Diário de um noob: sagradamente disciplinado

Enquanto o Legion não vem, continuo brincando em HFC curando como disciplina e sagrado. Tive pouco tempo pra brincar como sombra. (atualizado em 24/08)

Dessa vez experimentei alguns talentos diferentes de antes, mesmo correndo o risco de não ter um bom desempenho.

Atenção: este texto foi escrito no período de pre-patch do Legion, enquanto eu ainda estava nível 100. Certas coisas só ficarão balanceadas no nível 110, não tinha artefato, blá blá blá blá. Resumindo: não use este texto como indicativo de que uma ou outra spec está “ruim” ou “OP”.

Jogando de disciplina, testei Cisma. Realmente dá um aumento no DPS de disciplina, e portanto a cura, mas gasta MUITA mana. Até no nível 100 com equipamento heroico de HFC cheguei a ficar sem mana usando esse talento. Imagino que na primeira raid de Legion não seja uma boa ideia usar, enquanto não tivermos berloques com regeneração de mana forte. Vejamos como vai ser.

Alto Conselho da Cidadela Fogo do Inferno como disciplina. Aqui eu não estava usando Cisma
Alto Conselho da Cidadela Fogo do Inferno como disciplina. Aqui eu não estava usando Cisma

Acabei voltando a usar Castigo. Poderia ter testado também O Penitente, mas continuo achando esse talento melhor para masmorras, onde você é o único healer e precisa manter o tank vivo (junto com Graça). Ademais, eu realmente fiquei fã do estilo de cura usando Expiação em raids.

Por falar em masmorras, brinquei um pouco com Mente Dominante e não só ajuda no controle (eliminando um inimigo difícil de um trash pack) como a sensação de ter um “escravo” te ajudando é ótima 🙂 pena que a recarga é de 3 minutos.

Não troquei Dobramentes em momento algum. Não consigo olhar para os outros dois talentos e achar que eles serão mais úteis… Dobramentes me dá retorno de mana E um burst no dano/cura a cada minuto.

Já como Sagrado, testei Trilha de Luz (antes só usava Esclarecimento). Senti um aumento significativo na minha cura, sem perder tanta mana. Espero que este talento seja viável no começo do Legion.

Tá certo que foi um wipe, mas olha o ganho na quantidade de Cura Célere (Flash Heal) com Trilha de Luz (Trail of Light).
Tá certo que foi um wipe, mas olha o ganho na quantidade de Cura Célere (Flash Heal) com Trilha de Luz (Trail of Light).

Também passei a usar Além-vida e Símbolo de Esperança. Além-vida me ajudou umas três vezes; a forma de Espírito da Redenção passa a durar 22.5s. Símbolo de Esperança até que não era tão necessário (ainda), mas já fui me acostumando com a ideia de usá-lo nos momentos críticos de raid.

Não testei ainda nenhum destes quatro talentos: Cura Vinculada, Devoção, Estrela Divina e Halo. É difícil abrir mão de Torrente de Luz e Divindade, me parecem tão naturais nesta spec. Principalmente Divindade, que eu fico observando o tempo todo.

divinity proc elvui

Quanto ao talento nível 100 de Sagrado, ando indeciso entre Apoteose e Círculo de Cura. Apoteose é fantástico para momentos de aperto, mas em lutas com muito movimento (por exemplo, Xhul’horac) é difícil tirar um bom proveito dele. Nesses casos Círculo de Cura é bem melhor, e eu tenho achado ele mais útil na maioria dos casos. Mas é chato ficar sem a “Forma Sagrada” 🙂

Espírito da Redenção com o efeito de Apoteose
Espírito da Redenção com o efeito de Apoteose

Quanto à especialização Sombra: sinto pessoal, mas como meu papel no meu core é de healer, a tendência é que eu continue jogando pouco de sombra, como foi nessa expansão toda, então tenho pouco a dizer de experiência própria. Só digo que é divertido de jogar, mas tenho achado complicado atingir níveis altos de Forma do Caos. Pode ser falta de dedo minha.

shadow priest void form weakauras screenshot
Brincando de sacerdote sombra na “Nova Dalaran”. Note o indicador de stacks de Forma do Caos com Weakauras.

Mas confesso que estava mais curioso com a nova especialização de sombra antes de testar; enquanto eu olhava como ela funcionava “no papel”, me parecia uma coisa, mas depois de testar… confesso que não gostei tanto. Não estou dizendo que está ruim, estou dizendo que não ficou muito meu estilo. Gostei que a spec voltou às suas raízes de “gerenciar dots“, mas até nesse aspecto eu achei que faltou alguma coisa… eu ainda sou saudosista de como a spec funcionava no tempo do Wrath of the Lich King, à base de dots, sem orbes sombrios, e com o buff de Shadow Weaving (que não existe mais). Mas isso é preferência minha.

Atualização 24/08:

Joguei um pouco mais como Sagrado, fazendo algumas masmorras míticas. Queria jogar com talentos que não tinha experimentado ainda, então testei uma ideia que vi nos fóruns: a ideia é, num grupo de masmorra, e de preferência uma em que haja muito dano em área (incluindo você), usar os talentos Renovação Perpétua e Cura Vinculada. Como são apenas 5 pessoas, você mantêm Renovar no grupo e usa Cura Vinculada na maior parte do tempo. Isso vai curar o seu alvo, curar você também, e mais um terceiro alvo aleatório. Cada alvo atingido terá a duração de Renovar reniciada.

Mas vejam só: no Legion, Renovar cura tão pouco que deixou de ser o filler de Sagrado para ser usado apenas no tank ou em momento de muita movimentação, por ser instantânea. O mérito dessa ideia é de que, se tudo der certo, você não vai ficar lançando Renovar; ele será “renovado” (sem trocadilhos) pelo efeito de Cura Vinculada. Além disso essa ideia faz mais sentido em ambientes onde você também esteja recebendo dano, para não desperdiçar 1/3 da cura total à toa. E apenas em masmorras, onde só tem 5 pessoas, garantindo que todos sejam sempre atingidos pelo efeito de Cura Vinculada.

Bom, eu testei essa ideia. Ela funciona, mas… gasta MUITA mana. Era comum eu ficar sem mana no final de um chefe, e até ficar quase sem mana em grupos de inimigos. E isso porque eu estava com um berloque para reduzir o gasto de mana (Filactério Demoníaco). Ou seja: a ideia funciona, mas não vale a pena, na minha opinião. Mais ainda porque tive que abrir mão de Trilha de Luz e Torrente de Luz.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *