Guia Disciplina 7.1.5 (Legion)

Power Word: ShieldEste guia está obsoleto, acompanhe o novo guia aqui.

Atacando e curando

Sacerdotes Disciplina são a única especialização focada exclusivamente em curar através de ataques. Por causa disso, o jogador terá que se acostumar a pensar ao mesmo tempo como um healer e como um DPS. Há muitos jogadores que não gostaram do novo conceito, enquanto que outros o acharam interessante e desafiador.

Se a ideia de ter que “pensar como um DPS” (gerenciar dots, recargas de ataques, escolher inimigos/alvos, etc), além de fazer tudo o que um healer “normal” já faz não te agrada, então não jogue como disciplina.

Se você resolver encarar o desafio, continue lendo. Mas antes eu já te adianto outra informação: jogar como disciplina em masmorras e em raids são duas experiências bem diferentes. Provavelmente você vai querer “testar” a spec numa masmorra antes de arriscar numa raid. Tudo ok, mas lembre que o “jeito” de curar como disciplina numa masmorra (poucos jogadores e só você de healer) é bem diferente do “jeito” de curar numa raid.

Talentos

Dicas diretas de talentos para duas situações, masmorras e raids. Para mais detalhes sobre os talentos, leia mais abaixo.

Talentos para masmorras

  • Com O Penitente você terá mais uma opção de cura direta além de Recomposição Sombria, que é a principal “fraqueza” de disciplina em masmorras. Neste caso, se acostume a usar Penitência tanto como ataque quanto como cura conforme necessário.
  • O talento nível 45 mais simples seria Força Rutilante, que pode te tirar de um “aperto” ou dar alguns segundos de alívio para o tank se ele ficar numa situação difícil. Eu pessoalmente acho Mente Dominante mais interessante, principalmente em masmorras, mas cuidado ao usá-lo; lembre que o inimigo controlado vai se soltar em 30s, e atacar você.
  • Estrela Divina pode ser usado a cada 15s, ótimo para grupos pequenos como é o caso de masmorras, principalmente se estiverem todos próximos.
  • Graça é útil se você for usar muitas curas diretas. Em masmorras tipicamente você vai usar muito Recomposição Sombria no tank, então este talento lhe será muito útil. Cuidado com seu mana.

Talentos para raids

disc-priest-talents-7-1-raids

  • Castigo é a opção padrão; seu Penitência tem 33% a mais de dano e portanto cura. Cisma também é uma opção boa, mas Cisma gasta muito mais mana. Melhor deixar para usá-lo só depois que você tiver bons berloques de regeneração de mana.
  • Com as mudanças no 7.1, Disciplina do Escudo dá mais retorno de mana do que Dobramentes.
  • Halo é melhor para grupos maiores (e mais espalhados).
  • Sugeri Purgar o Mal, mas poderia ter sido Graça também. É que em raids normalmente a “tarefa” de evitar que o tank morra vai ficar com outro healer. Disciplina pode fazer isto também, mas usar Graça combinado com Recomposição Sombria no tank gasta bastante mana, e em raids é melhor você evitar isto, e focar no que sua especialização é melhor em fazer (curar múltiplos alvos com Expiação através de dano). Portanto Purgar o Mal é uma opção melhor para raids. Mesmo para alvo único, ele causa mais dano e custa menos mana do que Palavra Sombria: Dor.

Detalhando os talentos

legion disc t15

O talento padrão aqui é Castigar, basicamente é um aumento de 33% de dano no seu Penitência.

O Penitente é muito útil em masmorras, você poderá usar Penitência tanto ofensivamente quanto como cura direta.

Schism aumenta seu dano e portanto sua cura, com a desvantagem de adicionar mais um botão à sua rotação, e aumentar o gasto de mana (e muito). Em raids não é muito recomendado; além de gastar mais sua mana é difícil tirar um bom proveito dele. Pode ser útil em masmorras, pois nelas as lutas de chefes duram menos do que numa raid, e dá para manter o mana até o fim da luta e “beber água” entre um grupo de inimigos e outro.

legion disc t30

O padrão aqui é Penas Angelicais, pois dá um bônus de movimento melhor do que Corpo e Alma e pode ser usado com mais freqüência. Ambos podem ser usados em outros jogadores também.

Masoquismo é mais útil em PvP, porém você tem que abrir mão dos outros dois talentos, que melhoram sua movimentação.

legion disc t45

Geralmente você evita usar Grito Psíquico em masmorras ou raids, pois os inimigos que fugirem podem “aggrar” mais inimigos, então Voz Psíquica tem pouco uso. Força Rutilante é mais seguro.

Mente Dominante pode ser útil em situações específicas, principalmente em masmorras, para eliminar um inimigo difícil de um trash pack e ainda usá-lo como escravo por um tempo. É ótimo se usado em um inimigo healer, como por exemplo certos nagas na masmorra Olho de Azshara, ou qualquer outro que cause bastante dano. Apenas lembre que 30s depois o inimigo vai perder o efeito e atacar você.

legion disc t60

Com as mudanças no 7.1, Disciplina do Escudo passou a ser recomendado como padrão aqui, pois regenera mais mana do que Dobramentes. Porém Dobramentes também contribui para aumentar seu dano e portanto cura com 1 minuto de recarga, então pode ser útil se mana não for sua principal preocupação.

Palavra de Poder: Consolo não ajuda tanto na regeneração de mana quanto os outros talentos, e você já tem uma “rotação” complexa, então é interessante evitar adicionar mais ataques.

legion disc t75

Com as alterações no 7.1, Contrição passou a ser o talento preferencial aqui. Agora ele estende o efeito de Expiação em 3 segundos, o que numa raid vai facilitar bastante a gerência de Expiações.

Virada do Destino só é útil em situações onde acontecer com freqüência dos seus aliados ficarem com pouca vida. Se isso estiver acontecendo com sua progressão de raid, opte por este talento.

Infusão de Poder continua sendo bom para os momentos de aperto. Ele ficou para trás em relação aos outros talentos mas lembre-se dele em lutas onde precisar concentrar mais dano/cura em momentos específicos, com 2 minutos de recarga. E ainda ajuda com economia de mana, se falta de mana tem sido um problema para você opte por Infusão de Poder no lugar de Contrição.

legion disc t90

Estrela Divina se todo mundo passar a maior parte do tempo juntos (“stackados”), caso contrário Halo. Note que esses dois talentos causam cura e dano ao mesmo tempo; porém o efeito de Expiação vai acontecer apenas no primeiro impacto desses talentos, independente de eles atingirem muitos inimigos.

Clareza da Vontade pode ser útil em masmorras, embora ele tenha competição direta com Recomposição Sombria. Mas com a diminuição no tempo de lançamento ele pode ser uma boa escolha para masmorras míticas.

legion disc t100

Purgar o Mal para raids, Graça para masmorras, pelos motivos já explicados.

Shadow Covenant é meio difícil de ser bem aproveitado, e ainda por cima “absorve” as curas seguintes nos alvos. Não recomendo em nenhuma situação.

Sinergias

Graça e O Penitente têm uma sinergia forte, se você for curar em masmorras (não sugiro estes talentos para raids). Em masmorras sua principal fraqueza como Disciplina é a pouca quantidade de curas diretas (basicamente só Recomposição Sombria). Além disso, vão haver mais situações onde o dano será focado no tank e pouco nos outros 3 DPS, e você será o único healer do grupo, portanto o combo Graça/O Penitente/Penitência no tank será bem útil.

Em momentos onde for preciso espalhar Expiação em várias pessoas, com antecedência a um momento onde você vai focar em causar dano, tente seguir esta sequência: Palavra de Poder: Escudo no tank que está tomando dano no momento, Súplica em alguns alvos (até 6 Expiações), e a partir disso usar Power Word: Radiance. O motivo dessa sequência é que o custo de mana de Súplica aumenta conforme a quantidade de pessoas com Expiação, logo aplicando ele primeiro você economiza mana. Em momentos onde vai acontecer muito dano na raid inteira, você pode ainda começar com Infusão de Poder no começo dessa seqüência (o combo Infusão de PoderPower Word: Radiance é ótimo para espalhar muitas Expiações rapidamente, e diminuir o custo alto de mana de PP:R). Ou, como alternativa, usar Rapture e espalhar alguns Palavra de Poder: Escudo.

Como Schism aumenta seu dano causado ao alvo por 6s, o natural é que você passe os 6s seguintes apenas atacando: primeiro com Penitência, depois repetindo Punição. Além disso o próprio Schism também causa um bom dano, adicionando ainda mais à sua cura com Expiação. Porém, este talento te “prende” um pouco; você perde 1,5s lançando ele, e se precisar renovar Expiação em alguém após usá-lo, você terá menos retorno do talento. E além disso aumentará seu gasto de mana. Por isso Castigo tende a ser uma opção mais simples pois não vai alterar sua rotação nem tomar tempo que poderia ser usado renovando Expiação. Mas se você for capaz de equilibrar bem seu tempo, o ganho de dano (e portanto cura) desse talento pode valer a pena. Pratique e teste para ver se é útil para você.

Rotação

Isto é o que você vai fazer, basicamente, para curar como sacerdote disciplina:

  • Ponha Palavra de Poder: Escudo no(s) tank(s) e renove sempre que possível.
  • Observe sempre quem está com o buff de Expiação. Mantenha esse buff no(s) tank(s) e nas demais pessoas precisando de cura. Se possível, tente observar o andamento da luta e coloque esse buff nas pessoas que vão precisar de cura antes que elas tomem dano.
  • Para colocar/renovar Expiação, na maioria das vezes você vai usar Súplica ou Palavra de Poder: Escudo. O Escudo tem recarga, mas Súplica pode ser usado rapidamente em várias pessoas, pois é instantâneo.
  • No restante do tempo, esteja sempre atacando um inimigo com Penitência ou Punição. Espalhe Palavra Sombria: Dor em alguns inimigos. Seus ataques vão causar cura nas pessoas marcadas com Expiação.
  • Caso o tank, ou uma outra pessoa, comece a receber dano mais rápido do que você consegue curar com seus ataques, use Recomposição Sombria nessa pessoa até repor vida suficiente. Evite usar essa cura com muita freqüência pois gasta muita mana. Geralmente você vai usá-la no tank, principalmente em masmorras.
  • Para aplicar Expiação em três pessoas, use Power Word: Radiance. Use isso antes de algum momento da luta onde muita gente vá receber dano, para que quando o dano aconteça, você possa gerar cura em várias pessoas com seus ataques.
  • Nos momentos em que a coisa ficar apertada, lembre dos seus cooldowns:
    • Para evitar que o tank morra, use Supressão de Dor.
    • Em momentos onde todo mundo, ou várias pessoas, receberem muito dano e estiverem juntas no mesmo lugar, use Palavra de Poder: Barreira. Também vale usar ela em cima do tank, se ele estiver quase morrendo e Supressão de Dor estiver na recarga.
    • Demônio das Sombras pode ser usado a cada 3 minutos e os ataques dele contribuem para cura através de Expiação.
    • Rapture tem 2 minutos de recarga e deixa você usar Palavra de Poder: Escudo repetidamente por 8s (ou mais com a característica de artefato Agoureiro). Pode inclusive colocar o Escudo mais de uma vez no mesmo alvo, por exemplo se um tank estiver tomando muito dano e consumindo o Escudo rapidamente.
    • E por fim o ataque que você ganha com seu artefato, Light’s Wrath, que tem seu dano aumentado se você tiver Expiação ativo em muitos aliados. Com um minuto e meio de recarga, ele é excelente para dar uma cura “explosiva” (burst) em várias pessoas logo após um momento em que todos recebem dano. Tente planejar o uso desse ataque para momentos como esse, colocando com antecedência Expiação em vários aliados. Essa preparação é um bom momento para o combo Infusão de PoderPower Word: Radiance, ou Rapture.
  • Não esqueça de usar Purificar para tirar debuffs mágicos e de doença de seus companheiros. Dissipação em Massa também é muito útil, mas atente que ele custa bem mais mana.
  • Se você “aggrar” um inimigo (ele vier te atacar ao invés de ir para o tank), use Desvanecer. Se não for suficiente, corra para perto do tank, para que ele “pegue o aggro” do inimigo.

Note que, como Disciplina, sua principal função é curar causando dano a inimigos, então você vai precisar dividir sua atenção entre atacar e curar (manter Expiação ativo). Este estilo de cura é único entre todas as classes e especializações que podem curar.

Quanto mais você conhecer a luta, mais fácil será para você “prever” quem vai preciar de Expiação antes do dano ser recebido. Leia o Almanaque de Masmorras e guias para a raid ou masmorra específica. Conheça os ataques dos chefes.

Quanto ao DPS, na média um sacerdote disciplina faz cerca de 100k, variando conforme a situação. Mas lembre que seu DPS é um bônus, não sua preocupação principal. Sua função continua sendo curar.

Ainda, se gerenciar mana é um problema, evite usar Punição o tempo todo para poupar um pouco de mana, se não houver mesmo necessidade de cura em algum momento. Principalmente em raids, mesmo tendo bons berloques de regeneração de mana, pode ser preciso que você NÃO lance curas/ataques o tempo todo, focando mais nos momentos da luta onde são necessárias curas mais fortes (burst healing). Isso faz parte do “estilo” de cura de disciplina em raids, e vai contra a mentalidade comum de um healer de estar sempre lançando alguma cura em alguém. Claro que para jogar de forma efetiva fazendo isso, você precisa estar seguro de que os outros healers da sua raid entendem o seu papel.

Se, porém, mana não for problema para você, vá em frente e “spamme” Punição à vontade. Só tenha em mente que como disciplina o oposto será mais comum; conservar sua mana nos períodos de pouca cura necessária para gastá-la nos momentos de burst heal.

Para dicas mais específicas sobre curar como disciplina em masmorras míticas+, veja este artigo.

Espalhando Expiação de forma eficiente

Suas “curas” que aplicam Expiação que você vai usar com mais freqüência são: Palavra de Poder: Escudo, Súplica, e Power Word: Radiance. Em raids há momentos onde você quer aplicar Expiação rapidamente em vários alvos e portanto Power Word: Radiance parece a melhor opção, mas há alguns detalhes para você manter em mente.

Primeiro: Power Word: Radiance custa bastante mana (6.5%), e leva perto de 2s para lançar (dependendo de quanta Aceleração você tem). Súplica tem um custo base de apenas 0.36% de mana e é instantâneo; no tempo que você leva para lançar Resplendor você consegue lançar três Súplicas, mais ou menos, e ainda pode fazer isso em movimento. Só tem um problema: o custo de mana de Súplica aumenta em 100% para cada alvo que já tiver Expiação.

Por isso, a dica geral é dar prioridade a Súplica até que 6 alvos tenham Expiação, e depois disso passar a usar Power Word: Radiance se quiser espalhar mais Expiação. Isso deve acontecer em preparação a momentos de grande dano na raid. Para esses momentos, você também pode usar Infusão de Poder e imediatamente começar a usar Power Word: Radiance, ignorando o uso de Súplica. Ou, como alternativa, usar Rapture e espalhar alguns Palavra de Poder: Escudo. Tirando esses momentos críticos, você deve tentar manter Expiação em cerca de 6 alvos, mais ou menos, durante uma raid.

A forma mais simples de conferir quantos alvos estão com Expiação é olhar o botão de Súplica; nele aparece um número que indica quantos alvos estão com Expiação. A imagem abaixo mostra o botão Súplica sob o addon ElvUI, mostrando a quantidade de Expiações no canto direito de baixo do botão. Note como o ícone de Súplica muda de cor conforme a quantidade de expiações aumenta (comportamento novo do patch 7.1): azul com poucos, amarelo entre 5-8 expiações, vermelho acima disso.

plea-icon
O ícone de Súplica muda de cor conforme a quantidade de Expiações ativas.

Se quiser um indicador mais visível, veja os links no final deste artigo sobre o addon WeakAuras2.

Última dica: devido à característica do artefato Ganhar Tempo, tente alternar entre uma Súplica e outra com uma Punição ou Penitência, se a situação permitir.

Atributos

Esta é sua prioridade padrão de atributos para raids:

Intelecto > Aceleração > Acerto Crítico = Maestria > Versatilidade

Essa é sua prioridade de atributos para masmorras:

Intelecto > Aceleração > Acerto Crítico > Versatilidade > Maestria

Configuração para o addon Pawn, retirado do guia do Automaticjak (prioridade para raids):

( Pawn: v1: “Disc”: Intellect=1, CritRating=0.8, HasteRating=0.95, MasteryRating=0.75, Versatility=0.6)

Encantamentos/gemas:

Em raids ou masmorras míticas, use sempre:

Berloques

Sugestão de bons berloques de regeneração de mana (todos anteriores à raid Baluarte da Noite), do melhor para o pior:

Espinha da Sétima Amálgama > Energia Flutuante > Baralho de Negraluna: Promessas >>> Casulo da Solidão Forçada

Note que o berloque Espinha da Sétima Amálgama só é realmente melhor se for a versão mítica+, com um nível maior (se for nível 840 ou 850, é melhor usar outro).

Ira da Luz. Imagem retirada do Wowhead.
Ira da Luz. Imagem retirada do Wowhead.

Artefato

Siga este guia para escolher os talentos do seu artefato.

Itens lendários

Para uma lista dos itens lendários existentes para sacerdotes, leia este artigo. Se tiver a sorte de pegar mais de um e estiver indeciso sobre qual é mais prioritário, o guia do Automaticjak sugere esta ordem:

  1. Prydaz, Obra Magna de Xavaric
  2. Cordão de Maiev, Sacerdotisa da Lua
  3. Punhos de Xalan, o Temido
  4. N’ero, Elo das Promessas
  5. Estel, Inspiração de Dejahna
  6. Skjoldr, Santuário de Ivagont

Dicas finais

  • Evite sair colocando Expiação em todo mundo o tempo todo. Isso vai acabar fazendo você ficar sem mana antes do fim da luta. Ao invés disso, tente ser mais seletivo e colocar Expiação apenas em quem vai precisar de cura. Com a prática você vai descobrindo isso.
  • Ainda sobre evitar espalhar muita Expiação desnecessariamente: note que o custo de mana de Súplica aumenta com a quantidade de pessoas com Expiação.
  • Da mesma forma, evite abusar muito da sua cura direta (Recomposição Sombria). Ela é boa para curar o tank e te ajudar em momentos de aperto, mas gasta muita mana. Fique sempre de olho na sua mana!
  • Para tentar economizar ainda mais mana, economize no uso de Power Word: Radiance, usando apenas quando for realmente necessário espalhar Expiação em muitas pessoas. Se possível tente usar durante Infusão de Poder.
  • A “quantidade ideal” de pessoas com Expiação varia com o tamanho da raid, o chefe, o momento da luta, etc. Em lutas onde apenas os tanks recebam muito dano, obviamente apenas eles dois terão Expiação o tempo todo. Mas mesmo em momentos de dano na raid inteira, é impossível para você aplicar Expiação em todo mundo: assim que você acabar de aplicá-la em todos (mesmo usando Power Word: Radiance), o tempo do buff já vai estar acabando nos primeiros, e você perdeu tempo e não gerou cura nenhuma. Mas se você quer um número: para uma raid de 20 pessoas, em momentos de dano de raid alto, eu diria mantenha Expiação em 6 a 8 pessoas. Ajuste esse número conforme o tamanho da sua raid, e sua experiência.
  • Se você usa o addon WeakAuras 2, este tópico no MMO-Champion têm várias auras úteis e links para ainda mais outras. Uma WeakAura específica para Expiação está aqui.
  • Como sugestão, será mais fácil para você jogar como um meio-DPS meio-healer se você usar macros mouseover ou addons para facilitar sua cura, de forma que você possa curar passando o mouse por cima dos quadros de raid/grupo, sem precisar mudar seu alvo do inimigo. Eu sugiro o uso de macros mouseover.
  • Este guia foi feito para ser direto ao assunto, um resumo rápido. Se quiser guias mais completos, sugiro estes: Discipline guide do Automaticjak, Howtopriest e Icy Veins.
  • Sim, eu sei que healers não têm rotação. Eu uso esse termo no sentido genérico.

Atualizações

  • 30/01: sugestões de berloques de regeneração de mana
  • 08/03: mais comentários sobre curar como disciplina em raids especificamente. Mudanças na recomendação de atributos e encantamentos.

2 comments

  1. Cara acabei de começar a jogar ( 2 dias ) e a classe q eu mais achei divertido e o sacerdote, pra upar vc achar melhor diciplina ou shadow ? Vlw ai ta me ajudando pra caramba.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *