Test drive de Disciplina e Sagrado

Na terça-feira só tive tempo de reconfigurar macros e keybinds, e fazer alguma “limpeza” do inventário. Na quarta só tive tempo de criar alguns leilões (esse é o momento para aproveitar as vendas). Só ontem à noite tive tempo de realmente testar sacerdote com as duas specs de cura.

Hoje com vocês, em Diário de um Noob

Noobando nos healz

Ontem meu core de raid resolveu voltar a jogar para testar as mudanças de classe fazendo uma coisa “leve”: pegar as conquistas de Malho Imponente que algumas pessoas ainda não tinham pego (Glória do “Cavaleiro” de Draenor). Ou seja, dava pra “brincar” de cura sem muita pressão, já que quase todo mundo (exceto os recém-recrutados) estava overgeared (nível de item muito maior do que o necessário para fazer a raid).

Logo meus “testes” não foram ideais. Foi só o primeiro “gostinho” da coisa. Mas já dá pra ter uma ideia do funcionamento das especializações, num ambiente real de raid.

Para fazer as conquistas, em alguns casos era preciso matar o chefe o mais rápido possível; nesses casos joguei como Disciplina. Em outras conquistas, era preciso “esticar” o tempo da luta, mantendo o chefe vivo (ninguém batia nele exceto os tanks) para conseguir executar a tarefa da conquista. Nesses casos eu joguei como Sagrado.

Atenção

Esta foi uma raid feita só para ganhar conquistas e testar as novas classes sem dor-de-cabeça, pressão nem estresse. Algumas pessoas estavam overgeared mas ainda aprendendo as novas rotações; outros estavam com nível de item bem baixo, por serem recém recrutados. Portanto, não tome os resultados deste test-drive como base para dizer se Disciplina e/ou Sagrado estão “bons” ou “ruins”. O objetivo aqui foi só ter um feeling dos novos estilos de jogo.

Disciplina

A especialização Disciplina foi como eu já tinha imaginado, depois de ler sobre as mudanças por meses e ler fóruns com comentários de quem jogou no beta: exige atenção dobrada, você tem que raciocionar como um DPS e como um healer ao mesmo tempo, e prestar atenção em várias coisas diferentes.

Ninguém precisa ser PHD em raidologia para ser capaz de jogar Disciplina. Mas é uma questão de gosto: amigos meus que jogam de sacerdote detestaram as mudanças. Outros acharam interessante, mas preferem jogar como Sagrado. Disciplina mudou tanto que para jogar com esta spec é preciso que você goste do novo estilo de jogo, realmente ficou muito diferente.

Eu não preciso repetir aqui o que já escrevi no guia de disciplina, e o que todos os guias na internet já estão dizendo… você vai se dividir entre atacar e “marcar” pessoas na raid com Expiação, vigiando esse buff na raid. Observando sempre quando vão acontecer momentos de muito dano na luta, e ANTES disso espalhar Expiação. Nesses momentos eu geralmente seguia esta seqüência: Palavra de Poder: Escudo em um tank, Súplica no outro, e um ou dois Palavra de Poder: Resplendor. Para a quantidade de pessoas na raid (entre 14 e 16, dependendo da luta), o ideal seria manter Expiação em 3-5 pessoas, dependendo do momento. Lógico que em momentos onde apenas os tanks estão tomando dano, você só vai manter neles dois. Você tem que ser bem conservador com relação a isso e prestar atenção o tempo todo na quantidade de pessoas com Expiação.

Esta tela abaixo foi o trash antes do Ko’ragh (os magos que você enfrenta antes do chefe). As setas azuis mostram os buffs na raid (Expiação em branco, Palavra de Poder: Escudo em amarelo). Note a seta vermelha na parte de baixo da imagem; o número que aparece no botão do Súplica indica quantas pessoas têm Expiação no momento (neste caso, 4 pessoas). O segundo healer marcado no Skada sou eu.

Trash antes do Ko'ragh como Disciplina.
Trash antes do Ko’ragh como Disciplina.

Esta tela abaixo é da luta do próprio Ko’ragh, perto do fim da luta. Note que fiquei em primeiro como healer, e note a distância para o segundo healer. Mas isso não significa que Disciplina está overpowered. Nesta luta nós simplesmente atacamos o chefe com tudo, usando BL, e a luta demorou um minuto. Eu tinha berloques para aumentar meu dano e ainda os bônus do conjunto do tier 18. Eu não precisava me mexer muito, espalhei Expiação e bati no chefe o quanto pude. Então isso só serve de exemplo do que um ambiente otimizado pode gerar.

Note ainda que o medidor do Súplica está em 7 pessoas; esse é o motivo do desempenho enorme nesse exemplo. Quanto mais pessoas com Expiação e quanto mais dano você der, maior a cura. Só que isso foi numa luta que durou 1 minuto, numa raid “real” você não vai conseguir manter essa quantidade de pessoas com Expiação durante todo o tempo, pois vai drenar seu mana. Eu abusei de Palavra de Poder: Resplendor logo no começo, e depois parti para o DPS.

Ko'ragh como Disciplina. LEIA O TEXTO ACIMA PARA ENTENDER PORQUE FIQUEI EM PRIMEIRO NA CURA.
Ko’ragh como Disciplina. LEIA O TEXTO ACIMA PARA ENTENDER PORQUE FIQUEI EM PRIMEIRO NA CURA.

E aqui o detalhamento do Skada da cura realizada no Ko’ragh.

test drive disc Highmaul Koragh 3 skada

Para ajudar a evitar qualquer “mito” quanto a Disciplina, este é o Skada da luta do Imperador Mar’gok. Nesta luta tive mais trabalho mudando de alvo, e mais trabalho para espalhar e manter Expiação. Logo meu resultado ficou bem mais abaixo do que o anterior.

test drive disc Highmaul Imperator Margok skada Disciplina Legion pre-patch

Só para finalizar esta parte sobre Disciplina: eu tinha selecionado talentos pensando em masmorras, não levei Tomo da Mente Limpa, então me virei com o que tinha. Meus talentos eram Castigo, Dobramentes, Infusão de Poder, Halo e Graça. Eu sempre usava Dobramentes na recarga, ajudou muito. Mas esquecia toda hora de usar Infusão de Poder. E quanto a Graça, eu preferia ter pego Expurgar o Mal, mas não tive como mudar então fiquei sem mesmo. Isso me deu mais trabalho para espalhar Palavra Sombria: Dor nos adds, tive que fazer isso na mão.

Sagrado

Sagrado ficou muito mais dinâmico sem os chacras, e o novo Serendipidade ficou muito melhor também.

Como eu esqueci de pegar Tomo da Mente Limpa para trocar talentos, fiquei com os mesmos o tempo todo; usei os talentos Luz dos Naarus, Torrente de Luz, Divindade e Círculo de Cura. Queria testar alguns outros, mas fica pra próxima vez.

Divindade é excelente para aumentar sua cura; o “segredo” é tentar intercalar suas duas curas fortes, Palavra Sagrada: Serenidade e Palavra Sagrada: Santificar. Logo depois de usar uma delas você fica 8s curando 15% a mais. Logo depois, ou o quanto antes, você usa a outra Palavra Sagrada para ganhar o bônus por mais 8s, e se mantêm nesse ritmo.

Círculo de Cura é ótimo para momentos em que a raid está tomando dano constante (como foi no Frondísporo), com recarga baixa. Queria ter testado Bênção nesse contexto também.

No geral Sagrado está muito bom. A limitação dele é a mobilidade. Para usar bem seus recursos, ele precisa ficar parado, ou se movimentar pouco; em lutas que exigem muita movimentação ele fica meio sem ter o que fazer. Nesses momentos só resta a ele usar:

  • as Palavras Sagradas, se estiverem disponíveis;
  • espalhar Renovar em quem precisar (embora não cure muito)
  • usar Círculo de Cura, se pegou este talento
  • e confiar na Prece da Recomposição. Se você já tinha espalhado ele na raid antes, claro

Infelizmente eu não me lembrei de tirar screenshots das lutas como Sagrado; peço perdão a vocês. Mas estou descrevendo aqui minha experiência.

A luta mais interessante da noite como Sagrado (na minha opinião) foi o Frondísporo. Para conseguir a conquista ninguém podia matar o chefe por vários minutos, então os DPS apenas ficaram parados evitando o musgo, e nós healers tínhamos que manter a raid viva, e ainda curar os cogumelos que aparecem durante a luta. Isso me deu oportunidade para testar mais de uma forma de curar: por exemplo, durante um tempo eu abusei de Cura Célere, sem usar Cura, “queimando” minha mana. Depois fiz o inverso. O ideal mesmo é alternar entre eles, conforme a urgência.

Eu ficava observando os momentos em que as Palavras Sagradas iam sair da recarga, pois esses são os momentos em que você consegue dar mais burst heal. O estilo de jogo está mais divertido e mais fluido.

No fim, fiquei em segundo na quantidade de cura, perdendo por pouco para o druida (o mesmo que aparece nos screenshots acima). Leve em consideração que o druida tinha nível de itens maior que o meu (ele estava por volta de 730, e eu 720), e ele literalmente tinha acabado de entrar no jogo depois do pre-patch (ele já jogava antes fazendo HFC mas não tinha jogado depois de 19/07), e estava aprendendo a nova “rotação” enquanto jogava. Acho que isso indica um bom resultado para Sagrado. O outro sacerdote que aparece no Skada também estava jogando como Sagrado, mas com nível de item abaixo de 670 (ele deu re-roll para priest e tá praticamente começando agora).

Resultados

Eu vou repetir de novo:

  • Estes testes foram feitos com pessoas com nível de item muito acima da raid (730), e outras muito abaixo, e algumas ainda aprendendo as mudanças nas classes.
  • O exposto acima não significa que nem Disciplina nem Sagrado estão overpowered/exagerados/absurdos e nem que estão ruins/inviáveis. É só um teste de “rotações”.

Tendo dito isto, resumo minha opinião final:

Ambas as especializações, Sagrado e Disciplina, estão viáveis para raid. Sagrado está mais fluido do que antes e os talentos dão mais de uma opção de como jogar. Disciplina dá mais trabalho para jogar, portanto nem todo jogador vai gostar desta spec, mas é possível jogar Disciplina e conseguir bons resultados. Mas exige atenção a várias coisas ao mesmo tempo.

Isso foi apenas mais um dia na minha vida de jogador casual. Espero que o que foi dito aqui ajude você a ter uma ideia, ainda que meio vaga, de como estão as duas specs e te ajude a decidir entre as duas.

 

2 comments

    1. Os que tinham 730 de ilvl já jogam tem tempo. Os que acabaram de entrar estavam com ilvl mais baixo (660 e por aí). Vou mudar o texto pra ficar mais claro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *