim precisa curar alguém, use Renovar pois é instantâneo. Se pegou o talento Círculo de Cura, use-o também.
  • Por fim, observe sempre a recarga das suas Palavras Sagradas. Ambas têm efeitos mais fortes que as curas “comuns”. Se pegou o talento Divindade, tire proveito dele depois de usar a Palavra Sagrada.
    • Palavra Sagrada: Serenidade é sua cura direta mais forte. Pode encher a vida de um tank que estava quase morrendo se der crítico.
    • Palavra Sagrada: Santificar é uma boa cura em área e instantânea. Uma vantagem dela em relação à Prece de Cura é que você pode “mirar” um ponto no chão e ela vai curar as pessoas ao redor dessa área. Uma desvantagem é que a área é ainda menor (10 metros de raio).
    • Algumas das suas outras curas diminuem a recarga dessas palavras sagradas; esse é o efeito passivo de Serendipidade.
  • Nos momentos em que a coisa ficar apertada, lembre dos seus cooldowns:
    • Para evitar que o tank morra (ou alguém tomando muito dano), use Espírito Guardião.
    • Em um momento em que o grupo/raid inteiro estiver tomando muito dano, ou já tiver tomado o dano e você precisar recuperar a vida de muitos rapidamente, use Hino Divino. Note que ele é canalizado, você precisa ficar parado 8s para ele ter o efeito completo.
    • Suas próprias Palavras Sagradas contam como “mini-cooldowns“.
    • Por fim, quando você tiver seu artefato e já tiver gasto alguns pontos nele, você poderá ter mais uma cura direta forte e com recarga rápida: Luz de T’uure. Na verdade ela cura pouco, mas o buff que aumenta as curas seguintes no alvo podem ajudar bastante nos momentos de aperto.
  • Não esqueça de usar Purificar para tirar debuffs mágicos e de doença de seus companheiros. Dissipação em Massa também é muito útil, mas atente que ele custa bem mais mana.
  • Se você “aggrar” um inimigo (ele vier te atacar ao invés de ir para o tank), use Desvanecer. Se não for suficiente, corra para perto do tank, para que ele “pegue o aggro” do inimigo.
  • Se precisar se curar com urgência, não esqueça de Prece Desesperada.

Resumo

Curar como sacerdote sagrado se resume em boa parte a:

  • Vigiar seus buffs e tirar proveito deles, tanto os buffs em você como os nos aliados. Buffs em você: Divindade (talento), Bênção de T’uure (artefato), Poder dos Naarus (artefato). Buffs nos aliados: o HoT da sua maestria (Eco de Luz), Clarão de T’uure (artefato).
  • Observar a recarga das suas duas Palavras Sagradas e usá-las conforme necessário.
  • Curar individualmente com Cura Célere (a menos que você precise economizar mana).
  • Manter Prece de Recomposição usado sempre na recarga.
  • Depois de um Palavra Sagrada: Santificar com efeito de Divindade, pode valer mais a pena continuar usando Cura Célere no lugar de Prece de Cura, mesmo já tendo Poder dos Naarus.
  • Pensar antecipadamente nos momentos de movimentação e tentar “encaixar” suas curas nos momentos em que conseguir ficar parado, já que enquanto corre você tem poucas opções de curas instantâneas.
  • Dica: se você acabou de curar um alvo e ele ficou com a vida por volta de 90%, pode virar sua atenção para outro alvo. Lembre que o HoT aplicado pela sua maestria provavelmente vai terminar de curá-lo.
  • Gerenciar sua mana pode ser um problema, principalmente quando ainda não tiver berloques de regeneração (por exemplo Casulo de Solidão Forçada). Identifique momentos na luta onde você pode parar alguns segundos para beber Poção da Torrente Meridional, se necessário, ou usar o berloque mencionado.
  • Em momentos onde haja pouca necessidade de cura, há duas coisas que você pode fazer: começar a usar Cura ou lançar Punição no inimigo (note que Punição não custa mana para sacerdotes sagrados). Se você ainda não tem nenhum berloque de regeneração de mana, prepare-se para passar uma parte do seu tempo fazendo uma dessas duas coisas nas raids. Até mesmo com 1 berloque, pode ser preciso adotar a estratégia de usar Cura nos momentos menos tensos. Como um Sacerdote Sagrado, uma boa gerência da sua mana é importante. Outra coisa que você deve se acostumar a fazer em raids enquanto não tiver um berloque de regeneração de mana é escolher um momento da luta para ficar parado 10s tomando uma Poção da Torrente Meridional.

Sinergias

Os talentos Bênção e Devoção têm uma sinergia excelente para raids; Luz dos Naarus também. Há lutas em que a cura combinada da Prece de Recomposição e de Renovar chegam a 30% de sua cura total, e isso sem quase nunca lançar Renovar diretamente, apenas aproveitando o efeito passivo. E de quebra, Devoção ainda deixa você usar Palavra Sagrada: Santificar com mais freqüência. As características de artefato Say Your Prayers e Holy Mending ajudam a contribuir ainda mais.

Os talentos Luz dos NaarusTorrente de Luz, Divindade e Apoteose têm uma sinergia muito forte. Também pode-se escolher apenas os dois últimos, Divindade e Apoteose. Você vai usar Apoteose sempre em situações que exijam muita cura; guarde-o para chefes de masmorras, ou momentos específicos de lutas de chefe de raid.

Divindade tem uma sinergia interessante por si só. Você pode usar uma estratégia de “rotacionar” suas Palavras Sagradas para maior efeito. Exemplo: você usa Palavra Sagrada: Serenidade, ganha 6s de mais cura, e continua curando com Cura Célere ou Cura; assim que acabarem os 6s, use Palavra Sagrada: Santificar (mesmo que não haja tantas pessoas precisando de cura) para ganhar mais 6s de efeito de Divindade. Assim que esse novo efeito acabar, ou até antes dele acabar, Palavra Sagrada: Serenidade já deverá estar disponível novamente (principalmente usado com Apoteose).

Sobre o uso de Palavra Sagrada: Santificar: devido à característica de artefato Poder dos Naarus, é mais benéfico usar Prece de Cura logo depois de Santificar para tirar proveito desse buff, e em geral você vai evitar usar Prece de Cura sem esse buff, inclusive porque ele custa bastante mana e não cura tanto. A combinação desse efeito e do talento Divindade é melhor ainda. Nesses momentos tente espalhar essa cura o mais possível; por exemplo se usar Prece de Cura em um DPS melee (corpo-a-corpo) ou no tank, logo em seguida use em um ranged DPS (ataque à distância), assim suas curas em área afetarão grupos diferentes de pessoas. Porém tome cuidado com o gasto de mana, PdC é meio “caro”.

Se você usar Trail of Light, você vai passar boa parte do seu tempo curando com Cura Célere, deixando o efeito da Trilha e sua maestria complementarem a cura. É importante observar o buff da sua maestria nas pessoas.

Clarão de T’uure, a cura que você ganha com uma característica do seu artefato, é mais uma opção de cura instantânea mas o efeito não é muito forte. Esta habilidade é mais útil pelo buff aplicado do que pela cura direta. Sugestão de uso: em momentos onde você sabe que o tank vai começar a receber muito dano, use esta cura nele um momento antes do dano começar, para tirar proveito do buff de cura. Também é uma cura a mais para você usar em você mesmo, enquanto está correndo por causa de mecânicas da luta e não pode parar para se curar.

Se sua raid estiver precisando de curas em área mais fortes, experimente fugir da “build padrão” (Trail of LightDevoção, Benediction). Por exemplo: você está na progressão de raid em um chefe que causa dano de área muito forte, enquanto que os demais curadores são mais focados em curas diretas (por exemplo, xamãs e paladinos), ou simplesmente seu líder de raid resolveu atribuir a certos healers o papel de focar em curas diretas/curar os tanks, e a você focar em curas em área mais fortes. Sugiro duas opções:

Por fim, só para comentar: Cura Vinculada e Enduring Renewal têm uma sinergia interessante – um uso de Cura Vinculada pode “zerar” a contagem de Renovar em até três pessoas, contando com você. Há duas formas de tirar proveito disso; uma é usar Renovar com freqüência, espalhando nas pessoas que estiverem tomando dano. A segunda forma é pegar o talento Benediction, deixando que o efeito passivo dele espalhe Renovar para você. Não vale a pena usar Renovar o tempo todo, já que ele cura muito pouco, a não ser que você esteja usando essa combinação de talentos em masmorras (Cura Vinculada e Enduring Renewal). Existe uma combinação de talentos que tem sido chamada de “Renew build” nos fóruns, ela envolve o uso destes talentos em conjunto com o item lendário Calças Hipnóticas de Anjuna, e neste caso pode-se passar a usar Renovar com freqüência na rotação. Mas só nessas condições.

Atributos

Esta é sua prioridade de atributos:

Intelecto > Maestria > Acerto Crítico > Aceleração > Versatilidade

Note que apesar da prioridade acima, na situação atual Sagrado se beneficia bastante de Maestria, Acerto Crítico e Aceleração. Então não se preocupe muito se um novo item de nível mais alto sem maestria substituir um antigo que tenha maestria. Tente manter mais Maestria que os outros dois, mas tente também manter os outros dois próximos. Ex: é melhor ter 40% de maestria e 30% de crítico do que ter 50% de maestria e só 20% de crítico.

Encantamentos/gemas:

Em raids ou masmorras míticas, use sempre:

Berloques

Sagrado precisa de uma boa regeneração de mana para funcionar bem. Sugestão de bons berloques de regeneração de mana (todos anteriores à raid Baluarte da Noite), do melhor para o pior:

Espinha da Sétima Amálgama > Energia Flutuante > Baralho de Negraluna: Promessas >>> Casulo da Solidão Forçada

Note que o berloque Espinha da Sétima Amálgama só é realmente melhor se for a versão mítica+, com um nível maior (se for nível 840 ou 850, é melhor usar outro).

T'uure, o Bacon dos Naaru. Hmm... (imagem retirada do Wowhead)
T’uure, o Bacon dos Naaru. Hmm… (imagem retirada do Wowhead)

Artefato

Siga este guia para escolher os talentos do seu artefato.

Itens lendários

Se tiver a sorte de pegar mais de um e estiver indeciso sobre qual é mais prioritário, o guia do Automaticjak sugere esta ordem:

  1. Calças Hipnóticas de An’juna
  2. X’anshi, Mortalha do Arcebispo Benedictus
  3. Plano Oculto de Rammal (novo no patch 7.1.5)
  4. Visão do Futuro de Velen
  5. Prydaz, Obra Magna de Xavaric
  6. Predição de Norgannon
  7. Segredo de Sephuz (mais útil para masmorras)
  8. Abraço de Firix
  9. Al’maiesh, o Cordão da Esperança
  10. Determinação Resoluta de Muze

Dicas finais

  • Cura Célere e Prece de Cura são duas das suas magias que mais custam mana.
  • Note que o seu cooldown de cura de raid, Hino Divino, além de gerar uma boa quantidade de cura durante sua duração, também aumenta a cura dos alvos afetados em 10%. Isso se aplica a qualquer cura, inclusive dos outros healers. Ou seja, durante o Hino, além de estar curando a raid você está contribuindo para o aumento da cura dos demais healers.
  • Se você usa o addon WeakAuras 2, este tópico no MMO-Champion têm várias auras úteis e links para ainda mais outras.
  • Leia este artigo sobre builds “diferenciadas” de talentos.
  • Este guia foi feito para ser direto ao assunto. Se quiser guias mais completos, sugiro estes: Holy Priest guide from Automaticjak e Icy Veins.
  • Sim, eu sei que healers não têm rotação. Eu uso esse termo no sentido genérico.

Atualizações

  • 30/01: Corrigido o encantamento do colar, adicionada explicação sobre balanço dos atributos.
  • 13/03: Sugestão de build para curas em área mais fortes, mais comentários sobre poupar mana/restaurar mana.

One comment

  1. Cara, valeu pelo guia, muito bom mesmo. Eu nunca tinha jogado como healer, não sabia nem por onde começar. Esse guia e esse site me ajudaram muito.
    Obrigado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *