Estilos diferentes de Sagrado

Conheça algumas formas “alternativas” de jogar com a spec Sagrado.

Já temos alguns meses de expansão, duas raids, e portanto bastante tempo de prática com esta especialização. Existe um estilo considerado o padrão de jogo para sacerdotes sagrados, que tem sido seguido à risca e recomendado por todo mundo (com uma pequena variação).

Mas além do estilo “padrão”, há algumas outras possibilidades de jogo dentro da mesmo especialização. Vamos conhecer algumas.

Estilo padrão: Cura Célere

A build padrão” de talentos foca no uso contínuo de Cura Célere e Cura, com uso ocasional de suas curas em área conforme necessário. Quase todos os guias de sacerdote sagrado recomendam este estilo de jogo; os guias do Automaticjak e do HowToPriest recomendam este estilo.

E com razão, pois esse é o estilo de jogo que rende melhores resultados para a especialização sagrado em seu estado atual. O foco é manter-se usando Cura Célere continuamente, alternando para Cura apenas para preservar mana, tirando proveito do efeito passivo de Trilha de Luz e dos procs de Torrente de Luz. Por isso o atributo Maestria é tão importante para este estilo, pois aumenta o efeito de HoT de Eco de Luz, adicionando cura periódica ao seu último alvo enquanto você vai curar outro, e Acerto Crítico, que “proca” a característica de artefato Bênção de T’uure, dando mais aumento passivo de cura.

O talento nível 100 tipicamente usado neste estilo é Apoteose, mas há uma variação, comentada abaixo…

Estilo padrão alternativo: +Bênção

Este estilo é basicamente o mesmo que o anterior, mas você vai desistir de ter o cooldown Apoteose para usar Bênção no lugar. Neste caso a única coisa que você precisa adicionar ao estilo anterior é lembrar de usar Prece de Recomposição a cada 12 segundos.

A vantagem deste segundo estilo é que, em lutas onde há dano constante na raid, sua Prece da Recomposição vai naturalmente espalhar Renovar na raid inteira. Embora Renovar cure pouco para compensar perder tempo lançando ele individualmente, ter ele espalhado na raid “de graça” e automaticamente ajuda bastante. As características de artefato Pode Rezar e Recomposição Sagrada complementam ainda mais.

Eu mesmo uso Bênção em raids às vezes e já vi a cura total somada de Prece de Recomposição e Renovar chegar a 30% do total. Nada mau para um talento de efeito passivo e uma pequena cura usada a cada 12 segundos.

Esses dois estilos acima são basicamente o que temos no momento para sacerdotes sagrados. Abaixo listo outros estilos possíveis, que não são considerados viáveis no momento, mas que podem emergir dependendo das mudanças que vierem no patch 7.1.5.

T'uure, o Bacon dos Naaru. Hmm... (imagem retirada do Wowhead)
T’uure, o Bacon dos Naaru. Hmm… (imagem retirada do Wowhead)

Estilo Cura Vinculada/Renovação Perpétua

A base deste estilo é passar a usar Renovar em complemento às suas curas diretas. Com o talento Renovação Perpétua, cada vez que um aliado que já tenha Renovar for atingido por uma cura direta, o tempo de duração do Renovar será reiniciado. Potencialmente, você pode ter o efeito de Renovar (quase) continuamente em um alvo, sem precisar lançá-lo novamente.

E aí entra o segundo talento, Cura Vinculada. Neste estilo ele seria sua cura preferencial, pois a cada vez que for lançado ele atinge três alvos (seu alvo, você mesmo e mais um terceiro aliado randômico). Os três alvos terão seu efeito de Renovar renovado (heh). E de quebra ele ativa Serendipidade de forma dupla, diminuindo a recarga das suas duas Palavras Sagradas (ainda que pela metade do tempo).

Há uma discussão no HowToPriest sobre pessoas testando essa combinação com sucesso, já agora, antes do 7.1.5. Leia se estiver curioso e quiser tentar coisas novas.

Estilo Prece de Cura

No estilo padrão a Prece de Cura é geralmente usada depois de Palavra Sagrada: Santificar, e isso apenas em momentos que exijam mais cura em área. A ideia deste estilo é focar no uso constante de Prece de Cura, portanto é voltado para situações com alto dano de área, deixando a cura direta para os outros curadores.

Os efeitos que viabilizariam este estilo são:

Embora pareça uma ideia interessante, não é muito viável na prática devido ao custo de mana. Mas se houverem mais mudanças no PTR do patch 7.1.5, quem sabe essa combinação possa emergir como um novo estilo viável.

One comment

  1. Comecei a jogar de Healer em Legion, e mesmo antes de ler aqui, eu usava a combinação cura vinculada/renovação perpétua. Dificilmente perco alguém, mas nada é a prova de falhas, kkk.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *